Scrum

Scrum J. J. Sutherland...

Resenhas - Scrum

Izadora 31/03/2024

Empolgante
Existe eu antes de ler esse livro e existe eu depois de ler esse livro, que livro bom, ele muda vidas, acho que todo mundo deveria lê-lo, além de falar sobre negócios, ainda fala sobre como implementar o scrum na vida pessoal, na educação, para, de fato, mudar o mundo. Estou encantada com esse método de trabalho, é algo tão simples e fácil de fazer, algo prático e sustentável. Esse livro é muito diferente dos livros didáticos que li, ele é empolgante, os exemplos práticos são muito bons, com certeza terminei o livro com vontade de colocar o método na minha vida, e sempre que possível irei apresentá-lo para as pessoas que convivem comigo. Livro excelente, super recomendo! O autor já fez muita coisa incrível, trabalhou com muita gente foda, mas a todo instante ele relembra disso no livro, achei isso um pouco chato, ficou parecendo que ele estava se vangloriando, mas não julgo, o cara só não foi na Lua ?

Tigmartins 29/03/2024

Didático
Quem está se aventurando no mundo de projetos, o livro é uma boa pedida.

Cada capítulo é um norte de como deve proceder com o projeto usando o SCRUM, já que o livro é sobre esse método!

Agatha.Borges 17/03/2024

Metodologia Eficaz, Aplicável e Inspiradora
A metodologia apresentada é brilhante, o autor apresenta toda sua bagagem até a formação do SCRUM que conhecemos hoje, é emocionante acompanhar a evolução e os estudos de caso.
De fato, você se sente inspirado a colocar em prática o SCRUM na sua carreira e nos projetos pessoais, porém concordo com muitos comentários que li, que é um livro maçante de exemplificação, muitas não sendo necessárias.

Criis.Souza 07/03/2024

Inspirador! ?
Eu nunca havia escutado falar de scrum, mas um dos meus objetivos para 2024 é aprender mais sobre gestão de projetos e negócios e na pesquisa apareceu esse livro. Que perfeito! Ele te dá as bases de como criou o scrum e o porque é uma alternativa ou até mesmo uma complementação a gestão de projetos tradicional. Eu já implantei a ideia do livro, mesmo na minha equipe de 3 pessoas e ajudou muito! Me inspirou tanto que até comprei um curso para aprofundar no assunto. O que me inspirou foi a forma de colocar claramente quais as tarefas a serem executadas e a transparência de todo o processo.

Matheus.Henrique 29/02/2024

O dobro pela metade
O livro além de apresentar os conceitos básicos e muito difundidos sobre o scrum, o que todos já conhecem, também abordasse tópicos menos conhecidos sobre o scrum, o que faz a leitura valer a pena e se torna diferente do manifesto ágil, tornando o scrum mais completo e robusto.

Pontos como avaliar a felicidade do grupo, análise e mitigação de riscos, o conceito de bom o suficiente e a o esclarecimento do porquê de cada atividade, torna o scrum mais completo e mais humano, enquanto impulsiona o sucesso do projeto.

Mostra até como podemos abordar o scrum em nossas vidas e torná-las mais produtivas, mesmo com um backlog que cresce mais e mais a cada dia.

Um ótimo livro, com abordagens poucos exploradas e incrivelmente valiosas, indispensável para todos aqueles que trabalham com metodologias ágeis!

Douglas.Pinheiro 20/02/2024

Aula de Gestão de Projetos
Tive contato com a metodologia Scrum em meu trabalho anterior, onde um dos times aplicava. Ainda sem entrar nos detalhes era possível ver a cadencia e organização das entregas.

Esse livro ajudou anconhecer sua origem e potencial de aplicação. Não precisa ser gestor para aplicar sua metodologia. Recomendo fortemente essa leitura para todos.

Ian 20/02/2024

Talvez um dos melhores livros de produtividade
Ok devo admitir que o livro as vezes peca em falar a mesma coisa diversas vezes mas as ideias do livro são bem interessantes, estou aplicando elas no trabalho e na vida pessoal e já estou vendo melhoras significativas

Sandra 13/02/2024

Scrum
O livro aborda uma metodologia de trabalho criada pelo autor, que tem o condão de acelerar os processos de criação e execução de ações e projetos. Método largamente aplicado em diversas áreas, ainda que tenha sido criado para o desenvolvimento de softwares nos idos anos 90. Uma abordagem instigante e inspiradora. Objetiva quanto ao uso e aplicação. Vale a leitura.

aninha 31/01/2024

Resenha Scrum
O livro é bom, mas enrola bastante, a parte que realmente importa representa as últimas 10 páginas. O método é ok, mas nada revolucionário,apesar disso fica uma sugestão de leitura para quem precisa melhorar os processos da sua empresa.

Isa 22/01/2024

Modelo de trabalho do futuro
Quando meu chefe me emprestou esse livro, achei que seria mais um livro de coach ou de autorrealização, mas fui surpreendida positivamente.

A metodologia é muito bem estruturada e sinceramente vai de encontro com o que eu acredito enquanto filosofia de trabalho. Menos hierarquia, mais transparência e autonomia no trabalho trazem resultados concretos sim, mas o mercado mais tradicional aqui no BR detesta admitir isso. Gostaria de ver o scrum ser aplicado em mais áreas e mais esferas além da privada. Os exemplos finais do livro mostram que é possível.

Pontos negativos:

- Tal qual o próprio scrum, sinto que 80% do valor do livro está em 20% das páginas k

- a leitura é fluida e os exemplos são interessantes no começo , mas os cases começam a ficar repetitivos e cansativos especialmente se tratando dos exemplos militares. e FALANDO NELES

- Sério, eu não consigo levar a sério os princípios iniciais do scrum nos cases da guerra do Vietnã. O exercito americano perdeu uma guerra inútil que assassinou milhares de vietnamitas inocentes e o autor acha de bom tom usar essa desgraça como exemplo???

- Acredito que o autor podia ter trazido mais dados e gráficos. A métrica da felicidade pra mim foi a mais abstrata, gostaria que ele tivesse elaborado melhor esse ponto.

No mais, se você trabalha ou pretende trabalhar com tecnologia (ou qualquer área que envolve projetos na verdade), essa é uma leitura obrigatória.

Filho7 19/01/2024

Leitura de aplicação
Entrei na busca de como gerenciar melhor minha equipe e juntos nos tornamos mais produtivos e explorarmos melhor nossos potenciais.

O Scrum é realmente uma arte.
Durante a leitura do livro, já apliquei os conceitos e comecei a difundi-lo na equipe. Daqui duas semanas começaremos nosso primeiro Sprint.
Ansioso para aplicar o que aprendi com este livro. E seguirei na busca por mais conhecimento no assunto.

Este livro realmente é a porta de entrada para o Scrum.. recomendo a leitura para quem deseja ter ser primeiro contato com a ideia

imfelipearaujo 10/01/2024

Manual do scrum
O livro é quase que um manual prático. Apesar de contar a história do scrum, porque surgiu, quando etc, ele também te dá ferramentas práticas que você pode implementar no dia a dia. E o melhor: você não necessariamente precisa trabalhar com desenvolvimento de software.

No livro, é mostrado alguns exemplos de como o scrum pode ser usado em outras áreas, como em ONGs, governos etc.

Sergio 08/01/2024

Scrum
Li o livro pela segunda vez. Na verdade o estudei, tomei notas, discuti com colegas e, mais importante, estamos implantando o método em diferentes atividades.
O livro é excelente e bastante prático.
Recomendo demais.

Monalisa Ribeiro 22/12/2023

Ótima obra
Super obra. Muito importante porém é mais para iniciantes.

Aqueles que precisam iniciar e conhecer o tema.

Realmente vale muito a pena.