Scrum

Scrum J. J. Sutherland...

Resenhas - Scrum

samucacn 09/03/2022

Scrum
Repleto de histórias empolgantes e exemplos reais. O método de gerenciamento de projetos conhecido como Scrum deve ser a ferramenta de produtividade mais largamente empregada entre as empresas de alta tecnologia.

Illana2 09/03/2022

Ressalvas nos exemplos, mas acerto no conteúdo
Sinceramente, fiquei receosa quanto à nota que eu iria dar ao livro...

Scrum é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores que li da categoria até agora. Ele é EXATAMENTE o que eu estava procurando quando iniciei essa (árdua) tarefa de ler basicamente "autoajuda" e produtividade, buscando aprimorar a forma como estudo (sou violonista obcecada com produtividade, como meu professor)

Acontece que o livro tem aquele saudosismo estadunidense em relação à guerra que, sinceramente, me traz asco. Há passagens falando sobre Iraque, Afeganistão e, pasmem, Vietnã, sempre endeusando os estadunidenses e tratando a guerra como dados e não pessoas. (Claro que eles falam o tempo inteiro que são pessoas e ressaltam como os estadunidenses (supostamente) protegiam os civis dos países e faziam coisas legais para eles).

Eu diria que esse é o ponto ruim do livro. Na verdade, péssimo. O conteúdo do livro não precisava desses péssimos exemplos para existe...

Enfim, fora isso, o livro realmente contém bons recursos de produtividade e bem aplicáveis. Recomendo!

Rubens.Sousa 08/03/2022

Scrum
O livro é muito interessante!
Explica muito bem todos os passos envolvidos para a realização do Scrum.
Detalha muito bem cada etapa e os exemplos são bem expressados!
Não é um livro que vai lhe mostrar como implementar item a item o processo dentro de um projeto, mas para entendimento do que deve ser realizado!
Para iniciantes no processo: atende as expectativas

Ana Bia 07/03/2022

Técnico, mas nem tanto
Um livro que na capa pode passar a impressão de ser técnico, chato e cheio de regras, mas na prática é uma leitura leve é cheia de exemplos reais que nos desperta num sentido totalmente novo. Scrum não é difícil de se implementar, só para quem prefere morrer à mudar ;)

Adriele153 07/03/2022

Livro introdutório para todas as áreas, não apenas TI
O livro é uma excelente introdução para quem não conhece a metodologia do scrum. A narrativa é bem simples e traz vários exemplos e estudos de caso.

A ênfase do livro é dizer o porquê de fazer uso desta metodologia ágil. Não é um guia técnico de como implementá-lo, embora o capítulo final sirva como um glossário que explica o significado dos papéis da equipe e dos termos técnicos dos rituais.

Recomendo a leitura para pessoas e profissionais de todas as áreas de atuação, não apenas para negócios ou áreas de tecnologia, pois o livro ilustra a aplicação do scrum em diferentes setores e organizações.

Gilberto Mellace 06/03/2022

Fala muito dos benefícios e não ensina o método detalhadamente. Parece mais uma longa propaganda de venda de consultoria, que deve ser o outro livro deles "Scrum: guia prático".

Dionathan 05/03/2022

Absolutamente Aplicável
Como sempre digo, um livro necessita impactar algo na minha vida pra ficar guardado na fileira das 5 estrelas!

Esse impacto ocorre de algumas formas, mas nenhuma delas é tão saborosa como as que trazem aplicabilidade e fazem com que o conteúdo do livro possa ser esmiuçado no meu dia a dia.

Princípios, de Ray Dalio, foi outro que li faz pouco, e que agregou muito no decorrer do meu tempo! Agora, Scrum chegou para incrementar uma metodologia na qual acredito e que casa de maneira muito assertiva com meu tipo de trabalho.

Liderar, estabelecer o padrão, trabalhar com uma equipe enxuta, possibilitar liberdade criativa, autonomia e cobrar pela responsabilidade, traçar sprints curtos e corrigir a rota do navio a cada pequeno ciclo, promovendo sempre o o ciclo de desenvolvimento conjunto!

Scrum torna-se uma ferramenta na caixinha que só cresce a cada leitura!!

Glauber Rosendo 27/02/2022

Mais que um método de produção, Scrum é um estilo de vida.
Você pode ler o texto na capa do livro e concluir que o foco será na produtividade, em sentido íntimo de negócios. Não obstante, afirmo que vai muito além disso.

Posso dizer que o Scrum trata mais sobre pessoas que o trabalho em si. Ainda que uma coisa acabe levando à outra, a essência está em como nos organizamos para viver.

O autor desenvolve essa metodologia ágil de um modo bem suave. Não pense que é um livro técnico, repleto de termos de difícil absorção, fórmulas ou listas de ferramentas. São vários estudos de casos, vividos (em maioria) pelo próprio Sutherland.

Claro que entre esses estudos, conceitos chave do Scrum são apresentados, como: Product Backlog, Sprints, Scrum Master, Product Owner, entre outros. Porém, você não só vai aprender os significados, como também irá desenvolver a habilidade de aplicá-los na sua própria dinâmica de trabalho pessoal ou profissional.

Através dos exemplos reais citados no livro, junto ao entendimento dos conceitos, naturalmente tu vai percebendo que tudo em sua vida poderá ser melhor se usar o Scrum.

Pensa comigo... O método, de base, permite que você evolua skills em: disciplina, organização, "micro-metas", propósito, gestão eficiente de pessoas (recursos e tempo), etc.. Tudo isso obtendo resultados rápidos.

É algo que pode ser aplicado até para organizar o trabalho doméstico, a rotina de estudos, a grade de treinos diários... Enfim, sempre entregando "MVP's" a cada fim de ciclo.

São muitos os benefícios citados no texto. No entanto, um dos melhores pontos favoráveis é a capacidade de obter feedbacks rápidos e ter um produto disponível o quanto antes para validação do público.

Usando o exemplo das atividades domésticas, o seu "Backlog" (conjunto de todas as tarefas a realizar), pode ser dividido por ordem de importância (maior valor e menor risco). O senso de conclusão das tarefas mais relevantes (que geralmente são 20% do total), flexibiliza tempo para atividades emergentes que surgem fora do seu plano inicial.

Isso te prepara para muitos imprevistos e te coloca numa posição de ajustamento contínuo de trabalho.

Em suma, tem muuuita coisa proveitosa no livro que não dá para colocar aqui. Contudo, importa saber que as informações nele são úteis para além do ambiente de negócios. Com disposição, tu pode melhorar de vida.

Pam 23/02/2022

Livro muito bom para quem esta querendo entender sobre metodologia ágil.
Achei fácil e esclarecedor

Ramalho 05/02/2022

Scrum
O livro apresenta uma metodologia ágil voltada para a gestão de projetos. As discussões do livro levam o leitor a refletir como por meio de um conjunto de passos e papéis suas ações podem ser otimizadas por meio da ampliação da maturidade da equipe na gestão de projetos.

jdelisiario 26/01/2022

Profissionalmente necessário
Um livro que explica a metodologia Scrum. Não foi uma leitura rápida, embora o livro não seja tão grande.

Profissionalmente falando, foi muito importante para mim, já que estamos mudando a forma de trabalhar.

Já conhecia em partes, mas gostei de me aprofundar. Desde o início já refletiu na minha postura profissional.

Indico para quem precisa trabalhar com o Srum.

#leituraTerapia

João Vitor Schulte 14/01/2022

Metodología ágil
Scrum é uma metodologia que me interessa demais desde que ouvi falar a primeira vez em um podcast, saber cómo se deu seu surgimento é bem legal. Com histórias reais de sua implementação o autor nos prende mais a cada página.

Thiago Ribeiro 19/12/2021

Ponto de partida
Apesar do título marketeiro, ele diz a verdade, o livro de forma bem didática, foca nos conceitos base do scrum e alguns exemplos reais de como aplicar, assim como quais os resultados.

Otimo livro para quem busca a certificação, ou apenas se organizar melhor no dia a dia no meio do caos.

Idma 14/12/2021

Se vc é da área e quer entender as razões por trás da criação do SCRUM, este livro é p vc. Mas, se vc quer apenas conhecer melhor o método, não recomendo este livro; Existem outros que falam diretamente sobre como a técnica funciona.
Achei a ideia interessante, o autor fundamenta bem suas falas, mas o livro é um pouco massante. Quase desisti algumas vezes...foi cansativo, mas fica é o sentimento de ter aprendido algo novo. Acho exagero pensar que é "a técnica perfeita que vai salvar toda a humanidade de todos os males"... Mas é legal e inovadora.
Poucas estrelas pq a propaganda não bate com o conteúdo do livro; sorry!