Scrum

Scrum J. J. Sutherland...

Resenhas - Scrum

Val 12/03/2020

Prático!
Gostei das dicas e a praticidade do tema tratado. Recomendo este livro.

Laiz 10/02/2020

- não achei revolucionário como me disseram que era
- é ruinzinho mas é bom, só dá pra entender lendo
- os exemplos dele são bem ruins
- dava pra dizer a mesma coisa num livro mais curto e menos maçante zzzz
Wiliam 28/04/2020minha estante
Põe maçante nisso. Zzzzz

Michela @a.book.idea 04/02/2020

O Scrum muda a forma como você pensa no tempo
Certamente você já ouviu falar em Scrum. Talvez não saiba bem do que se trata, talvez só saiba que é algo relacionado ao título desse livro, fazer mais em menos tempo. Por falar em tempo, considerando que o Scrum nasceu no pós 11 de setembro...de 2001, caramba, quanto temos que aprender.
Este foi meu último livro da meta de leitura de 2019 no Skoob. Particularmente, o título sempre me instigou, mas eu pouquíssimo sabia sobre o assunto. Abrir a cabeça para metologia ágeis em 2019 incluiu o Scrum nos tópicos dos assuntos em que eu precisava mergulhar.
O livro é bem denso e, pasme, não foi escrito para te ensinar como fazer, mas o porquê de usar o método Scrum. São 240 páginas que vão desde o nascimento dessa arte até onde ela pode ser utilizada, que vai muito além do que os seus criadores poderiam imaginar.
Se existe um jeito de fazer melhor e em menos tempo, você não iria querer saber? E será que você está preparado para a responsabilidade que a liberdade da autonomia traz?
Fernanda DCM 06/02/2020minha estante
nunca tinha ouvido falar, achei interessante!

Michela @a.book.idea 09/02/2020minha estante
Eh mesmo, dê uma olhada na próxima visita a uma livraria!

Luiz.Pereira 30/01/2020

Aprendizado
Observar, Orientar, Decidir, Agir
Equipe Pequenas
Foco em um projeto/ tarefa por vez
Corrigir o erro assim que detectado
Ordem de Prioridade
Planejar tempo por etapas do projeto
Entregar Valor primeiro
Scrum Master (como)
Product Owner (o que) / valor ao produto/ analista de negócios
Stakeholders (clientes/diretores)o
anpaixao 15/05/2020minha estante
gostaria de trocar o scrum, você tem interesse?

Amanda 25/11/2019

Bom, mas não cumpre o que promete
Ao pegar esse livro para ler, fui com toda a expectativa do mundo, mas infelizmente não foi tudo aquilo que eu esperava.
Perdi a conta de quantas vezes o autor escreveu a frase "mais para frente falarei mais sobre isso". E nunca chegava!
O livro traz técnicas boas sim! Mas a forma como foi escrito talvez poderia ser melhor.

Patlov 01/10/2019

Interessante
Pra quem não trabalha com projetos ou tecnologia, explico primeiramente e resumidamente o que é o Scrum: O Scrum é um framework para desenvolver e manter produtos complexos e também pode ser utilizado no gerenciamento ágil de projetos.
O livro foi escrito por um co fundador do Scrum e explica, além da trajetória profissional do autor, como ele foi vendo a gestão de projetos e desenvolvimento de softwares e produtos ao longo de sua carreira e tendo insigths acerca da necessidade de mudança do modelo tradicional de gestão para o modelo ágil. O livro não se aprofunda muito nos artefatos, cerimônias, papéis e regras do Scrum, mas conta a evolução de projetos muito interessantes e como a performance e qualidade subiram com a mudança de mindset. ...
Esse é o conteúdo do livro A arte de fazer o dobro pela metade do tempo, publicado em 2014 e escrito por Jeff Sutherland #scrum ##aartedodobro #gestaodeprojetos #agilemindset #agile #tecnologia #book #livros #livro #bookstagram #leitura #leitor #leitores #epub #audiolivro #amoler #reader #bookaddiction #literatura #resenha #ler #instalivros #bookholic #booklove #bookaddict #leiaumalivros #amolivros

Augusto Marques - Pictobíblia 09/09/2019

Melhor metodologia
Sempre ouvi falar da metodologia Scrum, mas foi lendo este livro que efetivamente pude entender quão impactante pode ser esta lógica de trabalho, se usada adequadamente.
Quando já no início do livro o autor conta a história de como o FBI usando uma metodologia antiga (cascata) gastou milhões para criar um programa para integração de seu sistema, sendo que com Scrum poderia ter feito em menos da metade do tempo e com uma grande economia.
Há quem possa pensar que o Scrum pode ser usado apenas no desenvolvimento de softwares, mas não, o autor em praticamente todo o livro sugere a aplicação da sua metodologia nas mais diversas áreas da vida, vale muito a pena.

Claudio.Kinzel 16/08/2019

Buscar a felicidade e mudar o mundo
O livro de um dos criadores do Scrum é uma oportunidade de se aprofundar no framework e conhecer a história de sua origem. O Scrum é muito mais que uma forma de desenvolver software, é um modo de fazer as coisas, profundamente inspirado na cultura oriental do modelo usado na Toyota, aplicável em qualquer projeto. Certamente o leitor terá uma visão mais ampla e talvez até compartilhe dos pensamentos de Jeff, alguns utópicos, a respeito sobre como as pessoas trabalham e como deveriam trabalhar para atingir mais produtividade com menos esforço, como sugere o título, em busca da felicidade e da ousadia de mudar o mundo.

Dali 08/07/2019

Origem
Entender a origem do scrum é fundamental para sua execução. O autor do livro e criador da metodologia ágil descreve através de suas experiências como ela foi criada e quais suas aplicações. O último capítulo é um passo a passo para você implementar em seus projetos. Ótimo livro!

rodriguesdbv 03/06/2019

A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo.
Apenas o subtítulo deste livro já desperta um milhão de pensamentos sobre como atingir isso que será um grande sucesso!
O SCRUM é uma técnica muito usada na Tecnologia da Informação para criação de software, mas de uns tempos para cá começou a ser aplicado em diversas áreas profissionais com o intuito de melhorar os processos.

Escrito por Jeff Sutherland e publicado pela @editoraleya, o SCRUM vem trazendo diversos exemplos dessa técnicas e como aplicá-las hoje no nosso ambiente profissional.
A "promessa" de realizar o dobro do trabalho na metade do tempo não vem vazia, a orientação do SCRUM é bem objetiva e o profissional dotado dessa técnica tem a oportunidade de realizar um crescimento tanto profissional quanto pessoal de maneira que ainda não tinha imaginado.

Não pretendo descrever tudo que a técnica ensina, afinal fizeram um livro só para isso, mas somente o fato de melhorar seu trabalho e sua vida pessoal já te faz querer aplicar a técnica em tudo.
Fazer o que tem que ser feito, da melhor maneira possível, não é só uma coisa boa, deve ser nossa obrigação.

Philippe Rodrigues
@rodriguesdbv
@livrosdoph

Carla.Zuqueti 26/05/2019

O mundo em constante transformação e a necessidade de conhecimentos mais específicos exigem novas formas de gerenciar pessoas e projetos. Inspirado no modelo de gestão da Toyota, o Scrum é uma forma de gerenciamento inovadora, onde o produto é construído em ordem de prioridade, o mais importante é entregue primeiro e há uma entrega de valor a cada iteração.

A equipe é multidisciplinar e autônoma e não há uma hierarquia rígida. Cada um sabe seu papel e o poder está na base da meritocracia.

Além disso, o feedback é sua ferramenta essencial, criando equipes maduras e aptas a ouvir. É uma metodologia de trabalho ágil, cada vez mais utilizada principalmente para desenvolvimento de produtos tecnológicos, mas aplicável em diversas situações.

Livro prático e de fácil leitura, excelente para quem esta iniciando e deseja saber mais sobre o processo, antes de ler o Scrum Guide Book para alguma certificação.

Pontos importantes:

1. Faça uma coisa de cada vez. As pessoa que mais pensam que são multitarefas são as que tem a visão mais distorcida a respeito de si mesmos.
2. Valorizar a jornada e não apenas o resultado. A felicidade precede os resultados positivos nos negócios.
3. Liderança não tem a ver com autoridade, mas com conhecimento e ser um líder servidor.

Samy 26/05/2019

Um pouco de Scrum
Em uma leitura fluida é possível aprender sobre as principais atividades, papéis, conhecer a origem e desenvolvimento do Scrum.

O livro é bom e consegue transmitir bastante o que é o Scrum, achei um pouco exagerada a idealização apresentada no livro, trabalho com Scrum e acho ótimo, no time ainda temos muito a nos desenvolver, porém o livro faz parecer muito fácil e mágico e a realidade é consideravelmente mais difícil.

De forma geral gostei do livro e recomendo principalmente para quem deseja conhecer um pouco sobre a metodologia.

Dorgi.Barros 19/04/2019

Apesar do título sugerir alguma espécie de método milagroso pra alcançar resultados, o livro se baseia em experiências reais e ensina aprofundadamente como a metodologia ágil SCRUM pode contribuir para o avanço rápido em empresas. Esse é basicamente o método usado por todas as grandes empresas de tecnologia de hoje em dia e pode ser aplicado em praticamente qualquer área de atuação, melhorando não só a eficiência, mas a autonomia e a satisfação das equipes que aplicam as técnicas ensinadas. Importante pra quem quer ter um gostinho do que está por vir em matéria de modelos de trabalho e essencial para quem deseja atuar em áreas de tecnologia e afins.