Scrum

Scrum J. J. Sutherland...

Resenhas - Scrum

Guilherme.C 02/06/2017

Um novo jeito de enxergar o sistema
Scrum nos ajuda a desemperrar a máquina - seja ela qual for. O livro mostra que sistemas antiquados que sempre são utilizados atrapalham mais que resolvem. Scrum veio como uma solução para um mundo dinâmico, apressado e que busca qualidade nos projetos e processos.
Apesar da abordagem de eficiência e eficácia do sistema, ele não trata os colaboradores como máquinas, pelo contrário, a felicidade é necessária para bons resultados.
Scrum é recomendado para todas as pessoas, pois todos têm um projeto a ser realizado.

Rafael.Martins 15/04/2017

Motivador
Esse livro é extremamente motivador e abre a mente, apresentando inúmeras possibilidades para fazer as coisas de um modo diferente e melhor.

Ele apresenta várias histórias exemplificando cada etapa do processo Scrum. Para um primeiro contato com esse método é um livro fantástico.

David Lourenço Filho 14/02/2017

Pinceladas Básicas sobre o SCRUM
Se você quer saber sobre o que é SCRUM, este é o primeiro livro que deve ser lido.
De fácil leitura, com conceitos simples e aplicáveis, inclusive no seu dia-a-dia.
São casos práticos do fundador do SCRUM e trata-se da filosofia do método.
Atualmente esta metodologia está se expandindo para os projetos industriais, pois ela é original da área de TI. Venho aplicando com sucesso este método em pequenos projetos de consultoria e uso em algumas sessões com meus clientes de coaching como suporte a Metodologia do COACHING EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS que aplico.
Se você quer mudar seu método de trabalho tanto pessoal como profissional com produtividade e redução de tempo, este é o livro que você DEVE ler. Diversos conceitos práticos que devem ser marcados e relidos no decorrer da sua jornada.

site: www.dc7coaching.com.br

Su 04/02/2017

Escolhi ler esse livro porque acreditei que ele poderia me dar uma noção de como organizar minha vida e de fato fazer o dobro do trabalho na metade do tempo. Antes que você vá com muita sede ao pote, como eu fui, lhe digo que o autor foca muito mais na gestão empresarial do que na gestão da vida privada. Aviso dado, vamos a resenha.
Jeff Sutherland é o cocriador da metodologia Scrum. Ao lado de Ken Shwaber, ele objetivou criar um método para diminuir o tempo e o valor gastos com projetos de desenvolvimento de softwares para o setor de tecnologia. O que o autor alega é que nem mesmo os grandes projetos, como os do FBI, estão isentos de perder mais da metade do tempo com atividades fúteis e desnecessárias.
Sutherland se baseou, dentre outras coisas, no período que serviu como piloto no Vietnã. Ele fora treinado para seguir quatro regras simples: observar, avaliar, decidir e agir. Tudo isso em um período curtíssimo de tempo. Sendo que da implantação dessas regras dependia a sua própria vida. Além disso, ele cita que seu filho, J. J. Sutherland, utilizou a metodologia Scrum quando foi chamado para ser o produtor sênior de uma equipe de reportagem da National Public Radio (NPR) durante a Revolução Egípcia de 2011. Até ele chegar, a equipe presente no Cairo estava perdida, deixava de cumprir os prazos e até mesmo deixava passar fatos importantes a serem noticiados. O prazo oficial para entrega de reportagens era de 12 horas e após isso, ele se reunia com a equipe e fazia as seguintes perguntas: “o que você fez desde a última vez que conversamos?”; “O que você vai fazer antes de voltarmos a conversar?”; “O que está atrapalhando o seu trabalho?”. Sendo que sua obrigação era consertar o que não estivesse funcionando até a próxima reunião. Dessa forma, a NPR produziu ótimas reportagens, o que lhes rendeu vários prêmios e tornou o Scrum uma metodologia adotada em toda a empresa.
O Scrum funciona da seguinte forma, escolhe-se um objetivo a longo prazo (por exemplo: a entrega de um projeto), divide-se esse projeto em objetivos menores, se estipula um prazo curto de tempo para intercalar as reuniões da equipe (por exemplo: uma semana), a própria equipe decide o que fará durante esse período de tempo, constatando se atingiu os objetivos propostos na reunião seguinte e investigando o motivo, se algum dos objetivos não forem atingidos. Assim até o prazo final. Vale ressaltar que isso só vale para a implantação de um projeto de cada vez. De acordo com Sutherland, se você está empenhado em mais de um projeto ao mesmo tempo pode estar desperdiçando muito tempo.
Como podem ver, apesar de não ser um livro voltado para a implantação pessoal, ele pode sim, com algumas adaptações, ser utilizado na vida cotidiana. Graças a ele consegui listar as minhas pendências dentro de um período curto de tempo, o que evitou que eu caísse no desespero, e estabeleci objetivos aplicáveis nesse meio tempo. Além disso, pude ver o que era resolvido com maior facilidade e o que era de fato feito. Creio que essa metodologia foi de grande ajuda para a minha organização pessoal.
“O tempo é o limite insuperável do empreendimento humano, afetando tudo, desde o modo como trabalhamos, passando pelo tempo que as coisas levam, até definir se somos bem-sucedidos ou não. O fluxo impiedoso do tempo define fundamentalmente o modo como enxergamos o mundo e a nós mesmos. Conforme o famoso verso do poeta inglês do século 17, Andrew Marvell, “Se nós tivéssemos mais tempo e mundo”, qualquer coisa poderia ser feita. É claro, porém, que um senso de mortalidade paira sobre todos os nossos esforços. Sabemos que nosso tempo é limitado. Dessa forma, não é um verdadeiro crime desperdiçá-lo?”

site: http://detudoumpouquino.blogspot.com

jhonatas_alfradique 01/01/2017

Livro para entender e melhorar a produtividade
Conheço o método Scrum há bastante tempo. Já trabalhei em projetos que usaram ele. Mas, nunca entendi muito bem o por que das coisas serem feitas daquele jeito e por que ele é melhor do que outros métodos de projeto que existem. O livro explica basicamente todos os conceitos envolvidos no Scrum, o por que de cada um deles, como foram desenvolvidos, os insights e as inspirações. Na verdade o Scrum engloba áreas que eu nem imaginava, como pscicologia e até mesmo biologia. Jeff Sutherland, autor e co-criador do Scrum pesquisou durante anos a melhor forma dos seres humanos trabalharem. E o resultado de todos esses anos é o Scrum. Vale muito a pena a leitura.

Denis Alberto Fevereiro 07/09/2016

Conheça a história do Scrum
Ótimo livro para conhecer a história do Scrum e as diversas situações e áreas no qual ele pode ser aplicado. Embora o autor descreva diversos cases de sucesso, a metodologia é exemplificada no último capitulo.
Recomendo o livro apenas para o conhecimento da história do Scrum, entretanto, caso o foco seja aprofundar-se utilização da metodologia no desenvolvimento de softwares, sugiro procurar por livros técnicos.
Jorge.Censi 03/12/2016minha estante
Olá Denis, poderia indicar outros livros que aprofundam a utilização do scrum?

val silva 05/09/2016

livros Grátis
Para Baixar este e muitos outros livros Grátis acesse nosso site http://http://livrosgratisbibliotecaonline.com/

Esta é uma dica Ouro para quem Gostar de ler livros Grátis...

Diego.Leite 14/07/2016

muito bom.
Não pensei que o scrum ajudaria fora da área de TI, é muito bom saber que é aplicado em outras áreas.

Phillipe Luiz 12/06/2016

Boas Idéias de produtividade
Usar o scrum para vencer projetos, depois desse livro me pareceu uma excelente ideia.

Gnomot13 05/04/2016

Vale a pena!
Não é o melhor livro do estilo que já encontrei, mas o melhor sobre esse assunto com certeza. Otimizar o seu planejamento diário, tnt no trabalho quanto na própria vida pressão vale mt a pena! O livro além de apresentar teorias bem solidificadas não abuso mt dos cases e transforma a leitura um pouco mais fácil do q o normal deste tipo de livro.

kyro.caram 01/03/2016

A metologia é fantástica. Realmente é possível produzir mais em menos tempo e ainda encontrar propósito e diversão no trabalho.
O livro conta a história do Scrum, não te ensina a aplicá-lo. Tem aproximadamente 220 páginas, mas quatro seriam suficientes. O autor utiliza exemplos demais para justificar a eficácia do Scrum e acaba parecendo enrolação, quase como se o leitor duvidasse o tempo todo que aquilo funciona. A prolixidade só aumenta a extensão de cada exemplo.
As únicas partes minimamente práticas são os pontos-chave apresentados ao final de cada capítulo e quatro últimas páginas, onde a metodologia e sua aplicação são explicadas claramente.
Vanessa.Alessi 03/07/2017minha estante
Concordo totalmente. Os exemplos excessivos ficam exaustivos. Estou tento dificuldades pra ler o livro por causa disso. E tive a mesma sensação de que ele tem essa necessidade de provar ao leitor que realmente funciona, por isso tantos exemplos..

Wesley 24/07/2017minha estante
Não discordo que haja bastantes exemplos, mas acredito que isso seja uma forma do autor realmente mostrar que aquilo funciona em diferentes contextos. Como ele defende no livro, o modelo tradicional de gestão ainda prevalece, então, ao meu ver, nada mais justo do que ele apresentar a teoria junto com diversos exemplos de aplicação.

Nos momentos em que eu via os exemplos e também a história de como ele desenvolveu, eu parava e pensava "Nossa, realmente faz sentido e interessante como isso se aplica nesse problema". Um exemplo que ele da próximo ao fim do livro sobre como o Scrum é aplicado à educação foi de grande valia para mim, já que era uma das dúvidas que tive desde o início do livro "será que isso se aplica dentro da sala de aula?". Acredito que pensamento semelhante poderia vim a mente de vários leitores, fazendo eles questionarem as possibilidades de aplicações.

Claro que isso vai de cada pessoa, ao meu ver, os exemplos enriqueceram o livro e tornou mais abrangente a aplicabilidade dos conceitos.

Debbie 13/01/2018minha estante
Estou no capítulo 5 e notei exatamente isso que comentou até o momento. Muitas informações desnecessárias e que se repetem sem precisar.

Paula 22/10/2019minha estante
Ia vir aqui comentar exatamente isso. Em resumo: quanta enrolação! Sem desmerecer o método, mas o livro é muito prolixo. Daria pra escrever o mesmo livro em 10 páginas e no final vira uma verdadeira tortura terminar de ler

Reuel 22/05/2015

trabalho em equipe
Ótimo livro introdutório para conhecer o scrum. Descobrir suas origens, como seguiu se aperfeiçoando até o que é hoje. Também foi interessante ver sua aplicação em outros tipos de projeto que não eram software.

augustomw 30/03/2015

Vale o custo/benefício
Qual é a validade deste livro? Conhecer sobre um conceito novo (não tão novo!!!) na gestão de projetos (inicialmente voltado para TI).
Empolgar-se com as estórias/histórias do autor quando conheceu as bases ao método SCRUM e o aperfeiçoou como um upgrade do
PMBOOK. No entanto, exige-se outras obras mais profundas, mais técnicas e pragmáticas para verdadeiramente constituir a base intelectual
para implantar o SCRUM em uma organização. Dessa forma, não é um livro para o PMO mas interessante para ser lida pela equipe que se
tenta treinar e doutrinar para implementar tal método como base de gestão de projetos.