A culpa é do jeitinho brasileiro

A culpa é do jeitinho brasileiro Pedro Rodrigues Neto

Resenhas - A culpa é do jeitinho brasileiro

wiridia.ju 18/10/2022

Razoável
Duas estrelas porque ele tem uns posicionamentos interessantes e, é bem reflexivo. Todavia, muitas propostas de conscientização ficaram pela metade e no decorrer do livro, ele passou muito a sensação de que os políticos não tem tanta culpa da corrupção, em outras palavras, não sei se era a intenção, mas ele deu um "amortecida" na culpa dos candidatos e eleitos sobre atos de corrupção.
Acredito que estes têm uma parcela e o eleitor tem outra, nao pode justificar uma punição geral de todos sem pesar de forma equânime e justa as participações.
Ainda, tendo em vista que o Brasil é um país em que há muitas leis e decretos escritos de forma justa e plena, mas que mesmo assim, há escapatória do cumprimento destes, fica claro que em uma situação de punição do eleitor corrupto, haveria ainda mais desigualdade, pois somente ficaria preso quem não tivesse poder aquisitivo suficiente para reaver sua liberdade ou livrar-se de acusações.
Acredito na necessidade de identificar e combater a corrupção em suas variadas nuances e faces, mas não sei se o Brasil conseguiria realizar tal feito, parece aquelas conclusões de prova do Enem que não tem viabilidade, mas não vou ser negativa e evocar o pensamento de que algum dia consigamos sair da sombra da corrupção.

Renata Almeida 21/06/2021

"Simbiose política"
A corrupção está em toda parte? É um tema que aborda o repórter, jornalista e escritor Pedro Rodrigues Neto.
Em 2012, acompanhou de perto as eleições municipais, e viu a triste realidade que o JEITINHO BRASILEIRO está alocado em todas as esferas das classes sociais, o famoso dito popular; quem pode mais choram menos, eu te ajudo e tu me ajudas, e até com todas as apurações da ficha limpa para desmantelar a corrupção, ainda é um mero obstáculo para uma população que busca o benefício individual de trocas de favores, ao invés do pensamento e benefício do coletivo.