A Teoria de Tudo Stephen Hawking
Jane Hawking

Resenhas - A Teoria de Tudo

Geovana Rodrigues 29/04/2021

Odeio física, mas sou fascinada pelas obras do Stephen Hawking!
Ele aborda assuntos complicadíssimos mas de uma forma totalmente descomplicada, o que acabou tornando artigos sobre buracos negros, buracos de minhocas e até física quântica, em algo muito interessante e legal de se ler.

E existem diversos livros, biografias, artigos e documentários sobre a grande vida do Mestre Hawking, mas em A Teoria de Tudo, temos a visão da ex-esposa Jane. O amor que surgiu entre os dois é delicado e singular (sim, eu chorei!) e a doença degenerativa que colocou Stephen, aos 20 anos em uma cadeira de rodas é terrível. Pude conhecer o E.L.A (esclerose lateral amiotrófica) e entender como a doença, que apesar de ter retirado os movimentos, jamais apagou seu brilho.

No livro, acompanhamos o dia-a-dia dos dois, a adaptação tanto dele quanto dela em relação à doença que avançava cada vez mais, a criação dos filhos, a rotina dele nas universidades e palestras...

Passaram por tantas dificuldades, preconceitos e mesmo assim persistiram. Naquela época ainda não tinha transporte adequado. Então foi feita uma cadeira de rodas, adaptada para que ele conseguisse estudar e disseminar o conhecimento enorme que ele possuía.

O amor que ela sentia por ele era sublime! Me emociona em saber que existiu tamanho comprometimento e carinho. Jane abriu mão da carreira dela, pra cuidar em tempo integral dele – mesmo com todo o auxílio e médicos e enfermeiros, nos estágios mais avançados do E.L.A a pessoa fica totalmente dependente. A esclerose levou muito rápido sua juventude e a independência de Stephen, mas Jane sempre estava lá por ele. Os dois possuíam uma cumplicidade grandiosa.

Mesmo com todas as adversidades, a relação complicada entre Jane e a família de Stephen, ela sempre esteve ao lado dele, assim como ele ao lado dela. Ela era a musa, companheira de conquistas, muito mais que esposa, era amiga e alma gêmea.

A história é narrada com muitos detalhes e sentimentos. E para quem quer se emocionar ainda mais, assista ao filme, os atores escalados interpretaram o casal com maestria. É emocionante!

site: https://www.instagram.com/capitulo_20/

Matheus656 27/04/2021

Leitura cansativa
Avaliar uma biografia, não é avaliar a história a ser contada, por ser algo real e não podermos julgar os acontecimentos, mas avaliamos a forma pela qual é escrita. Nas primeiras 200 páginas, eu achava que ela estava contando de forma fragmentada, porém depois disso a leitura foi ficando cansativa de tantos detalhes talvez um tanto desnecessário. Ao mesmo tempo que ela consegue faltar com descrição em certos momentos, ela consegue descrever coisas que poderiam facilmente serem deixadas de lado.

Bruna.Galleoni 22/04/2021

Resiliência..
O livro é bastante cansativo do começo ao fim, eu abandonei na primeira tentativa justamente por ter muitos detalhes e se tornar lento.
No entanto, é uma linda história de amor e superação. O famoso físico conhecido pela sua genialidade e descobertas tem por trás uma mulher forte e disposta a se fazer presente e ajudar em sua grande trajetória, muitas vezes deixando sua própria vida de lado.
A história vale a pena ser conhecida, mas a escrita arrastada deixou a desejar..

cbarbugiani 11/04/2021

Profundo além da Física
Leitura arrastada no começo.
Porém o toque humanitário, o tamanho do esforço dessa mulher pra manter Stephen à frente, bem, vivo e funcional foi hercúleo e como em mtos casos de mulheres fortes: ignorado, mal compreendido, mal visto, julgado. Por trás de todo o brilhantismo de Stephen, inegável gênio, ele foi manipulado, e mtas vezes ofuscado, vendo somente a parte que lhe coube ou permitiram ver. Que pena!
No entanto ele buscou sua felicidade, foi atrás dela e Jane fez o mesmo, ainda conciliando o não abandono pois Stephen precisava dela.

Tem sido o fardo das mulheres, infelizmente: ter que equilibrar sua felicidade, do companheiro e dos filhos. Muitas vezes em sacrifício da própria identidade e felicidade.

Livro profundo em mtosss sentidos!!!
Amei!

Matheus.Toussaint 23/02/2021

A Teoria de Tudo
Livro sobre otimismo, amor, resilie?ncia e de muito aprendizado.

E? uma biografia romantizada de um dos fi?sicos mais conhecidos desta era, o Stephen Hawking. Escrito por sua ex-exposa Jane Hawking, ela relata sua vida e o tempo que tambe?m viveu com Stephen.

Peguei este livro pela curiosidade em saber como viveu esta grande pessoa que se destacou por sua genialidade a ponto de se tornar famoso mundialmente. Mesmo com sua deficie?ncia ELA (doenc?a que o privou dos movimentos), apo?s ser diagnosticado pela doenc?a, os me?dicos deram 2 anos de vida para ele. Mas Stephen na?o parou e na?o viu isso como um obsta?culo, quis desenvolver seus projetos e trabalhos de estudos com o buraco negro. Pela grande grac?a, Stephen viveu mais 44 anos depois da descoberta de sua doenc?a.

Este foi um relato que gostei bastante de Jane Hawking com seu pastor de igreja Bill Loveless: ?Viver no presente, disse ele, e confiar em Deus na escurida?o, na dor e no medo. Enta?o, quando ele citou a passagem bi?blia dos Cori?ntios: ?... Fiel e? Deus, que na?o vos deixara? tentar acima do que podeis?, ela sentiu que suas palavras tinham um alvo. E assim prosseguiu... a culpa, disse ele, e? o risco que se ocorre esforc?ando-se sempre para o mais e o melhor; o amor e? a u?nica resposta para a culpa. Somente no amor podemos sustentar uns aos outros.

Todos temos dificuldades, mas precisamos enxergar e relembrar o motivo de termos iniciado todo tipo de decisa?o. Lembrarmos do ini?cio, o por que? e o para que. Jane Hawking que teve muita dificuldade, pensava muito sobre tudo que estava acontecendo, mas ela colocava amor e sua crenc?a em Deus acima e como resposta de tudo.

O tamanho do livro mudou com uma discussa?o com os primeiros cosmo?logos modernos sobre as teorias da Fi?sica de parti?culas e da flecha qua?ntica do tempo ? com especial refere?ncia, e? claro, ao significado dos buracos negros. Em conclusa?o, o autor aguarda com expectativa o momento em que a humanidade sera? capaz de ?conhecer a mente de Deus? atrave?s da formulac?a?o, em alguma data na?o muito distante do futuro, de uma teoria unificada completa do universo, a teoria de tudo.

Aline 16/02/2021

Nada é o que parece
Embora o texto seja um pouco cansativo, e as vezes a autora desvia do assunto com distrações que acabam ficando cansativas, não ha como minimizar a história de vida e toda a superação e traumas vividos porcessa família.

Pati Rocha 16/02/2021

Leitura um pouco cansativa, em alguns pontos, mas muito interessante. Muito intenso e profundo.

Isa 12/02/2021

A teoria de tudo: inspirador
Demorei um bom tempo para concluir a leitura, em alguns momentos o livro se torna arrastado e se prende a detalhes que não considero relevantes a história, mas mesmo diante desse fator o livro é interessante e tocante. A jornada desse casal, do início ao fim, é marcada por lutas e superações. É um bom livro para quem quer conhecer mais sobre a história de Stephen Hawking e sua primeira esposa, Jane, que teve um papel fundamental em sua vida.

Kell 01/02/2021

Leitura encantadora
Jane Hawking é uma ótima pessoa, adorei ler esse livro, fui surpreendido a cada momento. É uma extraordinária história de amor.

Cris 26/01/2021

Ciência, Superação e universo
"Era tarde demais. Eu já estava tão envolvida com Stephen que não havia nenhuma maneira fácil ou óbvia de cair fora." Pág. 44

O livro foi escrito pela ex-esposa do grande físico britânico Stephen Hawking, que faleceu em 2018.

A história do Stephen é muito interessante, desde a suas origens humildes até o reconhecimento como um grande cientista. E no meio do caminho, uma doença neurológica, que atrapalhou, mas não impediu que realizasse grandes estudos com a ajuda da esposa tão dedicada.

Eu confesso que fiquei muito curiosa com a história do Stephen depois de assistir o filme que se baseou nesta história e que me emocionou muito, e fiquei feliz por finalmente poder conhecer mais da sua história com este livro.

Em relação ao filme, o livro é bem diferente, porque é focado mais na história a partir da visão da Jane, enquanto no filme temos uma história bem mais romantizada. O ritmo é bem lento, a autora narra muitos detalhes da vida corriqueira dos dois ao longo de mais de 25 anos de casamento, e acho que é mais um livro de memórias dela do que uma biografia do Stephen. Eu demorei um tempão para terminar de ler, quase abandonei.

Apesar disso, eu gostei do livro, a história de superação do Stephen e sua contribuição para a história são muito interessantes. Mas o filme é bem melhor, fiquei até com vontade de rever.

Recomendo pra quem é curioso como eu em saber mais sobre a história deste grande cientista e que gostem de histórias com ritmo mais arrastado.

"Quando se luta contra o destino, apenas os grandes temas - a vida, a sobrevivência e a morte - são de real importância." Pág. 58

site: http://instagram.com/li_numlivro

Lorena 23/12/2020

A história por trás do gênio!
Um grande exemplo de uma mulher que faz de tudo por quem ama. A forma que Jane narra como zelara por Stephen, nos mostra que sem ela, ele provavelmente não seria o que é hoje. Assim como a própria determinação, coragem e inteligência de Stephen Hawking, o gênio teve como um pilar fundamental sua primeira esposa.

Kelly 18/12/2020

Inspirador e Essencial
Confesso que a leitura se tornou arrastada em diversos momentos, pois Jane, por vezes, detalha demais os cenários e os contextos (como política, arte, música e poesia) nos quais o livro está inserido, e isso torna uma leitura não tão fluída como eu gostaria que fosse. Por conta disso, falo com tranquilidade que o livro poderia ter sido reduzido pela metade, ou metade dele poderia ter sido substituído por coisas mais relevantes da vida de Jane e Hawking. Entretanto, o conteúdo em si é por demais rico, discorre sobre os dramas que estão por trás de uma vida e de pessoas aparentemente perfeitas (principalmente sobre o Stephen). Hoje muitos conhecem apenas a genialidade e destaque do Hawking mas não sabem quem de fato estava por trás de todo esse sucesso: uma grande mulher. Achei a história inspiradora e essencial não apenas para admiradores de Stephen mas para aquelas mulheres que necessitam de conforto e um espelho diante de muitas circunstâncias da vida. Obs: não é um livro de romance (como eu achava).

Renata Spezani 30/11/2020

Luta
O livro é marcado pela luta de uma mulher que escolheu viver uma história de amor com um gênio aprisionado num corpo cheio de limitações e uma mente brilhante. Mas a determinação dessa mulher em cuidar dele e de sua família é indescritível, emocionante e permeada de uma realidade dissonante. Uma constante linha tênue entre amor, entrega, culpa, medo e coragem.

Davi.Gadelha 29/11/2020

Que homem incrível.
Sempre gostei de física e sim posso falar que foi por causa desse homem. Obrigado por contribuir para a humanidade.

Amanda.Contiero 23/11/2020

A Teoria de Tudo
Creio que não se trata de um história para aprovação. Jane traz sua voz. E respeito todo o conteúdo apresentado. É a sua versão de uma relação que conhecemos através das lentes midiáticas. Aqui se fez uma narrativa de desabafos, fragilidades, sem construções românticas idealizadas.Não me agradou, no que tange a escrita, o exacerbado detalhamento da autora, demandando extrema paciência do leitor para apreciação do conteúdo geral.