A rainha do castelo de ar

A rainha do castelo de ar Stieg Larsson

Resenhas - A Rainha Do Castelo De Ar

KASTRUP 11/11/2009

The Best
Simplesmente magistral, o escritor sueco neste seu último livro da série Millenium, apresenta sua melhor perfórmance, uma narrativa maravilhosa, uma leitura fluente, são 688 pag. que voam e nem percebemos.

O entrelaçamento da narrativa, a construção do texto, e o desenlace é uma obra prima. Um dos personagens, o Mikael Blomkvist, dá-me a nítida impressão deste ser o próprio autor do livro. A hacker Salander mais uma vez se supera desvendando os enígmas do mundo cibernético. Recomendo a todos.

Duds 22/01/2021

Sensa
Sem palavra para descrever essa parte da história, o desfecho é simplesmente sensacional, estou apenas receoso sobre a continuação da série sendo escrita por outro autor.

Luis.Felipe 07/02/2022

Não leia o livro.
Sensacional, A rainha do castelo de ar é o livro que fecha trilogia milennium, após muitos acontecimentos, Lisbeth Salander personagem principal agora, consegue provar sua inocência após ser acusada de mais de 20 crimes, não há páginas de leitura que arrastam o enredo, o livro é emocionante em todos os momentos,

Trama impecável não deixou buraco algum.

Flor 13/05/2022

O livro começa com várias investigações e questões a serem resolvidas, mas ao longo da trama tudo vai deslanchando de uma maneira ótima de e viciante de se acompanhar

Mc Brendinha Carvalhão 19/06/2021

Fechado com chave de ouro
"No fim das contas, o tema principal desta história não são nem os espiões nem os organismos secretos dentro do Estado, e sim a violência de todos os dias cometida contra as mulheres, e os homens que tornam isso possível".
E que história fantástica, é meio longa, mas isso é necessário pra deixar tudo bem amarrado e sem pontas soltas, e tem muitos personagens e seus nomes são quase, muitas vezes, impronunciáveis, mas é só não ficar batendo cabeça com isso e curtir a história. Adorei.

Luciano.Soares 25/02/2023

O mais fraquinho da Trilogia Millenium
E isso não significa que o livro seja ruim, mas senti mais falta de ação e suspense que havia nos dois primeiros.
Mesmo assim a narrativa é envolvente apesar de não ter sido tão frenética como nos volumes anteriores.
Apesar dessa queda a trilogia encerra muito bem a história de Salander.
Resta agora saber se os outros 3 livros escritos pós morte de Larsson é tão brilhante como a trilogia Millenium.

lmjstxrm0 24/01/2023

A rainha do castelo de ar
"? Eu admiro Lisbeth Salander. Ela tem mais fibra do que eu. Se tivessem me amarrado com correias quando eu tinha treze anos, é provável que eu tivesse desabado completamente. Ela revidou com a única arma que dispunha. Em outras palavras, com o seu desprezo pelo senhor."

Aluisio 30/06/2010

Incrível
O terceiro livro da trilogia Millenium é simplesmente incrível, sendo, na minha opinião, o melhor dos três. Tanto a história principal de Mikael, Lisbeth e Zala, quanto as tramas paralelas, como a de Érika Berger são extremamente envolventes.
Um final digno para essa grande trilogia.
Alexandre 04/07/2010minha estante
Eu achei o primeiro livro da série, muito interessante, é um tipo de livro que te apresenta os personagens pelo psicológico, chagando ao ponto de começar a pensar como se fosse o presonagem. por causa disso, ele é lento no início e quando se acostuma com seu estilo, ele te segura até o fim, trata de assunto infelizmente atual, como a violencia contra as mulheres, o preconceito a quem não se enquadra nos padrões da sociedade. Enfim é um livro que mostra o pior da sociedade, como pano de fundo em um triler policial, muito bem entrançado.

grasi 30/03/2020

Muito bom!!! Recomendo bastante a leitura

Silvia 20/02/2022

Trilogia sensacional
Desde o início vc se apaixona e se vicia pelo livro e, claro, quer comprar o outro volume ... perfeito para quem gosta de uma aventura com um pouco de romance e suspense

Thaís 26/05/2020

O começo do livro me deixou um pouco apreensiva, pois até a página 100 mais ou menos eu estava bastante entediada pois o livro anterior terminou com um baita gancho e aí esse começa reintroduzindo uma trama.

Mas a partir do momento em que os primeiros indícios da trama foram lançados eu não consegui largar o livro!

Achei a trilogia maravilhosa e não sei a razão de ter demorado tanto para ler os livros sendo que comprei o box tem uns 10 anos!

Ainda não me decidi se vou tentar pelo menos ler os livros seguintes, decididamente não será a mesma coisa pois a escrita do autor é bem única.

Carla D 26/10/2010

Estou com medo de deixar uma review para este livro e não conseguir chegar nem aos pés do trabalho de Stieg Larsson. Se os dois primeiros livros da série já eram excelentes, o último volume explica o porquê do sucesso mundial da triologia. O que deixa triste é saber que o autor pretendia escrever dez livros com as sagas da revista Millenium, mas morreu depois de escrever apenas os três primeiros. Mas isso não é motivo para se preocupar com a continuidade da história. Os três livros são um ciclo fechado e não deixam nenhuma ponta solta mal explicada.

Uma das coisas mais legais do livro é a abertura de cada capítulo; um pequeno texto sobre diferentes grupos de mulheres guerreiras ao longo da história nos é apresentado. Mulheres que conquistaram grandes vitórias de seus exércitos, seitas, ou mesmo atitudes isoladas que, por algum motivo, caíram no esquecimento dos meios de comunicação. E essas aberturas caem muito bem com a história do livro. Apesar do protagonista ser o jornalista Mikael Blomkvist, as verdadeiras heroínas são mulheres guerreiras em suas respectivas profissões. Uma jornalista, duas policiais, uma investigadora particular, uma advogada e claro, nossa hacker favorita, Lisbeth Salander.

O primeiro e o segundo livros da saga sempre fizeram questão de mostrar violências (física e moral) contra as mulheres; crimes que acabam sendo despercebidos ou até mesmo toleráveis pela sociedade. Neste último volume, entretanto, o mais alarmante é como o preconceito contra mulheres ainda existe em várias esferas da sociedade e disfarçado de diversas formas e ideologias. Entretanto, as mulheres de Larsson não passam o livro inteiro lamentando sua má sorte, mas enfrentando seus antagonistas.

Mas não, esta triologia não é um manifesto feminista, estes detalhes estão muito bem enroscados na linha principal da história. Um suspense policial do tipo que você não consegue parar de ler, trazendo de volta os dramas de espionagem que achávamos que haviam morrido com o fim da Guerra Fria. Afinal, que clichê mais óbvio que o "espião russo que sabe de segredos cruciais do país"? Para Stieg Larsson não é um clichê, mas um gancho para uma história que nos entrete e ao mesmo tempo denuncia muitos aspectos da nossa sociedade.

Recomendadíssimo. 5 estrelas. Leiam!

Bia 06/04/2022

Uma loucura atrás da outra.
Li os três livros em fucking 10 dias em uma intensidade fora do comum!! Até pensei em dar uma pausa, ler com calma mas a história é tão bem construída e envolvendo que parece mágica como as páginas vão passando sem serem contadas... Infelizmente me despeço aqui, pois já entendi que as continuações não são dignas dos personagens e não pretendo mudar a imagem deles na minha cabeça. Foi uma aventura e tanto viver essas 1.800 páginas de tiro, porrada e bomba onde livros extensos não se tornam cansativos. É um prato cheio pra quem quer se envolver em um mundo de ação, adrenalina e reviravoltas.Um triller difícil se ser comparado. Vai ser difícil superar. Obrigada, Stieg, por antes de partir, ter deixado esse presente no mundo.
Diego361 07/04/2022minha estante
Com essa resenha vc atiçou a vontade de ler... Como assisti o primeiro filme, de praxe não consigo ler o livro depois do filme ;)

Laísa 23/12/2012

Ouvi o burbirinho da roda de amigos que já leram esta série do nosso saudoso Steig Larsson, de que 'a história é fantástica', 'devorei em três dias', coisas do tipo. E quando ouço qualquer tipo de comentário bom sobre qualquer livro, pesquiso e acabo sempre comprando e lendo. Vou captando as sugestões e enriquecendo a minha estante. Os que não prestam, vendo pro sebo, ou dou pra alguém.
Mas, confesso.
Preferiria não ter nem ouvido falar desse tal de Steig Larsson. Perdoem-me a audácia. Ler a trilogia Millennium me trouxe um misto de euforia e angústia. Primeiro por que fiquei mega ultra viciada nessa droga que correu em minhas veias durante semanas. Me deparei com o primeiro volume em uma loja de departamento, acabei comprando e simplesmente devorei em dias. Não me contive e adquiri os outros dois antes de terminar o primeiro. Ao longo da leitura frenética, que eu lia em qualquer lugar(mesmo), a história me encantou, e a Lisbeth Salander me fazia querer sempre mais. Movida pela paixão que adquiri pelo livro, fui a caça por mais informações sobre o autor, sua vida, sua obra. Me deparei com o filme que fizeram sobre o livro, que na minha humilde opinião, se o autor estivesse vivo, ele cancelaria tal feito, por que o Mikael do livro não é cara bonitão, saradofodãoquecometodas que o filme nos apresenta. Vejo o Super Blomkvist como um cara simples, batalhador, inteligente e um cidadão que luta contra a massa do sistema que tenta nos controlar. E vale dizer, pelo que li sobre o Steig, o Mikael é sua cópia fiel. Tanto quanto os outros personagens do livro que ele se baseou em amigos próximos e conhecidos. Lendo sobre ele, descobri que a sua intenção era escrever 10 volumes Millennium! O.o HÃ?! O Quê?! A história não termina no terceiro volume? Como assim minha gente? Fiquei revoltada, indignada até. Como alguém pode lançar uma trilogia que não tem fim? COMO? Como vou viver sem saber o que aconteceu depois do julgamento? O que aconteceu depois da ultima cena do livro, eles ficam juntos, e o Mikael e a Rosa, e a Erika? Não pode ser. Não aceito. Ainda tinha muita história para rolar.. Tanto que o quarto volume (já com 200 páginas) foi inexoravelmente interrompido quando o Steig nos deixou.
Me senti enganada. Traída.
Li uma obra pela metade. E assim será.

MarcosQz 25/08/2020

FINAL IMPECÁVEL
Larsson finaliza a trilogia original de forma impecável, isso é inegável. O livro segue exatamente no ponto final do anterior, e segue sendo uma narrativa que prende, que desespera, que nos deixa agonizando no chão para saber o que acontecerá a cada virada de página.
Impossível não se apaixonar ainda mais por Lisbeth, a musa dos olhos ouso dizer, pois essa garota enfrentou o inferno e voltou mil vezes.
Apesar da história ser muito voltada para Mikael, não é a história dele, é a história de mulheres fortes, imponentes, que não se deixam diminuir perante uma sociedade machista, controlada por homens e seus desejos maldosos pelo poder, pela vingança.
A Rainha do Castelo de Ar é o melhor livro da trilogia, termina com aquele gosto de quero mais, o desejo por mais da vida de Lisbeth e companhia. Tudo bem que tem continuação, mas não é a mesma coisa, até porque as personagens dessa história viviam em Larsson, o que é triste devido sua morte.
Por enquanto vou amar a trilogia original e só ela.
Jaque.Campari 25/08/2020minha estante
Resenha perfeita sem defeitos, hahaha esse livro é uma montanha-russa de emoções, e com muito gostinho de quero mais. Larsson fez jus ao quanto a Lisbeth é forte e determinada, mesmo a vida dela ter sido o inferno que foi. Lisbeth é minha personagem favorita da vida, e está neste posto com muita honra e respeito.