A Vida Secreta de Jonas

A Vida Secreta de Jonas Luiz Galdino

Resenhas - A vida secreta de Jonas

Ciceli 18/01/2009

Coleção Vaga-lume
Relembrar desse livros da coleção vaga-lume que li na infância, só me fizeram gostar ainda mais de fazer parte dessa comunidade! Será que esses autores sabem o quanto eles foram importantes na formação do gosto pela leitura de muitas pessoas?
Sabrina 05/09/2015minha estante
E essa nota?

jackfowl 19/11/2009

Sem sal
Apesar de falar sobre o preconceito, achei a abordagem muito fora de propósito e a história muito irreal para tocar num tema deste tipo.

Mateus 06/03/2010

Extraterrestres e seres de outros planetas são assuntos que eu gosto a muito tempo. Talvez o meu primeiro livro sobre o assunto, e o que me levou a realmente gostar sobre isso foi A Vida Secreta de Jonas. É incrível como certos livros nos marcam. Esse livro me marcou de tal forma que até hoje me lembro de suas páginas, de Jonas, os desafios que ele tem para ser aceito. Será que o que aconteceu com Jonas aconteceu apenas com ele mesmo? Penso que não. O preconceito é sofrido por diversas pessoas, sejam elas extraterrestres ou não.
A Vida Secreta de Jonas possui uma história fácil de ler, cheia de suspense e mistério. Para quem gosta do gênero, um ótimo livro para se descontrair. E para quem quer ler os melhores livros da coleção Vaga-lume, pode ter certeza que esse é um dos melhores.

Alberto M de Oliveira 30/07/2009

Tempo bom, não volta mais...
Li esta obra nos tempos do colégio. Entre a quarta e a sexta série do extinto ginásio. Não me lembro bem, mas no contexto da idade, entre 12 e 14 anos é uma boa pedida.

Sólon 09/12/2009

O primeiro
Foi o primeiro livro que li e gostei muito, simples e voltado para o público pré adolescente.

Bruno SS 08/11/2010

O começo
Acredito que, como muita gente por aqui, fui alçado ao mundo da literatura pela séria Vaga-lume.
A Vida Secreta de Jonas é um livro leve e inteligente que fala ao público alvo de um tema pesado, o preconceito. Comecei com este e recomendo a todo mundo que conheço que tenha menos de 13 anos. Façam o mesmo poruqe vale a pena.

Miriam Cristina 29/02/2012

Preconceito
Muito bom para trabalhar o preconceito com as crianças em sala de aula.

Ana Luisa 19/08/2012

A vida secreta de Jonas
Até os 8 anos detestava livros,ficava tonto só de olhar para capa,mas um dia em uma feira do livro vi "A vida secreta de Jonas" não pensei duas vezes comprei e comecei a ler quando me dei conta ja estava na metade do livro e ja tinha anoitecido.O livro é simplesmente maravilhoso leve,rapido porém com muito suspense.Desde então livros são minha paixão,principalmente os da serie vagalume minha favorita.

Rita Nunes 04/10/2012

Excelente livro infanto-juvenil. Meu filho estava lendo e queria conversar sobre ele, então hoje enquanto ele estava na escola li rapidinho. Me trouxe boas lembranças da infância,quando li muitos livros da série vaga-lume.

Aline Bitencourt 30/08/2015

Queridinho da infância
Esse foi um dos livros que me iniciaram no mundo maravilhoso da leitura. Emprestei do saudoso projeto Leia Brasil.

RjNegreiros 05/09/2015

Resenha: A Vida Secreta de Jonas
Devo confessar que o livro não havia me chamado atenção pela capa: o gênero de ficção científica não me agrada; O título também não havia me conquistado. Mas foi no recado do autor, na parte interna do livro, que encontrei o motivo para lê-lo:

"Acompanhando a trajetória de Jonas, você vai se deparar com um grande mistério. Um mistério que se esconde dentro de nós mesmos e que cria monstros. Uma estranha força capaz de nos transformar em pessoas que desconhecemos, quando nos vemos diante daquilo que é simplesmente diferente, novo."

Pronto! Eu já estava mais do que convencido e motivado a ler este livro. E não me decepcionei. Galdino fez uso da ficção científica, aliada a vida cotidiana e simples que conhecemos para montar o cenário de sua história, e usando como elemento central um personagem como o daquela notícia tão antiga que vimos no começo. E ele trabalhou o preconceito de forma brilhante!

site: http://mylittlemetaphor.blogspot.com.br/2015/09/resenha-vida-secreta-de-jonas.html

Celia.Rabelo 18/12/2015

O quanto ser diferente pode ferir por dentro e por fora de quem o é? Por que a mania de acharmos que somos perfeitos para julgar os outros? São essas perguntas que ficam em nossa cabeça após a leitura desse livro. A sorte de Jonas, foi contar com a boa Ana Paula e seu amigo Geninho. Recomendo principalmente à jovens em idade escolar. Uma excelente reflexão sobre diferenças e agressividade.

Silvia.Leticia 27/01/2017

Preconceito, acusações, solidariedade
Assim como os demais livros dá série vaga-lume, achei esse bem divertido. Apesar de conter uma história com narrativa e personagens rasos, por ser destinada a um público infanto-juvenil, percebi que há um leque de possibilidades para serem refletidos e discutidos com as crianças.
O primeiro deles é a questão do preconceito com o diferente. Alguns garotos passaram a tratar Jonas mal somente pelo fato de ele ser diferente, ser mais calado, estar mal vestido e não saber exatamente de onde ele veio. Isso nunca deveria ser motivo para destratar nos de alguém, portanto, caso esse livro seja lido na escola, é importante ressaltar essa questão.
Mas também é um livro que mostra que ai dá sim há pessoas boas no mundo que só querem ajudar e fazer o bem senso justas, o que é absurdamente importante nos dias de hoje.
Outro assunto abordado é o fato de acusamos alguém sem provas, isso é uma coisa séria que deve ser pensada com cautela.
Por fim é possível refletir sobre o papel dá imprensa sensacionalista e os efeitos que essas reportagens causa nos envolvidos.
O livro é simples, mas nos possibilita esse leque incrível. Vale muito a pena. Caso queiram ler uma análise dos assuntos abordados mais detalhada, entre no meu blog https://lerparaqueblog.blogspot.com.br/

Lucas Fernando 19/03/2019

História de Outro Mundo!!!
Indico a todos que estão disposto a ler uma história curta mais envolvente e bem engraçada com o Jonas, que é e não é da Terra, (rs).
Esta obra é bem curta mais mesmo assim complementa o que tem de poucas páginas em uma narrativa bem aprofundada na vida de um carinha que mora logo ali, chamado Jonas que é da terra e ao mesmo tempo de outro planeta.

Caio 08/08/2019

Livre básico, simples e com bela mensagem!
Primeiro amo temas extraterrestres, ufologia, todo o mistério que os cerca e suas histórias e suas adaptações: No cinema, séries, seriados, videogames, livros, documentários, canais no youtube explorando o tema eu adoro. Terá alguns SPOILERS NA OPINIÃO ABAIXO:
Bom o livro começa bem e dá umas derrapadas na minha opinião pois deixa várias pontas soltas na história do Jonas, e não explica a sua origem e deixa o final em aberto para livre interpretação, visão de quem foi o Jonas e no que ele poderia ser. Os personagens são bem superficiais, sem desenvolvimento sendo introduzidos para ser apoio na história e contar de forma bem de fácil de entendimento pois é uma obra infantil que estamos falando mas poderia ter desenvolvido melhor certos personagens que do nada aparecem e somem sem explicação, sentido.
A melhor parte além da ufologia, como é retratado o preconceito contra o Jonas. Preconceito como ele sempre é: ridículo. Aqui o menino é tratado com hostilidade por ser calado, diferente, não ter memória e sempre serve como bode expiatório para as pessoas, principalmente pelas pessoas acharem que vem da rua pois acha uma má influência imaginando só pq vem da rua pode ser ladrão, delinquente. E não esquecendo o preconceito que uma pessoa sofre por beber bebidas alcoólicas. Ridículo. A forma de abordagem é interessante e isso pode ser discutido em vários lugares inclusive na escola com crianças. Um bom aprendizado. Mas o livro é muito curto e isso prejudicou a história e seus personagens rasos mas continua sendo uma obra marcante ainda mais na época, pela sua importância na vida de gerações anteriores na época do lançamento e até hj é marcante sem dúvidas. Coleção vaga-lume tem vários livros diferentes e bacanas que valem a pena. 2.5/5.