O Senhor da Torre

O Senhor da Torre Anthony Ryan

Resenhas - O Senhor da Torre

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Erika Santos 22/08/2021

Eu gostei da continuação. Tenho meus personagens favoritos: Vaelin, nosso heroi. Gosto muito do Frentis que sofre bastante nesse livro, conhecemos Reva e a minha favorita, Davoka que é uma gerreira lonak, adoro sua personalidade.
Esperava um pouco mais, estava com as expectativas muito altas, porque gostei muito do primeiro.

Jemilly 02/09/2016

Tô com muitas palavras para esse livro
Na resenha que fiz sobre A canção do Sangue comecei dizendo que era uma fantasia medieval bem construída e que apesar de ter mais de 600 paginas (655 no caso) tem uma narrativa tão boa que te prende do inicio ao fim, bom, mas se você leu essa minha resenha, então já sabe (e não entende o porquê de eu esta voltando para isso, e eu sou repetitiva, eu sei, agora deixa eu continuar, to tentando fazer um paralelo aqui, calma...), e o que dizer então de O Senhor da Torre, segundo livro da Trilogia A Sombra do Corvo que tem nada mais, nada menos que 704 paginas (não foi o maior livro que li, mas é grande, vamos combinar), você pode está pensando...
“dessa vez não se prendeu?”; “Agora com certeza essas paginas todas te cansou”... Engano o seu meu caro amigo leitor invisível de resenhas alheias, O Senhor da Torre é simplesmente espetacular, esqueça que eu disse sobre o primeiro ser bom, chamar esse segundo de bom seria uma ofensa! Anthony Ryan tem um estilo de narrativa completamente impressionante para esse tipo de história bem mais complexa, depois que terminei a leitura, tive que dar um tempo antes de vim escrever algo, eu estava sem palavras, sério.

Agora o que mais faz a história ser tudo isso? O que faz ser melhor que o primeiro livro? (que eu já amava tanto), A narrativa dividida é o grande diferencial desta continuação, se no primeiro acompanhamos a narração feita por Varlin Al Sorna, agora os capítulos são divididos entre ele, a princesa Lyrna, o antes desaparecido Frentis e uma nova personagem Reva, você pode pensar “eu gostava da narração de Varlin, agora tenho que ficar preso nesses outros e torce para voltar a dele logo”... Não meus caros colegas, não, não, absolutamente não! Quando você começa a ler a narração de um, você simplesmente esquece-se do outro, não estou falando de esquecer que os outros existem, mas você se envolve com a narrativa deles assim que começa, o que eu achei incrível, lembra “As crônicas de gelo e fogo” por causa dessa separação da narrativa por personagem, ao mesmo tempo em que tudo caminha para se interligar, a diferença que gostei da narração de todos (em “As crônicas de gelo e fogo” eu estava toda empolgada na narração de John Snow, Tyrion e de repente a próxima... Sansa :/ É a vida, sorte que é muito bom também, só que com narrativa mais densa do que esse).

Posso dizer também que agora a questão da magia está muito mais no centro das coisas, se antes foi abordada de forma mais pelas beiradas, nessa é bem mais abrangente, tanto isso, como as questões das crenças, cultura e religiosidade entre alguns locais do reino, que é a base de muitas brigas e discordância, além de guerra, é difícil explicar, porque são coisas inventadas, e apesar disso esse universo criado Anthony Ryan, consegue passar uma mensagem de tolerância, de respeito, de como o fanatismo religioso pode distorce as coisas, de uma forma que achei genial, no primeiro livro tinha um grupo fanático de uma determinada crença, que eram completamente cruéis com quem seguia crenças diferentes da dele, passei o primeiro livro achando que eram vilões, e nesse segundo eu quebrei a cara quando mostram novos personagens que tem a mesma fé e não são os vilões, não são maus, e é incrível quando você reflete que você generaliza um julgamento por causa de determinados grupos radicais, tenho que repetir, isso é incrível. Tem outras questões que gostaria de falar, que esse livro vem mostrando, principalmente sobre a homossexualidade e a mulher, sobre o certo e errado, mas é muita coisa, e é meio complicado de escrever ainda mais sem spoiler.

E falando nisso, é meio difícil falar de como se passa esse livro, sem dar spoiler, mas posso dizer que a guerra que teve no primeiro não chega a ser tão ruim quando você ler o que vai acontecer nesse livro, Varlin aqui aceita muito mais seu dom, ele pode não está sozinho no centro da história agora, mas ele continua ótimo, Frentis depois do fim do ultimo livro passou por coisas horríveis e ficamos sabendo o que aconteceu com ele, e ele tem um papel fundamental agora, está bastante mudado, céus, fiquei morrendo de pena dele, mas ninguém mudou tanto a personalidade como a princesa Lyrna, ela continua super mega inteligente, com certeza a cérebro de todo o livro, mas acho que agora ela deixou de usar sua inteligência para o “mau”, ela está melhor agora, tecnicamente menos manipuladora, ou manipulando as pessoas certas, talvez... Reva apareceu apenas nesse segundo livro, é completamente maluca no começo, realmente uma ótima personagem, no final do livro ela é outra. São muitos personagens que surgiram, e ganharam destaque agora, e com certeza os dois primeiros livros de a Trilogia da Sombra estão entre os melhores livros que li esse ano, vou ficar sofrendo para o lançamento do terceiro que só nos dará a graça de sua aparição ano que vem pela editora Leya, não querendo me estender mais só vou dizer que amo as capas dos livros e se por algum milagre você conseguiu chegar ao fim dessa resenha, você já está quase pronto, foi um pequeno treinamento para as 704 paginas que te esperam, obrigada. Leiam!!!

site: http://clubedofarol.blogspot.com.br/2016/08/o-senhor-da-torre-sombra-do-corvo-2.html

Hercilio.Helton 05/10/2021

"O corvo voa em asas de fogo
Quando as chamas nascem
Nos ventos do verão"

Se o primeiro livro já foi sensacional, esse foi várias vezes melhor.
Se no começo acompanhamos a história somente pelos olhos de Vaelin Al Sorna e sua jornada dentro do Reino e da Fé, agora temos olhos em vários lugares desse mundo.
E que mundo!

"Vi cidades e estradas maravilhosas. Vi crueldade e cobiça, mas também vi isso aqui. Vi um povo com uma vida que era estranha de muitos modos, mas também muito parecida com a vida em qualquer outro lugar"
"Então por que eles são tão cruéis?" Havia uma seriedade no rosto da garota, um desejo sincero de entender.
"A crueldade está em todos nós, mas eles fizeram dela uma virtude"

No primeiro livro a história se limita ao Reino Unificado, explorando muito pouco os povos que vivem fora dele, mas nesse segundo livro da trilogia temos uma realidade diferente. Vemos acontecimentos em todos os Feudos do Reino Unificado, no Império Alpiran, na região misteriosa ao Norte e no Império Volariano.

A trilogia trabalha de forma sensacional a devoção cega, a fé inabalável.
E a crueldade que ela pode trazer.

"Você acha que sou cruel, mas o que sabe sobre a verdadeira crueldade? Um tigre é cruel quando ataca um antílope? Ou o tubarão-vermelho é cruel quando reivindica a baleia? Seu rei louco foi cruel quando lhe enviou para uma guerra desesperada? Você confunde propósito com crueldade, e eu sempre tive um propósito"

"Os amados não precisam temer o curso da guerra ou as espadas de homens vis, pois o Pai não permitirá que sejam derrotados"

Qual a batalha mais épica que você já viu/leu?
Talvez nas obras de Tolkien ou George R. R. Martin, ou talvez em outras grandes fantasias?
Lembro de um capítulo de mais de 50 páginas em Oathbringer que mostra uma das batalhas mais fenomenais que já vi.
E por incrível que pareça todas essas são pequenas quando comparadas à que temos nesse livro.
Dentro de 700 páginas é narrada uma grande guerra que domina todos os cantos do mundo.
Uma verdadeira fantasia militar em seu ápice ⚔️

"A covardia é a pior traição à dádiva da liberdade, pois um homem que foge da batalha é escravo de seu medo"

Sobre a leitura:

Desde o primeiro momento já vemos como o escopo desse vai muito além do primeiro livro.
Temos personagens espalhados pelo mundo e vários diferentes pontos de vista.
Os novos personagens introduzidos são sensacionais, os caminhos tomados por cada um deles é incrível e a finalização de tudo é maravilhosa.

Apesar de ser um livro com 700 páginas a leitura foi é bem rápida e dinâmica com pouquíssimos momentos mais lentos.
É luta e sofrimento do começo ao fim, minha gente 😂

"Lutamos sozinhos" comentou Davoka.
"Não sozinhos. O Senhor da Torre dos Confins do Norte virá. E, quando vier, retomaremos esse Reino"
Davoka franziu o rosto diante dos murmúrios de consentimento dos outros em volta da fogueira.
"As vastidões do norte ficam muito longe. E esse Senhor da Torre não pode ter mais homens do que os volarianos"
Illian deu uma risada baixa.
"Lorde Vaelin poderia vir até sozinho e essa guerra ainda seria vencida em um dia"

Thânia Deak 21/10/2021

O Senhor da Torre
Nesse segundo volume Vaelin se vê obrigado a voltar ao reino e se tornar o senhor da torre do norte e proteger o reino.
No caminho de volta ao reino Vaelin conhece Reva, uma jovem forte e guerreira que quer matar Vaelin. Porém ela descide conhecer e aprender mais com ele.
Uma ataque acontece no reino e mais uma guerra se aproxima. Vaelin, Reva e Lyrna vão enfrentar muitos desafios pelo caminho.

Eu adorei o livro, no começo achei um pouco puxado, leitura lenta. Mas depois muitas coisas acontecem e a leitura flui muito rápido.

Fernanda Bard Chagas 20/06/2021

Cumpriu as expectativas e muito mais....
Na continuação de A canção do sangue, vemos um Vaelin assombrado pelos fantasmas das suas guerras anteriores, mantendo sua espada enrolada em lona para evitar despertar o matador que ele é durante as batalhas. Ele retorna ao Reino e é designado o Senhor da Torre nos confins do norte, mas até tão longe ao norte sua reputação o segue, e olhares de desconfiança e medo são comuns por onde ele passa. No entanto, logo é deixado claro que em vez de um guerreiro com sede de sangue, Vaelin é na verdade um pacificador.
Enquanto isso, também somos expostos às aventuras da princesa Lyrna, que partiu para as terras lonarks a fim de conquistar uma paz com esse povo nunca antes vista. Também acompanhamos o tormento de Frentis nas mãos de uma figura misteriosa, vil e poderosa. Por fim, também conhecemos Reva, a filha do Lâmina Fiel, uma figura forte, presa a sua missão de recuperar a espada perdida de seu pai, a mando de um sacerdote da Fé abusador, atormentada pelo seus senso de vingança.
Enquanto isso, vemos a ameaça Volariana crescendo e sombreando o Reino Unificado, mas também descobrimos que há algo muito mais tenebroso e terrível por trás dessa nova guerra. No fim o grande Vaelin Al Sorna terá que por o brilho de sua lâmina novamente aos olhos do leitor!!
Impossível de descrever a alegria dessa leitura, como os personagens foram tão belamente explorados e desenvolvidos. A Lyrna e a Reva, principalmente, mostraram-se como figuras femininas tão fortes que é impossível não se apegar a elas, e que surpresa, pois a Lyrna passou de uma personagem dúbia ( eu realmente detestava ela) para uma das melhores figuras nessa história !
O primeiro livro prometeu bastante sobre as Trevas, as lendas desse novo universo, e esse segundo volume cumpriu com toda essa expectativa. Os dons dos dotados foram mais explorado e vemos muito mais da canção do sangue em ação, com um Vaelin completamente desenvolvimento e em harmonia com seu poder.
Não preciso dizer nada sobre as descrições das cenas de ação, que são uma imagem viva na cabeça do leitor. Ryan tem uma forma mais sombria e sóbria de escrever sua fantasia e isso torna a narrativa bastante admirável. Sem falar que todos os pontos são bem amarrados, vemos personagens serem mencionados em histórias e eles surgem na narrativa, e se você prestar bastante atenção vai conseguir decifra-los e perceber essas pequenas amarras, simplesmente incrível!
Sem falar da quantidade de momentos em que as coisas de firmam para um desfecho épico, um bálsamo para uma alma fã da fantasia!!!
Enfim, esse é um dos meus livros favoritos e espero que seu desfecho seja tão poderoso quando os dois primeiros volumes!

Daniel Andrade 27/07/2021

Uma bela sequência.
Os primeiros 20% do livro foram muito difíceis para mim pois não lembrava de um personagem além do Vaelin. Depois, engrenou. Do meio pra frente o ritmo é realmente muito bom e fica difícil querer parar a leitura. Achei que ter ação até a última linha da última página (literalmente última linha) é um pouco desnecessário, mas ok. Quero ver se consigo terminar essa trilogia ainda esse ano pois agora preciso saber quem é o tal do Aliado e o que vai acontecer com Vaelin, Reva e Frentis.

Karina 01/08/2020

Eletrizante!
O segundo livro da trilogia "A sombra do corvo" traz personagens novos e muito bem construídos que têm seu próprio objetivo, mas que no decorrer da história, todos estão interligados.

Há muitas batalhas épicas, mensagens de companheirismo, conflitos em relação a fanatismo religioso e muita magia.

Fãs de Tolkien, Bernard Cornwell, Martin e afins iriam apreciar muito esse livro.

João 30/07/2021

Mais sangue, morte e destruição
Há uma expansão do livro anterior para esse onde o autor explorou muito mais os elementos fantásticos desse reino, onde há muitas pessoas dotadas de habilidades e vemos mais delas aparecendo e usando seus poderes ao longo do livro. Além do mais há a expansão geográfica, mostrando outro continente e consequentemente também trouxe mais personagens e mais pontos de vista para narrar essa história.

Sem contar que sempre acontece batalhas no meio da história, um livro recheado de ação. A guerra travada é insana e bem detalhada.

Lia 16/04/2021

Favorito
Esse se tornou um dos meus livros preferidos da vida facilmente. A continuação de uma fantasia épica apresentada de uma forma estonteante e apaixonante. Muitas emoções e reviravoltas acontecem nessa sequência e só posso esperar que o terceiro seja assim também. Se você é o tipo de leitor que chora quando reforços chegam a um exército sem esperanças de vitória e quando o protagonista é a pessoa mais fantástica na história do livro, bem vindo ao clube.

Venancik 09/09/2022

Bom esse livro me surpreendeu muito quando vemos que temos POVS de outros personagens, vou iniciar com o Vaelin nosso herói que deixou a espada de lado, ainda estou gostando do arco desse personagem. Frentis que me deixou bastante incabulada com sua síndrome de Estocolmo, gosto do personagem mas a sua construção ficou estranha a partir do momento que a mulher misteriosa morreu.
Lyrna que me surpreendeu muito e que estou muito feliz de conhecer mais de duas facetas.
Reva que até agora é minha personagem favorita e que está tendo um arco de desenvolvimento maravilhoso.
E por último Davoka a criaturinha mais doce que eu já vi ela tem aquele jeitão de vou matar todos , mas é um amor que eu sei

Marcelo 16/04/2021

Excelente
Uma excelente continuação, merecedora de 5 estrelas! Ansioso para terminar esta bela Trilogia!

Alessandra.Vollman 01/04/2020

Melhor que o primeiro
O livro é simplesmente sensacional, no começo achei meio arrastado, não conseguia me manter lendo por muito tempo. Mas, foi melhorando a cada capítulo, dando mais detalhes e evoluindo cada personagem, a divisão dos capítulos foi de acordo com cada personagem, o que deu mais destaque para cada um.

Jbaclg 26/06/2020

Ansiosa para o próximo
O começo desse livro é bastante lento, até fiquei meio decepcionada porque o anterior foi bem mais dinâmico . Mas , a partir da "Parte II" fica bem melhor . A evolução da personagem Reva é algo notável e incrível. A agonia que Frentis passa é roer as unhas . A mudança de postura de Lyrna também é algo fantástico, a mudança de visão de mundo que ela tem devido às experiências que ela passa nesse livro é muito bom. E ,claro , Vaelin sempre bom e leal , amei sua aventura e quando ele narrava eu ficava mais presa na história . O final é muito angustiante.
Já estou ansiosa para o próximo !

AlencarCE 07/02/2017

Simplesmente fantástico!
Eu já havia gostado da história pela leitura do primeiro volume da séria ("A Canção de Sangue") mas nada da excepcional. Já esse segundo livro é muito bom, principalmente pela excelente descrição dos conflitos e desenvolvimento dos personagens apresentados no livro anterior. Embora volumoso, essa é uma leitura muito prazerosa e rápida pela qualidade da narrativa. Recomendo a todos mas, o meu exemplar, não vendo nem troco :)

Livros trechos e trecos 06/04/2020

O senhor da torre
Meu coração de guerreira barbara saúda esse livro com todo amor sanguinário contido em meu ser!!

O senhor da torre é o segundo livro da trilogia "A sombra do corvo", onde revisitamos da história de Vaelin Al Sorna. Que após todas as decepções sofridas nas inúmeras batalhas travadas em nome do reino, decide parar de lutar. Mas não importa aonde vá ou que decisão tome a guerra sempre o procura e por mais que tente resistir, Vaelin sempre responde ao seu chamado.

Para mim, esse segundo livro conseguiu ser ainda melhor que o primeiro, o que é um feito difícil para segundos livros. No primeiro a história era focada na construção do mito de Vaelin, já agora temos vários narradores. Com cada capítulo contando um pedacinho da história de um personagem, ficamos ainda mais maravilhados com todas as conspirações e feitos particulares que culminam na grande batalha desse livro.

E que batalhas!!
Destaque para Reva. Dona do mundo, rainha do meu coração! Apesar de tudo o que ela tem que sofrer para se transformar nessa musa das batalhas! Frentis e Lyrna também são de uma importância vital nesse livro, e suas histórias são igualmente maravilhosas.

Algumas perguntas são respondidas, velhos conhecidos dão o ar da graça, mas ainda há muito mistério em relação ao Aliado e suas intenções ocultas (mas não tão ocultas assim). Conhecemos novos dotados e visitamos lugares novos, mas apesar de toda a ação contida nessa história, fica muito claro que a grande batalha, a senhora das batalhas, ainda está por vir.

"a covardia é a prior traição à dádiva da liberdade, pois um homem que foge da batalha é escravo de seu medo."

site: https://www.instagram.com/p/B-o6BXQD9D7/?utm_source=ig_web_copy_link

1 | 2 | 3 | 4 | 5