O Garoto-Cabra

O Garoto-Cabra Leonel Caldela

Resenhas - A Lenda de Ruff Ghanor

Ataide 08/09/2015

Livro muito bom, com uma leitura bem dinâmica. Os personagens nos conquista facilmente .É quase impossível de parar de virar a pagina .

William.Elias 17/11/2015

A Lenda de Ruff Ghanor – O Garoto Cabra
Quem diria que uma aventura inventada durante a gravação de um Nerdcast se tornaria uma história digna de nossas prateleiras?

Parece um absurdo, mas por incrível que pareça, o material produzido pelos criadores do Nerdcast, Alexandre Ottoni e Dave Pazos, é muito envolvente, bem editado e claramente feito com muito empenho. Em um áudio que inicialmente seria um conglomerado de situações corriqueiras em uma mesa de RPG, acompanhamos as aventuras dos participantes do programa no Reino de Ghanor, lugar batizado com o nome de seu primeiro rei e herói. Durante a gravação, eles perceberam que o material estava ficando muito maior que passagens simuladas, então decidiram transformar tudo em uma aventura conectada, que passaria por todos os momentos planejados, mas com uma linha guia ditada pelo mestre Jovem Nerd.

Essa dinâmica gerou mais dois especiais de RPG, que aprofundou cada vez mais as lendas do reino fictício e dos personagens que se tornaram queridos pelo público. Com a trilogia finalizada, ficamos órfãos daquele universo, mas no final de 2014 tivemos uma grata surpresa, seria lançado o primeiro livro da trilogia A Lenda de Ruff Ghanor.

Com a notícia da publicação, veio a ansiedade, mas principalmente a curiosidade de saber quem nos conduziria pelas aventuras que a trama nos reservava, e o anúncio de que Leonel Caldela seria o escritor por trás das histórias de Ruff Ghanor simplesmente caiu como uma luva. O autor é amplamente conhecido entre os jogadores do RPG e já havia trabalhado com um cenário pré-existente na Trilogia da Tormenta, onde teve participação essencial para a evolução do enredo do jogo. Seus livros influenciaram diretamente na história, e explicaram alguns conceitos ainda então nebulosos, como a origem da tormenta e o que ela é.

Com o autor, exploramos o lado divino da história que enriqueceu o universo para todos aqueles que forem criar algo nesse mundo, desde livros, jogos, e é claro, aventuras de RPG. Contudo, havia duas diferenças principais nesses projetos. A primeira era que o mundo de Tormenta já contava com muito material publicado. Ghanor ainda precisava ser todo construído. A segunda era que os protagonistas da Trilogia eram todos criações do autor. Agora, escrevendo sobre Ruff Ghanor, ele teria de trabalhar a partir de um personagem já concebido.

O Garoto Cabra, título do primeiro livro, narra da infância ao início da vida adulta de Ruff Ghanor, futuro herói lendário das terras que anos mais tarde seriam batizadas com seu nome. Para quem esperava as galhorfas e piadas dos personagens da trilogia de Nerdcasts, pode ter achado as primeiras páginas um pouco estranhas, pois o ritmo da aventura é mais lento, o que era de se esperar uma vez que são mídias diferentes, e descrever uma situação apenas com palavras escritas pode ser bastante desafiador.

Com uma narrativa ágil a leitura se torna muito fácil, logo podemos percorrer muitas páginas sem ficarmos cansados e esse talvez seja o grande diferencial do livro, pois acompanhamos as fases da vida de Ruff sem perceber os capítulos passando. Somos envolvidos nas amizades e mistérios que circulam o monastério berço do herói e conhecemos seu mentor, que protagoniza alguns dos capítulos mais interessantes. A trama explica de maneira sensacional os eventos brevemente abordados no Nerdcast e termina surpreendendo, deixando os elementos certos para fisgar a atenção.

Com o final de 2015 chegando esperamos o segundo volume da lenda que sem sombra de dúvidas irá fazer parte de minha prateleira, já com espaço reservado, ao lado de outros grande títulos.

site: http://nucleonerd.com.br/a-lenda-de-ruff-ghanor-o-garoto-cabra/

Arca Literária 11/01/2017

resenha disponivel no site a partir do dia 03/02 http://www.arcaliteraria.com.br/a-lenda-de-ruff-ghanor-a-lenda-do-garoto-cabra-leonel-caldela

site: http://www.arcaliteraria.com.br/a-lenda-de-ruff-ghanor-a-lenda-do-garoto-cabra-leonel-caldela

Gustavo.Pinoti 25/01/2017

Perfeito
O livro é simplesmente uma das melhores (se não a melhor) leitura da minha vida. recomendo totalmente. Garanto que não vão se arrepender de ler.

Helô 10/08/2017

Um livro para orgulhar as narrativas fantásticas brasileiras
"A Lenda de Ruff Ghanor" estava na minha lista de leitura há muito tempo. Contudo, acabei protelando e passando outros livros na frente. Grande erro. Se você ainda não leu e não sabe se realmente deveria investir tempo lendo este livro (que nem é tão grande assim, principalmente se o compararmos a outros do mesmo gênero), aconselho que inicie a leitura imediatamente. Você não vai se arrepender.

É um livro repleto de referências de vários lugares. Isso ajuda muito a ambientar mentalmente os acontecimentos. São VÁRIAS reviravoltas na história e, em determinado momento, você acha que nada vai se encontrar no final, para no momento seguinte achar que já desvendou o que vai acontecer e, em seguida, perceber que nunca esteve tão errado na vida (e vai ficar feliz por isso).

Leonel Caldela se mostrou brilhante. Confesso que não conhecia o trabalho do autor e já estou completamente apaixonada. Ressalto a importância de ler as últimas páginas do livro, onde ele conta um pouco de sua trajetória e de como foi escrever essa aventura. É de uma humildade absurda.

Ruff Ghanor já tinha meu coração. Agora, além disso, ganhou um espaço cativo na lista de "livros que quero guardar para os meus filhos" na estante.

@estantedaali 16/01/2018

Ruff "Deus" Ghanor
O livro começa narrando a chegada de Ruff Ghanor, ao ser encontrado na caverna proibida por dois acólitos e um garoto muito intrometido chamado Korin que estavam à procura de uma cabra perdida, por não falar absolutamente nada ao chegar no mosteiro e apenas repetir o que parecia ser um rosnado "Ruff", passam a chamá-lo de Garoto-Cabra.
Na caverna, Ruff fez o chão tremer e se abrir com as próprias mãos diante de Korin e dos acólitos, lutando contra uma besta. Após essa façanha, foi levado ao mosteiro onde o prior (que é um dos melhores personagens do livro, muito inteligente e com um passado muito legal) passou a treiná-lo após descobrir, através de uma mancha nas costas do garoto,, se tratar de um descendente de uma antiga linhagem de reis, os Ghanor. Conforme a lenda, seria Ruff o enviado para derrotar Zamir e pôr fim aos anos de tirania dos dragões vermelhos.

Ruff é treinado ao longo dos anos no mosteiro, desenvolvendo a parte física e espiritual, tendo ajuda de São Arnaldo. Faz amizades como Korin e amores como Áxia. Começa aí um dos primeiros problemas do livro, apesar de serem apresentados inicialmente, o autor não desenvolve nenhum dos personagens paralelos no decorrer do livro, uma pena.
Korin é um garoto curioso e intrometido, mas gostei muito do personagem. Com forte inspiração no pai, seu sonho é se tornar um dos guardas do vilarejo. Áxia é o grande amor de Ruff, um tanto quanto exagerado. A garota é injustiçada no vilarejo por sua mãe trabalhar nas noites da taverna e seu irmão ser deficiente. É chamada de bruxa por se envolver com uma senhora da floresta e passa o livro inteiro com ódio de todos e lutando por vingança.

As passagens de tempo também não são muito definidas, uma vez que Ruff chega ao mosteiro ainda criança, sabemos que ele passa sua vida treinando para o dia de enfrentar Zamir, porém não passa disto.

Gosto de dividir o livro em duas partes, antes e depois do ataque ao mosteiro. Antes do ataque ao mosteiro a história é boa, envolvente. Após o ataque se torna difícil concluir o livro, de alguma maneira o livro muda e pelo menos pra mim não agradou mais.

Ruff é endeusado o tempo todo e tudo passa a ser desculpa para que "pessoas precisam ser sacrificadas para que Ruff viva", o romance com Axia se torna bobo demais, o autor passa muito tempo em capítulos que não agregam ao percurso da trama (para quem leu o livro, o capítulo do anão Thorin e da Cidade do Pó têm uma extensão desnecessária).
Os diálogos me incomodavam muito, pois a escolha do palavreado não era nem um pouco adequada ao contexto, não me passava naturalidade, sem falar na impressão que tinha de que sempre estavam gritando uns com os outros, principalmente Korin e Ruff (e talvez estavam mesmo, tamanho era o ego de Ruff).

Posso afirmar que o final é surpreendente (pelo menos para mim foi), qual realmente é a missão de Ruff, mas ainda assim, por mais que tenha me despertado curiosidade, não é o bastante para continuar lendo os livros da série.
O maior ponto positivo do livro é que ele tem uma mapa lindo, desenhado nas primeiras páginas, particularmente gosto de acompanhar a descrição dos lugares juntamente com o mapa no decorrer do livro.

site: http://falandocomaali.blogspot.com.br/2018/01/livro-lenda-de-ruff-ghanor-vol-1-o.html

Raphael 04/09/2018

Livro surpreendente, achei que seria algo caça níquel, já que o livro é baseado num episódio de podcast de RPG, mas o livro abrange um ótima história e com bons personagens.

Inlectus 09/12/2018

Interessante.
Fantasia com um sutil tempero religioso.

PEJOTAvix 12/03/2019

Épico, evolvente e empolgante
Que leitura boa! Fui pego de surpresa com uma história muito envolvente e empolgante. Os 4 últimos capítulos foram de uma só vez. Estou ansioso pra ler o próximo volume

Whermeson 28/03/2020

?- Poucos lembram deste símbolo, garoto-cabra. Talvez apenas um punhado no continente inteiro. Mas passei boa parte da vida estudando e li tomos que não existem em lugar nenhum, exceto aqui. Este é o símbolo de uma linhagem que todos julgavam extinta. Uma linhagem de reis.
- Sou um rei?
- Você é o garoto que surgiu quando buscávamos uma cabra! Um garoto com um grande peso nas costas.
Calados.
- Mas tem uma linhagem ? disse o prior. ? Tem um nome.
- E qual é meu nome?
As palavras vieram sólidas, como uma pedra de catapulta. Como um rugido seguido do clangor de uma espada, o nome reverberou:
- Ruff Ghanor."Livro 08 ? 2020
A Lenda de Ruff Ghanor - Volume 1: Garoto-Cabra http://www.academialiterariadf.com.br/2015/01/resenha-lenda-de-ruff-ghanor-o-garoto.html

Victor 20/09/2020

Como lidar com o extraordinário
É sempre complicado trabalhar com a ideia do "Escolhido". Fica difícil saber medir a quantidade de poder e certeza que um personagem pode ter e ainda assim mantê-lo interessante. Nesse livro Leonel Caldela faz isso com perfeição. Ruff Ghanor é overpower, é benevolente e é incrível. Mas também é sensível, inseguro e confuso. Tudo isso faz nos importarmos e até nos conectarmos de certa forma com suas aventuras.

Gabriel 03/12/2020

Excelente
Leonel sem dúvida é um dos escritores brasileiros com a melhor linguagem que já li.

David.Rodrigues 18/12/2020

maneirinho
Não espere nada muito original, é uma jornada do herói bem simples mesmo assim é bem divertido, ruff ghanor se encaixaria perfeitamente no genero shounen, minha recomendação seria leia como se estivesse lendo dragon ball z ou algo do tipo, não tem nada muito profundo mas a aventura é divertida, tem personagens interessantes e vale a reviravolta no final.

Lemon 09/02/2021

Ruff Ghanor
Esse livro me prendeu bastante a sua história e já estou louca para ler a continuação. Muito bem escrito e com um plot que eu não adivinhei até chegar nele.

As personagens deixam aquele ar da realidade e de que ninguém é perfeito (exceto o Korin que nunca me decepcionou), e as atitudes deles em certas partes davam muita raiva porém é do ser humano ser levado pelos sentimentos.

Quero dizer que o final me surpreendeu muito e aquele plot final me matou e me deixou criar diversas teorias de como o personagem principal irá contornar toda a situação.