Churchill: Visionário, Estadista, Historiador.

Churchill: Visionário, Estadista, Historiador. John Lukacs

Resenhas - Churchill - Visionário, Estadista e Historiador

Mari 13/10/2014

Boa biografia de um dos maiores ícones políticos do mundo
Algumas considerações relevantes sobre esse livro:
No geral uma exaltação exacerbada do autor por Churchill, em uma escrita fluida e gostosa de ler. Excelente exploração do nefasto Acordo das Percentagens entre Churchill e Stalin, além da polêmica "Declaração da Europa liberada" e de como na verdade esse documento foi interpretado por Stalin como seu direito de posse de todas as áreas que seu exército havia libertado reconhecido .
Exemplo de exagero escancarado: o autor escreveu, sobre as cartas entre o presidente Roosevelt e Churchill: "um monumento equivalente, digamos, ao Coliseu na era de Roma, ou à cidade de Paris na Era Moderna." E mais: "Na realidade, no relacionamento com Roosevelt, Churchill foi o mais franco, mais emotivo, mais romântico, menos reservado e menos desconfiado."
Algumas excelentes teorias conspiratórias, minhas favoritas! O autor cita uma transcrição de um dos telefonemas entre Churchill e Roosevelt, interceptada e divulgada pelos alemães, que teria sido falsificada".
No que se refere a Churchill como historiador, o autor basicamente retrata a desavença de Churchill com outros historiadores (e seus possíveis erros) e trata menos das motivações pelas quais Churchill escrevia.
Boa crítica do autor sobre as obras de Churchill relacionadas às guerras:
*A Crise Mundial (1920) 5 volumes
*A Segunda Guerra Mundial (escritas entre 1948 e 1953) 6 volumes
Excessiva preocupação do autor em criticar outros autores...como citar John Charmley, que chegou a ponto de afirmar que, mesmo durante a Segunda Guerra Mundial, Churchill devia ter considerado um acordo com Hitler. Na minha opinião, acho que não era necessário se dar ao trabalho...
Excelente capítulo sobre as críticas e fracassos de Churchill, como seu desempenho controverso na Marinha, com a qual tinha pouca familiaridade; ou a operação Dardanelos, que foi um fracasso, e seu fracasso como Ministro das Finanças.
E, finalizando, verdadeiramente comovente o relato sobre a morte de Churchill e seu impacto para o mundo.
Recomendo a leitura!

site: http://livrosenerds.blogspot.com.br
AndreTaff 13/12/2014minha estante
Boa resenha. Gostei do livro, mas acho que em alguns momentos o autor chama a atenção demais para si próprio. Me parece mais um ensaio do que uma biografia propriamente dita.