Sobre a vida feliz

Resenhas - Sobre a vida feliz

1 | 2 | 3 | 4

Nicole886 07/12/2020

Perfeito
O filósofo expôs suas ideias de forma clara e muito bem dispostas, chegou a belas respostas através de uma ótima escolha de palavras, cada uma delas miraculosamente analisadas. Agostinho chegou a uma conclusão muito sábia e, hoje, comumente difundida pelos cristãos, todavia uma ótima pesquisa para época!

Ronald 30/04/2022

Muito bom. Apesar de ser composto por poucas páginas, versão de bolso, o livro disponhe de bom conteúdo descrito de forma eloquente que prende o leitor do início ao fim. Escrito por um grande autor da antiguidade, Santo Agostinho, torna-se interessante a sua leitura partindo da compreensão da sua proposta filosófica e reflexiva acerca da vida feliz.
Leila 01/05/2022minha estante
Adorei a resenha !!!

Leila 01/05/2022minha estante
Acho que vou pegar do meu namorado para ler

Ronald 01/05/2022minha estante
Boa sorte em convencê-lo ?

Steh 06/09/2020

Agostinho levanta o questionamento sobre basear a felicidade naquilo que se possue, ao invés de buscar a Deus. Além de buscá-Lo realmente possuí-Lo.
Boa leitura!

Natalia 24/07/2020

Sobre a Vida Feliz...
Depois de uma magnífica imagem da humanidade flutuando no oceano da vida em direção ao porto da filosofia, Agostinho demonstra, ao longo de um diálogo orientado filosoficamente, que a verdadeira felicidade está apenas no conhecimento de Deus.

Ótimas reflexões!

Dante 10/06/2020

Sem palavras
"Nada como começar um dia bebendo da sabedoria de Santo Agostinho"

Emilio 15/06/2019

Alguns trechos
- Convenci-me de que deveria crer preferencialmente mais nos que ensinam do que nos que ditam ordens.
- A vida feliz reside na plenitude e na medida (modus).
- A modéstia se chama assim porque provém da medida (modus), assim como a temperança provém de boa proporcionalidade (temperies). Mas, onde há medida e boa proporcionalidade em algo, não há nem o mais nem o menos. Essa é portanto a plenitude.
- Não pode haver indigência maior e mais miserável do que ser indigente de sabedoria.

Katita 15/11/2020

Leve e direto
A plenitude de Santos Agostinho em relatar com simplicidade as obviedades da vida com muito pensar! Adorei.

EWERTON 26/07/2017

É feliz aquele que tem o que quer?
Uma pequena obra onde Agostinho reflete sobre o que é ser feliz. Esse livro não pretende ser um tratado filosófico geral, mas ele usa a filosofia como meio para destrinchar o assunto com pressupostos teológicos. Aqui vemos claramente a teologia como estrutura fundamental para chegar a conclusão e a filosofia como a ferramenta usada para conectar a linha de pensamento.
Agostinho incita seus "discípulos" através de perguntas e respostas que vão dando o tom e construindo o pensamento até que cheguem a conclusões satisfatórias e elucidem o assunto ao máximo possível. Ele usa sua capacidade argumentativa durante todo o processo e essa eloquência é essencial para prender o interesse das pessoas ao ouví-lo.
Algumas obras de Cícero e Platão levaram Agostinho à filosofia e influenciaram a forma com que ele trata sobre esse assunto ( pg.10-11), porém no fim da obra vemos que sua conversão e leitura bíblica são essenciais para a conclusão que chegou. Podemos considerar a pergunta fundamental para o debate (pg.17): " é feliz aquele que tem o que quer? ", pois através dela há uma série de reflexões sobrepostas e complexas.
Quem já leu as Confissões de Agostinho, percebeu o grande vínculo que ele tinha com sua mãe Mônica, porém o relato nas confissões, apesar de contar a linda história deles, não registra documentalmente palavras proferidas diretamente por ela como nessa obra. Aqui encontramos uma Mônica, envolvida e até participando com indagações e respostas interessantes, apesar de não ser uma especialista, podemos considerá-la uma entusiasta apreciadora do que está sendo discutido.
Alguns raciocínios ficaram marcados, como é o caso dos bens fortuitos que podem ser perdidos. Quando alguém tem seu foco de amor e felicidade concentrado nesses bens e teme perdê-los, não pode ser plenamente feliz, pois esses bens são temporais, já o que é eterno não é perdido, Deus é eterno e quem o tem é feliz.
Leitura recomendada

Dlay 02/03/2024

Ler Agostinho é como se você estivesse vivendo na correnteza de um rio e conseguisse levantar a cabeça e ver a margem a ser alcançada.

Cleber Rode 26/12/2023

Uma reflexão filosófica e teológica sobre a felicidade!
É um livro que convém ser lindo com um dicionário ao lado, pois trás uma escrita com termos dom português mais antigo. Mas nos leva a uma reflexão muito interessante sobre a felicidade, e a importância da modéstia e da temperança na nossa vida.

Bia 31/10/2023

Santo Agostinho foi uns dos filósofos mais famosos do catolismo e este livro ao ler podemos ver o porque este santo é importante para a igreja.

Wellfenix 23/01/2021

Sobre ser feliz
A obra fora realizada por meio de um debate entre Agostinho de Hipona e seus amigos, os quais discutiam acerca da Felicidade, qual a forma de ser feliz, qual o objetivo de ser feliz, por fim a conclusão maravilhosa é, a felicidade esta em algo que transcenda o homem, algo eterno, algo intocável pelas adversidades da vida. Recomendo a leitura.

1 | 2 | 3 | 4