Sobre a vida feliz

Resenhas - Sobre a vida feliz

1 | 2 | 3 | 4

Lavinia 16/08/2022

Perfeito
Eu peguei esse livro para ler como uma recomendação. Cheia de medo, pois não sou acostumada a esse tipo de leitura. E me surpreendi. Descobri tanto, refleti bastante sobre o que é ser feliz e ser miserável e sobre a verdadeira sabedoria. Eu amei a escrita, o modo como é em forma de diálogo e isso tornou a leitura muito mais fácil. A impressão que eu tenho é de que esse livro precisa ser relido ao longo da vida e em cada releitura, vou aprender algo diferente. Enfim, se tornou um favorito!!!

Robson.Vilar 19/05/2022

Sobre a vida feliz
Com argumentos filosóficos e lógicos, Santo Agostinho discorre em diálogos sobre a felicidade e sua ligação com verdade.

Ronald 30/04/2022

Muito bom. Apesar de ser composto por poucas páginas, versão de bolso, o livro disponhe de bom conteúdo descrito de forma eloquente que prende o leitor do início ao fim. Escrito por um grande autor da antiguidade, Santo Agostinho, torna-se interessante a sua leitura partindo da compreensão da sua proposta filosófica e reflexiva acerca da vida feliz.
Leila 01/05/2022minha estante
Adorei a resenha !!!

Leila 01/05/2022minha estante
Acho que vou pegar do meu namorado para ler

Ronald 01/05/2022minha estante
Boa sorte em convencê-lo ?

JCosta 27/04/2022

Santo Agostinho nos mostra, sem hesitar, onde encontramos a verdadeira felicidade: em Deus! Evidentemente.

Liliane 28/03/2022

Em poucas páginas vê-se o desenrolar de uma discussão filosófica a cerca do que vem a ser "a vida feliz"
Norteada por Santo Agostinho, junto a amigos pensadores e demais convidados, rodas de conversas têm como tema essa discussão, cujo embasamento também tem inspirações de caráter religioso.

NiltoJR 10/02/2022

Favorece aqueles que te imploram, ó Trindade.
Excelente leitura para entender um aspecto religioso da felicidade. Santo Agostinho explica que para sermos felizes precisamos ter plenitude, para ter plenitude precisamos ser sábios, para ser sábios precisamos da verdade e a verdade se encontra no que é Supremo e duradouro, ou seja, Deus Pai!

LPR 08/02/2022

Um livro profundo e complexo, e ao mesmo tempo simples e fácil entendimento. Uma busca pela felicidade não é simples mas é fácil quando se compreende a trilha e não busca-se apenas o resultado final

Dan 19/11/2021

Certamente vou reler
Que livro gostoso, curtinho, apenas 43 páginas, mas muito filosófico, profundo e pra quem tem um leve conhecimento de livros bíblicos como Eclesiastes, até mesmo livro de Mateus, já do novo testamento, ajuda a entender o passo a passo da filosofia exposta aqui. Agostinho consegue unir trechos de vários pontos da Bíblia e chegar numa conclusão de como se vive feliz, muito bom!

Fabiano 10/10/2021

A verdadeira felicidade...
Em um momento histórico onde a grande maioria das pessoas confunde felicidade com prazer, ou prazeres, o livro de Agostinho desempenha um papel fundamental para diferenciar as coisas para aqueles que realmente querem uma vida feliz, cheia da plenitude que seu verdadeiro significado traz. Vale a pena.

daniel_ 04/10/2021

"Todo aquele que é feliz, portanto, tem a Deus"
“Sobre a Vida Feliz” é um diálogo de Santo Agostinho de Hipona, que faz parte dos Solilóquios, uma coletânea de diversos pensamentos do santo, e que foi transformado em livro pela editora “Vozes de Bolso”. O diálogo ocorre com seus amigos e familiares que se inicia no dia de seu aniversário. Nele, o autor discute sobre como encontrar a verdadeira felicidade.

O autor começa dialogando que existem dois tipos de alimentos: do corpo e da alma. Assim como o corpo é saudável se estiver bem alimentado, a alma também deve estar saudável apenas se bem alimentada. Os alimentos da alma são a sabedoria, pois espíritos desprovidos de cultura e instrução são como espíritos em jejum e famintos, e a virtude, pois uma alma virtuosa é uma alma sem devassidão (a mãe de todos os vícios), que desnutre a alma causando-lhe fome e pestilência. A virtude contrária ao vício da devassidão é a moderação.

Como podemos ser felizes, então? É possuindo ambas: a sabedoria e a moderação. Leva-se em conta que ambas não são coisas perecíveis, como o dinheiro. Quem possui apenas dinheiro (por mais abundante que seja) será infeliz, pois quem teme perder aquilo que tem, não é feliz.

A pessoa só será feliz se estiver com sabedoria. A falta de sabedoria (mesmo enquanto a busca) não fará a pessoa feliz, pois ela ainda não está “plena” de sabedoria. Aqui entra a moderação: estar pleno de algo é estar completo de, portanto, a plenitude significa moderação, ou seja, não lhe falta e nem lhe sobra nada. A moderação, como dito anteriormente, é uma das virtudes da alma. Portanto, será feliz aquele que estiver pleno de sabedoria.

E que sabedoria devemos procurar para sermos felizes? O sábio só será feliz se encontrar a verdade, que o completará. Em João 14:6, Cristo deixou claro: “Eu sou o caminho, e a Verdade e a vida”. Cristo é a Verdade e é o Filho de Deus, e o Filho de Deus é seguramente Deus. Todo aquele que é feliz, portanto, tem a Deus.

É lógico que o diálogo é muito mais profundo que essa resenha, mas fica a dica para todos os que querem se aventurar em Agostinho. O livro é pequeno, com 43 páginas e possui uma leitura muito fluida. Está mais do que recomendado.

pedelaranjalima 23/09/2021

Perfeito
Iniciei a leitura de Santo Agostinho por esse livrinho. Já tinha iniciado Confissões, mas parei porque não achei a leitura tão fluida quanto esse

Guilherme Cintra 28/02/2021

Muito bom! Vale a leitura
Uma conversa entre Agostinho e seus amigos e uma filosofia rápida e profunda sobre a felicidade, o que é ser feliz, a distância entre o ter e o ser assim como entre o saber e o buscar. Ser feliz é algo além de nós, imutável e imortal e divino.

1 | 2 | 3 | 4