Sentinela Thais Lopes

Resenhas - Sentinela

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Laís Helena 17/09/2016

Resenha do blog Sonhos, Imaginação & Fantasia
Sentinela é uma fantasia científica ambientada no espaço, se em um futuro distante ou em um universo diferente do nosso, não fica claro. É um universo em que as pessoas levam uma vida dura, com muita guerra e cheia de regras e tradições rígidas. As relações entre os diferentes reinos são bem precárias, por isso, é com bastante receio que Aíla viaja ao reino C’erit em resposta a uma misteriosa mensagem que é enviada para Linas (a cidade dos Arqui-Guardiões).

Já tinha lido alguns livros de Thais Lopes, mas, até agora, este é o de que mais gostei. A evolução da escrita e da elaboração das tramas é bastante perceptível entre O Ciclo da Morte e Sentinela. Neste, a narrativa (em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Aíla) foi muito eficiente em caracterizar os personagens e o universo e em me manter presa à leitura. É uma narrativa fluída, mas que ainda assim dá todos os detalhes necessários para que as cenas atinjam todo o seu potencial. As cenas de ação são muito boas.

A trama é muito interessante — cheia de mistérios, surpresas e reviravoltas — e foi muito bem trabalhada. Gostei da caracterização do universo, ainda que tenha sentido falta de alguns detalhes em relação aos aspectos culturais. Alguns desses detalhes são dados, é claro, mas o mundo imaginado pela autora seria muito mais interessante e atraente se isso tivesse sido aprofundado.

Gostei da abordagem dos poderes. Pelo que entendi, todos são treinados de acordo com as três forças (embora para mim não tenha ficado claro do que se tratam), mas há tipos específicos de poderes. O mais explorado é o de Aíla, que é um poder mental perigoso e raro, quase extinto, mas que tem sua limitação — e essa limitação inclusive traz muitos problemas para Aíla ao longo da história. Os outros poderes não são tão bem explicados, embora eu imagine que isso vá ser feito nos volumes seguintes.

Como personagem, Aíla foi bem caracterizada e bem explorada. Seu passado foi revelado aos poucos, e gostei da forma como suas inseguranças foram trabalhadas — tanto em relação a esse passado conturbado quanto em relação à sua situação entre os Guardiões e frente aos desafios que surgem ao longo da história. Quanto aos demais personagens, entretanto, senti que mereciam um pouquinho mais de atenção — como a narrativa é em primeira pessoa, temos uma visão mais superficial deles.

O final foi bastante satisfatório, fechando a trama sem se apressar e resolvendo grande parte dos mistérios que foram propostos — mas, claro, deixando ganchos para a continuação. Certamente lerei Vigilante muito em breve.

site: http://contosdemisterioeterror.blogspot.com.br/2016/09/resenha101.html

Marcos Antonio 11/11/2017

Sentinela
Fala sobre o romance de Aíla e seu rei kian. Ela uma guardiã com um senso de responsabilidade grande e com muito poder. Isso tudo acontece fora do nosso sistema, tudo no espaço defendendo os mundos existentes. Achei pobre em abortar os pontos que eu gosto, como descrever nas teoria da física e matemática. O livro é um romance no espaço.

Leh 15/06/2020

Faltam detalhes
A história é boa porém acredito que algumas coisas se desenrolaram de forma muito rápida e poderiam ter sido mais exploradas. Além disso, acho que um capítulo introdutório explicando os diferentes lugares e seus povos, suas culturas e crenças, bem como as guerras que aconteceram antes desta história teriam ajudado na hora da leitura.

Inglethe 05/07/2020

Sentinela
É um bom livro me tirou da zona de conforto, pois não estou acostumada a ler esse gênero, aí vcs devem está se perguntando como eu escolhi essa leitura, foi pq eu ganhei de uma colega do clube do livro.

Nu e As 1001 Nuccias 22/04/2016

Resenha do Blog As 1001 Nuccias
Leitura Deliciosa!!
Sentinela, o primeiro volume da coleção Crônicas de Táiran, é narrado em primeira pessoa pela protagonista a Arqui-Guardiã Aíla. Alguém no Reino C'erit envia um pedido de ajuda aos Guardiões, na cidadela de Linas, e Aíla é designada para averiguar o problema.

Essa designação não é por ela ser uma ótima Guardiã, mas por ser recém-formada e desacreditada na Ordem, mesmo tendo sido treinada pelo Arqui-Guardião Aldaron Táiran, um dos mais poderosos e respeitados. Aldaron viajou para averiguar um desequilíbrio das forças em Ar-kari e desapareceu desde então. Somente Aíla sabe que ele está vivo e fraco, através da ligação que possuem.

O estranho é que após a Grande Guerra, o Reino C'erit se afastou da Ordem e não permitiu a aproximação nem o contato dos Guardiões. Então, esse pedido de ajuda é muito suspeito. Ao chegar ao Reino, Aíla dribla os portões e é recebida pelo próprio Rei Kai Ithar. Apesar do Rei tentar esconder, Aíla descobre que o Reino foi atacado, várias crianças morreram e o príncipe foi sequestrado pelos guerreiros Airenis com o propósito de obrigar os C'erit a participarem de uma guerra contra os Guardiões.

Daí, para conseguir recuperar a criança, Aíla e Kai Ithar firmam uma aliança e dão início a uma ligação (alías, a forma como a ligação entre eles é firmada, meus deuses!!! Fiquei tipo =O).

Descobrimos então que Aíla é uma das primeiras descendentes de Táiran a nascer com os poderes do povo, os Tairi'alen. Esse poder é letal e foi trabalhado e desenvolvido nas três forças com o apoio e a supervisão de Aldaron Táiran. Também permite que ela veja o mundo com sentidos mais aguçados, seja mais rápida, e possa arrancar a vida de muitos ao mesmo tempo sem nem usar as mãos.

Em meio à luta, Kai e Aíla aprofundam essa ligação e agora um é uma âncora para o outro. Se um deles estiver próximo da morte, a vida do outro lhe sustenta. Mas não é apenas isso, é muito mais e eu não vou contar tudo! Sim, o livro tem foco voltado para ação e guerra, mas convenhamos que um romance bem elaborado é lindo de se ler!

O início tem muitos nomes e localidades, mas depois que se acostuma é bem fácil entender. O livro conta com várias cenas descritivas e muita ação desde o início. Os guerreiros Airenis não estão fazendo nada aleatório e contam com ilusionistas em suas tropas. A Ordem dos Guardiões está corrompida e o alto escalão, com medo dos poderes de Aíla, tentam culpá-la por traição (o que levaria à sua morte, mas daí no julgamento toda uma reviravolta acontece e.... leiam, pô!).

Também descobrimos um bocado do passado de Aíla e um dos porquês dessa guerra toda. Ah, meninos, quando vocês lerem como é a raiva de Aíla em ação....

Partiu falar dos personagens! Comecemos, obviamente com a nossa bela e guerreira protagonista, Aíla. É uma mulher de fibra, de caráter, que luta honestamente pela causa sem ferir seus princípios e juramentos de Guardiã, o que é comprovado no julgamento. Ela faz de tudo, inclusive correr risco de vida várias vezes, para salvar o príncipe, seu mentor e as vidas do Reino C'erit e de outros planetas. Uma personagem que você adora desde o começo, simpatiza com ela só pelo seu jeito meio debochado de pensar e se apaixona quando percebe a lealdade transbordando de seus atos e escolhas.

Kai Ithar, o outro protagonista, Rei dos C'erit, é o alien que eu queria ter. Os C'erit são um povo que demonstram suas emoções em formas de luz. Todo seu corpo tem pontos luminescentes que brilham o tempo inteiro. E, diga-se de passagem, que corpo! A minha imaginação foi muuuuuuito longe e eu morri de inveja da Aíla. É um homem de caráter e atitude, um Rei digno do povo que conduz, que demonstra confiança, que cuida e protege como ninguém.

Os personagens secundários também foram bem apresentados e construídos. Nenhum personagem foi largado de qualquer modo na história e todos tem um papel a cumprir e alguma ligação com a guerreira. Desde seu melhor amigo o Guardião Zid até a Alta-Guardiã Krisla, a chefe da 'corregedoria' dos Guardiões, poderosíssima por ser neta dos fundadores da Ordem. Cara, até o inimigo número um, chefe dos Airenis tem ligação com o passado de Aíla. Nada está no livro à toa!

Como opinião final, posso deixar bem enfatizado que é uma leitura dinâmica, cheia de ação, muita aventura, ótimas explicações, fluída e ao mesmo tempo intensa! Eu simplesmente devorei o livro tanto quanto me foi possível no meu dia a dia.

Bem escrito, com um enredo plausível, seres com poderes, guerras estrondosas, e até romance, o livro é intrigante e incrível. Você se apaixona pelos personagens, quer participar de suas lutas, apoiar o romance e vingar suas famílias.

Pra mim, quando eu me insiro na história do livro de tal forma que é difícil voltar à realidade, posso considerá-lo espetacular. E tenho dito!

site: http://1001nuccias.blogspot.com.br/2016/04/resenha-livro-sentinela.html

Vania.Pereira 28/03/2016

A história se passa em um mundo futurista com tecnologia avançada e diferentes povos.
Aíla, a personagem principal, é uma mulher forte, decidida e por que não dizer, poderosa?
Sendo uma Guardiã ela vai ao reino C'erit em resposta a uma mensagem requisitando os Guardiões. Estes são um grupo de guerreiros que foram treinados e forjados para trabalhar no sentido de manter a paz e evitar as guerras entre os povos.
No Reino de C'erit, o contato de Aíla é com Kai Ithar o rei daquele lugar. No entanto, ela descobre que o inimigo nada mais é do que alguém que lhe havia tirado tudo que ela amara na vida e para quem ela guardara, no fundo do seu ser, ira e um intenso sentimento de vingança.
A missão é salvar o filho do rei, e ela toma isso como um desafio pessoal, com o risco da própria vida. Para isso ela faz um processo que consiste em uma ligação especial com o Rei, uma ação íntima possível a poucos, sendo ela uma das últimas a ter esse poder. Essa ligação permite compartilhar energias e sentimentos e quase a própria vida.
Aíla tem pouco tempo para agir e a missão urgente, mas isso não impede que ela sinta envolvida com o rei Kai.
Romance inesperado, aventura e ação, muita ação em uma ficção científica de tirar o fôlego.

Joyce.Kelly 27/03/2016

Sentinela
O livro Sentinela é uma obra da escritora mineira Thaís Lopes, tendo como cenário um sistema social e político completamente diferente da Terra. Aliás, a Terra não existe neste cenário (se existe, não é citada). No livro, no entanto, nos deparamos com Universos diferentes e cada um colonizado de uma maneira. Sendo existentes os Universos de Adenoi e de Ionessen. O sistema Loiden e os planetas Mandrict e Airen.
A história se inicia quando o Rei do Reino de Cerit, Kai, pede a ajuda da Ordem depois de anos isolados de todo o Universo. Este reino, apesar de isolado, possuía tecnologia avançada e treinamento eficiente e isto fazia com que os cerits fossem bastante temidos. A dúvida de ser ou não ser uma armadilha faz com que a Ordem mande a Arqui-Guardiã Aíla subestimando as habilidades da jovem- averiguar a situação no reino. Somente ao chegar no reino que Aíla descobre o motivo do pedido de ajuda Real.
Enquanto há um pedido de ajuda pelo Reino Cerit, a Ordem também está com problemas envolvendo um de seus Arqui-Guardiões que após uma missão na região afastada de Ionessen, Ar-kari, fica preso e não se tem muitas notícias do mesmo.
Os conflitos em Ionessen são regados de traições e movidas por ódios passados vindos da Grande Guerra. Não tem chances de apenas uma Ordem ou reino enfrentar sozinhos todos os confrontos existentes no Universo, a união destes, porém, podem fazer com que se obtenha êxito contra os inimigos do reinado e destruidores da paz local.

Patsy 20/03/2016

Sentinela – Thais Lopes
Sentinela pode ser definido com uma única palavra: Espetacular!
No começo fiquei um tanto confusa, uma realidade totalmente diferente, com nome diferentes (e difíceis) é apresentado. Mas a narrativa de Thais Lopes tem muita facilidade levar o leitor para dentro do Reino.
Apesar de uma fã assumida de romances históricos, não gosto de muita enrolação e a escrita da Thais Lopes é totalmente direta, com personagem bem estruturados, Aíla, a protagonista, é decidida e forte (o que mais gostei no livro). E o mais importante, com um enredo muito bem desenvolvido, que me segurou na frente do computador madrugada adentro. A história tem ação, sensualidade e romance no ponto certo..

Canalhalascivo 25/03/2022

Perfeito
Um livro que fala sobre amor, lar e guerra. Aqui é tudo muito bem feito pra que todos os detalhes se encaixem e faça sentido o romance entre Aíla e Kai, a guerra acontecendo e como eles podem ajudar e o lar que sempre foi importante pra Aíla

Gabi.Athala 23/04/2022

Depois da grande guerra, a ordem foi criada. Os guardiões são praticamente patrulheiros do espaço (ou deveriam ser), ajudando os reinos e garantindo a paz.

O Reino C'erit foi um dos responsáveis dessa guerra, e como sempre, continuaram isolados, ninguém fora dos portões sabia até mesmo a aparência daquele povo. Até que a ordem recebe um pedido de ajuda.

A arqui-guardiã Aíla é enviada para averiguar esse pedido. Seu povo foi vítima de um genocídio e os C'erit praticado pelos C'erit.

Aíla conhece Kai, o rei dos C'erit, e a química entre eles acontece desde a primeira interação.

O filho de Kai foi sequestrado para garantir que o rei se aliasse ao povo que queria recomeçar a guerra. Então os dois formam uma aliança pra conseguir resgatar Edel e evitar que a guerra aconteça.

Muitas reviravoltas, traições, poderes desconhecidos e pegação (ihul)

E como sempre, mais um homem perfeito pra garantir que continuarei solteira. Estou apaixonada pelo Kai.
E ele é tão cadelinho que aaaaaa

Ana 01/06/2022

CADÊ O 2° LIVRO!!!!!!!!!!!!!
Já li toda a série? Sim!
Mas essa segunda versão tá simplesmente perfeita, não tenho nem palavras pra descrever a perfeição que tá.
Ver mais da interação do meu casal, ver mais sobre tudo, e ficar ansiando o resto da série.
Thais como sempre arrasa em tudo que faz!

Kelly 25/03/2016

Incrível, Sensacional MARAVILHOSO
Olá pessoal!!
Como vocês já sabem, estou participando do Desafio 60 em 1 Ano, e esse mês nosso tema extra foi Sci-fi, imagina a minha cara olhando pro nome do tema quando descobri o que ia ter que ler? :O hahhahahahaha, sendo assim a Thais Lopes parceira das meninas se ofereceu para apresentar sua obra para nós reles mortais, e claro que topei!!!
Você esta pronto (a) para essa viagem inter galáctica? Então bora..

"Um bom guerreiro não é aquele que pensa em todas as estratégias para vencer, mas sim aquele que não precisa mais pensar."

Aíla é a jovem que fugiu a todas as estatísticas, sendo a última de uma raça extinta a séculos, essa tairaeen se tornou uma jovem Arqui - Guardiã pupila de um dos maiores guardiões já existentes, mas isso não foi o suficiente para que a fama do seu povo não a acompanhasse. Vinda de uma espécie conhecida por perder a razão e exceder seus poderes levando inocentes a morte, a garota ainda é vista com maus olhos, mas enfim surge uma oportunidade, o povo C'erit acaba de solicitar ajuda dos guardiões, e na falta de seu tutor ela se torna responsável pelo chamado, talvez essa seja a oportunidade de mudar a forma como toda sua equipe a enxerga.

O reino C'erit é isolado de todos os outros, e desde a grande guerra, não existe contato deles com os outros reinos muito menos com os Guardiões, sendo assim o pedido de socorro é visto como suspeito, mas isso não impedirá que Aíla cumpra o que jurou fazer por toda sua existência, proteger os necessitados, afinal essa é sua função.

Ao chegar ao Reino ela se deparará com algo inesperado, além de testes infindáveis, um Rei pra lá de inesperado. Alto, bonito, e imponente Kai Ithar rei dos C'erits, não esperava que o pedido da babá de seu filho fosse ser atendido, muito menos por uma jovem aparentemente frágil, mas no momento ele não pode escolher, seu povo foi atacado pelo povo Airene, e seu filho foi raptado, e caso ele não consiga ajuda terá que se infiltrar numa batalha que não é dele.

Os Aienes querem acabar com as forças dos Gardiões e dominar as galáxias, mas Aíla não esta disposta a permitir que isso aconteça, mesmo que para isso tenha que gerar uma ligação e usar como âncora um desconhecido atraente.

"Engoli em seco. Aquela ligação era o primeiro passo para a criação de uma âncora. Ela permitia que duas pessoas compartilhassem sua força, e tivessem uma certa consciência uma sobre a outra. Simples para qualquer outro povo. Mas não para mim."

Logo quando comecei a leitura me senti perdida, o livro já começa no meio da aventura, não existe uma apresentação, você é simplesmente jogado no mundo e no decorrer das páginas terá conhecimento sobre ele. Os nomes são complexos, mas depois de um tempo você se acostuma hahahha, e a leitura é mais que instigante, é prazerosa.

Como citado acima, Aíla é uma Arqui-Guardiã prestes a entrar em uma missão suicida, ela precisa salvar o filho do rei, e ela fará isso mesmo que custe sua vida, mas o que ela não esperava era que o Rei fosse se preocupar com seu bem estar e lhe oferecer uma forma de garantir que ela finalize a missão viva, já que ele não aceita trocar uma vida por outra.

O problema disso tudo, é que a única forma de garantir sua sobrevivência seria fazer uma ligação com o Rei, ato íntimo que permite que suas energias e sentimentos sejam compartilhadas, mas mais dificil do que isso seria recusar, já que em tão pouco tempo Aíla já consegue se sentir envolvida por esse homem que ela mal conhece e que ela não consegue imaginar as intenções, e depois disso? Depois disso temos muita ação, guerra suspense, mistério e drama já que a personagem possui segredos que são essenciais para a finalização da trama.

"Eu estava preparada para fogo e poder, que era o que seu olhar me dizia. Mas não estava preparada para Kai. Ele era força e delicadeza ao mesmo tempo, não tomando, mas fazendo com que eu cedesse sem nem mesmo perceber o que estava acontecendo."

Enfim comecei o livro toda perdida e na metade já estava apaixonada, tanto por Aíla que é forte e decidida, um exemplo de mulher quanto por Kai, que possui todas as falhas de um humano normal e ainda sim é apaixonante do começo ao fim. E juntos eles aprenderão a importância da confiança.

Existe romance na história, um romance confuso cheio de idas e vindas, mas ao mesmo tempo maravilhoso, já que por mais que a Aíla tente fugir, quando esses dois estão no mesmo comodo pega fogo, mas ainda sim o livro não se resume a isso, temos também muita aventura e uma dose gigantesca de ação, com acontecimentos inesperados que te fazem perder o ar...

A Thais é de uma criatividade escandalosa, eu jamais imaginei o que encontraria quando começasse a leitura, mas sem dúvida alguma não imaginava que seria tão bom!!! Ela nos leva pelo contexto com maestria, fazendo com que as horas voem e o livro acabe quando você menos espera, simplesmente incrível do começo ao fim.

"Você acabou de jogar fora qualquer chance que tivesse de se manter distante-ele falou, sua voz queimando com intensidade."

A capa é de um bom gosto estupendo, e apesar de não ter a protagonista na capa, o que é mais comum, ainda sim é linda e remete ao enredo, ou seja, desejado com certeza! Mais uma vez me arrisquei a sair da minha zona de conforto e me aventurei como nunca tendo uma leitura espetacular. O livro possui mais dois volumes, e vou deixar a capa logo abaixo para vocês, o segundo já foi lançado e o terceiro esta sendo finalizado. você encontrá-los na Amazon ou pode encomendar o físico direto com a autora.

Enfim acho que já falei demais, vocês entenderam que eu amei a história e que super indico, e mais do que isso torço para que vocês leiam e curtam tanto quanto eu!!!
Sem mais, amado, favoritado e super indicado!!

site: http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

Maravilhosas Descobertas 08/10/2016

SENTINELA, DE THAIS LOPES

Nesse livro escrito pela talentosa Thais Lopes, que é autora nacional, somos apresentados a um universo completamente novo onde existe uma velha e tradicional Ordem que protege seus habitantes. Esses protetores são chamados de Guardiões, e somos então surpreendidos pela nossa heroína. Arqui-Guardiã Aíla – graças que ela não é mais uma mocinha em apuros – que responde a um estranho chamado feito por um de seus aliados, os C´erit.

Quando é introduzida ao reino, que é completamente fechado e não recebe visitantes, bem como não interfere em questões politicas, a guardiã se vê curiosa pelo chamado. Ela conhece o charmoso e mistério rei Kai Ithar, e apesar de seu claro interesse e atração por ele, Aíla coloca seu dever a frente e deseja saber o motivo de ser solicitada naquele reino, onde jamais houve um pedido de socorro ou comunicação.

Ela descobre que o filho do rei foi raptado e rapidamente, levando seu dever sempre em primeiro lugar, ela garante ao rei que irá ajuda-lo e salvará seu filho.

Uma pequena bolha de tensão se forma ao redor dos dois, e não demora muito para que a atração dos dois estoure essa bolha e se entreguem a seu desejo. Colocando sempre seu dever em primeiro lugar a Guardiã fica confusa, e não demora a achar que está sendo usada por Kai. Que descobre seus dons, não apenas como guardiã, mas, como descendente de uma antiga e poderosa raça de poderes psíquicos e físicos muito forte. O rei força uma ligação muito poderosa entre os dois, que compartilha suas mentes e suas forças, e literalmente suas vidas.

Irritada por ter a ligação forçada a sí, tendo um passado cheio de sombras e desconfiança vindo à tona. Aíla prossegue com suas obrigações e salva o jovem Edel das mãos de rebeldes, que são, assim como a guardiã, um antigo povo que foi menosprezado por todos, e então deseja se reafirmar por meio de violência e controle.

A arqui-guardiã é levada novamente ao seu “lar”, onde descobre que o príncipe esta sendo mantido como garantia que o rei não atacará os guardiões e estará aberto a negociações. Nesse meio tempo, Aíla é levada a seus superiores, que ignoram seus avisos sobre uma possível guerra que está prestes a explodir caso ignorem os rebeldes, como vem fazendo a tantos anos. A jovem é vista como uma traidora, e é levada a prisão. Porém, uma de suas superiores Krisla, que não só confia e acredita nas suspeitas dela, como a ajuda a fugir e levar Edel com ela.

Aíla volta ao reino dos c´erit, e percebe que todos naquele reino a admiram. Ela sente que finalmente pode ter um lar, e começa a acreditar, e assumir seus sentimentos por Kai. Mas, para desfrutar seu futuro ela precisa confrontar-se com seu passado.

A arqui-guardiã descobre que quem está por trás de toda a conspiração do rapto de Edel, é alguém de seu passado. Aquele que matou seus irmãos, e destruiu sua vida, uma sombra que a seguiu mesmo depois de tantos anos de “fuga”. E ela percebe que ele só quer uma coisa captura-la. Mesmo apavorada com todas as probabilidades ela resolve lutar, e espera vencer.

Com uma narrativa cheia de guerras, lutas, intrigas e uma teia de mentiras e descobertas assombrosas, somos levados não só a conhecer esse universo tão diferente do nosso, como a viver, e a sentir como eles. Dirigidos pela honra, e por suas promessas, e sempre levando seu dever muito a serio. As varias raças que habitam esse universo são complexas, e por vezes fiquei ligeiramente perdida na narrativa, e confusa com alguns aspectos. O começo e levemente corrido, e não dá tempo para que o leitor se acostume com os milhares de informações que são trazidas a nós.

Há uma química palpável entre Kai e Aíla, impossível de negar que o casal é perfeito. A personagem principal é forte, determinada e está enraizada a sua honra e a seu dever, e sempre busca a justiça.

Embarque nessa viagem que vai além de nossa galáxia, mas, se prepare a guerra só está começando, erga seus escudos e se prepare pra uma narrativa cheia grandes emoções.

site: http://www.maravilhosasdescobertas.com.br/2016/03/sentinela-de-thais-lopes.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5