Ransome

Ransome's Honor Kaye Dacus

Resenhas - Ransome's Honor

Beatriz 01/12/2014

Encontrei "Ransome's Honor" por acaso em uma livraria independente no centro da cidade e, olha, foi um dos melhores achados da minha vida...
O livro conta a história de Julia Witherington, a filha de um famoso almirante inglês, que se vê apaixonada por um dos marinheiros de seu pai desde cedo. Ao completar 17 anos, a jovem - e todos da cidade de Portsmouth - acreditam que em breve o rapaz, William Ransome, irá pedi-lá em casamento. Contudo, na noite do possível pedido, William desiste de seus planos.
12 anos se passam e a querida Julia ainda guarda mágoa do que teria sido o momento mais perfeito de sua vida. Ela, que passou anos morando na Jamaica, retorna à Inglaterra a pedido do pai e fica aos cuidados de sua tia, Lady Pembroke, para arranjar um possível pretendente. O que ela não espera é que sua tia já possua alguém em mente: seu filho, Drake Pembroke, que nada em dívidas e precisa desesperadamente da fortuna dos Witherington para continuar vivendo de apostas.
O agora capitão William Ransome retorna à Inglaterra no mesmo período em que Julia e ao perceberem que seus caminhos terão que se cruzar novamente, os dois tentam mascarar os sentimentos que insistem em voltar ainda mais fortes que antes. Mas ao descobrir os planos de Lady Pembroke, o rapaz se vê entre a cruz e a espada. Deve ele tentar ajudar sua antiga admiradora a escapar das garras dos familiares interesseiros ou manter sua honra e seu dever como todo bom marinheiro que se preze?
Eu confesso que não acreditei muito no potencial do livro. Me interessei pelo resumo da história; achei que poderia ser até um pouco divertido, mas eu não imaginava que terminaria me apaixonando perdidamente por essa história.
Do começo ao fim, o leitor é envolvido em diversas reviravoltas. Segredos são revelados a cada capitulo e é impossível não prender a respiração em certos momentos.
Fazia muito tempo desde a última vez que tive a sorte de esbarrar em uma obra-prima tão bela e especial.
Fico feliz por saber que Kaye Dacus nos deu ainda o prazer de ter mais dois livros pra acompanhar o final dessa aventura...
E se você quer saber... "Ransome's Honor" conseguiu um lugar muito especial ao lado das obras da minha querida Jane Austen.