Repensar a educação

Repensar a educação Inger Enkvist

Resenhas - Repensar a educação

Larissa Moraes 03/12/2022

Vale muito a pena
Leitura obrigatória para professores e educadores. Apesar de que os professores liberais podem não gostar ou achar ?retrógrado?. Na verdade, é a grande falácia atual: tudo o que é velho não presta. Pena. Pois tudo o que sabemos veio do ensino dos grandes com seus estudos retrógrados. Paulo da Bíblia, Aristoteles, Isaac Newton e todos os outros foram educados segundo a educação clássica - vista hoje pelos professores como uma educação retrógrada, já que não é compatível com a educação sócio-construtivista e construtivista ensinada hoje nos cursos de pedagogia e aplicada nas escolas. O retrógrado até agora ensinou os grandes. Por isso, o livro fala sobre os grande erros da educação atual (filhotes de Paulo Freire que tem destruído a educação) e por quais motivos ela deve ser repensada. Ele fala sobre aprendizagem, sobre o professor não sendo um ?guia? como dizem por aí a educação atual, mas sim como uma figura de respeito que passa a educação. O aluno não constrói seu conhecidamente, até porque, conhecimento não pode ser construído, mas transmitido. Fala do papel dos pais, da maturidade exigida é oferecida pela educação. É um livro focado na aprendizagem e não na autonomia. Serve para professores que queiram pensar e refletir em seus próprios ideais pré-moldados pelo ensino superior que tem falhado. Enfim, excelente e nada dentro dos padrões atuais de educação paulo-freireana. Amo!

RÔMULO. 28/10/2020

Repensar a educação
Gostei do livro. Traz bastante reflexão de como é a educação em alguns países, e como ela se transformou em diferentes aspectos. Tem momentos que é um pouco cansativo, mas não tira a boa ideia que o livro trouxe sobre os vários aspectos da educação, e como podemos transformá-la.

Camila.Oliveira 18/06/2020

Fui com expectativa alta demais!
Sou professora e pensei que esse livro me acrescentaria muito mas o que vi aqui foi uma sucessão de ideias retrógradas, tradicionais e até mesmo preconceituosas, apesar de apresentar algumas que são interessantes. Sou educadora e acredito numa educação transfomadora e não num manual de regras que obviamente se baseiam em conceitos ultrapassados para o século XXI .
Se você tiver uma visão mais tradicional de educação , talvez aproveite melhor a leitura.
O livro tem a visão de muitos outros escritores, psicológos e estudiosos da área de educação, infelizmente não funcionou muito para mim, apesar de concordar com alguns tópicos.
Achei que apresenta uma visão pessimista sobre a educação escolar.
Camila.Oliveira 18/06/2020minha estante
Acredito***

Monica 02/02/2021minha estante
Comecei a leitura hoje, mas já compartilho da sua opinião. Esperava algo que pudesse refletir e não algo completamente descolado na realidade que vivemos no Brasil.

Camila.Oliveira 02/02/2021minha estante
Monica, aí que bom que alguém mais tá tendo essa visão, pensei que fosse coisa minha, mas realmente não gostei desse livro. Aliás li um outro sobre avaliação da Jussara hoffman e gostei!
Quero ler educação contra a barbarie!