Wicca

Wicca Scott Cunningham

Resenhas - Wicca

Caroline 09/01/2023

Me surpreendeu
Livro ótimo pra quem está começando, apesar de ser da Wicca o autor é bem abrangente, aborda as coisas básicas de forma bem explicada, da para ter uma boa base lendo esse livro.

Mychelly.Vasques 02/06/2022

iniciantes
comprei esse livro em 2020 e confesso que não estava dando muita coisa por ele, principalmente pela capa tosca kkkk, mas ele me surpreende muito toda vez que releio, gosto muito de sempre dar uma olhadinha nele sempre que possível. ele é bem completo pra quem ta iniciando à prática na bruxaria ou na wicca, eu recomendo demais.

helenita 15/04/2022

É um livro básico e inicial para quem quer conhecer minimamente fundamentos, preparação de rituais e instrumentos utilizados na bruxaria no geral. Apesar de ter "Wicca" no nome, ele é bastante lido não só por quem quer se iniciar nela, mas também por adeptos de outras vertentes da bruxaria. Um pouco superficial, é realmente um livro-manual com os princípios muito básicos pro leitor seguir seu caminho (ou não).

and 11/02/2022

Resenha
esse livro é perfeito em questões de alguns ensinamentos, ele fala sobre algumas leis da wicca e mostra vários rituais para serem praticados sozinho como a própria capa já diz, gostei bastante sobre entrar no assunto de runas pois eu conhecia as runas mas não tinha me aprofundado sobre elas e os significados, ele não aprofunda muito em runas mas ele mostra o básico ali para quem não sabe nada.

Como já disse quando estava lendo gostei muito sobre a questão dos sabás também pois pretendo começar a praticar a roda do ano neste ano, só senti falta sobre falar mais sobre esbats mas em questão dos sabás é perfeito, recomendo esse livro especialmente para quem é iniciante na wicca ou como eu que não quer fazer parte da wicca mas conhecer um pouco mais sobre magia wiccana.

bruxadecopas 18/11/2021

? "A Wicca é essa religião, centrada na reverência à Natureza vista na Deusa e no Deus. Suas raízes espirituais na Antiguidade, na aceitação da magia e na natureza misteriosa a tornaram especialmente interessante. Até pouco tempo atrás, a falta de informação pública relacionada à Wicca e sua aparente exclusividade causavam muita decepção entre os estudiosos interessados. A Wicca não procura novos membros. Isso sempre foi um obstáculo para aqueles que desejam aprender seus rituais e os segredos da magia. A Wicca não faz isso porque, ao contrário da maioria das religiões ocidentais, não afirma ser o único caminho que leva à divindade." ?

O livro do Scott é dividido em 3 seções, onde cada uma traz informações importantes e bem didáticas sobre as praticas e teorias para um seguidor da wicca.

? SEÇÃO I: TEORIA ?

"Diferentemente de algumas religiões, a Wicca não enxerga a divindade como distante. A Deusa e o Deus estão dentro de nós e se manifestam na Natureza. Esta é a ideia universal: não há nada que não seja divino."

A primeira seção do livro se trata de muitos tópicos, capítulos, textos e trechos importantes para entender muito sobre a wicca, magia, divindades, instrumentos de uso, rituais, círculo mágico, altar, sabbats e esbats, a teoria da reencarnação e também sobre a importância que danças, gestos, cantos e etc, podem ter dentro de seus rituais, principalmente potencializando os mesmos.

? SEÇÃO II: PRÁTICA ?

"A respiração geralmente é um ato inconsciente executado por nós continuamente durante toda a nossa vida. Dentro da magia e da Wicca,
no entanto, respirar pode ser também uma ferramenta para disciplinar nosso corpo e entrar em estados alternados de consciência. Para meditar corretamente, você deve respirar corretamente. Esse é o exercício mais básico e, felizmente, é também o mais fácil."

Nessa seção do livro, como o próprio nome diz, Scott nos auxilia na forma de iniciar suas práticas na wicca. Ele te auxilia com diversos exercícios para que você, mesmo sendo um iniciante, consiga iniciar uma meditação, por exemplo. Temos também dicas e orientações sobre como iniciar e montar seus rituais, o uso do livro do espelho, purificação e abertura do círculo, visualização... E muitas outras coisas.

? SEÇÃO III: LIVRO DAS SOMBRAS DAS PEDRAS ERGUIDAS ?

"Este é um Livro das Sombras completo, pronto para ser usado. Eu escrevi grande parte dele anos atrás, para alunos que queriam praticar a Wicca, porém não conseguiram entrar em nenhuma irmandade. Não há nenhum segredo aqui, nem estou pegando emprestadas informações sobre outras tradições, exceto aquelas de conhecimento geral."

Essa parte é muito didática, mas também é válido um aviso: tudo o que está ali, foi montado pelo Scott. Ele deixa bem claro que não tenta e nem é o único livro das sombras da humanidade e que ele não tem interesse em provar isso, ele apenas está disponibilizando direcionamentos para quem não consegue adentrar em um grupo, mas quer um auxílio em suas práticas. Há diversas coisas incríveis nessa seção, desde rituais até receitas, temos símbolos muito usados na wicca, um pouco de cristais, de feitiços e etc.

Mais um alerta específico é para quem pega essa parte e decide agir como receita de bolo: não. Você precisa entender que pra magia funcionar você precisa entender aquilo que está fazendo e consequentemente direcionará com maior confiança, então leiam e busquem mais sobre tudo que está sendo ensinado.

Esse livro é algo que eu acho essencial que todos leiam. Não apenas bruxos solitários, mas até mesmo aqueles que estão em um coven.

Outra coisa muito legal é que no fim do livro do Scott há um glossário com várias palavras e suas rápidas correspondências. Caso surja alguma dúvida pontual, você pode rapidamente sanar no próprio livro.

Outro ponto importante que eu deixo é que esse livro, em suas 3 edições, podem ter alguns erros de tradução, ambiguidade e até mesmo uso de certas palavras que tem um significado diferente em outros países.

jessica 31/08/2021

Instrutivo
Muito bom para quem está iniciando na wicca ou para quem quer conhecer um pouco da antiga arte.
Explica de maneira prática todo o conhecimento básico do assunto.

Dayara 23/08/2021

Leitura indispensável para quem busca conhecimento na bruxaria. Me tirou muitas dúvidas e me ensinou muitas coisas. Estou com outros livros de Scott Cunninghan para ler que, assim como esse, absorverei cada gota de conhecimento.

IF FDC 21/04/2021

Achei o livro muito bom, ele é realmente bem para iniciantes, eu amei e o considero essencial, adoro o autor e pretendo ler mais sobre ele

Yasmayfair 01/08/2020

Essencial, básico e profundo
Não se engane pela capa de fantasia barata pessimamente escolhida pela Madras, ou pelo título que pode remeter a um público realmente iniciante na Wicca. Embora seja de fato perfeito pra ele também, é igualmente perfeito pra quem já está na religião há muito tempo, como eu, e, principalmente, não teve uma formação profunda com a leitura de tooodos os clássicos disponíveis, apenas alguns. Pois esse JÁ é um que cumpre o papel, e, a título de informação, a bibliografia consultada e recomendada no final é INCRÍVEL. Mas, voltando ao resto do livro, Scott consegue compilar os ensinamentos mais importantes da Wicca, uma base teórica aprofundada e de fácil compreensão sem subestimar sua capacidade, e um conteúdo prático e informativo realmente de ficar chocada na Deusa. Foi meu primeiro livro do autor e terminei a leitura apaixonada. Eu consegui mudar pra melhor ainda minha perspectiva sobre a Wicca nesse livro. Infelizmente, Scott não está entre nós pra nos presentear até hoje com mais obras incríveis como imagino que as outras também sejam. Que a Deusa e o Deus tenham renovado sua alma, a comunidade bruxa é eternamente grata pelo conhecimento e amor pela Arte que nos transmitiu através de suas palavras e ensinamentos.
Luíza 21/05/2021minha estante
Concordo totalmente com o teu comentário a respeito da capa. Também não curti. A capa parece reforçar um certo estereótipo negativo acerca da Wicca. Com relação ao conteúdo do livro, finalizei agora mesmo a primeira parte. Estou me identificando cada vez mais com a Wicca e os seus preceitos. A vida está tendo cada vez mais sentido para mim. Enfim, estudar Wicca tem se mostrado uma decisão muito acertada, pois está me tornando não apenas uma pessoa melhor mas também permitindo uma maior conexão com a minha própria feminilidade.