Informática e Educação Matemática

Informática e Educação Matemática Marcelo de Carvalho Borba...

Resenhas - Informática e Educação Matemática

Celine.Cirolini 21/07/2022

Embora trate sobre tecnologias ultrapassadas, o texto continua atual. Ainda há a necessidade de utilizar as TIC's com muita sabedoria, sempre buscando agregar ao aprendizado e estimular a autonomia e o posicionamento investigativo dos alunos.

Thiago 08/01/2012

Didático e realista
Em uma palestra realizada em 02/09/2011 na UFPE, Campus do Agreste (Caruaru), eu tive a sorte de ganhar o livro em um sorteito e o recebi diretamente das mãos de Marcelo Borba, co-autor da obra e também coordenador do projeto "Coleção Tendências em Educação Matemática".

Uma característica que percebi durante a leitura foi a honestidade intelectual dos autores. Sem idealizar a questão da "informática na educação" o livro pretendo mostrar, com exemplos de projetos realizados, várias implicações, tanto positivas quanto negativas, da aplicação de recursos da informática na sala de aula.

A parte que achei mais interessante do livro foi o capítulo II "Experiências em educação matemática" que é marcada por exemplos de projetos aplicados em sala de aula e como foi feita sua aplicação. Tais projetos dão ideias aos professores de matemática de como aplicar a informatica em sala de aula. As ideias podem ser modificadas e ajustadas de acordo com os objetivos do professor e as especificidades de seus recursos de informática.

O capítulo IV "Implicações para a prática docente" possui um conteúdo que merece a atenção dos professores. Ao sair do território conhecido que é sua aula tradicional, é necessário uma preparação do professor para situações imprevistas em relação à uma aula informatizada. A "Zona de risco" que o professor adentra pode trazer benefícios para a aprendizagem de seus alunos tendo sua aula mais dinâmica e rica em experimentações por parte dos alunos, mas deve ser realizada, se possível, com apoio de algum monitor para auxiliar em qualquer tipo de problema (técnico dos aparelhos ou de organização dos alunos).

Este escrito despertou meu interesse em buscar novos títulos desta coleção. E por se tratar de um livro específico é indicado para matemáticos e educadores matemáticos.