A camisa do marido

A camisa do marido Nélida Piñon

Resenhas - A Camisa do Marido

Sena 18/04/2024

Ao todo são nove contos. Boa parte deles têm o ambiente familiar em comum. Nesses contos encontramos vários personagens sonhadores que usam a fantasia e imaginação para fugi da realidade opressora de suas vidas.

A camisa do marido - Elisa e Pedro foi o tipo de casal que se amaram de forma excessiva e quase doentia. Vivendo um para o outro e esquecendo dos filhos: Tiago, Lucas e Mateus. O conto começa com o assassinato do marido, Pedro. Elisa se torna a matriarca e herdeira dos bens. Aos poucos vamos adentrando essa família através dos acontecimentos e pensamentos narrados no conto. Que aliás gostei bastante os pensamentos serem destacados em itálico. Não existe diálogo entre eles e muita mágoa, rancor e desamor entre eles.

O trem - o conto é contado do ponto de vista de uma filha relembrando imagens do passado com sua família. O pai tinha fascinação por trens e a vontade de vê o mundo. Entretanto nunca saiu do local onde nasceu mas cultivou esse vontade e viajou pelo mundo através da imaginação e de suas histórias contadas para a família. Boa parte do conto se passa em um episódio específico da filha lembrando um dia de excursão a um vagão de trem abandonado e o pai imaginado levar os filhos pelo mundo e contando histórias de sua imaginação na esperança que os filhos lembrem quando ele já tiver ido.

Dulcineia - Releitura de uma passagem do livro Dom Quixote de La Mancha. Esse conto é narrado pelo escudeiro de Dom Quixote, Sancho. Nele nos deparamos com a jovem Maritornes que é confundida por Quixote pela sua amada Dulcineia e aos poucos para fugi da realidade cruel ela passa a incorporar a amada do fildalgo.

A mulher do pai - O conto segue do ponto de vista de João. Neto de homens brutais que desde tempos imemoriais usam a brutalidade para manterem suas riquezas. João, entretanto, é de constituição fraca e sonhador. Isso cria um ódio entre pai e filho. Depois da morte de sua mãe, chega Ana, segunda mulher de seu pai e uma paixão de filho pela outra mulher de seu pai tem início.

Para Sempre - sobre o isolamento de uma mulher depois da perda do amante e também de seu pai. Por livre e espontânea vontade e também o sentimento de não aguardar mais nada da vida. É tão estranho uma pessoa tão jovem depois de um acontecimento extremo não esperar mais nada da vida.

A sombra de Carlos - esse conto segue a vida de Antônio que vive na sombra do passado, na sombra de Carlos V e também na sombra de sua Tia. Com a morte da Tia, Antônio tem esperança de receber uma boa herança de sua tia. O conto se passa nas lembranças de seu passado na expectativa na abertura de um envelope que sonha que lá tenha de fato algo herdado.

Em busca de Eugênia - esse conto se passa na Galícia. Uma senhora escreve a sua irmã Eugênia que foi embora da aldeia a 60 anos e que com o tempo parou de escrever. Mesmo assim ela continua escrevendo, relembrando e contando sobre sua vida nas cartas nunca enviadas.

A Quimera da Mãe - esse conto é narrado através dos olhos do filho. A mãe é uma mulher que busca a fantasia e imaginação para fugir da realidade, viver em outros lugares e ter alguma liberdade mesmo presa num ambiente restrito a mulher, o lar. A ideia de fuga, de partida permeia os três personagens: mãe (através das suas idealizações), pai (que realmente vai embora e a mãe disfarça um luto para não ser julgada por ter sido abandonada com um filho pequeno) e filho (que se torna um andarilho e sonhador que nem sua mãe).~

A desdita da lira - Aqui temos Luis Vaz de Camões já idoso morando em Lisboa. Narrado em primeira pessoa, Camões relembra alguns fatos do passado sempre retornando a sua obra principal Os Lusíadas. Esse foi o conto que mais destoou dos outros que na sua maioria tem o ambiente familiar em comum.

Luis.Henrique 16/03/2024

Ave, Nélida
Ave, Nélida
O que mais dizer dessa brilhante autora brasileira, de tanto prestígio entre a intelectualidade, a frente de seu tempo, e, certamente, bem pouco lida entre os leitores brasileiros.
Tomara que um dia saia apenas das listas de vestibulares e entre no gosto do público brasileiro. É incrível o quanto ela tem a dizer a cada um de nós ...

Henrique Sanches 19/01/2023

Leia nacionais!!!
Resenha #003

E nada melhor do que começar a resolução de ler mais nacionais com um livro de contos onde a autora esbanja uma narrativa leve e envolvente...

Ela consegue tratar assuntos corriqueiros, e às vezes brutais, com elegância. Relações familiares tumultuadas, filhos desprezados, poetas desiludidos e outros conflitos.

Se você não conhece a autora e quer conhecer, é uma boa dica começar por este livro. São nove contos e nove oportunidades de entrar em contato com esta que foi a primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras.

Pra finalizar vale uma pequena nota sobre a capa, que é composta de textura e relevos, que combinados compõem uma mala de viagem... a sensação é fascinante.

É isso, boas leituras!

site: https://www.instagram.com/p/CnjwetULUOb/

Maria.Batagin 12/05/2022

Contos
Esse livro de contos tem nove contos apresenta s escritora Nélida Piñon no auge de seu domínio da escrita elegante e alusiva.
Nélida descreve de maneira fascinante as sombras e os meandros de relações familiares, enfrentamentos brutais, secretos ou abertos que espreitam em cada lar
Os contos são bem escritos porém não me cativaram tanto.

Nise 03/02/2021

Ótimo, mas cansativo
Longe de mim querer criticar Nélida Pinon, mas este livro não é meu tipo de leitura. Talvez até fosse quando comprei cerca de dez anos atrás atraída pela capa lindíssima, mas posso ter perdido o timing pra essa leitura. Os temas abordados nos contos são pesados, há um clima tenso que permeia todo o livro é deixa a leitura mais obscura, o que foi cansativo para mim neste momento. Morte, sexo, desavenças familiares. As histórias são envoltas em uma penumbra, um breu que me deixou sonolenta várias vezes. Ainda assim, a escrita da autora é fantástica, igualmente sua imaginação para criar tais histórias. Mesmo que em poucas páginas, Nélida consegue trazer profundidade aos personagens, nos faz mergulhar em suas essências e pensamentos. sem dúvidas, é melhor do que muito livro que é sucesso por aí, mas acredito que não foi meu melhor momento para verdadeiramente desfrutar a leitura. Acontece. E não nego que fiquei influenciada pela escrita. A leitura é quase uma viagem, com contos que se passam na capital paulista, no interior do Brasil, em Portugal, na Espanha, alem de lugares não identificados. Há também releituras, nos quais a autora encarna personagens de Dom Quixote e o poeta de os lusíadas. A mim não restam dúvidas de que este é um clássico.

Lusia.Nicolino 09/01/2020

Narrativa elegante e envolvente
Um livro de contos é sempre um bom caminho para quem não tem o hábito da leitura começar a desbravar essa aventura.
Um livro de contos é sempre um bom caminho para os leitores contumazes que querem confirmar conto após conto o seu sabor ou o seu dissabor com a literatura.
Piñon atende magistralmente todos os leitores com sua narrativa elegante e envolvente.
São nove contos, nove histórias, nove personagens que centrais ou não nos deixam penetrar em suas vidas cotidianas, desfraldadas, escondidas, sofridas, vidas como a de todos nós. Relações familiares, disputas, sonhos adormecidos, paisagens, ilusões, realidade.

Quote: “Já liberto dos percalços, apegava-se às lembranças que imprimira no coração da família. Afinal, fora seu empenho legar-nos o fardo da memória.”

site: https://www.facebook.com/lunicolinole