Sob O Céu de Cabul

Sob O Céu de Cabul Andrea Busfield

Resenhas - Sob O Céu de Cabul

Prof. Angélica Zanin 28/03/2015

Afeganistão: Sob o olhar puro de Fawad
Primeiro livro da jornalista britânica Andrea Busfield. Através do olhar de um garoto, ela nos mostra um Afeganistão diferente daquele exibido constantemente pela imprensa internacional. Fawad, o narrador, revela o que há de mais lindo e sagrado neste lugar repleto de lindas paisagens e neste povo acolhedor, amoroso e unido em torno de suas crenças. Eles também são vítimas das barbáries dos radicais. A convivência com os visitantes estrangeiros é acolhedora, o respeito aos diferentes hábitos é tolerante e compreensivo. O amor entre uma jovem britânica e um poderoso Afegão é possível, a superação das dores provocadas pelos atentados é presente e os ensinamentos que os sábios devotos de Alá nos transmitem são marcantes. Mesmo com todas as necessidades a que este povo está exposto, eles são capazes de amar, sonhar e compartilhar suas dádivas, que não são poucas. Espero que seja o primeiro de muitos livros , pois me trouxe à luz um lugar e um povo distantes e negligenciados pelas diferenças.

Felippe.Fagotti 02/10/2021

Vida no oriente médio
O livro e narrado por uma criança, que nem ela sabe sua idade, só sabe o quanto a vida é dura e todos já passaram por dias ruins na vida, ou seja, ninguém está melhor nem pior que ele. Isso é só uma das diversas reflexões que podemos tirar desse livro.

Vitoria 02/05/2020

Li em apenas algumas horas, uma escrita muito leve e entender outra cultura nos faz ver o porque a nossa sociedade é assim, tudo vem de muito tempo atrás; os pré conceitos, as coisas que nos ensinam. Tudo é cultural e socioencomico. É uma abordagem indireta sobre isso.

Jamille 01/05/2015

Uma visão singela e inocente de uma criança perante os horrores da guerra, diferenças culturais e religiosas. Muito bom livro

Monique 10/10/2022

É um livro muito interessante e muito bom. Não dou 5 estrelas por algumas falas que acabei não gostando, mas adorei essa história de verdade.
BethAnia 29/01/2023minha estante
Oi ?
Você comprou ele físico? Não acho Ebook na internet

Jonas.Pereira 25/08/2015

Uma linda história de amor,gentileza,coragem e sabedoria
Sob o céu de Cabul conta a história de Fawad,um garoto afegão de onze anos de idade que vê a chance de sua vida mudar,quando sua mae Mariya,recebe uma proposta para trabalhar na casa de três estrangeiros:Georgie,May e James.

A parti daí,eles sua mudam para uma casa ao lado dos estrangeiros,onde Fawad passará por algumas angústias,mas principalmente,descobrirá a força do amor e da amizade no meio da guerra e da dor.

Os personagens são cativantes e incríveis,um melhor do que o outro.Fawad nos encanta com sua gentileza,coragem e sabedoria.Como o livro é narrado por ele,vemos tudo o que se passa na sua cabeça.E pode acreditar é divertido e lindo de se ver.Principalmente sua amizade com Georgie.

A escrita de Andrea Busfield é incrivelmente linda,emocionante,poética e engraçada.Ri muitas vezes de Fawad e me emocionei bastante por causa da história de vida nada fácil de alguns personagens.A autora muitas vezes me deu vários sustos,deixando meu coração saindo pela boca.

É linda a forma como ela retrata o Afeganistão,o país pelo qual ela se apaixonou e inspirou seu livro.E o que achei mais especial foi ver como essas pessoas podem ser violentas ao extremo,mas também possuírem uma gentileza inigualável.Enfim amei o livro,ele é belamente escrito e estonteantemente verdadeiro e cativante.Com toda a certeza virou favorito e vai ficar guardado em um canto bem especial do meu coração.

''A única coisa certa nesta vida,na minha opinião,é que ninguém seria capaz de segurar duas melancias com uma única mão.''

''Certas vezes,quando não temos nada,a única coisa que podemos fazer é manter nossa dignidade.No entanto,quando não estamos atentos,as palavras mais simples podem nos roubar a dignidade.''

Hester1 07/10/2016

Estória singela e emocionante. Fawad o narrador da estoria, um garoto afegao de onze anos, nos apresenta personagens cativantes, todos eles. Ele nos leva quase que pela mao a conhecer seu pais e seus amigos, seus costumes. Muitas vezes sao estórias tristes, tantas guerras e lutas fatricidas, mas tb consegui rir das peraltices dele.

Haruko.ishikawa 01/07/2021

Conheci uma cultura...
Apesar da demora para ler esse livro eu gostei muito, pois ele me mostrou uma nova forma de ver uma cultura diferente, gostei de saber um pouco do dia a dia, da forma como a religião é vista e tudo mais.
É um livro que se passa no Afeganistão, e é contando de um ponto de vista de um menino.

Cleidecn4 16/08/2021

Cabul
Sob o céu de Cabul é um
livro para quem quer saber um pouco mais sobre o Talibã e dar mais valor as pessoas em volta.
Prazeroso de ler.

Caroline Fernandes 09/08/2020

Reorganizando a estante e preciso fazer resenhas pra ter as medalhas de volta

Carla 29/01/2024

Minha gente, que livro é esse????
Engraçado que nunca tinha ouvido falar nessa autora e o que primeiro me encantou quando vi o livro foi a beleza da capa. Li os comentários e a sinopse e fiquei ainda mais interessada, mas não o comprei. Fui à mesma livraria novamente e lá estava ele, único volume. Tinha que ser meu!
Sabe aquele tipo de livro em que você se perde no tempo e no espaço, a hora se passa e você não quer parar de ler? Isso só tinha me acontecido com os livros de Jojo Moyes até então...
O livro trata da realidade de Cabul, após a saída do Talibãs que deixaram sua "sombra" sobre aquele povo. Apesar de uma dura realidade, marcada por tragédias, morte, fome e tudo mais que uma guerra pode trazer, a narrativa feita por Fawad traz esse cenário com uma certa leveza e humor.
Fawad, na sua simplicidade e inocência, apresenta um Afeganistão com outros olhos: as lindas paisagens, o céu de um azul sem igual, a diversidade de cores nas roupas, os costumes muçulmanos e uma série de outros detalhes que só lendo pra saber.
Super recomendo a leitura. Foi o melhor livro lido de 2024 até agora.

Binha 19/10/2018

Amei esse livro.Eu li quando tinha 15 anos e irei reler outra vez.Recomendo para pessoas de todas as idades