Reinos de Ferro RPG: Livro Básico

Reinos de Ferro RPG: Livro Básico Bryan Cutler

Resenhas - Reinos de Ferro RPG: Livro Básico

Fer 15/08/2022

Super divertido
Gosto muito de reinos de ferro, já jogo com ele faz um tempo, mas eu e minha mesa sentimos a necessidade de reformular as rolagens de dado e modificamos os valores dele para rolagens com todos os dados e não só com d6. No mais, é um sistema diferente, divertido e que te arranca umas boas risadas.
Aos jogadores combeiros: o parque de diversão é aqui. Dá para fazer absurdos com esse sistema ultra divertido.

Leonel 26/09/2020

Muito interessante (7,8)
Reinos de ferro retrata um grupo de reinos habitados por várias raças e etnias, um mundo movido a tecnologia mecânica a vapor e magia combinadas, o mundo já foi o campo de batalha de entidades (ditas deuses) que são constantemente citadas na mitologia, esses “deuses” estão presentes em vários dos mitos da criação de uma ou outra raça, as religiões mais conhecidas tem suas respectivas igrejas e sacerdotes, alguns deles sendo hostis a uma ou outra etnia/raça/religião...

O cenário permite uma grande possibilidade de aventuras, seja no estilo urbano ou exploração, busca de tesouros, guerras, cavalaria, heroísmo, desenvolvimento tecnológico...

A história é bastante complexa e muito densa (o livro tem quase 350 páginas), o que é bom no sentido de que o cenário e história do mesmo é muito bem desenvolvida, mas é também “pesada” para ler e entender rapidamente, tendo muitas nuances políticas, filosóficas e pseudo cientificas que moldam elementos do cenário.

Reinos de ferro usa um sistema próprio que em alguns aspectos lembra o sistema D20, as jogadas são feitas, valores da ficha são somados aos resultados na tentativa de alcançar valores alvo, se o valor é atingido ou ultrapassado a jogada é bem sucedida, a diferença está nos tipos de dados usados, que em Reinos de Ferro são os D6. Acertos críticos ocorrem quando os 2D6 lançados obtém valores iguais que sejam altos o bastante para ter sucesso.

A criação de personagens apesar de possuir inicialmente poucos parâmetros de escolha, permite uma enorme quantidade de variações. A primeira escolha é a da raça (7 opções), que já define o básico dos atributos (3 atributos principais e mais 6 secundários), seguindo-se a isso escolhe-se um arquétipo (4 opções) e então o que torna o jogo tão variável o jogador escolhe duas profissões, sendo que ambas são integralmente parte do personagem (20 opções, com uma grande variabilidade combinações, algumas opções são mais restritivas, requerendo a escolha de uma determinada raça e/ou arquétipo, mesmo assim ainda são muitas as possibilidades), que definem suas perícias iniciais, outras personalizações estão por conta da escolha do jogador de onde acrescentar 3 pontos em atributos, com um limite de valor definido pela raça escolhida e pelo nível inicial dos personagens (Heroico...).

As jogadas são simples e o sistema não é abstrativo, estando focado na representação mecânica da realidade da ambientação, há algumas opções e possibilidades de complicação, mas no geral as jogadas consistem do lance de 2D6 + parâmetros da ficha + bônus eventual. Uma particularidade do sistema é que ele funciona em todo seu potencial com o uso conjunto de miniaturas e tabuleiro, esses elementos não são obrigatórios, porém realmente permitem uma experiência mais completa.

O livro básico de Reinos de Ferro RPG é um livro robusto e bonito com, todas as páginas praticamente contem artes na borda ligadas aos elementos do cenário (metal, engrenagens, ampolas de fluido colorido). O texto apesar de sua densidade é bem escrito (bem traduzido), as imagens parecem ser produzidas especificamente para o livro, então estão sempre no clima da ambientação, as bordas e imagens são totalmente coloridas, artes também se apresentam em alguns quadros de texto onde são feitas descrições de detalhes importantes.
Jonathan.Rodrigues 17/03/2024minha estante
Bom dia, tenho uma dúvida sobre os acertos críticos em combate. Como vc disse, ao tirar números iguais que ultrapassem o valor alvo, o crítico é acionado. Num ataque com crítico como fazer a jogada de dano? Dobram os d6 para 4d6 e o pod da arma(se tiver)? Ou apenas dobram os d6? Ou como funciona?