Diário do Chaves

Diário do Chaves Chespirito

Resenhas - Diário do Chaves

Hemerson.Soares 22/06/2024

É história de Chaves contada no seu diário
Toda leitura nos proporciona aprender algo novo, refletir nossas idéias ou ainda se aventurar/relembrar histórias. Por isso, na minha visão, cada leitura nos permite crescer pessoalmente, podendo contribuir em nossas vivências.

Nesse caso, eu não poderia deixar de ler "O diário do Chaves", que conta a história de um menino humilde que mora em uma vila simples, mas que é recheada de grandes personagens e muito humor.

Realizar a leitura desse livro me fez relembrar da infância e do quanto até hoje a obra de Chespirito (apelido dado ao criador Roberto Gomez Bolãnos em referência ao "pequeno Shakespeare") contribuiu em minha vida, seja rindo das piadas e bordões engraçados ou aprendendo com as pequenas, mas significativas lições de vida que a série traz.

Agradecimentos ao @canalviladochaves
e @forumchaves
por divulgarem essa obra e trazerem conteúdo inédito para nós brasileiros.

Adrian.Daniel 19/06/2024

Uma imersão no mundo da vila
O livro conta a visão do chaves sobre a vila e como um verdadeiro diário, dos feitos diários, com as piadinhas e trocadilhos do menino da casa 8, realmente um bom livro, rápido e divertido de se ler

JosePaulo1990 15/06/2024

Saudades do Chespirito
Essa obra é uma forma de matar a saudade de toda a obra criada por ele. De certa forma você se conecta com todos os personagens e imagina estar assistindo um episódio inédito.

anonimoBR 11/06/2024

Sem querer querendo
Um livro simples, rápido e que dá uma certa sensação agridoce de nostalgia. Pude perceber o quanto o seriado, que boa parte da população brasileira cresceu assistindo, é bem escrito e articulado, já que boa parte tanto do humor quanto do drama está na forma que as palavras e seus sentidos são reconstruídos através dos personagens e suas dinâmicas, já bem conhecidas, mas sem nunca perderem o seu charme característico.

Larissa.Giorgetti 07/06/2024

Lindo, tocante eu amei cada página. Pra quem é fã de chaves desde a infância esse livro é muito especial, a primeira parte é narrado de acordo com os sentimentos e pensamentos de chaves e temos muitas situações de inúmeros episódios.no decorrer do livro, e como falei pra quem é fã consegue ver perfeitamente a cena citada na memória. Depois conta tudo desde o começo e como surgiu o Chaves, daí por último muitas fotos maravilhosas.
Uma citação muito tocante da parte que é narrada pela Florinda Menezes:
O Chaves tem uma característica que o distingue dos demais adultos que chegaram a representar uma criança seja na televisão, ou em qualquer outra mídia: o Chaves não é o menino mais levado, nem o mais inteligente, nem o bobo demais, nem o mais bonito - e também não é o mais feio - não, o Chaves é simplesmente o mais meigo.

Luan.NietzsChe 31/05/2024

O Chavinho que você não viu
Com certeza, depois desse livro jamais verei a série com os mesmos olhos de sempre. O Chaves encara a vida da maneira mais otimista possível, escreve em seu caderninho velho as coisas mais engraçadas que já li num livro. E apesar de eu já ter visto algumas estórias em cena, eu muito gargalhei. O livro conta coisas que não tem na série, portanto acho um livro imprescindível, para os fãs do Chespirito.

Porém, muito porém, não é porque você vai achar engraçado que você também não vai lavar os olhos (dessa coisa que você chama de cara) de dentro para fora! O livro também tem suas tristezas. Chavinho lida com a morte, a fome, a avareza alheia... Para um menino que não tem nada, ele, além de sobreviver, vive. Como disse Florinda, era o mais meigo. Chavinho é a personificação da pureza. Eu amo Roberto Gomez Bolaños, amo a sua genialidade.

Giordano.Sereno 22/05/2024

Mergulhe nas Memórias de um Menino: Uma Resenha de "O Diário do Chaves"
"O Diário do Chaves", de Roberto Gómez Bolaños, é mais do que uma simples coleção de anedotas; é uma janela para o coração e a alma de um dos personagens mais amados da televisão. Bolaños, conhecido mundialmente como Chespirito, nos presenteia com uma obra que mistura humor, nostalgia e uma profunda sensibilidade, convidando-nos a reviver os momentos mais marcantes do menino pobre que conquistou milhões de fãs ao redor do mundo.

Neste livro, o leitor encontra as reflexões e aventuras de Chaves, escritas em um tom íntimo e pessoal, como se estivéssemos folheando o diário secreto de um amigo de longa data. A narrativa nos leva para além das cenas clássicas do seriado, revelando detalhes inéditos da vida do garoto que mora em um barril, suas relações com os moradores da vila e suas peripécias cotidianas.

Bolaños habilmente mistura realidade e ficção, conferindo ao personagem de Chaves uma dimensão humana que transcende a tela. Através das páginas do diário, percebemos a solidão e a inocência de Chaves, ao mesmo tempo em que rimos de suas desventuras e das situações cômicas que ele enfrenta. Cada página é um convite para explorar mais a fundo a psique do personagem, compreendendo suas motivações e seus sonhos.

Um dos pontos altos do livro é a maneira como Bolaños utiliza o humor para abordar temas sérios, como a pobreza, a amizade e a resiliência. Ele nos lembra que, apesar das adversidades, é possível encontrar alegria nas coisas simples da vida. O estilo de escrita leve e acessível torna a leitura agradável para todas as idades, mantendo a essência do humor que tornou Chaves um ícone.

"O Diário do Chaves" é uma obra indispensável para os fãs do personagem e do próprio Bolaños. É uma oportunidade única de se conectar ainda mais com a história do menino que, com sua simplicidade e bondade, ensinou gerações a valorizar a amizade e a solidariedade.

Se você cresceu assistindo ao Chaves, este livro é como um reencontro com um velho amigo. E se ainda não conhece o personagem, prepare-se para se apaixonar por essa figura inesquecível. Afinal, como diria o próprio Chaves: "Isso, isso, isso!"

Compartilhe essa resenha com outros leitores e reviva a magia de "O Diário do Chaves"! 📚✨ #Literatura #Chaves #RobertoGómezBolaños #ResenhaDeLivro #Nostalgia

Anny419 20/05/2024

Esse livro é leve, fácil de ler e emocionante. Uma ótima leitura para quem é fã das obras de Chespirito, mas também para aqueles que tem um apego de nostalgia com o seriado e seus personagens.

Israel Vancouver 18/04/2024

Um beijo bolaños
Não tenho muito o que falar. basicamente fiquei rindo feito besta das mesmas piadas que ri durante minha infância inteira, mas agora elas estavam escritas. as curiosidades, fotos e textos no final tornam a experiência mais rica. é simplesmente um deleite pra quem é fã. e eu amei (como amaria qualquer coisa do chaves). bjs bolaños vc era mt artista.
????

Liica 02/04/2024

Chaves
Sempre achei o chaves. Agora lendo este livro reconheço que não assisti pensando assim, mas com coração puro e agora percebo qual era a mensagem que ele passava.

Rodrigo509 29/03/2024

Não é preciso ser um fã ou um entusiasta para saber a importância de Roberto Goméz Bolaños, para a história da Televisão mundial. Desde 1972, ele fez um ícone com a inocência e simplicidade conquistar (e ainda conquista!) muitas gerações.

Por isso, resolveu basear, em suas andanças, ao se deparar com um menino pobre e de bom coração, e escreveu O Diário do Chaves.

Como se o próprio menino do Barril, que morava na casa número 8, escrevesse suas histórias, o Diário nos faz recordar muitos dos momentos em que vimos na telinha, cada frase, cada cena, cada situação.

Tem momentos em que nos fazemos rir, de aprender, e até nos emocionar. Como sabemos, mesmo com o Kiko e seus brinquedos, Nhonho com suas comidas, o amor pela Paty, pela amizade com a Chiquinha, do Seu Madruga, o Chaves sempre terá um cantinho em cada coração do público.

Realmente, mesmo que os herdeiros do Chespirito ainda estejam relutantes para voltar a exibir toda a obra de Bolaños, nós fãs sempre iremos relembrar que éramos felizes. E sabíamos, sem querer querendo.

ry !! 23/03/2024

Chaves é um personagem muito fofo
O livro trás um putro pinto de visão sobre o universo da Sitcom Chaves. O diário de chaves conta com fatos bastante pessoais do protagonista. Além da parte biográfica que nos permite conhecer o criador desse univer tão amado.

Cinara... 12/03/2024

A infância me chamando.
" E é assim até hoje, porque não é verdade que vivo no barril, como dizem uns e outros por aí. O que acontece é que me escondo no barril quando não quero que percebam que estou chorando. E também quando não quero ver ninguém, ou quando tenho muita coisa para pensar."

É difícil ler chorando, não dá pra enxergar nada ?... Chorei tantas vezes assistindo aos episódios, chorei na exposição do MIS e não tinha como chorar lendo o livro.
É um misto de nostalgia, alegria e tristeza.

freitaskoober 09/03/2024

?????
A julgar pela capa parece mais um livro bobo cuja narrativa vai apelar ao já conhecido humor de Chaves mas na verdade é um livro cheio de reflexões que despertam emoções.

Além disso conta com ilustrações do próprio autor e criador de toda a história, Roberto Bolãnos, algo que, de certa maneira, me surpreendeu pois não sabia que ele também era um exímio desenhista.

Ótimo livro!

Se você está em ressaca literária essa é uma ótima indicação para vencer essa fase a qual todo leitor, se não viveu ou está vivendo, com toda certeza viverá! Rsrs