Quem Controla a Escola Governa o Mundo

Quem Controla a Escola Governa o Mundo Gary DeMar

Resenhas - Quem controla as escolas governa o mundo

Luiz Miguel 25/08/2015

A Verdade por trás do Ensino Público
Um livro muito bom e esclarecedor sobre um tema tão importante e, ao mesmo tempo, tão desconhecido dos cristãos brasileiros. Apesar de ter como pano de fundo a educação nos Estados Unidos, os princípios por trás são, visivelmente, os mesmos e, com isso, nos ajuda a entender as motivações humanistas, ateístas, imorais e demoníacas dos governos e autoridades, especialmente de linha marxista, na suposta educação de nossos filhos.
Infelizmente, o contexto do autor é muito diferente do nosso, as leis dos EUA e Brasil possuem pouquíssima semelhança e, com isso, algumas das soluções apresentadas não são viáveis para nós, como o "homescholling" por exemplo (mesmo que existam alguns raros casos no Brasil, mas que só vão adiante com muita luta) e o total boicote dos cristãos para com o ensino público e, além disso, parece que nos EUA é mais fácil, mais barato e menos burocrático abrir uma escola cristã.
Por outro lado, a ideia de que as igrejas deveriam investir mais em escolas cristãs e na educação das crianças é muito boa e poderia ser uma realidade no Brasil se as igrejas, os pastores e líderes, bem como os cristãos, mudassem um pouco o pensamento sobre o assunto e enxergassem a urgente necessidade de um ensino fundamentado nas sagradas Escrituras e no evangelho de Jesus Cristo.
Gostei muito do livro, porém, dentro do assunto, ainda prefiro e recomendo o livro de Solano Portela: "O Que Estão Ensinando aos Nossos Filhos", publicado pela editora FIEL, por ser mais completo e mais próximo de nós, mais dentro da realidade e cultura brasileira.
Cada capítulo é bem esclarecedor e vale a pena ser lido com atenção, com muito pano de fundo histórico, citações relevantes e discussões inteligentes, porém creio que faltou uma conclusão mais prática, apesar de que a história final sobre os dois ônibus ser excelente e muito reflexiva. Estou perplexo até agora ao pensar nela.
Um ótimo livro da editora Monergismo, recomendo a todos que se importam com a educação de seus filhos e não só com isso, mas com suas vidas e suas almas. O que está por trás do ensino público é podridão, muita podridão. Só o Senhor Jesus para ter misericórdia de nossas crianças.
Vanderley Batista 26/02/2016minha estante
Ótima resenha!

Ronaldo.Refundini 08/08/2017minha estante
Olá, estou divulgando meu segundo livro "Auschwitz como parâmetro de Amor", numa reflexão profunda a respeito do sentido do ser humano além das aparências, o livro indaga a possibilidade do amor incondicional, trazendo a ideia de que todas as pessoas são semelhantes sob a perspectiva de uma análise ontológica, a assimetria entre o verdadeiro e o falso, perdão, a eternidade pela razão, etc. A obra será lançada na Bienal do RJ, porém já estamos fazendo pedido pelos whatsapp 44 99721 0404

Manços 05/01/2020

Decepcionanete
Esperava um livro histórico e analítico, que mostrasse como o ensino formal influenciou, ao longo do tempo, as transformações sociais ocorridas.
Encontrei um livro meramente opinativo e de uma opinião muitas vezes com uma base frágil (ao dizer, por exemplo, que o marxismo criou o estado laico) e de aplicações no mínimo questionáveis (por gerar uma Igreja totalmente afastada da sociedade, algo já contrariado desde a Reforma Protestante).

Diógenes Gimenes 22/04/2020

Você precisa ler
Um dos melhores livros que li na vida. Protestantes, católicos e ateus irão encontrar questionamentos muito relevantes sobre os conceitos utilizados na educação e como isso influencia as gerações futuras.

Matheus 24/05/2020

Apesar de algumas boas discussões, pouco aprofundamento. O tema gera uma expectativa que não se cumpre ao longo da leitura.

Paula.Morais 02/07/2020

Leitura essencial! Um choque de realidade sobre nosso sistema educacional, sobre nossa negligência como cristãos em áreas como a política, cultura e entretenimento. Não se engane, não há neutralidade.

Nathalia 21/03/2021

Quem controla a escola...
Em "Quem controla a escola governa o mundo" Gary Demar busca acabar com o mito da neutralidade na educação, principalmente no meio cristão. Um de seus argumentos é que os humanistas transforam a educação em um deus que eles mesmo controlam agora; além disso, o autor faz constantemente um apelo ao leitor para que decida o sistema educacional dos filhos cristãos.
O autor faz uma contextualização histórica interessantíssima da busca pelo controle educacional durante o nazismo e em outras cosmovisões. Sempre frisando a importância da cosmovisão cristã. Também aborda as armadilhas do pluralismo e alguns mitos sobre o evolucionismo, discorrendo sobre a relação do homem com a natureza e a moral.
Apesar de focar bastante no contexto americano, o livro atendeu minhas expectativas quanto a abordagem das filosofias educacionais. Com certeza farei uma releitura!

jvsherlocked 22/09/2021

MINGING BLOWING
sério. esse livro me abriu os olhosnpara TANTA COISA. meu deus!!! me livrou de muitos perrengues ma universidade. me ajudou a pensar melhor e ter mais desejo de estudar sobre a educação.

Niltom.Mota 29/11/2021

Esclarecedor
A palavra que define esse livro é sem duvidas "esclarecedor". Ele abre a nossa mente com relação as verdadeiras intenções do estado com a escola e a educação das crianças, e nos mostra que esse fato já está presente na vida acadêmica de longa data. O livro tem uma linguagem de fácil compreensão, portanto pode ser lido por jovens e adultos, por isso o leitor deve lê-lo e indicá-lo para seus parentes e amigos. Boa leitura!

Victor.Muniz 13/01/2022

Absurdo
Nunca vi um livro com tantos absurdos, e olha que eu já pesquisei diversas literaturas com temática de educação cristã. Mas esse consegue chegar além do absurdo. Chega a ser cômico.

Natalha 10/02/2022

Ideal para as famílias cristãs
Livro muito bom, muito informativo e muito bom para nos fazer pensar e repensar na educação pública atual.
O livro não condena as escolas em geral, o autor nos adverte para o modelo atual de ensino e como a Bíblia está sendo massacrada por este sistema.
Recomendo muito!

heloisa karin 08/03/2022

Pensar sobre a questão da escola me faz meditar bastante, como professora creio que refletir meu papel em sala de aula é de extrema importância, gostei muito da experiência de ler esse livro, já fiz várias anotações ??

_vahrodrigues 10/03/2022

Um grande alerta aos pais
Muitas verdades reunidas em um só lugar. Excelente obra que apresenta a realidade por trás das escolas. Leitura obrigatória aos pais e educadores. O título do livro é bem sugestivo. Por todo o texto o autor vai trazer embalsamento histórico. Livro claro e objetivo. Uma ótima introdução para a discussão desse tema.

Airaf 12/03/2022

Será a escola uma prisão?
Vale a leitura. Todos os argumentos sobre a obrigação de ir a escola e o interesse do governo em normatizar isso, além de toda mentira em torno de assuntos científicos falhos fazem de nós marionetes.

Geo 16/03/2022

Prós e contras
É interessante que o livro começa com uma abordagem mais histórica, falando de como a escola foi usada para doutrinar crianças. Depois, faz uma análise de como está a situação educacional nos EUA. Nesse livro, há muitos pontos interessantes, porém um leitor mais cauteloso percebe que a lente que ele está usando é de uma "America First", com a qual, em muito de seus argumentos, o seu crivo é o quanto as crianças estão aprendendo de culturas diferentes da americana (um exemplo de argumento é o ensino da cultura africana nas escolas, o que para ele é horrível, porque, claro, antes aprender sobre deuses gregos sedentos por sangue do que sobre a cultura da África).
Outro ponto é que muito se mistura patriotismo americano com cristianismo.
E muito de seus argumentos no final do livro para alertar os pais achei fracos e alguns ambíguos.
Em síntese, na sua parte crítica ao sistema de ensino e argumento a favor da educação em casa, achei bom e digno de reflexão, principalmente quando nos lembra sobre regimes totalitários que usaram o ensino para a propagação de suas ideias.
Porém vale ressaltar que muito das suas respostas vem do conservadorismo americano, e que mistura muito cristianismo com patriotismo, o que é errado e partidário.

Marcelo Duarte 21/04/2022

O título fala por sí só
Mais um assunto espinhoso seja na esfera pública ou no meio cristão. O autor traz suas ideias e por meio de alguns pontos busca validá-las. Há muitas coisas que eu concordo com o autor, e muitas outras que requerem mais estudos para um melhor discernimento. Certamente, que é um assunto urgente, mas a comunidade cristã possui suas nuances, como qualquer outro meio. E isso deixam as coisas mais difíceis. Algumas de suas críticas são certeiras e algumas de suas observações muito pertinentes, dignas de serem anotadas e trabalhadas em muitos níveis. Uma ótima leitura de introdução acerca do tema educação sob um olhar cristão.