Sábado dos meus amores

Sábado dos meus amores Marcello Quintanilha

Resenhas - Sábado dos meus amores

Emerz 27/08/2022

Uma coletânea de contos do Quintanilha para se adentrar no universo do autor, uma ótima porta de entrada.

Aqui o Quintanilha trabalha em suma a brasileiridade do nosso cotidiano. Com histórias cheias de humor e nostalgia de tempos passados e atuais. Uma atemporalidade brasileira que ele carrega nas suas obras.

Calado 30/07/2022

Nostalgia
De alguma forma Quintanilha conseguiu me colocar de volta a minha infância, em contos cheio de nostalgia e humor de um garoto do vileiro.

@thereader2408 04/04/2022

Histórias do brasileiro comum
"Sábado dos meus amores" apresenta seis histórias em quadrinhos sobre pequenos dramas cotidianos do brasileiro comum de diferentes lugares do Brasil, retratado de forma poética em uma união perfeita entre crônica e graphic novel. Os personagens têm motivações simples, são perfeitamente humanos, cheio de falhas e imperfeições. Podia ser qualquer um de nós, nos lugares mais corriqueiros, onde ocupados com as preocupações diárias esquecemos de admirar a beleza das coisas simples, como no conto 1, “Plena de Flôroi”, onde uma borboleta passeia desapercebida.

O segundo conto, “De como Djalma Branco perdeu o amigo em dia de jogo” é meu favorito, e apresenta algo que é visceral para o povo brasileiro, a paixão pelo futebol e suas superstições. O conto 3, “Dorso”, apresenta Humaitá, um trabalhador que guarda um importante segredo, e por isso levanta questionamentos. No conto 4, “Escola primária”, veremos Selma uma estudante evangélica, moradora de uma vila pesqueira que está aprendendo a ler e pede ajuda a Tiago, por quem é secretamente apaixonada.

O conto 4 é sensacional, me lembrou "O velho e o mar". O Santiago de de Hemingway e o Tiago do Quintanilha conseguem passar toda a sua sabedoria e percepção do ambiente que os cercam, em uma simplicidade que denota um conhecimento que poucos sabem passar, vi isso também no jagunço Riobaldo de "Grandes Sertões: Veredas" do Rosa. O conto 5, “Atualidade”, fala de uma prática que é tão tão comum no Brasil que é interessantíssimo ver essa nossa realidade em um conto em quadrinhos, o costume de jogar na loteria. Nota mental: lave as suas mãos, priorize o que for urgente, depois o importante. O último conto, “A fuga de Zé Morcela”, mostra a confusão em um circo numa pequena cidade do interior por causa de um jogo de carteado.

O Quintanilha fez um trabalho excelente ao retratar as nossas peculiaridades, costumes e manias em arte colorida e super original. A beleza está desde o voo solitário de uma borboleta, um jogo de loteria até a paixonite de uma moça recém-alfabetizada. Quintanilha mostrou o burlesco, o fatídico e o real em situações banais com uma simplicidade genial.

@thereader2408

Kaio.Moro 15/08/2021

Gostei muito. São seis histórias aparentemente banais, porém pouco previsíveis e de um tom único. Todas nos revelam muito sobre o cotidiano brasileiro e as proporções que as loucuras oriundas de nossas rotineiras peripécias podem tomar, tudo isso através de uma perspectiva bem inusitada e original, com uma narrativa estupenda. As crônicas variam de temática, umas são mais extensas, outras tem apenas uma página. A primeira delas é sobre o singelo vôo de uma borboleta, por exemplo. Mas a que mais me cativou foi sem dúvida, a do seu Edgard, um flamenguista fanático muito supersticioso.

O traço do Quintalinha é maravilhoso, muito lindo. vale apreciar a arte do cara com calma, cada gesto e cada expressão é carregada de um talento absurdo. Excelente.

Nandað 23/07/2020

Livro de quadrinhos muito bom. Ele retrata de forma simples o cotidiano brasileiro, das mais diferentes formas e situações

Laura Regina - @IndicaLaura 16/07/2019

um Livro sobre a Periferia
Uma coletânea de contos em graphic novel sobre pequenas histórias da periferia do Rio de Janeiro.

Uma obra mais antiga do Quintanilha - esta focando em pequenas histórias mostrando diversos ângulos da vida na periferia do Rio: o futebol, as paixões, o “jeitinho brasileiro”, o amor, a violência.

Os traços característicos do autor já estão aqui, os movimentos bastante reais, a noção de ação... cara, muito bom!!!

Mais indicações no Instagram @indicalaura

site: www.instagram.com/indicalaura

Maitê 20/04/2016

Gráficos bons, mas histórias muito curtas, poucas realmente interessantes.

z..... 22/11/2014

Nessa obra vemos situações cotidianas expressas em HQs curtas, algumas até de uma página, que impressionam pelo realismo, valorizado também pela arte requintada. As histórias soam familiares, sendo muito emotivas e variadas em suas faces.
Entre elas há a história de uma moça que vai descobrindo o amor em paralelo a descoberta das letras (essa foi a que mais gostei) e a apresentação de um torcedor com suas loucuras supersticiosas. Também casos tristes, como a história de Humaitá e seus dramas ante os interesses egoístas e maquiavélicos de pessoas que conheceu em sua trajetória. Mas, sem dúvidas, a que mais me impressionou foi a história do guarda complexado, que exteriorizou sua fúria como reflexo da insatisfação com a própria vida. Vemos uma ponte muito estreita entre a banalidade e a morte. A arte é genial e impressiona ao retratar esse momento.
Muito positiva essa obra, com páginas da vida de um dia qualquer, em seus amores e dramas, mais próximos do que imaginamos.

laura 01/10/2013

Nossos Amores
Sábado dos meus amores, aparentemente historias comuns porem cheias de emoções, angustia, superstição, dor e sonho. Marcello Quintanilha conseguiu transformar acontecimentos banais em algo comovente, doeu meu coração a historia de Humaitá como pode alguém ser tão cruel em relação a outro ser humano para em cobrir seus próprios erros.outra parte que gostei muito foi a do srº Edgard torcedor apaixonado e supersticioso apesar de não gostar de futebol. o livro é fantástico em todos os aspectos.