Pecar e Perdoar

Pecar e Perdoar Leandro Karnal

Resenhas - Pecar e Perdoar

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Gisele 15/05/2023

?Há algo de profundamente vaidoso na virtude.?
"A grande virtude de combate aos nossos traços que consideramos negativos é a constância da esperança. É uma luta pela insistência permanente. Eu A peleja diária e forte, e a derrota quase certa, desanimam. Tem de recomeçar. Isso pode ser vivido no calor da fé ou no mais completo ateísmo. Um ser humano ateu e um religioso variam em várias coisas, mas ambos são humanos e, por força da natureza, do destino, do carma ou da presença de carbono em nós, falhamos."

Pecar e perdoar é um livro em que Karnal ? um professor, historiador e ateu ? conversa com o leitor sobre os sete pecados capitais e sobre o perdão fazendo uma análise sobre algumas histórias presentes na Bíblia. Gostei muito de ler uma análise da Bíblia pelos olhos de um não religioso, alguém que vê aquelas histórias de forma objetiva e racional, nós mostrando o quão falhos são os heróis bíblicos e a experiência deles com os pecados capitais; fazendo também algumas análises sobre aspectos do cristianismo que são estranhos para mim, como o diabo punir as almas que peçam em vida, quando ele próprio as ?incentiva? a pecar.

Além disso, Karnal nos mostra os pecados capitais na nossa sociedade atual, o quão orgulhoso o ser humano é e pode ser sem se dar conta. Ele fala minuciosamente sobre os pecados, como eles podem se apresentar e como respondemos à eles. Tudo isso com aquele humor sarcástico e ácido, bem característico de Karnal; bem como as citações de alguns filósofos para complementar suas falas. Além de fazer o leitor refletir e divagar sobre sua própria vida e ações em reposta ao pecado.

Eu gostei do livro, porém do meio para o final se tornou maçante e repetitivo. Me acrescentou bastante pela análise dos pecados (na sociedade atual e antes) e da Bíblia, mas a partir de um dado momento, o livro não avançava mais. Por isso, demorei bastante pra terminá-lo, além de que comecei e parei várias e várias vezes; dessa última vez, perseverei e consegui terminar, enfim! No entanto, o livro é bom e eu recomendo.

Martony.Demes 15/05/2023

Um breve e interessante livro de Karnal sobre reflexões acerca de religião, pecar e perdoar. Eu já vi alguns vídeos dele tratando sobre alguns temas que ele aborda no livro! Então o livro serviu de reforço para tudo que já assim. É um compêndio com todos os ensinamentos relacionados ao tempo sobre os quais Karnal costuma tratar em suas palestras, videos no YT e outros mais!

Interessante livro!

D+ 29/12/2022

A confissão de pecados de um ateu
O Karnal, a exemplo do Pondé, do Cortella e do Clóvis, desempenha bem o papel de porta de entrada para um vasto universo de autores e pensamentos que moldam até hoje a civilização como a conhecemos. Com um estilo de escrita simples e acessível, essa obra consiste numa ponte entre a realidade imediata do cotidiano e algumas ideias e pensamentos que ocuparam grandes mentes ao longo da humanidade.

Pessoalmente, as reflexões sobre a natureza pecaminosa humana, desenvolvidas aqui por lentes não religiosas, foi responsável, há muitos anos, por despertar minha consciência sobre os meus próprios pecados. Curiosamente, um livro escrito por um pensador ateu, por intermédio da graça de Deus, foi de grande ajuda no meu processo de conversão ao cristianismo. Em razão disso, tenho especial carinho pela obra.

Mirela Ugioni 04/09/2022

Um livro legal, com bastante interpretações interessantes. Algumas partes foram mais arrastadas, mas acredito que pelo fato de ter esbarrado em algumas crenças.

Jrdncst 17/01/2022

Surpreendente.
?Debaixo da ponte dos amores pode correr um rio de ressentimentos.?

Segunda vez que li um livro do Karnal, e fui, mais uma vez, surpreendida positivamente.

É muito importante ressaltar que o livro aborda assuntos que ultrapassam a perspectiva religiosa, que são, sem sombra de dúvidas, muito edificantes para todos nós.

Afirmo que foi uma leitura muito construtiva e que me proporcionou uma reflexão sobre o meu comportamento.

Super recomendo.

Valbilandia 09/12/2021

Excelente!
Que leitura fascinante! Há muito o que aprender sobre si mesmo, pensamentos, comportamentos, motivações. Se reconhecer pecador e falho, nos ensina a olhar as pessoas com um pouco mais de misericórdia. Recomendo a leitura.

Arya4 20/08/2021

Karnal sempre maravilhoso.
"O tema da experiência religiosa é parte da minha pesquisa e da minha vida de professor. Mas imaginava que um livro com os verbos perdoar e pecar cairia em um buraco negro ingrato. Os religiosos seriam atraídos, mas vendo que o autor não é um deles, recuariam. Os não religiosos seriam rechaçados pelos verbos. Seria um livro para ninguém."

Pecar e Perdoar é um livro denso. Pesado . Que machuca,mas acima de tudo,verdadeiro. A identificação com o descrito nesse livro é inevitável. Não é um livro sobre religião. Tampouco é um livro sobre um ateu que fala sobre religião. Karnal destrinça a bíblia e a usa como material de estudo. Nada nesse livro é superficial. E se te algo te ofender nesse livro,só mostra o quanto a verdade te incomoda.

"O orgulho é uma opção que gera todas as outras opções. Uma mãe abnegada (nem sempre isso é um pleonasmo) que em uma crise econômica decide abrir mão do seu pão para que seu filho coma, uma mulher que ignora o anseio da fome pelo amor maternal, é um ser capaz de um amor extremo. Porém, no fundo dessa alma materna, existe o orgulho de ter feito isso, de ser boa mãe, de se dedicar ao outro mais do que a si. A certeza de que é um ser maravilhoso talvez alimente mais do que o pão ao qual ela renunciou."

Karnal sempre é maravilhoso. Recomendo a leitura de todos os livros dele.

isabel.oliveira.90226628 16/05/2021

Regular
Um pouco prolixo, mas um livro para nossa reflexão.
As palestras de karnal são melhores.

Simone Bruxelas 16/05/2021

Interessante!
Pecar e perdoar, começa no judaísmo, cristianismo, e é um tema atual. É interessante a ligação que karnal faz entre a Bíblia com a história, mostrando seu conhecimento sobre os dois assuntos através de seus pontos de vista conciliatórios e críticos.

O fato de ser ateu, o deixa mais livre para colocar suas opiniões em certas passagens, sem se sentir pressionado. Com seu humor ácido e fino, que já conhecemos através da internet, ele nos trouxe um livro fluido com uma linguagem abordável e leve, uma grande material que nos ajuda a mergulhar no fundo de nossa personalidade e encontrar pontos que devemos nos questionar.

Joao 03/05/2021

Melhorar como pessoa
Não é somente um livro que aborda e nos mostra os pecados, é muito mais que isso. Leandro Karnal, o belo escritor e historiador que é, consegue nos mostrar não só passagens bíblicas, mas inúmeros fatos extras. Um livro esplêndido, faz-nos melhorar como pessoas, fazendo com que nos enxerguemos não mais por fora como o século XXI pede a todo momento, porém para o nosso interno. O intuito dele não é somente mostrar quais são os pecados e suas histórias, consiste também em nos fazer melhores como seres humanos, desempenhando um papel extraordinário para que consigamos nos conhecer melhor e saber onde estamos pecando.

Olgashion 11/02/2021

Interessante saber os pressupostos utilizados para discernir o que é pecado e como perdoar já que todos erramos.

Jéssica Machado 30/12/2020

Reflexivo!
Amo a escrita do Karnal, ele aborda temas com bastante embasamento teórico com muitas referências literárias, nesse livro não foi diferente. Mesmo considerado ateu ele entra no tema bastante neutro e usando termos em na qual qualquer religioso não sinta sua fé desrespeitada. Excelente livro com uma leitura muito fluída. Recomendo.

delicadas.leituras 22/12/2020

"-Você não presta, mas eu gosto de você! Com amor, Karnal"
O autor não professa qualquer religião, mas possui estudo profundo sobre, sendo esta, tema de suas pesquisas e palestras. Assim, ele é figura carimbada em diversos meios, e talvez por isso não me entusiasme a princípio. Seu estilo de escrita é o mesmo de sua oralidade, pode parecer óbvio um erudito se expressar corretamente, no entanto, ele possui alguns vícios de linguagem, mas talvez essa peculiaridade torne suas obras e palestras concorridas. Confesso que não estou imune, acabo sempre me rendendo e aprendo muito. Esta obra, claro, trata da experiência religiosa como um todo, e ele como historiador possui profundo conhecimento sobre judaísmo, islamismo, cristianismo e afins. Com paixão fala sobre como o pecado e o perdão são dependentes um do outro, e como estas são palavras repetidas exaustivamente pelas religiões, principalmente as cristãs, como o catolicismo, que se banqueteia com o rito pecar-perdoar 'ad eternum'. O título da resenha é uma brincadeira da relação pesquisador-objeto de estudo, ele já declarou esse amor de várias maneiras.

Rubens.Ricardo 20/12/2020

Interessante
Para aos que como eu acreditam que toda religião tem o poder de mostrar a cultura de um povo o livro é de fato bastante interessante.

Cris.Aguiar 19/11/2020

Karnal...
Para quem gosta da escrita do Karnal, seria redundante eu dizer que esse ó outro livro muito bom do historiador.

Apesar de em um ou outro momento eu não conciliar minhas idéias com as dele, é um livro muito bom para religiosos (que se permitem pensar) e não religiosos (que sabem a importância da religião para a história e construção social). Leia sem preconceitos, vale muito a pena.
Tanto pelo vasto conhecimento, quanto pelos insights filosóficos e comportamentais.

RECOMENDO MUITO!

1 | 2 | 3 | 4 | 5