Mundo Sustentável

Mundo Sustentável André Trigueiro

Resenhas - Mundo Sustentável

Leticia 11/12/2014

Mundo Sustentável
Se você quer começar a ler livros sobre sustentabilidade, Mundo Sustentável – abrindo espaço na mídia para um mundo em transformação é uma ótima opção para ser o primeiro. Escrito pelo jornalista ambiental André Trigueiro, o livro aborda diversos assuntos relacionados ao meio ambiente e à sociedade, como lixo, energia, aquecimento global, água e padrões de produção e consumo, e aponta soluções para vivermos de forma sustentável. O livro é, na verdade, uma reunião de entrevistas, artigos e comentários de André que foram transmitidos na Rádio CBN, no canal de TV a cabo Globo News, no jornal O Globo e no site Ecopop. O livro foi muito importante para o meu trabalho de conclusão de curso, que abordou o jornalismo ambiental, até porque tem uma seção dedicada a mostrar o trabalho dos jornalistas que atuam no segmento de jornalismo ambiental e como os profissionais de imprensa devem se colocar frente às questões que constituem a crise ambiental vivenciada hoje por todos os povos e países.

Uma das partes que eu mais gosto no livro é quando André fala sobre a visão sistêmica de meio ambiente, uma ferramenta importante para compreender a realidade, pois revela o quanto seres humanos e natureza estão interligados e afetam-se mutuamente. Entender esse conceito, e aplicá-lo, é fundamental para viver sustentavelmente. Ele diz que a visão sistêmica deve começar a ser ensinada nas escolas de ensino fundamental e médio, para que as crianças cresçam sabendo a importância de preservar a natureza e zelar por ela. Numa das passagens, ele conta uma maneira de exercitar essa visão. A atividade foi realizada com estudantes de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde é professor do curso de Jornalismo Ambiental.
Mais do que a terra batida que havia antes, o asfalto acumula calor e esse calor aumenta a temperatura média do campus. A construção do estacionamento implicou também a retirada de algumas árvores, o que faz aumentar ainda mais a sensação térmica de calor. A elevação da temperatura média do campus poderá implicar o maior gasto de energia com aparelhos de ar-condicionado e ventiladores. Aumenta-se o custo operacional, eleva-se a mensalidade dos alunos. Nas áreas sem refrigeração, é possível que essa dose extra de calor gere mais desconforto e, eventualmente, perda de produtividade.
[...] A absorção de água de chuva do asfalto é muito menor do que a da terra batida que havia antes da construção do estacionamento. Há, ainda, o complicador de não haver ralos ou galerias de água pluvial.
[...] A maior oferta de vagas no campus facilita a vida de professores, alunos e funcionários que têm carro. [...] Aumenta-se, por outro lado, a carga de veículos nas ruas da cidade, na escala do milhar. Mais engarrafamento, mais poluição, mais emissões de gases-estufa.
Adoro esse exemplo, pois fica bem claro como tudo é interdependente. Conforme eu aprendi durante a produção do meu TCC, não existe dualidade entre humanidade e natureza. O homem da natureza faz parte e dela depende, como todas as outras espécies. Isso fica bem claro durante o livro, que traz um panorama dos problemas que afetam o meio ambiente e, por consequência, as pessoas, propondo maneiras de minimizá-los.

É uma leitura fácil e muito interessante. O livro foi lançado em 2005 e até hoje era muito procurado, o que levou o jornalista a lançar este ano Mundo Sustentável 2 – novos rumos para um planeta em crise, que foi além da ideia de rever o primeiro e virou um projeto novo. Afinal, como ele diz, o mundo mudou muito nesse período. Já está na minha lista de leitura! Assim que ler, faço uma resenha para o blog. Ah, os dois volumes são impressos em papel reciclado e certificado.

site: http://sustentaacoes.blogspot.com/2013/08/mundo-sustentavel-resenha.html

Matheus 17/10/2009

Um Bom Começo
O Mundo Sustentável é um dos primeiros livros que comprei com o tema sustentabilidade. Considero que acertei e cheio. Não é um livro que traz teorias ou explicações conclusivas. Ele apresenta a você diversas abordagens que foram retiradas dos mais diversos meios de comunicação.
André Trigueiro elaborou de forma lógica os diversos temas, fazendo com que as matérias do meio façam sentido com o inicio e o final fecha o sentido de tudo.

Aconselho, considero um excelente livro. Diversos textos expostos nele hoje fazem parte do grupo de discussão ambiental que participo na universidade.

matheus araujo
FSA/BA