Raio Azul

Raio Azul Fátima Arnolde

Resenhas - Raio Azul

Clara3385 15/03/2022

Muito bom!
O livro é bem legal ,uma leitura leve e bem rápida,a história vai direto ao ponto sempre,sem muita enrolação.
É uma história bem fofinha e parece que terá uma continuação, pois o desfecho da história de 2 personagens está incompleta.
Espero que tenha uma continuação mesmo!?

Saori 03/09/2019

O mínimo que posso dizer, é que estou encantada com a história. Tem 2 dias que terminei a leitura, mas ainda não encontro palavras para descrever o quanto Raul e Liz me encantaram. O amor que os dois sentiram era tão verdadeiro, tão mágico, que fiquei com vontade de conhecer os dois.
Outro assunto que me chamou muito a atenção foi a inveja. Por causa desse sentimento, as pessoas tendem a mentir, omitir, enganar e o que é pior, se vingar. Quando acontece entre pessoas do mesmo sangue, ainda é pior. Mas ainda bem que o tempo é o melhor remédio e a verdade sempre é o melhor caminho.
Frases destacadas:
* Muitas vezes, porém, as verdades que nos doem mais vêm dos filhos, ou de algum integrante da família com quem temos mais afinidade. Por isso, muitas desilusões e decepções nos acometem. Contudo, são as pessoas mais próximas e afins que nos fazem ver com exatidão onde erramos ou falhamos, justamente pelo laço espiritual. Só nos conhece plenamente quem tem um relacionamento mais intenso conosco.
* A riqueza do homem está no que ele fez de bom ou ruim. Não é porque nascemos simples e ignorantes que temos o direito de acabar com as matas, os rios, as cachoeiras. Quando o homem descobrir que em cada canto de toda a natureza tem morador, vai estar perto do início da evolução como um todo.
* Não existem problemas difíceis ou fáceis; existem apenas problemas para que possamos resolver, é só isso. Não adianta protelar; a melhor solução é resolvê-los e pronto, assim poderemos dar continuidade em nossos caminhos.
* Só existem dois caminhos: o certo e o errado, não há meio-termo. Ou procuramos prosseguir pelo caminho certo ou mais à frente arcaremos com as consequências.

Guilherme Ramos 07/02/2019

Um amor empata... Verdadeiro e raro. Livro cheio de fortes emoções.

Raio azul é um livro com fortes emoções, trás a estória de um amor proibido. Mas, porque proibido? Quem proibiu? Qual a verdade por trás disso?

Nesse livro vamos navegar um pouco pelo universo das artes, principalmente as pinturas e também as esculturais e como elas dizem muito sobre nossa personalidade, nossos sonhos, desejos e segredos. O portador desses dons tão sensíveis é Raul, um jovem apaixonado pelas artes, muito bem conceituado e muito bem visto e querido no mundo das artes, ele vive na Espanha com sua família, composta de pai, mãe e irmão, mas, nasceu no Brasil e desde novo tem desejo de conhecer sua terra natal, no entanto enfrenta resistência por parte dos seus pais, excepcionalmente sua mãe, Consuelo, por conta de um drama do passado que os envolve quando residiram no Brasil.

Enfrentado as barreiras, mas, sem confrontos diretos, Raul vem com seu irmão mais velho Ramon ao Brasil e aqui viverão algumas aventuras que mostrará a eles que a verdade demora, mas, uma hora aparece com força, modificando todos os destinos, alterando rumos e quebrando correntes. Raul enfrentará uma série de obstáculos e contará com a ajuda de Imaraji, um Pajé, líder de uma comunidade indígena brasileira que o acolhe no momento mais crítico de sua vida e que com seus conselhos e sabedoria auxiliará o homem branco a olhar situações com outros olhos, a meditar, analisar e por fim evoluir.

O livro vai abordar um pouco também sobre cultura indígena e vai abordar temas como amnésia, lei do retorno, desavenças e rivalidades na família, renúncia, depressão e também sobre intuição e pressentimentos. No entanto o grande lance desse livro é a força do amor, do amor puro, inocente e verdadeiro, como uma pessoa é tão ligada a outra ao ponto de sentir seus sentimentos, sentir sua presença sem a outra estar fisicamente ali, sentir seu cheiro sem a outra estar por perto, sentir sua paz ou sua irritação mesmo a raios de distância, sentir sua dor e sua vida enfim, almas afins que já viveram diversas existências juntas e que se reconhecem mesmo sem se ver. A parte do romance é a mais cativante desse livro, um enredo que nos conquista em forma de torcida e que em determinados momentos nos trás a sensação de angústia profunda, mas, também uma esperança incrível.

O livro aborda pouco sobre a espiritualidade, achei um pouco morno nesse campo e acho que poderia ter explorado mais com a personagem Evita que frequentava um centro espírita e que poderia ter apontado mais seus aprendizados no enredo, ou mesmo explorado um pouco mais sobre a espiritualidade dos indígenas, rituais e celebrações ou simplesmente explorado mais sobre os ensinamentos de Imaraji, o sábio Pajé. Um outro fator que achei muito incoerente foram as sucessivas viagens aéreas dos personagens: Brasil > Espanha x Espanha > Brasil, uma vez que a estória tem dois núcleos de enredo que são exatamente nesses dois países; em vários momentos do livro por exemplo, um parente quer visitar o outro em seu país e faz com imensa naturalidade como se fosse "ali no bairro vizinho", achei muito inocente a forma com a qual foi escrita essas partes, mas, enfim, isso não t ira o mérito de ser um bom romance, a gente se perde na conexão de Raul e Liz, protagonistas dessa trama, justamente por ser uma conexão tão deles, quase impenetrável, algo tão intenso e tão inexprimível ao mesmo tempo que talvez somente uma tela pintada para traduzir algo tão belo, verdadeiro e incomum. O melhor disso tudo é quando chegamos ao final e esse final é simplesmente uma deixa de uma possível de continuação desse romance, faz sonhar, imaginar...

Gostei muito dessa leitura e mesmo com os apontamentos críticos, recomendo a todos!

Gláucia 05/06/2016

Primeiro livro que leio da querida escritora e amiga, Fátima Arnolde.
O que falar?!
Simplesmente que quero todos, rsrsrs...
Dizer que adorei e gostei é pouco, eu simplesmente amei!
Me controlei e li bem devagar para que não acabasse. Confesso que não queria que terminasse.
Como me emocionei com esse livro!
Vou contar um pouquinho para que vocês sintam o quanto esse livro é maravilhoso!
Esse livro nos mostra que o verdadeiro amor existe sim, basta acreditar.
Também nos ensina que sempre devemos lutar pelos nossos sonhos e objetivos e que não devemos jamais omitir ou mentir.
Agora vou falar um pouquinho do que li e aprendi, mas desde já, digo que nesse livro há grandes ensinamentos e aprendizados e um mistério a ser desvendado.
Uma verdade que não poderá mais ser escondida...
Literalmente viajei para vários lugares e conheci até uma aldeia indígena, e me encantei pelo pai Imaraji.
Imaraji, homem sábio que muito me ensinou e ensinará a todos vocês.
Também conta a história de Raul e Liz.
Raul, renomado escritor e escultor espanhol reencontra seu grande amor, Liz.
Amor esse que ultrapassou várias gerações de vidas e que está ameaçado devido a um grande segredo.
Será que o amor de Raul e Liz conseguiu vencer os tantos obstáculos que surgiram em seus caminhos? Para descobrirem, recomendo que leiam esse grande e lindo romance.
Consuelo e Evita, duas irmãs que tiveram um desentendimento no passado e que agora voltam para o acerto de contas.
Evita, que escondia um grande segredo é obrigada a rever seus conceitos e pelo amor à sua filha e aos que tanto ama, revela algo que ninguém sabia, somente ela própria.
Ela mentiu, ocultou toda a verdade, mas como toda verdade, demore o tempo que for, um dia ela vem à tona, teve que confessar e contar a todos o que fez.
A mentira é algo que jamais devemos esconder, por mais dura e difícil que seja a situação, devemos encarar a verdade de frente.
Se todos pensassem assim, evitaríamos tantos erros e sofrimentos.
O destino é certo e aos olhos de Deus, nada passa despercebido.
Ledo engano quem ainda acredita que fazer mal ao nosso próximo não tem punição, ao contrário, a lei do retorno é infalível.
Outra coisa que digo é que não devemos culpar a ninguém pelos nossos erros, ao contrário devemos corrigi-los e seguirmos de cabeça erguida e com o coração limpo e puro de qualquer maldade, rumo a nossa evolução espiritual.

O que aprendi?
Aprendi que:
> Toda mentira, seja grande ou pequena ela aparece, demore o tempo que for.
> Todo mal que fizermos, o acerto de contas é inevitável.
> Passamos por provações para crescermos e evoluirmos espiritualmente.
> Na vida, os culpados por nossos erros somos nós mesmos.

Indicação:
Super indico e super recomendo esse livro a todos.