Lobo Mau

Lobo Mau Nele Neuhaus

Resenhas - Lobo Mau

1 | 2 | 3 | 4

Marcos Pinto 11/08/2015

Um suspense de tirar o fôlego
O gênero policial é um dos meus favoritos, principalmente pela riqueza de elementos que o integra. Nele encontramos, geralmente, o pior do homem, além de suspense, muita lógica e, algumas vezes, uma crítica social forte. Porém, apesar de saber que poderia esperar tudo isso, não imaginava que Lobo Mau cumpriria todos esses requisitos e, o melhor, seria muito acima da média. Simplesmente foi um dos melhores achados desse gênero durante o ano.

O livro já começa com uma morte; um corpo é encontrado no rio Meno. Porém, o que poderia ser apenas uma fatalidade comum por afogamento se torna muito mais profundo. Em primeiro lugar, ninguém consegue reconhecer a vítima. Posteriormente, é averiguado que seu corpo está repleto de fraturas, demonstrando que ela havia sido torturada e, também, possivelmente abusada sexualmente.

Enquanto Pia e Oliver começam a se aprofundar sobre o caso, apesar de, cada vez mais, se encontrarem em um beco sem saída, outros crimes brutais acontecem. E, dessa vez, a vítima não é uma desconhecia, mas uma das mais famosas apresentadoras da TV alemã. Junte tudo isso com suspeitos que são mestres em fuga, crime organizado, indústria do sexo e uma gangue de motoqueiros. E o pior: aparentemente, há uma ligação entre tudo; a vida dos investigadores não será nada fácil.

“Depois de cair no fundo do poço, seu lugar era ali, na favela dos fracassados, às margens da metrópole, como um criminoso condenado a pertencer à classe inferior. Ninguém ia parar naquele lugar para passar as férias nem para admirar o horizonte cintilante de Frankfurt, símbolo da riqueza que se transformou em vidro e concreto do outro lado do rio” (p. 17).

O primeiro fato que me surpreendeu nessa obra foi o seu tamanho. Quem é fã de livros policiais sabe que, em geral, esses livros são finos, até porque é difícil manter o suspense e tantas variáveis sob controle. Quando vi o tamanho de Lobo Mau, questionei se a autora teria capacidade de criar um enredo tão intrincado para preencher tantas páginas. Felizmente, a resposta foi sim.

O segredo da autora para criar um livro tão bom foi desenvolver um submundo do crime rico, perverso, com diversos tentáculos e cheio de segredos. Isso permitiu que ela interligasse uma série de crimes sem parecer forçado ou irreal. Apesar de aparentemente distantes, todos eles possuem um embrião único e que chocará os leitores mais sensíveis.

Aliás, a autora merece os parabéns pela forma que tocou em assuntos tão complicados de uma maneira elegante. Vemos o pior lado da humanidade aflorar de uma forma brutal, mas isso ser tratado com tanta inteligência que se torna literatura da mais alta qualidade. Sem mencionar que a crítica social contida na obra, sobre diversas vertentes, é enorme e gera muitos questionamentos.

“Reinava um silêncio sepulcral, exceto pelo toque abafado do telefone na sala de vigilância. Os 24 homens e as cinco mulheres que estavam sentados e em pé diante de Pia não se moviam. Ninguém tossiu, pigarreou nem recuou a cadeira. No rosto do grupo, Pia leu o que ela mesma sentia: perplexidade, consternação e horror” (p. 110).

Outro ponto marcante no livro é o desenvolvimento dos personagens. Ao contrário de alguns autores do gênero que preferem personagens mais rasos, Nele Neuhaus aposta no aprofundamento de agentes da lei e vítimas dos crimes. As dores, os traumas e as inseguranças são trabalhados de forma tão interessante que o leitor se sente mais próximo dos personagens.

Acompanhando esse enredo maravilhoso, a editora Jangada apostou em uma capa mais sombria e que reflete bem uma das cenas da obra. Além disso, a diagramação está chamativa, confortável e bonita. Quanto à revisão e à diagramação, também não tenho reclamações; a editora realmente caprichou no papel que lhe coube.

O único ponto negativo é que essa obra acabou. Eu gostaria de ler muito mais sobre essa organização criminosa e conhecer as outras cabeças da Hidra; sem falar que o final aberto me matou. Fico realmente na torcida para que o livro tenha uma continuação. Mas, enquanto não sei se ela sairá, recomendo essa obra para vocês; foi um dos melhores livros policiais contemporâneos que já tive o prazer de ler.

site: http://www.desbravadordemundos.com.br/2016/11/resenha-lobo-mau.html
Gabi 14/12/2016minha estante
Já li outro livro da autora "Branca de Neve tem que Morrer" com os mesmos detetives. Não li "Lobo Mal" mas concordo com tudo da resenha. Quero muito ler outros livros, são uma série, mas não são interligados. Espero que lancem mais em breve

Marcos Pinto 15/12/2016minha estante
Já li "Branca de Neve tem que morrer" também. É excelente. Essa autora é muito boa.

Bruna 29/07/2015

Hoje temos a resenha de um incrível suspense policial. Se você gosta do gênero, e curte um mistério bem bolado e construído, esse é seu livro. E se você espera um juvenil, ou algo ligado a contos de fadas, por causa do título: pense outra vez! Lobo Mau é um livro da autora alemã Nele Neuhaus, Publicado no Brasil pela Ediora Jangada.

Vamos lá?

Uma adolescente é encontrada morta no rio Meno, logo após uma festinha regada a álcool feita por alguns jovens. Em um primeiro momento, acredita-se que ela pertença a esse grupo, e caiu bêbada no rio. Porém, basta os especialistas polícia forense e legistas começarem seu trabalho para perceber que ela já estava morta a alguns dias, e que não foi no rio que faleceu.

Pia Kirchhoff e Oliver von Bodenstein são nossos protagonistas e policiais alemães, do departamento de homicídio, e assumem o caso. No decorrer das investigações descobrem que a jovem foi brutalmente espancada e estuprada, e seu esqueleto revela anos de abuso. Ninguém sabe que ela é, ninguém deu queixa de desaparecimento, ninguém reconhece a foto que circula nos meios midiáticos. E o caso parece não ter solução.

Pia é uma mulher competente, determinada, perspicaz e honesta. É uma daquelas policiais que tem um faro excelente e uma capacidade dedutiva de dar inveja. Bodenstein é o chefe do departamento de homicídios, e não teve tanto destaque quanto Pia, tanto que só descobri que ele era um dos protagonistas quando vi o nome da série :-). No decorrer do livro, acompanhamos um pouco a vida pessoal dos dois, Pia com seu namorado e a netinha dele (sim, netinha, pois todos eles tem mais de 40), e Bodenstein se acostumando a vida de um recém-divorciado.

Uma das principais razões pelas quais ela gostava de fazer seu trabalho, por mais frustrante e deprimente que muitas vezes pudesse ser, era a de que, ao esclarecer as circunstâncias das mortes, tinha a sensação de poder demonstrar respeito às vítimas, e pelo menos, restituir-lhes um pouco de sua dignidade humana.
Págs. 89-90

Paralelamente, outros grupos vão sendo apresentados. Um ex-presidiário, inicialmente sem identidade revelada. Uma apresentadora de TV ambiciosa e inescrupulosa, e sua filha revoltada e carente. Uma mulher grávida, que trabalhava em áreas de risco no exterior, e retorna ao país com o marido e a filhinha de 5 anos, para viver com a família perfeita dele, até o nascimento do bebê. Uma gangue de motociclistas tatuados. Uma psicoterapeuta que trata de mulheres traumatizadas. Estes são os núcleos apresentados no livro, que vão tendo suas histórias contadas de forma intercaladas, até irem se unindo, em uma inteligente e instigante rede de acontecimentos.

Ao longo do livro, outros crimes acontecem. Brutais, chocantes! Que nos levam a questionar a humanidade de muitas pessoas, que nesse caso, de humanos não tem nada. São simples monstros. Verdadeiros lobos em pele de cordeiro.

Com uma narração em terceira pessoa inteligente, minuciosa e detalhista, a autora nos conduz por um mundo pérfido e nojento, que mostra o quão baixo o ser humano pode chegar com seus desejos e prazeres doentes. E é incrível acompanhar o desenrolar dos fatos e o curso das investigações. Pedofilia, abuso de mulheres, corrupção de poder, e o peso das aparências são temas muito bem retratados no livro, sem necessidade de cenas grotescas e explicitas.

Não é difícil para o leitor matar as charadas do livro, já que a autora vai deixando várias pistas, mas mesmo assim, nada nos prepara para o choque quando descobrimos o nível da podridão por trás dos crimes. Minha única reclamação do livro foi a falta de duas explicações no final, que embora não tenha sido nada que tenha comprometido o desfecho, fizeram falta, pelo menos para mim.

O título do livro é uma metáfora importante para a trama, que tem como principal foco o abuso infantil. Afinal, que criança não tem medo do lobo mau (ou outro vilão imaginário)? E qual a melhor forma de garantir o silêncio de uma criança abusada do que ameaçando com seu pior pesadelo? Nojento, não? Mas funciona! E o livro mostra bem como funciona, e o nível das consequências para quem passa por isso. E ao longo de todo o livro vemos pequenas referências analogias ao conto do Lobo mau e Chapeuzinho Vermelho.

Só de pensar em ir para a casa, sentiu-se mal de tanto medo, mas não podia dizer nada, era um segredo que não podia contar a ninguém; (...) Mas na última noite voltou a ter pesadelos e aquele medo dos lobos. Pois alguém viria para comê-la se falasse a alguém do segredo.
Pág. 166

Os capítulos são divididos por dias, e portanto, são bem longos. Porém há quebras a cada duas ou três páginas, que tornam a leitura fluida e dinâmica, uma vez que a cada parte temos um núcleo diferente. A narração detalhista da autora deixou a leitura cansativa no início, mas quando a investigação desenrola, e os novos crimes ocorrem, e perfil detalhista se torna incrível, pois no permite até mesmo sentir o que os personagens estão sentindo, até suas reações ao ambiente e clima.

A diagramação do livro é muito bem feita, com folhas amareladas, letra grande e espaçada. Os títulos dos capítulos são datas escritas em vermelho, e há manchas vermelhas, simulando sangue, nos números da página. A revisão está muito bem feita, e não vi erros, e há notas de rodapé para explicar expressões ou lugares, uma vez que poucas pessoas estão familiarizadas com a Alemanha (eu sei que não estou, rs). E tenho que fazer um elogio especial à capa, que foi simplesmente perfeita! O título em destaque, o lago no fundo, a lua cheia e a capa vermelha iluminada pelo luar dão um ar bem sinistro e mistérios.

Lobo Mau é o 6º livro da Série Bodenstein & Kirchhoff, e, além dele, apenas o 4º, Branca de Neve Tem que Morrer, foi lançado no Brasil. Mas não se preocupem com isso, pois é possível acompanhar a história tranquilamente, sem se perder, mesmo não tendo lido os anteriores. Apesar disso, eu quero ler os outros, porque gostei muito da escrita da autora, e isso não é possível, porque nem em inglês tem os livros. Acho uma maldade da editora não lançar a série toda, e na ordem.

Recomendo demais o livro! Sério, vocês precisam ler. Além de ser um policial muito bem escrito, o tema é muito importante, e algo que, apesar de atual e recorrente, ainda é tratado como tabu.

No microssomo fechado da família, era a violência mais praticada e, apesar de todas as campanhas públicas, esse tema continuava sendo um tabu.
(sobre abuso sexual infantil)
Pág. 239

Leiam, leiam!

site: http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/2015/07/resenha-lobo-mau-nele-neuhaus.html

Portal JuLund 16/07/2015

Lobo Mau, resenha @ed_pensamento
Quem espera uma sátira ou uma releitura do conto Chapeuzinho Vermelho certamente sairá decepcionado, ou apaixonado por um conto policial, Neuhaus aborda temas seríssimos, a violência contra a mulher e o abuso sexual infantil por isso uma analogia ao Lobo Mau, a maldade pode vir de onde menos se espera.

A autora também coloca pequenos elementos do conto clássico na trama, veremos as crianças com medo do Lobo, a floresta e logico a roupa vermelha.

Leia a resenha completa em nosso portal!

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/lobo-mau-resenha-ed_pensamento

@agatha.reads 14/07/2015

Quem tem medo do Lobo Mau?
Lobo Mau nos faz lembrar do conto da chapeuzinho vermelho, em que no final tudo acaba bem, mas Nele Neuhaus nos mostra que existe sim lobos em pele de cordeiros, é aquele seu vizinho, ou até seu amigo mais próximo. Quando pessoas manipuladoras estão no poder, a verdade deve se manter bem escondida, nem que, para isso, a culpa seja jogada em inocentes.
Lobo Mau é o sexto volume da série, que se iniciou com "Branca de Neve Tem que Morrer", e isso não atrapalha a leitura caso você não tenha lido os anteriores, só ficará interrogações sobre a vida pessoal dos personagens fixos, os detetives.
Apesar de não ter lido os outros livros, para mim Oliver von Bodenstein ficou como um coadjuvante, se comparado a Pia Kirchhoff que não mediu esforços e se empenhou ao máximo para descobrir a verdade.
O livro tem várias pistas para os leitores e, mesmo assim é impossível não se chocar quando a verdade é descoberta e a crueldade de alguns humanos é exposta.

site: http://www.quaseoutono.com/2015/07/resenha-lobo-mau-nele-neuhaus.html

Julio Cesar 17/06/2015

Do mesmo autor de BRANCA DE NEVE TEM QUE MORRER este livro nos leva ao submundo da pornografia infantil, um enredo muito bom, para quem tem estomago forte, só achei um erro do autor durante todo o livro e que ficou sem explicações.

Sueli 23/04/2015

Pai Nosso Que Estás No Inferno!
Nada, absolutamente nada poderia me preparar para o impacto que foi ler este livro!
Adoro policiais, afinal cresci lendo os livros de Agatha Christie, enquanto minhas amigas liam fotonovelas. E, como de repente todos os romances me pareceram iguais, resolvi que, por algum tempo, eu voltaria o meu interesse literário para outros gêneros, mas com a esperança que um dia eu consiga voltar para os meus amados contos de fadas para adultos carentes!
Tomada a minha decisão, escolhi os livros da Nele Neuhaus já que fui fisgada pelos títulos que não combinam em nada com o gênero policial. Com esses títulos, eu imaginava que seriam suspenses leves e ligeiros, algo entre Andrea Camilleri – meu adorado – e, a própria Agatha Christie. Claro que eu não poderia estar mais longe da verdade! Caí na perfeita armadilha dessa escritora tão genial quanto cruel, e que não tem o menor escrúpulo em mortificar seus leitores.
Veja bem, a relação autor/leitor é construída das mais diferentes formas. Enquanto, um escritor passa a ser endeusado por alguns, pode ser desprezado por outros, e tentar entender esse fenômeno é pura perda tempo, pois tudo vai depender do momento de cada leitor, da forma como as palavras cuidadosamente, ou não, construídas por essas pessoas que se entregam a esse belíssimo ofício, caem na imaginação do leitor como pequenas sementes, que germinarão e construirão os cenários onde podemos desfrutar de momentos de variados graus de sentimentos e intensidade.
Nele Neuhaus não nos leva para cenários abstratos ou sedutores, muito longe disto! Neuhaus nos mostra a realidade nua e crua, com seres humanos em seus piores momentos...
Em “Branca de Neve Tem Que Morrer”, acompanhamos os horrores causados pela inveja e a hipocrisia, mas em “Lobo Mau” temos seres humanos absolutamente abjetos em suas trajetórias obsessivas e pervertidas.
Não sou resenhista, eu com os meus comentários quero apenas transmitir a sensação que a leitura me trouxe, e Lobo Mau apesar de estupendo e impactante foi um dos livros mais cruéis que já li.
Estupendo e bem construído, porque é impossível abandoná-lo. Neuhaus escreve seus romances com cenas curtas e fragmentadas, onde a ação vem em pequenas doses, e a princípio sou lançada em um vórtice de acontecimentos ininteligíveis e até onde posso imaginar independentes. Mas, é claro que não são, e é aí que está a cilada, o truque de Nele Neuhaus.
E, eu sou atraída para esse imenso quebra-cabeça onde a violência jorra em doses elevadas fazendo com que eu me sinta constantemente ameaçada, sem que haja nenhum ponto de retorno ou chance de que eu possa abandonar esta história, mesmo que me sinta trêmula e a beira das lágrimas a cada capítulo...
Começar a ler um livro de Nele Neuhaus é uma viagem de terror absoluto e sem retorno.
Sou uma leitora independente, não crio vínculos com o autor, mas com a sua obra. E, por este motivo, procuro ler tudo que ele tenha escrito.
Eu corro atrás, compro seus livros, coleciono suas séries, pois sei que se ele me emocionou em algum momento, confio que voltará a fazê-lo outras vezes, por isso, nem dou bola para o caso de não gostar de algo escrito por este mesmo autor - o que nem de longe se aplica a Nele Neuhaus! Eu apenas espero o próximo livro, e sem dúvida nenhuma estarei esperando ansiosamente pelo próximo lançamento da série Bodenstein & Kirchhoff, que vem sendo absurdamente desmembrada pela Editora Jangada.
E, como Lobo Mau é o sexto volume da série, conclui-se que mesmo com o sucesso de Branca de Neve, a Editora Jangada, teve a cara de pau de pular o livro entre os dois lançamentos nacionais.
Observação – Não sei se pelo fato de ter lido Branca de Neve, confesso que em Lobo Mau não senti tanto a falta dos volumes anteriores. Embora, em minha opinião, acredite que é um ato de extrema crueldade intelectual a não publicação da série na sua integralidade!
Kau 23/04/2015minha estante
Me deixou animada pra ler essa autora Su, amei a resenha

Sueli 23/04/2015minha estante
Kausinha, eu li alguns comentários seus a respeito do desconforto por causa da forma como os livros foram tratados pela editora. Na verdade, o problema aparece mais em Branca de Neve, em Lobo Mau ele é quase inexistente. Portanto, leia sem susto! Ou melhor, deixe os sustos para a sequência interminável de cenas impactantes de Lobo Mau!
Bjks e obrigada pelo comentário ;)

Kau 24/04/2015minha estante
Eu serei sincera com vc viu, me incomoda tremendamente o modo que os livros policiais são lançados aqui no brasil, por não serem na ordem, apesar de saber que a maioria dá pra ler paralelo, eu sou neurótica quanto a ler as coisas na ordem kkkk

Sueli 24/04/2015minha estante
Sabe o que me incomoda, Kauzinha - agora eu grafei corretamente ;) ! O descaso com que os leitores são tratados no Brasil! Tenho certeza que algo assim jamais ocorreria em um país de primeiro mundo. Mas, dê uma chance para Nele Neuhaus. Eu acho que você vai gostar!
Bjks

Ju 24/04/2015minha estante
Oi Sueli! Ganhei o livro Lobo Mau. Vi que vc escreveu que não sentiu falta dos anteriores. Não é continuação então? Dá para ler de forma independente? Bj

Sueli 24/04/2015minha estante
Ju, como eu escrevi, talvez eu não tenha sentido tanta falta dos livros anteriores por ter lido "Branca de Neve Tem Que Morrer" antes... Na ação propriamente dita não vai fazer nenhuma diferença, mas no contexto geral dos personagens fixos da série, eu acho que pode causar um certo desconforto, principalmente porque fatos importantes acontecem em "Lobo Mau" que irão interferir na leitura dos volumes anteriores... Aconselho que caso você tenha oportunidade, leia "Branca de Neve" em primeiro lugar, ok?
Bjks

Ju 24/04/2015minha estante
Obrigada pela dica! :)

Beth 21/12/2015minha estante
Excelente resenha, concordo com todos os comentários. Só discordo na opinião sobre "Branca de Neve", pois desse não gostei muito.

Caroline.Demantova 16/06/2016minha estante
Iniciei a leitura de Lobo Mau, mas confesso que não consegui ainda sair da página 30. Sou uma leitora voraz e fiel, mas estou achando o livro muito arrastado. Como você também cresci lendo Agatha Christie enquanto minhas amigas liam Poliana e me apaixonei pela literatura policial, tanto é que acabei trabalhando na área jurídica criminal. Li Branca de Neve, gostei, mas não achei nada de mais, e não leria novamente, como faço com os livros que eu realmente amei, depois de alguns anos. Sinto falta da literatura policial ágil de Agatha Christie que vai direto ao ponto, sem perder tempo com fatos que não interessam na história. Hoje os livros policiais escandinavos estão na moda: mas como eu disse são bons, mas não são ótimos e não me dão vontade de reler, nem de indicar para outras pessoas, pois perdem tempo demais com fatos secundários que não interessam na trama principal. Mas como é difícil eu desistir de um livro, acho que somente desisti de dois na vida, vou insistir e vou tentar ler até a trama esquentar.

Caroline.Demantova 22/06/2016minha estante
Agora o livro empolgou e estou gostando

Adiel.Guimaraes 25/09/2020minha estante
Sueli seria possível me informar quantos livros são dessa série e qual é à ordem, ótima resenha fiquei bem curioso para conhecer a história parabéns!!!

Sueli 28/09/2020minha estante
Adiel.Guimaraes você poderá encontrar a lista completa, eu imagina, nesse link do Goodreads - https://www.goodreads.com/series/72777-bodenstein-kirchhoff.
Obrigada, volte sempre!

Adiel.Guimaraes 28/09/2020minha estante
Valeu!!!

Mariane 15/10/2020minha estante
Amo os livros deste autor !

Rafaela 15/04/2015

Lobo Mau é o sexto volume - segundo lançado no Brasil - da série que traz como protagonistas os investigadores Oliver von Bodenstein e Pia Kirchhoff.

Uma garota foi encontrada morta no rio Meno. Apesar de os fatos indicarem, inicialmente, que ela morreu afogada no rio, a garota sem identidade está morta a dias. Com indícios de abusos, mutilação e diversos tipos de hematomas, tudo que se pode concluir é que um delito terrível se esconde atrás de tamanha violência.

Enquanto investigam, sem muitos avanços, o caso da garota encontrada no Meno, Bodenstein e Pia precisam solucionar os novos casos que estão surgindo: a famosa apresentadora de TV, Hanna Herzmann, é encontrada nua e quase sem vida no porta-malas de seu carro, brutalmente atacada e estuprada. Dias depois, a psiquiatra Leonie Verges é encontrada em sua casa, amarrada e morta pela sede.

Bodenstein discorda sobre a ligação dos três casos, enquanto Pia acredita que todas as mortes provém de um único fator, ainda desconhecido. Ao longo do livro iremos descobrir uma longa rede de corrupção que envolve o departamento policial e pessoas da alta sociedade alemã, além do corrompimento da própria justiça.

Lobo Mau é o tipo de thriller que fisga o leitor logo nas primeiras páginas. Apesar de a história se passar na Alemanha e os nomes das cidades e locais serem desconhecidos e um pouco difíceis, isso não se torna um grande problema durante a leitura, já que a escrita de Nele é muito envolvente e cheia de suspense, fazendo o leitor virar avidamente as páginas em busca de respostas para os crimes e não parar até desvendar todos os mistérios.

A autora nos mostra um lado totalmente diferente dos seres humanos. O livro aborda principalmente a questão do abuso – em especial o infantil – mostrando a tamanha brutalidade humana para cometer crimes até para com seu próximo. Assim, crianças e adultos acabam sendo reféns dos fatos que sabem e da maldade dos indivíduos com quem convivem.

''Mas o mais bonito era o vestido – um verdadeiro vestido de princesa, todo vermelho! E os sapatos vermelhos combinando, com salto!
Olhou-se no espelho e ficou muito orgulhosa. O papai também ficou orgulhoso. Conduziu-a pela sala até a escada, como em um casamento. O tio Richard foi na frente e abriu uma porta. Ficou surpresa. No quarto havia uma verdadeira cama de princesa com dossel!
- Do que vamos brincar? - perguntou.
- De uma coisa muito divertida – respondeu o papai. - Também vamos trocar de roupa. Espere aqui e seja boazinha.
Ela fez que sim. Subiu na cama e ficou pulando nela. Todos haviam admirado seu vestido e foram tão bonzinhos com ela! A porta se abriu, e ela soltou um grito assustado ao ver o lobo. Mas depois acabou rindo. Não era um lobo de verdade, era o papai fantasiado! Que bom que só ela e o papai tinham esse segredo. Pena que depois não conseguia se lembrar de nada. Pena mesmo. '' Pág. 61, 62

Em certo ponto da história, com as diversas pistas que o leitor obteve durante a leitura já me senti capaz de ligar os pontos e decifrar algumas partes do mistério. Mesmo assim, quando somos apresentados a resolução dos fatos que já havíamos imaginado, é impossível não ficar em choque e querer desacreditar a crueldade dos atos humanos.

Há muitos protagonistas na história, mas isso não se torna um problema, já que todos tem um propósito no enredo. Cada indivíduo e drama inserido no livro, por mais que pareça dispensável à primeira vista, terá ações importantes e passará por problemas que ajudarão a determinar o final da obra. Tudo acaba sendo interligado e necessário, não sobrando nenhuma ponta solta.

Uma das amigas de colegial que Pia reencontra logo no início do livro será um exemplo desse tipo de protagonista, que acaba sendo de grande importância para a história. Emma é casada com Florian e tem uma filha, a bela Louisa de 5 anos. Emma percebe que o comportamento da filha começa a mudar de uma forma muito estranha e, aos poucos, a menina vai tornando-se uma pessoa completamente diferente, tomada pelo medo e angústia.

Na busca pela resolução dos casos atuais, os investigadores acabam voltando a remexer em antigos casos e provam que injustiças podem acontecer quando os manipuladores estão no poder, provando que vale tudo para esconder a verdade, até culpar os inocentes.

Apesar de não ter lido outros livros da série, Bodenstein pareceu-me um personagem coadjuvante em relação a Kirchhoff. Pia aparece como um fator determinante da história, procurando sempre a verdade, doa a quem doer. Mostrando-se mais ativa, ela demonstra sua força de vontade em realizar seu trabalho e não se importa com os riscos que tem de enfrentar. Com um papel de mulher forte, Pia Kirchhoff serve de inspiração.

Os capítulos são divididos em dias, e em cada um deles existe a narração de diversos personagens, com o intuito de acompanharmos cronologicamente os passos de cada um. A diagramação do livro também está maravilhosa e merece destaque. Na parte inferior, a numeração das páginas foi feita com gotas e borrifos de sangue, trazendo um ar de medo e suspense.

Mesmo sendo o sexto volume da série, você pode se aventurar na leitura sem medo. Como cada obra traz um caso diferente, o único fator que fica um pouco pendente é em relação a vida pessoal dos investigadores, como o divórcio que Bodenstein está vivendo.

Lobo Mau tornou-se um dos meus suspenses policiais favoritos. Mesclando injustiças e mostrando a crueldade do ser humano, é um livro que consegue mexer com com os sentimentos do leitor, trazendo revolta e angústia. As quase 500 páginas são devoradas rapidamente, ansiando pela leitura de todos os livros da incrível Nele Neuhaus.

site: http://eterna-leitora.blogspot.com.br/2015/04/resenha-lobo-mau-nele-neuhaus.html

Fernanda 05/04/2015

Olá leitores!

Lobo Mau é um dos novos lançamentos da Editora Jangada. Escrito por Nele Neuhaus. É um thriller policial e, por isso, quis lê-lo, pois recentemente descobri que gosto do gênero. A obra é o sexto livro da série alemã Bodenstein & Kirchhoff, no Brasil foram publicados o volume quarto Branca de neve tem que morrer e agora Lobo Mau, mesmo não tendo lido os outros não fiquei perdida, mas ainda assim seria bom ler na ordem.

Confesso que não li a sinopse do livro antes de solicitá-lo a editora, porque apenas o fato de ser um livro policial já dispensava essa regra. No final das contas, nem ao menos sabia que se tratava de um tema polêmico e dolorido.

Lobo Mau é intenso! A autora nos apresenta uma trama cheia de surpresas. Cada página que desmistifica as personagens o leitor fica de queixo caído para tamanha monstruosidade.

A morte brutal de uma adolescente é o início de inúmeras descobertas que trarão a tona uma entrelaçada rede de intrigas ligadas a nata da sociedade alemã. Segredos familiares serão revelados, corrupção policial, pedofilia, pornografia e abusos infantis que ocorrem há de 30 anos.

O assassinato da garota do rio é o ponto de partida da investigadora Pia, Bodenstein e sua equipe trabalharem incansavelmente para descobrir a identidade dela. E, quando uma famosa apresentadora de TV é atacada e violentada as investigações tomam outro rumo e casos antigos vêm a toma.

Como dizem: quanto mais se fuça na lama mais se fede e este é o caso. Pia e sua equipe estão empenhados em descobrir como a garota foi parar no Rio Meno e porque Hanna foi atacada e ainda em quais pesquisas ela estava trabalhando. Ao longo do livro vamos descobrindo a trama e o nojo das personagens é inevitável.

Pedofilia é, e sempre será, um tema assustador e doloroso para mim. Toda vez que leio ou converso sobre o assusto me sinto vulnerável, pois convivo com humanos que são capazes de tudo, mas voltando ao livro: Neuhaus nos revela através das investigações uma rede sórdida de pedofilia e onde você pensa que as personagens têm amparo elas têm lobos travestidos de cordeiros.

Hanna é uma apresentadora de TV e está sempre envolvida em polêmicas, pois aborda temas que a sociedade quer esconder e, por isso, tem muitos inimigos, mesmo assim mostrou seu lado humana, ainda que estivesse pensando apenas em audiência. Sua filha Meike é...... nem consigo falar da garota, pois não gostei nem um pouco de sua carcaça arrogante e desumana, mesmo tendo colaborado com as investigações em algum ponto.

Neste livro, existem muitos personagens imundos e covardes, pois não tenho outras palavras para descrevê-los, mas em contrapartida existem aqueles que perderam tudo por descobrirem o que não deveriam. Perderam a liberdade, a vida estruturada e o bem mais precioso, a família. Mesmo perdendo, ainda buscaram provar que não eram monstros e aqueles que tinham a faca e o queijo na mão se acovardaram.

Com o avanço da leitura, comecei a perceber quem era os Lobos. Sempre fico tensa com este estilo literário e a apreensão para saber quem é o ser perverso me atinge sem que eu perceba, quando juntei as peças fiquei chocada, mas quando o final se revelou tive certeza das minhas desconfianças iniciais e o pavor foi maior do que esperava.

Em suma, Lobo Mau é um livro cheio de verdades! Tenso e intenso a meu ver. Quanto à escrita da autora, algumas vezes achei um pouco amarrada, mas nada me impediu de ler o livro em três dias.

A Jangada está de parabéns pela edição linda que preparou para os leitores. Com folhas amareladas e letras grandes a leitura flui ainda melhor e os borrões vermelhos nas páginas deu um ar tenso e misterioso à obra.
Recomendo!

Ordem da série:
Série Bodenstein & Kirchhoff

#1 Eine unbeliebte Frau (2006)
#2 Mordsfreunde (2007)
#3 The Ice Queen (2009)
#4 Snow White Must Die (2010) - Branca de Neve Tem Que Morrer (2012)
#5 Wer Wind sät (2011)
#6 Bad Wolf (2012) - Lobo Mau (2015)
#7 Die Lebenden und die Toten (2014)

site: www.amorliterario.com

Moonlight Books 29/03/2015

Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, www.moonlightbooks.net

Mocinhos e bandidos se confundem nesta trama. Quem é quem de verdade? Em quase quinhentas páginas de muito suspense e violência, não só desejei descobrir a verdade, como também acreditar que Bodenstein estava do lado certo. Nem todos os inocentes encontram seu final feliz, nem todos os culpados são devidamente punidos, mas no geral e de maneira plenamente satisfatória, a autora conseguiu nos apresentar uma trama densa, com um assunto real e atual, com personagens bem construídos e profundos, carregados de dramas e traumas. Lobo Mau é ainda melhor que o livro anterior que li da autora, excelentes obras com críticas sociais intrínsecas e carga psicológica intensa.

site: Leia o restante da resenha em http://www.moonlightbooks.net/2015/03/resenha-lobo-mau.html

Karini.Couto 28/03/2015

Em Lobo Mau somos apresentados à diversos personagens intrínsecos e aparentemente desconexos, que pouco a pouco ganha vida e forma.. Tudo e todos estão ligados e um crime hediondo acontece deixando todos no departamento criminal estarrecidos e profundamente incomodados com tamanha a brutalidade do mesmo!
Neste volume temos mais uma vez Pia e Bodenstein dando o ar da graça e nos envolvendo em suas vidas e nas investigações que vão se desenrolando.. O tempo é curto e parece que estão distante de encontrarem o "Lobo Mau".

Tudo começa com Alina acordando confusa e sem lembrar onde estava ou como foi parar ali no Meno. A única certeza da jovem é de ter vomitado, estar sem seu celular, descalça e ter ingerido grande quantidade de álcool. Ao olhar ao redor e procurar seus amigos, percebe Alex ladeira abaixo; ao se aproximar não consegue acordar seu amigo desmaiado e percebe um corpo sem vida que aparentemente é de Mia, sua amiga.. O horror toma conta de si que tem em seu único desejo esquecer tudo que viu!

Em outro local encontra-se um ex-presidiário que aceita dinheiro em troca de pequenas consultorias jurídicas para aqueles que se envolve em problemas com alguma autoridade.. No passado ele já foi bem sucedido, porém perdeu tudo e foi parar na prisão.. motivo? Descubram lendo! Ele recebe uma ligação sem identificação informando sobre uma reportagem na tv sobre o caso de Alina e seus amigos.. E a raiva e medo toma conta de si, pois acredita que em pouco tempo a polícia estará batendo em sua porta! Toma providências e atitudes estranhas que deixará o leitor pensativo! Ele também observa uma vizinha adolescente e combina com ela de omitir de seus pais onde irá passar a noite!

"Com o olhar, ele se assegurou de que nenhum vizinho curioso
nem algum passante ocasional os observassem. Estava vibrando
por dentro de tanta agitação; seus joelhos tremiam.
- Comprei seu sorvete predileto - disse em voz baixa - Vamos entrar?"
Pág.07

Conheceremos também a "Hanna sem coração" uma mulher direta e calculista que planeja seus passos em sua carreira como repórter em um programa baseado apenas em audiência e notoriedade para si, não se importando em distorcer histórias e o quanto isso possa vir a prejudicar a vida dos entrevistados. Em dado momento ela é chamada a casa de sua psiquiatra tarde da noite, e lá encontra dois homens estranhos junto de sua psiquiatra com uma história bombástica e perigosa para seu programa.

Conheceremos também Emma uma mulher já na meia idade grávida que se encontra em uma situação estranha no casamento; seu esposo não é exatamente quem ela achou que seria.. Quando longe dela demonstra total habilidade nas palavras por e-mail e paixão por ela.. Mas quando próximo só demonstra frieza e afastamento.. E parece que vêm mentindo para ela sobre algumas coisas..

Em meio às investigações Pia e Bodenstein precisam lidar com Behnke, que após o afastamento do departamento acabou indo parar no Departamento de Investigações e promete uma verdadeira Caça as Bruxas!

Esses são apenas alguns momentos e passagens dessa história cheia de mistérios e intrigas. Mais uma vez me surpreendi com a destreza com que a história foi escrita e muito bem ambientada!
Espero que a Editora Jangada publique mais livros dessa série, que não tem uma sequência exata e pode ser lida em qualquer ordem!
A capa está perfeita e diagramação e revisão apresentam um excelente trabalho!
Recomendo!

Jéssica R. 27/03/2015

Inteligente, forte e surpreendente!
A investigadora Pia Kirchhoff e seu chefe Oliver von Bodenstein estão com um caso bem complicado em suas mãos: o caso ''Sereia''. Uma adolescente de aproximadamente 14 anos é encontrada morta no rio Meno por uma jovem que participava de uma festa regada a muito álcool. O mais surpreendente deste caso é que ele se parece muito com um que aconteceu anos atrás. Hanna, famosa apresentadora de TV com vários casamentos em seu curriculum e um relacionamento um tanto conturbado com sua única filha Meike.Levar casos sensacionalistas ao seu programa é seu objetivo, e não se importa em aumentar os fatos para ter audiência. Tudo muda na vida de Hanna quando ela é encontrada nua, espancada e violentada no porta malas de seu carro. Por qual motivo fariam isto com uma pessoa famosa? Na verdade, motivos não faltam.

Os casos estão relacionados? Como, se as vítimas são tão distintas? Eis as perguntas que rondaram minha mente durante toda a leitura.

Ambientada na Alemanha, a autora nos apresenta ricas descrições da Cidade, nada de detalhe em excesso, pelo contrário, ela apresenta tão bem o dia-a-dia de uma cidade grande que temos a sensação de estarmos lá, principalmente quando cita o trânsito caótico e a dificuldade de encontrar um local para estacionar; sem deixar de lado o calor que estava em Frankfurt, que me fez lembrar muito dos nossos verões.

Apesar de ser narrado em terceira pessoa, alguns trechos são narrados em primeira pessoa por uma criança que ver sua infância ser despedaçada enquanto é abusada sexualmente pelo pai e seus amigos. Ela não entende o que está acontecendo e narra seu medo com tanta realidade que chega afligir o leitor. Quem será essa menina? E esse “Lobo Mau” que tanto a assusta? A autora transforma o abuso infantil que é um assunto tão delicado no ponto alto da história. Entre mansões, condomínios de luxo e periferia Nele Neuhaus mostra que as coisas ruins podem acontecer em qualquer lugar.

Pia e Oliver se veem em um emaranhado de fatos isolados que de início não levam a alugar nenhum, mas nada como um boa investigação e um sexto sentido para que as coisas se encaixem. Todos os personagens são maravilhosamente bem construídos, é notável que a autora teve um cuidado especial em criar personagens psicologicamente reais e únicos. A investigadora Pia Kirchhoff é sem sombra de dúvidas uma das personagens que mais gostei, uma mulher que precisou ser fria e buscar todo o seu profissionalismo para resolver os casos que estavam em sua mesa. Com uma personalidade bem explorada e um senso de investigação que deixa colegas invejados, Pia consegue lidar com trabalho, família e amigos, principalmente sua amiga de escola Emma, que está passando por um casamento conturbado e problemas com sua filha que está apresentando um comportamento agressivo.

Lobo Mau possui capítulos curtos e intercalados, mostrando de uma forma ampla todos os acontecimentos, e isto só faz aumentar ainda mais a curiosidade do leitor enquanto vai revelando os obscuros acontecimentos pouco a pouco. Não foi uma leitura muito fácil porque ler qualquer coisa que retrate abuso infantil é sempre um martírio (pelo menos para mim). Quando as histórias intercaladas começam a virar uma só, percebemos o quanto a autora é genial, em nenhum momento imaginei que os crimes estariam ligados desta forma. Decidi voltar aos livros policiais com Lobo Mau e não me arrependo. Apresentando o ser humano em todas suas facetas, principalmente a parte feia, em alguns momentos precisei de uma pausa na leitura para me controlar (no final principalmente).

É um livro que desperta muitos sentimentos no leitor, principalmente revolta e o orgulho, revolta por sabermos que existem seres humanos capazes de machucar inocentes e orgulhosos por ainda existir pessoas que lutam contra estes monstros. O desfecho do livro foi empolgante fazendo o coração da pobre leitora aqui da pulos. Nele me surpreendeu, enganou e conquistou, com um final eletrizante e inacreditável, a única certeza que tenho é que preciso urgentemente de Branca de neve tem que morrer, e voltar para os meu mais novos detetives favoritos. Como fã de Law&Order: SVU, fiquei imaginando que este livro daria ótimos episódios.

Não posso esquecer de parabenizar a editora Jangada que fez um lindo trabalho de diagramação, páginas amarelas e gotas de sangue pelas páginas que retratam perfeitamente a história. Super, super recomendo Lobo Mau para quem ama suspense policial, quem não tem o costume de ler este gênero pode se aventurar que não vai se arrepender.

site: http://www.coracaoleitor.com.br/

Aline 18/03/2015

Impactante!
Impactante! Essa é a palavra que define bem esse livro.

Uma adolescente desconhecida é encontrada às margens do Rio Meno. Muitos dias se passam desde a morte e a investigação anda a passos de tartaruga, por mais dedicados que fossem, Pia, Bodenstein e sua equipe não conseguem um rumo certo nas investigações. O caso parece cada vez mais difícil de ser solucionado a cada dia que passa. Os dias vão passando, personagens vão aparecendo e contratempos acontecendo.

"(...)Se abrisse espaço para os demônios do medo em sua vida, eles se tornariam poderosíssimos." Pág. 85

Muitos personagens com suas próprias histórias, que no início me confundiram um pouco, mas em determinado ponto da história, todas as ligações entre os personagens ficam evidentes e aí tudo começa a fazer sentido. Lobo Mau é o tipo de livro que tem que ser lido com bastante atenção, para não perder nenhum detalhe. A história foi tão bem conduzida, que em momento algum a leitura se torna cansativa, pelo contrário, Nele Neuhaus nos instiga a ler e a querer descobrir cada vez mais. Em determinado momento me peguei pensando "Como é que eu não pensei nisso antes?".

Suspense policial de primeira, com enredo bem embasado e entrelaçado, sem deixar pontas soltas. A autora conseguiu conduzir a história com maestria e genialidade. Com um tema delicado e chocante, pedofilia, Nele Neuhaus nos conduz pela história, de maneira leve e sutil, sem descrições muito pesadas, minimizando assim o impacto das cenas brutais sobre nós. A trama é um verdadeiro quebra-cabeças, onde todas as peças vão se encaixando pouco a pouco.

"O sino da igreja vizinha bateu 11 vezes, e, de repente, Hanna teve um mau pressentimento. Hesitou." Pág. 125

"(...) Tudo corria tão rápido que nem teve tempo de sentir medo." Pág. 165

Narrado em terceira pessoa, o livro em sua maior parte traz acontecimentos do presente e em determinados momentos nos apresenta a narrativa em primeira pessoa de uma criança que é abusada e violentada pelo pai e seus amigos, e o pai lhe dissera que se contasse para alguém o Lobo Mau viria lhe pegar.
O livro traz à tona temas como abuso e violência infantil dentro e fora do âmbito familiar. A história me deixou pensando em quantas crianças não passam por esse terror diariamente, em todo canto do mundo, e muitas vezes as pessoas próximas não fazem nem ideia.
Personagens marcantes, com personalidades fortes e características comuns à todos nós: Pia Kirschoff, determinada, corajosa e dedicada ao trabalho; seu chefe, Oliver von Bodenstein; Hanna Herzmann, a arrogante e totalmente sem escrúpulos apresentadora de tv, que não se preocupa com ninguém a não ser consigo mesma e o ibope do seu programa; o misterioso Kilian Rothemund; Markus Maria Frey, o promotor interessado nas investigações, Emma, grávida, com uma filha pequena, mora com os sogros e não entende porque o comportamento da filha muda drasticamente de uma hora para outra; entre outros.

"Os olhos de Hanna se fecharam, seu espírito se retirou da realidade insuportavelmente ofuscante para a paisagem crepuscular de um mundo intermediário, no qual era saudável, feliz e... apaixonada." Pág. 370

"(...) Sempre fora uma pessoa que presisava de ordem na vida, de rituais e portos-seguros. Tinham lhe roubado tudo isso, nada havia restado a não ser sua própria vida, que já não valia muito." Pág. 423

O fato é que como todo bom suspense policial, desperta o detetive que tem dentro de cada um de nós, e me deixou o tempo todo procurando evidências e tentando desvendar o culpado.

Quem é fã de um bom suspense policial, não pode deixar de ler Lobo Mau!

site: http://literalizandosonhos.blogspot.com.br/2015/03/resenha-lobo-mau-nele-neuhaus.html

Clã 15/03/2015

Clã dos Livros - Lobo Mau
"Seria possível uma pessoa simplesmente desaparecer na Alemanha por 14 anos, sem ser vista em lugar algum? Haveria um enterro sem corpo? Uma lápide, flores e velas em um túmulo vazio? "

Pia e Bodenstein tem um novo caso nas mãos. A nova inspetora chefe de polícia e seu superior tem que resolver o mistério que ronda o aparecimento do corpo de uma adolescente no rio Meno. Antes da morte ela foi, segundo evidências, tratada de maneira brutal durante anos, sofreu violência sexual e teve vários ossos quebrados. Mas nenhuma pista acompanha o corpo da jovem, somente um tecido encontrado em seu estômago, que a príncípio não leva a lugar algum.

Na busca pela solução do bárbaro crime, muitos contratempos e personagens vão aparecendo.

A autora narra a história em terceira pessoa, nos apresentando fatos e personagens que a princípio não parecem ter nenhuma conexão entre si, mas que vão se interligando à trama de maneira inteligente até o desenrolar surpreendente.

Intercalando a narração dos personagens no presente, temos o relato de uma menina que sofria abuso e violência por parte do pai e que foi convencida de que se falasse sobre isso com alguém, seria perseguida e morta pelo Lobo Mau.

"- Não quero ir para casa - disse baixinho.
- Por que não? - quis saber Gaby, olhando para ela.
- Porque... porque... meu pai me machuca muito."

Uma famosa apresentadora de TV sem escrúpulos é brutalmente atacada. Violentada e agredida.
Uma terapeuta de mulheres que sofrem abusos, é morta de maneira cruel, em frente às câmeras.
Um ex advogado criminalista, condenado por pedofilia desfila entre as páginas do livro, vendendo documentos ilegais.
Emma, uma mulher grávida, com uma filha pequena que passa a apresentar um comportamento muito estranho, começa desconfiar do próprio marido.

"Seus ferimentos se assemelhavam àqueles sofridos pela adolescente morta, encontrada no Meno. Que monstros seriam esses, capazes de uma brutalidade tão animalesca? Fazia mais de vinte anos anos que Bodensteins se ocupava de homicídios dolosos e culposos, e nunca conseguiria entender o que levava uma pessoa a matar outra. "

Apesar de todo o movimento da polícia, o Lobo Mau continua solto, aterrorizando crianças inocentes.

Na verdade nada é o que parece a princípio e os inspetores Pia e Bodenstein tem nas mãos um caso muito mais complexo e perigoso do que as primeiras evidências podem mostrar.

Lobo Mau é um suspense policial de tirar o fôlego.

Com um enredo muito bem conduzido e personagens bem construídos, a autora nos traz uma história sobre um tema brutal e aterrorizante, a pedofilia, porém contado de maneira suave, sem grandes descrições que poderiam fazer do livro algo repulsivo.

A violência contra as crianças não pode ser jamais ignorada ou esquecida, e com o livro Lobo Mau, Nele Neuhaus movimenta seus leitores a pensar sobre o tema.

Maravilhoso. Recomendo!

site: http://cladoslivros.blogspot.com.br/2015/03/resenha-lobo-mau-de-nele-neuhaus.html

Lê Golz 09/03/2015

Forte e inteligente!
Uma das frases contida na capa do livro, não é por acaso. Lobo mau possui uma trama de gelar os ossos. Lançado pela Editora Jangada, selo do Grupo Editorial Pensamento, é o sexto livro da série alemã Bodenstein & Kirchhoff. No Brasil, só foram publicados Lobo mau e o volume quatro - Branca de neve tem que morrer. Cada livro é um caso diferente, portanto não é necessário obedecer uma ordem.

''A parte inferior das costas e as nádegas da jovem estavam totalmente dilaceradas; os ossos da coluna vertebral, as costelas e um osso da pelve cintilavam esbranquiçados através do tecido muscular mais escuro.'' (p. 44)
A sinopse já diz o bastante sobre os acontecimentos do livro. Pia Kirchhoff e Oliver von Bodenstein, são os detetives que estudam minuciosamente cada suspeito e cada pista em busca do culpado. A adolescente desconhecida encontrada no rio Meno, a apresentadora de Tv Hanna Herzmann brutalmente atacada e a morte terrível de uma psiquiatra, parece alcançar níveis de tensão inimagináveis. Crimes, que conforme a investigação segue, demonstram terem mais em comum do que a polícia imaginava.

O livro segue em capítulos por datas e possui uma série de personagens que irão instigar o leitor. A leitura iniciou em um suspense total e foi preciso prestar muita atenção em cada detalhe e cada atitude dos personagens. Devagar vamos conhecendo um pouco da personalidade de cada um, e assim como os detetives Pia e Oliver, não queremos nem piscar, afim de não perder nem um acontecimento importante. Os personagens são densos e cheios de mistérios, o suspeito pode se tornar vítima e vice-versa.
''- Não precisa ter medo. - Precisou se esforçar para fazer a voz soar tranquila e firme. -Aqui não vem nenhum lobo.
- Vem, sim - sussurrou Louisa, sonolenta. - Sempre que você sai. Mas é segredo. Não posso te contar nada, senão ele me come.'' (p. 372)
Nele não polpou seu tempo e estudou minuciosamente sobre o abuso sexual infantil para trabalhar nessa obra. O resultado foi uma história de arrepiar os cabelos, que te prende do começo ao fim. Cada capítulo que passava minha agonia crescia. Quando pensei ter lido o suficiente, descobri que o ser humano não tem limites, e que sua mente doentia é capaz de tudo! Mansões e carros luxuosos, cargos altíssimos na sociedade, tudo isso não tem a menor importância nesta história - pode acontecer com qualquer um!

Como sempre tento fazer minhas suspeitas, mas até mais da metade desse livro, isso foi praticamente impossível. Dessa vez fiz ao contrário, e formulei na minha mente quem eu suspeitava, que definitivamente não era o culpado, e acertei. Mas algumas dicas, quase imperceptíveis que Nele deu, não foram de graça. As intrigas, segredos familiares, pornografia e a corrupção policial é tamanha, que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo.

Sobre a diagramação, a edição não poderia estar mais perfeita. Com páginas amareladas, a editora caprichou em cada detalhe, onde todas as páginas são manchadas de sangue. A arte da capa também está de parabéns, pois chama atenção logo de cara. A revisão também está impecável.

Terminei o livro já pensando que precisava ler de qualquer maneira Branca de neve tem que morrer, e mergulhar mais uma vez na escrita inteligente de Nele. Com uma narrativa em terceira pessoa, podemos perfeitamente acompanhar um mosaico de acontecimentos, mesclando a vida pessoal dos detetives. Ao mesmo tempo em que Pia precisa ser fria, e agir conforte os fatos, a crueldade dos crimes pode abalar qualquer estrutura profissional rígida.

Lobo mau tem uma trama de tirar o fôlego, e realmente de gelar os ossos. Um tema extremamente delicado e chocante, como o abuso sexual infantil, é abordado em sua realidade crua e totalmente cruel. Uma história rica em detalhes, onde os culpados irão despertar ao leitor, repugnância do início ao fim. Um livro extremamente forte, e indiscutivelmente inteligente. Cinco estrelas é pouco para esse livro. Sem dúvidas, o melhor suspense policial que li até hoje!

site: http://livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br/2015/03/resenha-lobo-mau.html

@APassional 24/02/2015

* Resenha por: Rosem Ferr * Arquivo Passional
Não é a toa que Nele Neuhaus é uma autora Best Seller, em Lobo Mau, ela desmistifica os arquétipos do suspense policial e nos oferece uma visão humana e realista de uma investigação policial, sua escrita é coloquial, intimista, fluida e nos envolve principalmente ao expor a porção falível de suas personagens, o que ela quer clarificar é um drama real, portanto estamos diante de um grito de alerta.

Ao abordar a temática de violência contra a mulher, Neuhaus adentra na delicada questão do abuso sexual na infância dentro do círculo familiar, que costuma ser mais comum do que se quer crer, as crianças costumam ser ignoradas em seus temores e queixas, muitas vezes rotuladas como fantasias, daí o título Lobo Mau. Salienta no contexto como crises de medo e agressividade infantil, na maior parte das vezes, estão ligadas a algum tipo de abuso. Em “Lobo Mau”, isso fica muito claro.

Os instigantes capítulos são divididos em dias, com início em 10 de junho de 2010, a ação ocorre em 23 dias de investigação policial sobre a morte brutal de uma adolescente, esta “falha trágica” será ponto de partida para inúmeras e intrincadas descobertas que trarão à tona uma rede de intrigas ligadas a alta sociedade, segredos familiares, corrupção policial, pedofilia, pornografia, prostituição, abuso e violência sexual que ocorrem há mais de 30 anos. Temas extremos e pesados que a brilhante Neuhaus trata com dedos de fada.

Ambientada na Alemanha, a trama conta com inúmeras descrições de locais públicos e situações cotidianas, o que deve ter ocasionado uma identificação automática ao cidadão local, entretanto qualquer um que reside em uma grande metrópole identifica-se imediatamente, trânsito, muita gente, etc... Entrementes, alguns personagens tem seus retiros pessoais, mansões e condomínios de luxo em locais periféricos como pequenos condados ou vilas, dando aquele tom de: sim, pode acontecer com qualquer um!

A protagonista Pia Kirchhoff, à frente das investigações, espelha uma dualidade autêntica e humana: se por um lado é a policial competente, por outro, é “Mulher” em todos seus meandros, e com seu jogo de cintura irá, “até certo ponto”, ter sob controle a crise da intrincada investigação e a alteração de sua rotina pessoal com a chegada de Lilly, neta de seu companheiro Christoph, que vem passar as férias em Frankfurt. A convivência de Pia com Lilly terá acentuada influência em sua percepção dos fatos no decorrer da investigação, repleta de obstáculos e hiatos periciais, um parceiro em crise pessoal, uma organização poderosa pronta a eliminar provas ou pessoas que possam contribuir para a solução do caso, e ainda um conflito na equipe! Seu polo de convergência será a problemática, rebelde e anti-social Meike, a grande “coadjuvante” de Pia que, ao arrepio da lei e agindo paralelamente, trará muitos elementos de solução para a estarrecedora conclusão do caso.

As inúmeras personagens são densas, bem construídas, evoluem e transformam-se ao decorrer da enigmática ação “quase” realista. A narração em 3ª pessoa intercala com genial apuro e ritmo o ponto de vista de Pia, Oliver, Nicola, Frey, Grasser, Kilian, Hanna, Meike, Leonie, Emma, Corinna, Bernd, Michaela entre muitos outros. Num verdadeiro desafio mental, hahaha, adoro! Diversos olhares sobre o mesmo objeto nos confundem a ponto de duvidarmos de tudo e de todos ao longo das 494 páginas, tennnso!

Vale destacar o cuidado especial da diagramação borrada de sangue em suas folhas amarelas de gramatura perfeita, delicioso de ler. Parabéns a Jangada que pensou com carinho em seus leitores, tanto no perfeito trabalho gráfico, quanto na escolha da autora que é excelente... Gente, a trama é muuuuito boa, devorei em duas noites, você simplesmente não consegue parar de ler, Nele Neuhaus é sensacional.

Se você ama suspense policial... Precisa ler Lobo Mau.

P.S : Alguém ouviu dizer que este livro faz parte de uma serie protagonizada por Pia? Sim, é verdade. Ohhhh! Calma... cada livro é um caso, tipo CSI, assim Lobo Mau tem final fechado.

Resenha publicada no Blog Arquivo Passional em 24/02/2015.

site: http://www.arquivopassional.com/2015/02/resenha-lobo-mau.html
Kau 25/02/2015minha estante
Sei que esse livro é o 6 de uma série alemã, e que aqui no brasil só foram publicados esse e o livro que seria o vol 4 da série (branca de neve tem que morrer), gostaria de saber se altera em algo ler os livros fora de ordem, se não atrapalha a compreensão da história.

@APassional 02/03/2015minha estante
Kauzinha, a Rosem leu somente esse livro e disse que a história é fechadinha, dá para compreender tudo sem problemas. Bjs!

Nivia 15/10/2015minha estante
Eu li Branca de neve tem que morrer e foi ótimo.
Espero que esse seja tão bom quanto.

1 | 2 | 3 | 4