Até o Fim da Queda

Até o Fim da Queda Ivan Mizanzuk

Resenhas - Até o fim da queda

Rahmati 24/01/2015

Alto nível na literatura nacional

Daniel Farias escreveu um livro de terror, baseado em fatos reais, que supostamente tem feito jovens se suicidarem ao final de sua leitura – tudo porque ele resolve, nesse livro, o mistério de um outro suicídio, coletivo, de sete jovens, há muitos anos atrás. Seria ele culpado por esses novos suicídios? O livro que ele escreveu fala realmente da realidade, onde esses jovens do passado seriam integrantes de uma seita que estaria invocando o Dragão, o demônio que traria a Verdade ao mundo?

Até o Fim da Queda é uma puta de uma estreia. Ivan Mizanzuk mostrou que não será qualquer escritor, que não se perderá no meio do mar de mesmice e mediocridade da atualidade. Seu livro é completamente diferente de tudo o que já li. Não há a estrutura de um romance; não há descrições; não há narrações – todo o livro é construído em cima de transcrições, e isso funciona fantasticamente bem.

Na obra, belamente executada pela editora Draco, alternam-se registros de uma entrevista que o autor dá – não o Ivan, mas o do livro-dentro-do-livro, o Daniel -, publicações de sites, recortes de jornais, transcrições de sonhos, gravações em fita K7, cartas da Idade Média e até mesmo comentários de blogs – e, assim, tudo vai construindo em nossa mente a trama, como num bom filme, como num bom documentário, como numa boa estória. O autor – dessa vez, sim, o Ivan Mizanzuk – nos prova que, para escrever algo que valha a pena ler, não é preciso seguir um padrão, não é preciso cair em clichês, não é necessária nem sequer a tão famosa “jornada do herói”; ele nos mostra que existe, sim, a possibilidade de criar algo completamente diferente, um bote salva-vidas vermelho-neon num infinito oceano azul sem ondas.

Tenho certeza que Até o Fim da Queda será considerado um clássico da literatura brasileira no futuro, e, mais uma vez, parabéns à editora por ter aberto suas portas para o Ivan.

Nem preciso dizer para vocês, leitores, correrem atrás dessa obra o mais rápido que puderem, não é?

É um favor que farão a si mesmos.

site: www.papodecafeteria.com
Fernando.Rodrigues 11/10/2017minha estante
Achei o livro uma grande porcaria.