Até o Fim da Queda

Até o Fim da Queda Ivan Mizanzuk

Resenhas - Até o fim da queda

C. R. Rohling 31/01/2024

Um podcast em forma de livro
Conheço o autor pelos podcasts, então já esperava algo de excelente qualidade.

Gostei bastante da narrativa, que é contada de forma totalmente diferente do que eu esperava: fragmentos de cartas, entrevistas, documentos históricos... e você, leitor, é quem monta o quebra-cabeça.

Só o final é um pouco decepcionante, a meu ver... mas a leitura é muito agradável!

dakallia 07/12/2023

Ideia interessante que faltou uma execução melhor
Tenho que admitir que é bem diferente e atrativo o jeito que a história é contada, de forma não linear e por meio de recortes de diversos tipos

pena que parece que o livro vai chegar em algum lugar, vc lê e vai ligando os pontos, mas no fim parece que não chega a lugar nenhum, passa o sentimento de inacabado

o livro inteiro constrói uma narrativa, mas chegando no final não é mt desenvolvida

Bonaparte 30/03/2023

Pobre
O trunfo desse livro definitivamente é a forma que a narrativa é construída através de retalhos com trechos de transcrições de uma conversa, cartas de um livro histórico, notícias de jornais e uma entrevista com o personagem principal. A proposta narrativa é interessante e a premissa também. Acontece que a escrita é muito pobre. A entrevistadora de Daniel faz as perguntas que o escritor (Ivan Mizanzuk) precisava que ela fizesse para ele desenrolar sua história. Não parece nada natural. Aliás, essa personagem e o protagonista falam exatamente da mesma maneira. Não consegui acreditar por um segundo que aquilo poderia ser uma entrevista real.

Bruno.Souza 19/02/2023

Incompleto
Foi essa a sensação que fiquei depois que li esse livro. Ele aborda uma espécie de seita que nasce no século 16 e tem impactos até os dias atuais e mais, já que se passa um pouco à frente no futuro. O enredo é ótimo, mas a forma como foi contado achei que pecou demais. Uma coisa que achei muito interessante é o livro ser ambientar 3 narrativas simultâneas ao redor do mesmo assunto. Deu um dinamismo interessante que me fez conseguir terminar o livro. Mas ele foi bastante arrastado. Infelizmente, não recomendaria.

Jon 01/12/2021

Inovador
Uma história de terror que se faz por meio de diversas frações, recortes. Uma mescla de documentos, imagens e narrativa montam, pouro a pouco a trama.

Professor Eddie 04/06/2021

Esquenta para o livro caso Evandro.
Para o esquenta do caso livro Caso Evandro, iniciei a leitura desse livro.

O livro conta sobre um autor que escreve sobre um suicídio em massa que ocorreu em 1993 e esse autor resolveu o crime.

O livro tem uma metalinguagem muito interessante, além de ter uma estrutura diferente, intercalando a entrevista que personagem dá para um jornal, junto com cartas de um outro personagem, junto com reportagens sobre o caos de suicídio que o livro do personagem principal causa.

Ele aborda uma temática de sociedades secretas, com a irmandade, que adora o Dragão como Salvador. Este conceito lembra muito o gnosticismo, que acredita que o Deus bíblico é o Demiurgo, um demônio que inventou esse mundo.

O livro é maravilhoso, bem escrito e me deixou bem animado para o Caso Evandro.

Alê 21/02/2021

Interessante
Conheci o trabalho do Ivan através do podcast que ele produz, e lendo esse livro foi bem fácil pra mim reconhecer a forma de narrativa que é própria dele. O texto é como um compilado de entrevistas e matérias jornalísticas desse caso fictício. Não achei nada tão original mas gostei bastante da história e principalmente da parte de pesquisa sobre ordens exotéricas e assuntos relacionados, é algo sobre o qual me interesso bastante e achei bacana ver isso de forma bem representada na historia

Caholly 11/09/2020

Muito interessante essa forma de narrativa. Já conheço Ivan dos podcast. Quis ler enquanto aguardo o Caso Evandro, e foi uma experiência muito boa. Espero que cada vez mais novos escritores se aventurem assim!

Fabiana 23/05/2020

Um clone de Raphael Montes
Desde a temática (o suicídio coletivo de um grupo de jovens), até o desfecho, há muito em comum com a obra do autor carioca, porém sem o dinamismo que RM consegue dar aos seus livros.
Li uma amostra e me interessei, mas descobri que o livro inteiro parecia aquela amostra, num looping eterno.
Vale pelas ilustrações, que tentam dar um toque de realismo e narrativa jornalística.

Cicera Evila 05/04/2020

Um bom livro para ler na quarentena
Romance fragmentado que conta uma história relativamente simples, porém não menos intrigante.
O mérito é todo do autor por saber conduzir o enredo, além de saber deixar lacunas a fim de deixar o leitor completá-las.
Um livro muito inteligente, sofisticado como poucos, sem pecar pelo excesso encontrado em muitos livros do mesmo gênero.
Enfim, um bom livro para ler na quarentena.

Pri de La Forge 07/08/2019

Ruim e pretencioso
O escritor tenta se bancar exclusivamente na apresentação pouco convencional (ao invés de uma narrativa linear temos uma espécie de documentário em que são apresentadas entrevistas, pesquisa bibliográfica e recortes de notícias) já que o enredo pouco original consiste em fragmentos de crenças e histórias pré-existentes. O final em aberto e o plot twist não muito claro só serve pra amparar uma história fraca e sem consistência.

taizucoly 09/10/2017

Incrível do início ao fim
Anos se passam e Daniel Farias, um popular escritor de terror, decide reconstituir o caso em sua nova obra. Durante a pesquisa, descobre histórias sobre uma ordem secreta operando em nome de um demônio, o Dragão Vermelho, cujas origens remontariam a um exorcismo ocorrido no século XVI, na Espanha.

O livro prende a atenção do início ao fim. É um terror bem leve na minha opinião, mas não deixa a desejar de forma alguma.

Seria incrível ter um filme baseado nesse livro, já que ele trás cortes temporais muito intrigantes e que aguçam nosso interesse na leitura

GabMedeiiros 02/07/2017

Prepare-se para abrir sua mente!!
Olá pessoal, tudo bom com vocês? Eu sou a Amanda, irmã da Gabi, e hoje vim aqui falar sobre a obra do professor, jornalista, podcaster e escritor Ivan Mizanzuk, Até o Fim da Queda, Editora Draco. Por ser ouvinte do Anticast (se tem um conselho que posso dar pra vida de vocês é: ouçam esse podcast, gente, é maravilhoso e mudou muito a minha visão de mundo) sou um pouco suspeita pra falar, mas bora lá.
O livro já começa meio punk: investigações sobre um suicídio coletivo ocorrido nos anos 90 que possivelmente decorreu-se da realização de um ritual satânico. O texto foi escrito em formato bem diferentão, há como plano principal uma entrevista na TV aberta onde o escritor fictício Daniel Farias responde à repórter Miriam sobre seu livro A Irmandade do Dragão, uma ficção baseada em fatos reais que explora o episódio ocorrido. Entre a entrevista são inseridos fragmentos do diário de um Frei da Idade Média contando sua experiência em identificar se havia ou não um caso de exorcismo em um vilarejo, bem como áudios de conversas com Euclides da Rocha, membro de uma sociedade secreta, trechos de notícias em websites e por aí vai.
Eu particularmente achei muito envolvente as cartas que descreviam a relação que fora construída entre o Frei Marcos com a Isabel, a camponesa que supostamente estaria possuída. Nessa parte em especial consegui identificar uma certa poesia, assim como na parte onde os sonhos são descritos, a linguagem que o autor utilizou foi muito bem desenvolvida e me cativou bastante, principalmente por ter me visto com frequência submetida a um exercício de interpretação.
O livro traz uma interessante reflexão acerca da nossa relação com o que é ?bem? e ?mal?, propondo pensamentos nada convencionais que não posso aprofundar muito aqui se não estarei cometendo o famigerado spoiler. Mas o que posso dizer com certeza é que a obra nos transporta para um universo onde magia, demônios e até vampiros são possíveis, o que é extremamente perturbador se você parar analisar como uma hipótese real. Algumas das sociedades secretas abordadas em seu conteúdo realmente existiram (ou existem), e se você se deixar levar, pode se ver mergulhado em um mundo de conspirações, querendo saber cada vez mais e mais sobre tudo o que acontecem nas sombras.
Algumas partes ficaram um pouco abstratas para mim, talvez não li com atenção o suficiente, apesar da leitura ser bem fácil, ou talvez eu só não tenha capacidade intelectual para pegar toda a sua significância menos escancarada mesmo rs mas isso me fez sentir falta de ter uma outra visão dos acontecimentos, possivelmente porque a história é bem viciante então você se pega pensando o que será que aconteceu ali. Parecia que eu estava espiando tudo aquilo pela frestinha da porta, dando uma sensação de que aquilo não deveria ser visto, e a gente adora umas paradas meio proibidinhas né se é que me entende.
Brincadeiras à parte, acredito que a maior missão desse livro é a de desconstruir a polarização de opiniões, algo que infelizmente vem ganhando força nos últimos anos, pois ele apresenta diversos pontos de vista e você se vê concordando com todos e não sabendo escolher um lado. Por isso, eu dou meus parabéns, e recomendo fortemente que vocês o leiam. Um beijo!

Amanda 16/06/2017

Nunca houve queda
Daniel Farias, um escritor de livros de terror, fascinado pela história de sete jovens que se suicidaram em 1993, investiga o contexto das mortes e se depara com segredos e mais segredos sobre uma irmandade secreta relacionada ao satanismo sendo revelados. Até o Fim da Queda é o romance de estréia do escritor brasileiro Ivan Mizanzuk e traz discussões sobre a Igreja, sobre fé, demônios, pactos e salvação. Sobre poder e sobre crenças, sobre moralidade, verdades e mentiras.

"[...] sobre ver sentido no que fazia, devemos nos lembrar que todo psicopata acha que faz algo em prol de alguma coisa, mas seus atos saem do registro social aceitável."

Creio que a palavra mais apropriada para descrever Até o Fim da Queda seja "diferente". O formato da narrativa é, no mínimo, ousado, especialmente para um autor iniciante. Dividido em pedaços de sonhos do personagem Daniel, uma entrevista, uma gravação, cartas e ilustrações, o autor conta sua história aos fragmentos, ora de um jeito, ora de outro. Apesar de isso dar bastante fluidez à história, também é um pouco confuso para o leitor acompanhar tantas cenas paralelas se desenvolvendo.

O tema é polêmico, e o protagonista da história é cínico e, ao meu ver, bastante hipócrita em seu posicionamento durante a entrevista, que permeia a maior parte do livro. Através das cartas deixadas por um inquisidor, acompanhamos o raciocínio de Daniel Farias e suas descobertas sobre a criação e a suposta verdade sobre Eva e a serpente, bem como sobre a vinda do Dragão descrito no livro do Apocalipse. Esse formato inusitado de contar a história é instigante e, uma vez que se comece a ler, só se quer ir até o fim.

No entanto, apesar do ritmo acelerado pelo qual o autor nos conduz e da temática densa e atrevida de demônios e sacrifícios, o livro passa longe, mas muito longe de ser terror. Isso pode ser decepcionante para uns e um alívio para outros, mas o fato é que o livro mais se parece um registro documental sobre satanismo e conspirações religiosas. Creio que muito em parte por causa da formação do autor, que foi um estudioso de religiões e ocultismo, o livro tem contornos muito didáticos e históricos, retirando completamente o clima de tensão que a premissa dá a entender, deixando uma sensação de "aula".

Não que isso seja um ponto negativo. Alguns dados trazidos são, inclusive, confirmados pelo autor como verídicos e fatos históricos ao final do livro, em um adendo onde ele explica alguns pontos. Exemplo disso são as várias ilustrações que o livro possui, algumas verdadeiros documentos existentes em museus, outras fictícias criadas especialmente para o livro. Esse tipo de informação recheia a obra de curiosidades realmente interessantes.

O problema aqui é a expectativa gerada pela proposta do autor. Ele vende a ideia de seu livro como um misto de terror e investigação que, a princípio, deixa a impressão de ser algo eletrizante. Mas o clima é morno, o clímax é praticamente inexistente e o autor é muito repetitivo em certos pontos. Dei três estrelinhas pela ousadia narrativa, pela curiosidade que a história instiga e pela boa intenção, mas eu esperava muito mais. Leia de forma descontraída e sem expectativas e talvez você se agrade muito mais.

site: www.metamorphya.com.br

Cláudia 08/02/2017

Prepare-se Para a Queda!
Cá estamos com o nosso último livro da Semana Draco.
O nosso livro de hoje é "Até o Fim da Queda", de Ivan Mizanzuk.
Já tinha lido o conto "Arcano XV", que é o Prólogo do livro. Na época não consegui me conectar com a história, mas hoje, depois da leitura do livro, faz todo sentido.
O livro não é nada convencional, muito pelo contrário. Foge do velho clichê. Ivan foge dos diálogos, descrições aleatórias e da narrativa básica. O que se lê são notícias, entrevistas, cartas e gravações. Não se vê muitos cenários, o leitor deve, literalmente, montar uma linha do tempo dos acontecimentos na sua cabeça.
O autor está o tempo todo nas entrelinhas da história. Conversa com a gente e nos puxa para um abismo de incertezas e desconfianças.
"Até o Fim da Queda" nos conta a história de sete jovens que se suicidam em 1993, e rumores apontam para um ritual. A polícia descarta a opção e dá o caso como encerrado.
Anos depois, Daniel Farias, um escritor popular de terror, decide reconstruir o caso em sua nova obra. Durante a pesquisa, descobre histórias sobre uma ordem secreta operando em nome de um demônio, o Dragão Vermelho, cujas origens remontariam a um exorcismo ocorrido no século XVI, na Espanha.
Nada no livro é óbvio ou claro, o fantástico está sempre rondando a história, sempre nos lembrando que somos humanos, e por isso, nos puxa para uma grande queda!

site: http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/05/prepare-se-para-queda-semana-draco-5.html