Contos para uma Noite Fria

Contos para uma Noite Fria Bruno Anselmi Matangrano

Resenhas - Contos para uma Noite Fria

Biblioteca Álvaro Guerra 06/03/2024

Os textos inquietantes que compõe este livro brincam com mundos ás avessas , onde se constrói esse limite praticamente invisível , entre o antes e o depois , o sonhar e o acordar , a lucidez e a insanidade , na tentativa de mostrar diversas facetas da psique humana em relação ao mundo exterior e , sobretudo , interior . Voltam-se ,por isso , muitas vezes , para a arte . Talvez o único caminho.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/9788582650431

Andre24 06/11/2023

Mediano
O modo como o narrador apresenta a situação às vezes me lembrava Lovecraft, mas qualquer semelhança termina aí. As histórias menores são as melhores, com cenários únicos e pouco lugar pra errar. Já "O beco dos aflitosi" (na minha edição tava assim), o maior conto, é um festival de clichês e frases prontas que me deu dor física. As ideias no geral são boas, mas faltou polimento e revisão.

juliaverse 19/07/2022

Sensacional
Me surpreendi positivamente com os contos, todos me prenderam do início ao fim e que criatividade do autor! Leria uma segunda ou terceira vez.

Cristiana.Dieguez 29/01/2022

Muito bom ??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Lara 17/11/2021

Arrepiante
O livro conta com 12 contos , são bem rapidinhos e super te prende .
Ele me ajudou a sair de uma ressaca literária de 1 mês , por ser bem gostosinho de ler .
Eu simplesmente amei as ilustrações que tem dentro dele .
Super recomendo ele

FeFa 19/10/2021

Otima escrita, contos que prendem a atenção. Li com calma um conto por noite.
O autor sabe criar bem o clima para os contos e, em um deles, dá sugestão de música enquanto lê o conto, o que achei muito legal.
Para quem gosta de contos sombrios, como eu, é uma ótima leitura.

Bells 10/09/2021

Os contos são meio sombrios, até interessante. Mas, não me deixaram empolgada, com medo, ou despertou em mim qualquer outra sensação. Foi um bom passatempo, mas só isso mesmo.

Acho que os contos poderiam ter sido mais aprofundados.

Micaelly29 26/12/2020

"A lógica não é amiga da noite e nem do escuro."
Um dos meus livros de contos preferidos.
Amo a linguagem fácil e reflexiva que esse autor usou nessa obra, sem falar na edição que tenho, um dos livros mais bonitos da minha estante.
Não tem como escolher o meu conto favorito, gostei de todos os assuntos tratado nós contos. Realmente é um livro para refletir.

Fabio Brust 04/01/2016

"Contos para uma Noite Fria", de Bruno Anselmi Matangrano
Hoje vou resenhar um livro que li há mais tempo, mas que eu fazia questão de postar por aqui, devido à sua qualidade e, principalmente, por se tratar de um autor nacional. Consideremos que eu também sou um autor nacional, e eu acho que todos nós devemos ser valorizados. Por isso eu não ia deixar de fazer essa resenha, certo?

De qualquer maneira, não é por obrigação que eu decidi fazê-la. Eu e a Inari conhecemos o Bruno lá na Odisseia da Literatura Fantástica de 2015, em um encontro casual e descompromissado. Ele estava acompanhado da namorada, também, a Carol Chiovatto, que é tradutora. Os dois estavam no estande da Vermelho Marinho, fazendo seu trabalho; eu e a Ina estávamos andando pelo lugar pra entregar currículos e oferecer serviços editoriais.

Conversa vai, conversa vem, ele mostra os livros publicados pela editora e, devagarinho, como quem não quer nada, mostra o dele próprio. A princípio parecia que ele nem queria dizer que era o autor, mas acabou cedendo e revelando o segredo. O livro não é muito grande, mas tem uma capa cativante e confusa (no bom sentido, já, já explico). A possibilidade de conseguir o autógrafo também foi chamativa, e eu decidi comprar o livro.

O Bruno já tinha explicado que se tratava de um volume de contos. Oficialmente não sou muito de contos, mas na verdade eu descobri que os adoro - principalmente depois de ler esse livro e, também, "Mausoléu", do Duda Falcão (que por acaso é um dos organizadores da Odisseia). A possibilidade de conhecer uma história do começo ao fim em tão poucas páginas é fantástica, e ver como os autores se desdobram para trabalhar uma narrativa em tão pouco é bem interessante.

A maior parte dos contos traz uma citação de alguma obra (diversas em francês, traduzidas no rodapé) que complementa, de alguma maneira, o que vamos ler. Fico pensando agora se o Bruno encontrou as citações depois ou se se inspirou nelas, pra começo de conversa. É possível que tenha sido a segunda opção, considerando-se como a inspiração vem, muitas vezes: de qualquer fonte. Qualquer mesmo.

Enfim: o livro é composto por esses contos um tanto quanto sinistros, e a impressão que eu tenho é de que a movimentação e a ação em geral acontece devagar, mas de um jeito bom. Como se devêssemos saborear aos poucos o que está sendo contado. O clima é de terror e suspense, mas em nenhum momento me senti acuado. O que a narrativa realmente traz ao leitor é uma sensação de inquietude que nos faz refletir a respeito de nossa própria posição. As personagens das histórias são pessoas comuns simplesmente jogadas dentro de uma situação sobrenatural ou inusitada, o que faz o leitor se identificar com elas. Fiquei o tempo inteiro pensando o que eu faria na situação delas.

Sobre a edição: ela é primorosa. Voltando à capa confusa, é porque o mundo está de cabeça para baixo, e eu demorei a perceber isso. Quando entendi o que estava acontecendo, fiquei curioso para saber como era o conto que retratava aquela situação. E quando o encontrei, vi que passava exatamente a sensação de ver a capa: estranheza e a tal inquietude em ver um mundo sem gravidade, com tudo fadado a se desprender da Terra. Ao mesmo tempo, o personagem se mostra calmo e passivo, de uma maneira reflexiva que nos põe em seu lugar. O que resta fazer em um mundo como esse senão catar o peixe que caiu do aquário?

Essa imagem acima [disponível no blog] é a do conto de que mais gostei. Trata-se de um piano que, ao ser tocado, transforma seus ouvintes em estátuas. Ele é agoniante, pois se passa em um lugar qualquer, com qualquer pessoa. Como escapar da música?

Por falar na imagem, as ilustrações, produzidas pela artista Dandi, são estupendas. Ela combina texturas com traços, e usa o preto no branco muito bem. As entradas de capítulo em preto combinam com o clima que elas criam, e fazem o leitor se sentir envolvido pela atmosfera dos contos. Pessoalmente, acho que o título não poderia combinar melhor com o livro: são contos para serem lidos naquelas noites escuras e frias, quando você está a fim de pensar e se sentar para contemplar o luar e as estrelas. É um ótimo livro!

site: http://juntandoasestantes.blogspot.com/

Marcos 11/10/2015

Olá, leitores!

Prontos para mais uma resenha dupla no blog? A de hoje é a de Contos Para uma Noite Fria, coletânea escrita por Bruno Anselmi Matangrano. Os contos são sensacionais! Confiram o que eu (m vermelho) e o Luke (em azul) achamos dessa leitura. ;)

Um viajante no tempo. A extinção da cultura está chegando ao país. Um piano começa a tocar e pessoas viram estátuas. O apocalipse chegou. A realidade não é mais o que você pensou que era. Uma menina aparece no meio da noite em sua porta.

Contos para Uma Noite Fria é, como o próprio nome já diz, uma coletânea de contos que variam quanto ao tema abordado. Temos desde contos existencialistas, assolados pela condição humana, até contos de terror ou distópicos. Várias são as temáticas tratadas e isso só demonstra o quão plástico e a enorme gama de estilos diferentes que o autor é capaz de escrever.

Acima estão algumas histórias contidas na obra de Bruno Anselmi. Contos que têm uma ligação entre a sanidade e a loucura, o real e a fantasia, o terror e o mistério. Gêneros como: terror, distopia e fantasia estão impregnados em cada história. Contos curtos, mas a leitura foi bem agradável e me deleitei nas histórias. O que me incomodou um pouco foi o excesso de palavras rebuscadas, para mim poderiam ser moderadas e usadas em momentos propícios.

Como ressaltei, Bruno consegue escrever primorosamente gêneros diversos, demonstrando a sua alta capacidade de escrita. A brevidade dos contos também me incomodou mas não no sentido de serem curtos demais, mas sim pois terminei o livro querendo ler mais! A escrita segura e equilibrada do autor me conquistou. Ele sabe dosar muito bem as descrições e os diálogos e faz com que o leitor se sinta a todo momento dentro da cena, próximo aos personagens, como se tivesse vivendo realmente aquilo.

A escrita de Bruno é envolvente e o enredo conseguiu criar um mistério no decorrer dos contos. Realmente o título do livro faz jus à obra, pois, as histórias são bem aproveitadas em uma noite fria, de acordo com os vários gêneros distribuídos no livro.

Como moro em Recife digamos que seja difícil, para não dizer impossível, ter uma noite fria rsrsrs. Mas, brincadeiras à parte, esse livro é sem dúvida uma ótima leitura para ser feita de uma vez só, numa noite fria ou amena, acompanhado por uma boa dose de chá ou café. É aquele livro que se começa e não se quer terminar, que deixa o leitor com gostinho de quero mais.

Para quem é fã de contos, essa é uma boa recomendação. Os contos são curtos, mas que trazem histórias com um conteúdo instigante e reflexivo.

Leitura recomendadíssima para quem gosta de contos ou para quem quer começar a ler esse formato. O livro é ótimo para esse público, uma vez que permite que o leitor se adapte bem à obra.

site: http://www.capaetitulo.com.br/2015/10/resenha-dupla-contos-para-uma-noite.html

Luciana Fátima 07/08/2015

Nada é como parece ser...
A primeira coisa que chama atenção nesse volume é a inusitada ilustração da capa. Virando as páginas, descobrem-se ilustrações ainda mais interessantes – o que desperta a curiosidade do leitor pelo conteúdo. E, ao iniciar a leitura, desdobra-se todo um universo de histórias inquietantes. Os contos de Bruno são extremamente bem escritos – fruto de sua formação acadêmica – e influenciados por toda sorte de leituras formais e fantásticas. Uma mistura cujo resultado não poderia ser melhor. Loucuras divergentes que se cruzam no limiar da lucidez. Sonhos que despertam pesadelos profundos. Desespero por uma sanidade inexistente. A ânsia pela continuidade de uma vida que talvez não valha a pena ser vivida. E é somente quando se está envolvido pela leitura que o inusitado da capa começa a fazer sentido. Nada é como parece ser. Esses são contos para serem lidos no frio de uma noite escura ou em qualquer outra ocasião!
Bruno Anselmi M 07/08/2015minha estante
Puxa, Luciana, fico imensamente feliz que tenha gostado do livro! Amei sua resenha. Obrigado mesmo =D

Mari Siqueira 05/08/2015

Absurdo, intenso, arrepiante!
O mundo surreal criado por Bruno Anselmi Matangrano dá arrepios, e não falo só do arrepio causado pelo frio dessas noites de inverno, seus contos causam arrepios de medo, perturbação e estranheza. Admiradora do trabalho de Poe, é impossível não perceber certa influência sombria do autor americano, nestes textos tão cheios de tensão. Bruno mostra seu talento e habilidade para contar boas histórias, causando no leitor as sensações mais incômodas e reais que se pode causar. Ele vai brincando com a loucura e a sanidade, como se desafiando-nos a descobrir quem vencerá.

Há certa melancolia e solidão em suas palavras, e isso, apenas intensifica o efeito de seus contos. Em duas ou três histórias, confesso que tive medo e precisei acender a luz à noite. Terror e suspense não são os meus gêneros favoritos, mas algo na capa, na sinopse e na diagramação desse livro, me atraiu. Como uma mariposa é atraída para a luz, eu fui em direção ao tema que me é mais incômodo e perturbador e dali, não saí até terminar a leitura.

Por ser uma antologia de contos, não pretendo falar sobre cada uma das histórias contadas neste livro. Vou falar sobre as que eu mais gostei e deixar vocês com vontade de entrar nesse mundo sombrio também. Foi difícil escolher apenas três contos, afinal, cada um deles é excêntrico à sua maneira e provocou em mim uma sensação diferente.

O Germe da Imaginação - Um conto distópico que narra uma sociedade à beira de um colapso intelectual. O conhecimento foi proibido, e portanto, a leitura. Aos poucos tudo se perde, desde os valores, até as certezas. Uma das melhores histórias que já li, definitivamente.

Mise em Abyme - O próprio termo francês já me causa arrepios: narrativa em abismo. O recurso muito utilizado na literatura e no cinema pode ser entendido como o sinônimo para a tão famosa frase de Poe: 'um sonho dentro de um sonho'. Essa mistura de lucidez e sonho dá essa sensação psicodélica de não saber o que é real. Um conto excelente, cheio de referências ao gênio Edgar Allan Poe e sua obra.

Entre o Tempo e o Espaço - O conto de encerramento da antologia está diretamente conectado ao conto de abertura. Mostrando os desdobramentos da relação tempo x espaço, esse texto encerra de forma sutil e, ao mesmo tempo, absurdamente estranha o livro. É genial, e o desfecho não poderia ser diferente.

Preciso ressaltar a diagramação do livro que é - absurdamente - linda! Com ilustrações de Dandi, a editora Vermelho Marinho fez um trabalho fantástico separando cada conto com uma página impressa em preto e as ilustrações em branco. Deu o toque sombrio e encantador que o livro merecia.

Por fim, é um livro para observadores, questionadores, corajosos. Não é um livro de terror como outro qualquer, é um livro que fala sobre terror psicológico e que o traz a seus leitores. De forma brilhante e única, Bruno ousa fugir dos padrões, da zona de conforto, dos limites da sanidade e nos presenteia com um trabalho arrepiante, nos melhores sentidos.

"Ao professor, restava apenas os livros da biblioteca, seus sonhos e seu diário. Seu último refúgio encontrava-se em sua própria mente, onde florescia o temido germe da imaginação." (p. 28)

site: http://loveloversblog.blogspot.com

Leitora Viciada 04/07/2015

Resenha para o blog Leitora Viciada
Contos para uma Noite Fria é uma publicação nacional da Editora Vermelho Marinho sob seu selo Llyr Editorial. Lançado em final de 2014, a obra reúne doze contos do autor Bruno Anselmi Matangrano. Ele já publicou histórias em diversas coletâneas e também participou da organização de outras. Entretanto, este foi meu primeiro contato com o trabalho do Bruno e foi uma surpresa muito agradável.
A Vermelho Marinho está de parabéns por todo o projeto do livro, realmente é um exemplar caprichado. A parte gráfica é bela, começando pela capa maravilhosa e lúdica ilustrada por Dandi, também responsável pelas ilustrações internas. Cada conto possui um desenho que o representa. O miolo possui páginas amareladas e o papel é leve e de boa qualidade. Algumas páginas têm cores invertidas, com fundo preto e fonte branca; o efeito funcionou nas páginas que contêm as ilustrações, além de combinar bem com a proposta do livro. O exemplar possui orelhas, capa fosca e a revisão e diagramação estão perfeitas, não encontrei erros.

A ideia principal é fazer o leitor se sentir como na capa: Reflexivo em um mundo de cabeça para baixo, aparentemente sem regras e, ainda assim, observar a beleza e a melancolia da vida com tranquilidade. A obra mistura e provoca embates, especialmente entre sanidade e loucura, realidade e imaginação.
São contos curtos, sem desperdício de páginas, mas que cumprem dois objetivos: Entretêm e causam reflexões; dependerá da experiência e subjetividade de cada leitor. São histórias em prosa escritas com notável talento. Você percebe o cuidado do autor ao escolher as palavras, deixando o texto coeso, mesmo quando trata do absurdo. Bruno apresenta o equilíbrio raro de texto fluído e dinâmico com um vocabulário rico e admirável, mas sem floreios. É uma leitura prazerosa e admirável, mantendo beleza artística e simplicidade no acesso do leitor às situações e sensações.
Costumo gostar de contos, porém muitos leitores fogem do formato por falta de apego; afirmam que quando se adaptam ao enredo e se acostumam com a(s) personagem(ens) a história termina. Provavelmente isso costuma ocorrer porque ou autor não conseguiu surpreender / comover ou, simplesmente, o leitor não está habituado. Portanto, recomendo Contos para uma Noite Fria, pois os contos, embora breves, são repletos de provocações, sentimentos e considerações - será uma boa forma do leitor ingressar na apreciação de contos. Para os que já gostam, o livro será maravilhoso.
Importante: Possui variados gêneros fantásticos. Se você gosta de contos com personagens comuns e situações habituais, talvez esta não seja uma leitura para você. Mas se você quer sair da sua zona de conforto, esta é a oportunidade ideal. Já fãs de ficção especulativa com pegada psicológica vão adorar todos ou quase todos os contos.

Para ler toda a resenha acesse o Leitora Viciada.

site: http://www.leitoraviciada.com/2015/07/ContosParaUmaNoiteFria.html

Carpe Libri 16/04/2015

Olá pessoas! Imagino que sentiram saudades! Eu Senti!
Por isso quando a editora Vermelho Marinho me deu essa oportunidade eu agarrei. Vou confessar que não curto livro de contos. Na minha opinião pessoal por serem contos eles não prendem a atenção do leitor. Quero dizer, são várias histórias em um mesmo livro de tema semelhante. Por isso, poucas vezes eu peguei esse tipo de livro para ler. Já me arrependi antes. Mas não dessa vez.
Contos Para Uma Noite Fria é um livro pra qualquer momento, menos pra noite. Brincadeiras à parte, o livro de 117 páginas é leve mas angustiante. O autor - Bruno Anselmi Matangrano - mostra sua habilidade de instigar a mente (e os nervos) usando a imaginação de maneira memorável. Os contos têm como temática central a fantasia do medo mas, ao contrário do que eu esperava quando decidi ler o livro, não busca o fantástico para instigar o medo. Bruno parece se pautar em experiências pessoais nas quais monta seus contos exagerando a realidade além do limite do fantástico para que a nossa mente se conforte nessa fantasia para negar o medo. A meia verdade contida nesses contos, contudo, deixa aquela ponta de angustia transparecer a cada página.
Não nego que a própria diagramação mexe com os sentidos. Paginas completamente negras com desenhos em traços brancos como o texto ao início de cada conto. A capa em cores escuras em degrades suaves revela um dos contos mais expressivos do livro.
A maneira como Bruno escolhe as palavras permite uma leitura livre, embora eu particularmente não considere este como um livro infantil. Pode ser lido por crianças, mas é importante lembrar que quanto mais jovem, mais a imaginação voa solta além dos limites da razão (o que me faz considerar que o autor talvez tenha uns 5 anos de idade ou menos).

“Entre a loucura e o sobrenatural, a fé e o divino, o limiar é muito, muito tênue; a lucidez pode vir a se mostrar uma ilusão, os sonhos uma verdade e a imaginação a única realidade possível”

O desequilíbrio da razão e da realidade propostos por Bruno nessas histórias são embasados pelas incertezas dos sentidos. Na má interpretação das ilusões. Na necessidade de sonhar acordado que todo ser humano possui. Por isso eu recomendo esse livro principalmente para aqueles que apreciam questionamentos pessoais. Para aqueles que apreciam a realidade por trás da fantasia mas se deleitam em serem arrebatados pela fantasia.
Pessoalmente considero o primeiro e o último contos do livro como a cereja do bolo dessa bela obra de arte.
Bruno Anselmi M 25/05/2015minha estante
Muito obrigado pela resenha, Leandro! =D Fico bem feliz que tenha gostado tanto. Um abraço!

Fernanda 27/01/2015

Resenha: Contos para uma noite fria
CONFIRA A RESENHA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2015/01/resenha-contos-para-uma-noite-fria.html