Montaigne v.II

Montaigne v.II Michel de Montaigne

Resenhas - Montaigne II

Clio0 07/05/2021

O volume II de Montaigne da coleção Os Pensadores traz parte do segundo livro de Ensaios (capítulos XIV a XXXVII) e o início do terceiro livro (capítulos I a XIII).

O pensamento do autor se torna mais fluído nessa edição. O apoio a moderação e o ceticismo permanecem em seus escritos, porém não é algo sistemático.

Vale lembrar que Montaigne não tinha exatamente uma proposta filosófica. O valor de seu trabalho se dá mais pela influência sobre os filosófos posteriores como Bacon, Descartes e Rousseau.

Assim, ao ler sua abordagem a assuntos variados - da Glória aos Coxos - é preciso manter em mente que o método e o estilo aqui são por tão valiosos quanto a argumentação propriamente dita. Essa, de certa forma, é datada pelo pensamento pré-Renascentista e muitas coisas seriam descartadas pela perspectiva moderna.

Contudo, uma das coisas mais estimulantes desses textos são as inserções que Montaigne faz de fatos históricos, comentando guerras, personalidades, e a influência francesa no mundo.

Imagino que a decisão da Nova Cultural em não publicar Ensaios por completo tenha se dado mais por uma questão mercadológica. No entanto, os textos oferecidos são mais que suficientes para servirem de base para aqueles desejosos de seguir o movimento filosófico em direção ao Iluminismo.

A obra física é de qualidade; sendo uma sequência não há os costumeiros adendos.
Roberto 07/05/2021minha estante
Que bela resenha. Já está na minha lista ?

Raul.Arquino 08/05/2021minha estante
Conheci o Montaigne no livro de ensaios do Stefan Zweig ? O mundo insone?, e já me captou o interesse,? O pai do espírito livre ? disse Zweig. Colocarei na lista também...