História da Literatura Ocidental - Volume I

História da Literatura Ocidental - Volume I Otto Maria Carpeaux

Resenhas - História da Literatura Ocidental - vol. I

Tiago.Costa 11/01/2024

Um livro monumental, obra gigante que detalhou a nossa literatura ocidental minuciosamente desde o princípio em obras que o tempo não pode apagar a obras que surgem vigorosamente. Certo q esse é o primeiro volume, e que se atentou a um determinado período que vai do principio até a Renascença.

Rychard S. Paes 18/03/2023

Carpeaux possui um estilo de escrita tão puro e simples, tão objetivo, que uma leitura que, à primeira vista, se apresentaria como pedante (uma "história da literatura") se torna não só acessível ao público mais leigo (como a mim) como também se torna uma leitura divertida e prazerosa!
É interessante ver a forma como Carpeux apresenta os autores e suas obras, o momento histórico, etc.
É uma leitura maravilhosa. Tenho certeza de que os outros livros da coleção serão tão bons quanto!

Mariah 26/08/2022

A coragem que eu tive pra pegar p reler esse livro, meu jesus

Mas, de toda forma, ele é um marco do fim de uma era pra mim, pessoalmente.

Eduardo Garcia 05/10/2020

Grande livro de um gigante crítico
A leitura analisada como arte, desde os primeiros textos dos povos do Ocidente que venceram seu tempo, até o início da Renascença, esse é o primeiro volume da Obra crítica desse gigante, Otto Maria Carpeaux. Sempre, um clássico serve de base para o autor colocar seus pensamentos a respeito de outros autores do passado, outras obras do passado, que as circunstâncias moldaram, assim, temos uma noção de uma análise histórica através dos livros, objetivo muito bem feito neste volume. Que venham os demais volumes.

Aline 04/07/2020

Obra para consulta
Sem dúvida, o autor era muito erúdito e a obra é completa e rica de informações. Mas achei extremamente cansativa para leitura "corrida". Acredito que a obra seja melhor aproveitada para consulta.

Jackson 17/02/2019

Crítica literária, história da literatura e ensaio científico
Um livro que vale apenas ser lido e relido pois ele traz consigo uma mistura de literatura com história no qual o autor discorre em um tom crítico e analítico as principais correntes/escolas literária [...] não faltando autores estrangeiros e brasileiros com suas principais ideias...

site: Meu blog: https://diariodeumfalsoescritor.blogspot.com

Daniel 28/02/2013

Informação na medida certa, para um livro que almeja abarcar toda a história da literatura ocidental, sem ser superficial, comentários iluminadores, entrelaçamento entre as obras (influências, semelhanças entre autores e livros), opinativo, bem escrito, erudito. Sem contar que as informações históricas e estéticas são ligadas e ressaltadas também na proporção correta, sem descambar em interpretações históricas descabidas. Enfim, espero que se mantenha assim nos próximos volumes.