Gulliver

Gulliver's Travels Jonathan Swift

Resenhas - Viagens de Gulliver

Evelize Volpi 28/01/2022

Um Clássico da Literatura Mundial!
Para todas as idades, repito para todas as idades.
Engana_se quem pensa ser esse livro um livro infanto juvenil, a reflexão que promove sobre todas as sociedades e povos que Gulliver conhece , vai além da Literatura Infanto Juvenil.
Uma leitura Reflexiva, mas Leve de se fazer.

Livros e Chocolate Quente 19/01/2022

Mais um
Estou começando a achar que o problema é comigo, até agora não tive nenhuma leitura que considerasse muito boa. Esse clássico é muito conhecido, até porque é nos apresentado, na maioria das vezes, durante o período escolar, talvez isso tenha influenciado um pouco minha falta de afeto pelo mesmo, não tenho certeza.

É um ótimo conto infantojuvenil, curto, mas realmente não me cativou muito.
Alexandre 21/02/2022minha estante
Pega um da Agatha Christie ou Stephen King que não tem comida Air muito decepcionada hehe

Camila 14/01/2022

Aventuras incríveis!
Aventuras incríveis em lugares fantásticos e que abrem margem para reflexões sobre como podemos nos tornar pessoas melhores e que aventuras e o contato com diferentes culturas podem ajudar nesse processo.

Luca.Lopes 14/01/2022

Ok
A história é ótima, mas na minha opinião essa adaptação em específico reduziu muito os acontecimentos do livro.

alex 11/01/2022

Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift (1726)
Trata-se do relato de 4 viagens feitas pelo narrador:
1) a uma terra de humanos minúsculos,
2) a um país de humanos gigantes,
3) a uma região com uma espécie de nave espacial (em 1726!!) onde vivia a corte, e
4) uma última na qual os seres racionais são cavalos (e os humanos são seres irracionais e selvagens).

A única visão que temos é aquela apresentada pelo próprio narrador. Por isso, apenas nas últimas páginas é levantada a possibilidade de todas as histórias serem resultado de uma eventual loucura dele.

Em todas as histórias o narrador sempre se posiciona bem nas sociedades em que chega, quase sempre mantendo relações com os reis e a corte. O aprendizado das novas línguas ocorre muito rápido (no máximo em 5 meses o cidadão já está mantendo longas conversações com essa gente importante).

Não deixa de ter uma visão bastante eurocentrada sobre o que é civilização (em contrapartida aos demais povos), mas a novidade é o tom cínico e crítico em relação aos diversos aspectos dessa sociedade: os reis, a corte, os advogados e juízes, a corrupção, as guerras por motivos fúteis, etc.

Ps.: o prefácio do Rui Barbosa, de 1888, é o ponto mais baixo dessa edição. Logo no início, muito longo e grotescamente subalterno e acrítico.

DEiwid ADam 27/12/2021

Estou ansioso para ler esse clássico imortalizado
como não tenho físicamente para aguçar meus outros sentidos com o toque das folhas e o cheiro da tinta sobre o papel novo. ficarei com o digital mesmo

site: https://amzn.to/3ExIJWf

duda 18/12/2021

As Viagens de Gulliver
Achei bem dinâmico e gostei muito dos contrastes entre os povos. É interessante que o povo mais organizado era justamente aquele composto por seres não-humanos.
Mas não consigo deixar de ressaltar que o Gulliver é um babaca. Deixou a mulher grávida sozinha com o filho e foi dar bandinha por aí.

enilah 14/12/2021

Foi encantador descobrir que havia mais aventuras além da visita à Lilliput, mas também foi um pouco frustrante ver o personagem se tornar um misantropo após retornar de sua última aventura. Mesmo que ele estivesse parcialmente correto sobre a decadência da espécie humana, foi desagradável que ele tenha o assimilado em uma escala pessoal, projetando-a em sua própria família (a quem ele abandonou diversas vezes, mesmo que tivesse a opção de continuar com eles).

Tatiane 12/12/2021

Crítica social e política, "As viagens de Gulliver" trazem reflexões filosóficas do século XVIII que parece terem sido escritas para o nosso século XXI.

Nós, seres humanos, não somos nada! Aliás, somos, sim! Somos arrogantes, preconceituosos, fedidos, desumanos, gananciosos... A sátira de Swift é mordaz. Assumida, desde o início, como literatura infantil, é, a meu ver, riquíssima - e necessária - para leitores adultos.

Edson 03/12/2021

Literalmente, uma viagem
Fui ler com o preconceito de sessão da tarde, e me surpreendi de forma positiva. Baita livrão (com umas brisas, claro), mas também com várias críticas a humanidade que mesmo sendo um livro de 1716 cabe sem folga em 2021.

Matheus 01/12/2021

Tiro meu chapéu para editora
Livro muito bom, a edição é fantástica, letras de um tamanho muito confortável de se ler, páginas amarelas, a história é muito boa para se pensar nas questões políticas e sociais da época de Swift. Leitura recomendada.

Lobinha Sincera 23/11/2021

As aventuras sem duvidas são intrigantes e fora do comum, uma verdadeira fumaçao de banana, e uma verdadeira critica do ser humano, acho que de alguma forma é um livro com criticas parecidas com as de a revolução dos animais.

Tiago.Severino 10/11/2021

Leitura boa
Estamos acostumados com a história que encontramos no cinema. Ela parece meio boba e sem valor. Mas no livro Guliver é cheio de críticas sociais e política. A ideia das ilhas que ele visita é o pano de fundo para mostrar as falhas, erros e bizarrices da sociedade "normal". Recomendo a leitura.
Li no Kindle com aquisição gratuita.

Tati- Leitora 10/11/2021

Li uma versão resumida mas adorei a história. Adorei como o livro crítica a nossa civilização e ainda hoje não mudamos nem um pouco, continuamos sendo os mesmos humanos criticados no livro. Muito bom.

Mila 05/11/2021

História infantil? Nananinanão
Claro, alguns aspectos das viagens e observações e o toque de aventura podem divertir, mas o ponto principal do livro é ser uma crítica direta em forma de sátira à cultura, corrupção e governo da Inglaterra da época. Alguns capítulos são bem cansativos, outros irritam pelo preconceito e machismo da época, mas devemos ler tendo sempre em vista que foi escrito no século XVII.