Viagens De Gulliver

Resenhas - Viagens de Gulliver

Ibercson 18/02/2021

Tooop
Essa edição é bacana!
A escrita "hoje com a gramática desatualizada " faz você ver como já foi bem mais complicado o inglês.
Já a narrativa...
Essa tu vai ter que ler!!

Rickson.Ramos 17/02/2021

Satírico e atemporal
Jonathan Swift (1667-1745) foi um escritor, poeta, crítico literário e prosador satírico irlandês. É o autor de As Viagens de Gulliver ? obra prima da literatura do século XVII, que mistura viagem, aventura e ficção científica ? e é um dos principais nomes quando se trata da técnica literária sátira.

O romance ?As viagens de Gulliver? é escrito como um diário de viagem ? forma literária famosa na época em que Swift escrevia ?, no qual acompanhamos o protagonista Gulliver passando por situações inacreditáveis e descobrindo culturas e seres completamente únicos. O livro é dividido em 4 partes. Na primeira conhecemos o minúsculo povo de Lilipute; na segunda, o enorme povo de Brobdingnag; na terceira, os povos de uma ilha flutuante, e na quarta, cavalos inteligentes e com um senso de moral e ética mais aguçado que o humano.

A forma como é escrito, assim como a linguagem e o fato de ser um diário de viagem ? em que alguns capítulos são reservados para os mais irrelevantes detalhes da civilização visitada ? contribuem para que não haja real surpresa na trama e nos eventos narrados; mas sua principal força está na sátira, nas duras críticas feitas por Swift, sendo muitas vezes seus personagens palco e atores de debates sociais e filosóficos atemporais.
Podemos entrar em diversos devaneios, dentre eles estão a crítica ao orgulho humano e sua tendência a buscar desavenças sem sentido e bobas; a sua falibilidade e imperfeição; claras críticas ao iluminismo e seu tecnicismo e falta de aplicação prática; crítica ao próprio gênero de ?Diário de viagem?, e ? por último ? o que para mim foi a melhor passagem do livro: enxergar, através dos olhos de seres exteriores à nossa cultura, nossas principais falhas e vícios; ouvir de suas bocas que somos uma espécie vil, com propensão às mais sórdidas ações para alcançar benefício próprio, buscando sempre o meio de mais infligir dor ao outro.

Devo admitir que houve várias passagens nas quais tive que forçar a leitura, principalmente na terceira. É um daqueles livros que é melhor aproveitado quando se está pensando nele, e não quando se está efetivamente lendo-o; o que não impede que, assim como Gulliver, terminemos transformados pelas experiências vividas por ele. ?As viagens de Gulliver? vai muito além de um simples livro para crianças e deve ser lido com paciência e atenção.

Rubinho.Meneses 11/02/2021

Viagens de Gulivver
Não é à toa que “Viagens de Gulliver” virou um dos maiores clássicos da literatura mundial, com diferentes leituras e versões, como história infantil, sátira política e social, relatos de viagens, desenho animado, filmes e até série da BBC.

A narrativa segue as aventuras de Lemuel Gulliver em suas incríveis viagens pelo os mais remotos lugares possíveis, onde encontra personagens de todos os tipos: alguns minúsculos, outros imensos, alguns desorientados, outros guiados pela a razão.

Uma forte sátira cheia de críticas que nos faz pensar sobre tudo, principalmente sobre nossa maneira de proceder como cidadão, na forma como tratamos o próximo.

A leitura é um pouco lenta e as vezes maçante mas que vale a pena.

A minha edição é da Penguin Companhia, da companhia das Letras, completa e com prefacio de George Orwell e introdução e notas (que muito ajudam a compreensão do texto) de Robert Demaria Jr.

Laura Santos 03/02/2021

Livro ótimo para a criançada
“As Viagens de Gulliver” se trata das histórias vividas por um médico cirurgião e aprendiz de navegação que parte da Inglaterra e após uma forte tempestade, que resultou em um naufrágio, é carregado para uma ilha, onde vivencia uma série de acontecimentos com povos bastante diferentes".

Dividida em quatro partes, as viagens de Gulliver percorrem diferentes territórios, cada um deles marcados por peculiaridades e peripécias improváveis. Em cada uma das 4 viagens de Gulliver recebe uma pitada de critica social voltada para a sociedade britânica da época em que o livro foi lançado. É um ótimo livro para ler junto com crianças, ou para recomendar aos alunos devido as curtas e engraçadas aventuras que o Gulliver se depara toda vez que se lança ao mar.

Minha única critica é sobre a edição. Faltou mais cuidado na finalização dos livros. Algumas paginas tem largos espaços em branco, e parágrafos onde não existem.

Mari 27/01/2021

Comecei lendo motivada pela ambição de ler um clássico, e julgando, com base no senso comum, que se tratava de um livro infantil.
Acredito que as versões oferecidas para crianças foram muito editadas, e não trazem a complexidade da obra.
Em uma linguagem levemente rebuscada, típica da Inglaterra do século XVIII, o autor narra uma série de viagens a lugares fantásticos pelo cap. Gulliver, mesclando termos náuticos com dados geográficos.
O livro é uma sátira a livros de relatos de viagens, bem como uma crítica profunda à humanidade, em seus hábitos, costumes, guerras e temperamento.
A obra é muito interessante, mas também maçante. Acabei terminando a obra porque gostaria de inserir esse clássico entre meus livros lidos, mas recomendo paciência e persistência aos futuros leitores.

Felix 09/01/2021

Bem diferente das adaptações
Peguei pra ler este livro na intenção de me acostumar com o Kindle recém adquirido, pois imaginei que o conteúdo seria de aventuras despretensiosa e linguagem leve, como nas adaptações infanto-juvenis, ledo engano. O livro se mostrou relativamente denso, com criticas e boas reflexões acerca da sociedade, linguagem rebuscada, mas nada que comprometeu a leitura.
Particularmente, tive resistência em pegar gosto pelo livro por conta dos elementos fantasiosos que o autor usa para estruturar a história, como humanos em miniatura, gigantes, países voadores e cavalos racionais, mas ao final o próprio autor explicita que nao é intenção ser fidedigno com a lógica das aparências e sim com a mensagem que o texto trás.

Vale a leitura.

julisianthus 08/01/2021

Um livro para todas as idades.
As aventuras contadas no livro são super divertidas, mas ao mesmo tempo repletas de críticas políticas e sociais. Acredito que em cada fase da vida que a leitura for feita, novos entendimentos vão surgir.

Tudo é feito de uma maneira um tanto quanto sutil, de modo que uma criança certamente amaria as histórias contadas pelo livro. Já um adulto além de se divertir, também tem a experiência de despertar várias reflexões a cerca de temas super atuais.

Dudu Menezes 04/01/2021

Sátira de primeira
Achei engraçado esse livro ser enquadrado como "literatura infanto-juvenil", porque, sem conhecimento histórico do contexto em que se passa a história e sem maturidade suficiente para compreender as críticas quanto à natureza humana, acho que se perde o melhor do conteúdo.

O livro foi escrito em 1726 e, ao narrar as quarto viagens do autor (por terras de seres minúsculos, gigantes, tipos peculiares de cientistas e honrosos cavalos), expõe não só os vícios da sociedade inglesa e européia, na passagem dos séculos XVII e XVIII, mas também da contemporaneidade, cuja experiência, fundamentada na mentalidade burguesa e liberal, ainda carece de melhores respostas sobre a eficácia da nossa forma de organização social e política.

É uma bela sátira daquele período histórico, que, ao meu ver, pode ser melhor compreendida com um conhecimento prévio das revoluções inglesas (Revolução Puritana e Revolução Gloriosa), por isso a indicação de outro livro - A era das Revoluções, do Eric Hobsbawm -, para ler em paralelo. Fica aí mais uma, ou duas, dica(s) para quem se interessa por literatura...

Silvana (@delivroemlivro) 05/12/2020

Um misantropo viajante
Quisera que toda insatisfação com a sociedade, toda misantropia e, inclusive, todo asco por aspectos físicos inerentes à condição biológica do ser humano se transformasse em literatura dessa qualidade. Quem dera!

Patricia 03/12/2020

As histórias são interresantes, porém achei a leitura arrastada e não me prendeu em nenhum momento.

Gustavo Medeiros 24/11/2020

Um bom clássico
Os clássicos só são clássicos porque mereceram esse título, e com Gulliver não é diferente. Um ótimo livro de aventuras com estórias bem divertidas que não encanta somente jovens leitores mais adultos também. Um bom livro juvenil é aquele que supre a necessidade de uma boa história para os adolescentes, mas também uma boa mensagem para os adultos, que só é bem captada após certa maturidade. Tudo isso é encontrado aqui.

Frank 21/11/2020

Gulliver é um clássico universal que fora adaptado para diversas mídias e tomando várias formas. Eu fiquei surpreso quando descobri a data de escrita do livro. O autor utiliza da imaginação para satirizar a sociedade da época e os seus líderes. Encontra em uma das viagens humanos minúsculos, em seguida gigantes, em outra seres racionais que viviam no "mundo da lua". Encontra feiticeiros e conversa com fantasmas de eras passadas, humanos selvagens e animais racionais. Em cada cultura em que o personagem se insere, há uma crítica a determinado aspecto da sociedade. A crueldade humana, imbecilidade dos lideres, falsidade, truculência, corrupção. O pior de tudo é que no fim percebo que nosso somos realmente Yahoos.

Thiago 17/11/2020

Genial
O autor faz uma crítica social e política sensacional. Um livro que, apesar de ser filho de seu tempo - menciona diversas personalidades específicas da época - se mantém completamente atemporal. Ou alguém não identifica um político ou favorito de um chefe cujo único mérito seja ser querido pelo poderoso?
Leitura recomendada a todos.