Viagens de Gulliver (Clássicos Ilustrados)

Viagens de Gulliver (Clássicos Ilustrados) Jonathan Swift

Resenhas - Viagens de Gulliver

Beatriz.Gomes 26/04/2020

As viagens de Gulliver ?????
A oba conta a história de um médico inglês que se aventura pelo mar descobrindo terras desconhecidas.
Em suas diversas viagens divididas em 4 partes, Gulliver encontra sociedades totalmente diferentes, passa por diversos apuros e muda sua percepção sobre a vida.
O autor tinha o intuito de criticar a sociedade inglesa da época, o governo, a corrupção e as guerras, tratar sobre questões que intrigam a humanidade e a superioridade que os homens pensam ter em relação aos outros seres.
Isso é colocado metaforicamente, desde a superioridade e bondade das sociedades que conhece, e também diretamente, com a incapacidade desses povos de acreditar no que o ser humano é capaz de fazer.
De tal forma, a crítica apesar de bem construida, não salva a obra, que em certo ponto passa a ser maçante, por precisar de 4 partes para dizer o que já estava claro na primeira. Assim, a obra poderia manter sua essência crítica, se mais sucinta e evitando ser tão redundante.
Ainda recomendo a leitura, pois essas foram as minhas impressões que podem divergir das suas. Além de que li em uma ressaca literária da qual estou tentando fugir...

Se quiser ver mais resenhas minhas: instagram.com/bibliofilastudy_

Isabel.Dornelles 17/04/2020

Aventuras...
Curioso, engraçado, brilhante! Ainda mais interessante se acompanhado de um breve estudo do contexto histórico e das características do autor. Um clássico que merece ser lido!

Nike.K 10/04/2020

Um livro que para o olhar de uma criança é uma aventura, mas que para o de um adulto demonstra uma sátira e crítica da sociedade. Em estilo de diário de bordo, narra a história de um jeito até antropólogico as viagens para variedades de países com povos de culturas diversas e singulares. Se você lê esperando um livro infantil pode ficar surpreso com as críticas colocadas pelo autor.

Felipe 23/03/2020

Gulliver
Curto mas interessante

Nicolas29 09/03/2020

Um relato de viagem bem diferente...
Basicamente a perspectiva das viagens são bem diferentes dos convencionais livros, várias percepções das diversas civilizações e suas singularidades, fragilidades bem como aprendizados preciosos. O teor filosófico do livro é grande, retratando uma humanidade bem longe de ser somente um bem e mal, mas os animais (cavalos) são retratados como seres mais inteligentes. E quem sabe, já passou da hora do homem assumir que não é tão superior/diferente assim das demais espécies...

Estefani.Paula 26/02/2020

Não posso dizer que não é interessante, mas o livro estilo ''diário de bordo'' não é o meu preferido e lá pela metade as Viagens de Gulliver não me cativavam mais e eu só queria terminar o livro. Mas também não posso deixar de reconhecer a escrita mordaz de Swift e sentimento antropológico e crítico que a obra traz.

Hell 25/02/2020

Seria um bom livro se acabasse na metade
Comecei a leitura empolgadíssima e muito boquiaberta com as aventuras um tanto metafísicas e filosóficas do personagem principal, entretanto a partir da parte 4 do livro comecei a achar tudo redundante e extremamente maçante, felizmente li até o fim, que não achei dos melhores também. Ao que parece foi mesmo intencional do autor terminar brigado com o leitor, ao passo que se mostra uma figura múi superior na ética e nos modos por ter vivido em uma sociedade governada por (pasmem!) CAVALOS, não que esteja errado, visto a podridão que se amontoa de pessoas desprovidas de boas qualidades morais no mundo, em suma na época descrita pelo personagem, enfim, é uma obra para além do humor e da raiva, é essencialmente filosófica e exige certa resiliência para compreender.

André 20/02/2020

Uma sátira da sociedade
Apesar de ser lembrada como uma obra infatojuvenil ela traz um texto adulto. É um texto satírico sobre a sociedade europeia da época.
Gerson 27/03/2020minha estante
Você tem razão. Talvez na época essa forma de escrever e as cutucadas a sociedade tenham sido consideradas como uma forte crítica.

Biblioteca Álvaro Guerra 18/02/2020

Escrito pelo irlandês Jonathan Swift, em 1796, 'Viagens de Gulliver' é o relato das aventuras de um médico pelos lugares mais exóticos do mundo. Em Lilipute, por exemplo, ele conhece pessoas que medem apenas um palmo de altura. Gulliver vai ainda a Brobedinguenague, à Ilha Voadora e tantos outros lugares, onde encontra povos e culturas surpreendentes.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788573387957

Patricia 14/02/2020

Muito mais do que um livro infantil
"Viagens de Gulliver" é uma leitura muito mais densa do que sua fama de livro infantil poderia me preparar. Com ares de texto antropológico, o autor faz um relato detalhado de formas de governo, normas e culturas dos diversos povos que encontra nas suas viagens. Por vezes o detalhamento é tanto que a inicial curiosidade perante aos personagens não é o suficiente para manter a atenção. Carregado de críticas ao governo de vários países reais, o livro é muito mais do que relatos de uma viagem curiosa.

Buzzio 30/01/2020

Surpreendente e irritante
Livro mais surpreendente do que eu jamais imaginaria, muito mais complexo pequenos contos sobre o gigante que cresci ouvindo. Gulliver é carregado de críticas sociais do começo até o fim, trás reflexões sobre a burocracia e habitos da raça humana, confesso que me deixou bem desanimada com a sociedade.
A leitura se torna ligeiramente maçante ao decorrer, o o pequeno "spoiler" que ele trás no início de cada capítulo me irritou um pouco, mas fiquei feliz de tê-lo lido.

Rony 10/12/2019

Uma crítica social
Swift conseguiu com maestria criar um livro com várias camadas, podendo agradar leitores jovens ou despretensiosos que estão buscando um livro de aventuras, até mesmo agradar leitores que estejam buscando uma crítica social e histórica.
Dividido em quatro partes, na qual cada uma se passa em uma terra nunca antes vista com habitantes bem peculiares, na qual, por meio da edição primorosa da Penguin Companhia, podemos identificar as várias referências e críticas que o autor faz, principalmente sobre o comportamento humano.
É um pouco revoltante a forma estereotipada e preconceituosa como as mulheres e indígenas são retratados, servindo como um espelho do pensamento europeu da época sobre essas minorias.
Um bom livro que inspirou tantos outros do mesmo gênero, mas que pode desagradar muitas pessoas se não for levado em conta a época e quem escreveu este livro.

Anienne 23/11/2019

Viagens de Gulliver
Leitura amena que utiliza metáforas e a fantasia para abordar questões sociais e pessoais, com reflexões importantes e um pouco de filosofia sobre a natureza humana.

Eu sou Groot 31/10/2019

Mto' mais do dizem,por ai,!!!!
Com Gulliver, vc aprender e ser mais você, a se proteger e ter a mentir, na esperança, na família. Gulliver se mostra que eh possível sempre aprender mais e viver em paz, mesmo com essa guerra de assuntos inrelevantes ou relevantes e políticos.
Gulliver ele aprende várias línguas, ele não discrimina as raças alheias...
Sabi, as viagens de Gulliver são mais do que política.
A leitura eh chatinha?! As vezes...mais.. eu vô chama de distopia com fantasia...
xD vlw gnt'