Como entender os sonhos

Como entender os sonhos Mary Ann Mattoon

Resenhas - Como Entender Os Sonhos

Helena Fraga 20/01/2022

Sonhos
Ótimo livro, apresentando a teoria junguiana de interpretação de sonhos e sua importância no processo de desenvolvimento psicológico.

Sem idealizar a teoria e nem o próprio Jung, a autora desenvolve seu texto de forma clara, bem encadeada e sem a pretensão de ocultar as eventuais falhas de generalização e amplitude dos estudos de Jung, uma teoria que evolui e que por isso se mostra viva e orgânica, para além do seu criador.

O livro explica sobre tipos de sonhos, métodos e técnicas de interpretação, a interpretação em si e, por fim, a importância da parceria sonhador e analista nesse processo. Muito bom!!

Dulci 27/08/2021

Sonhar é viver!
Gostei muito do livro. Pude entender um pouco sobre as concepções de Jung sobre os sonhos, como por exemplo a questão dos arquétipos individuais e coletivos. Assim como Jung, me identifico com outras culturas, gosto de outras religiões, de diferentes povos, e acredito que este conteúdo pode ser usado para representar nosso inconsciente por meio das imagens nos sonhos. Amei...e recomendo para quem deseja tentar compreender os fenômenos oníricos!

Hudson 17/05/2021

Leitura indispensável
O livro é uma adaptação da tese de doutorado de Mary Ann Mattoon na qual revisa toda a obra completa de Jung com objetivo de sistematizar sua teoria de interpretação dos sonhos original. Em minha opinião, sua tarefa é concluída com sucesso, criando um corpo coeso e de leitura acessível para o material junguiano originalmente disperso e, às vezes, redundante. Leitura indispensável para psicólogos clínicos e quaisquer pessoas interessadas em compreender seus sonhos.