O Cão do Sul

O Cão do Sul Charles Portis

Resenhas - O Cão do Sul

V_______ 03/04/2023

O cão do sul
Ray Midge tem 28 anos e não fez nada significativo da vida ( e afinal de contas quem com essa idade fez ? Eu hoje aos 29 certamente não. ), mesmo casado segue sendo bancada por seu pai, pelo menos até concluir os estudos em mais um curso, após ter desistido de tantos outros pelo meio. Ray se vê forçado a deixar sua pacata vida, ao chegar em casa e saber que sua esposa Norma fugiu com seu ex-marido em direção ao México, e o pior de tudo, levou seu carro um Ford Torino, agora Ray sai no rastro deles para reaver o que é seu.
O livro tem um tom cômico, me lembrou muito filmes de comédia (estadunidense, óbvio) dos anos 80 e road trip, cheio de personagens insólitos e situações esquisitas. Vale ressaltar que fica bem evidente o racismo presente em diversos trechos do livro, o que é algo extremamente presente no sul dos EUA que tanto é a origem dos personagens do livro quanto de seu autor, Charles Portis, que tem como obra mais reconhecida Bravura Indômita, que já recebeu duas aclamadas adaptações cinematográficas.
No geral o livro não é ruim, mas também não há nada aqui que fará ser memorável, um entretenimento razoável.

Sarah 07/12/2022

Divertido
Sei que demorei um mês (contado) para ler, mas a culpa foi mais do meu cansaço literário do que do livro em si. A história é muito boa, eu ri bastante já nas primeiras páginas. É muito divertido ver os personagens dialogando, ao mesmo tempo que estão apenas envolvidos em seus próprios universos, discursando um monólogo com uma segunda pessoa envolvida. A jornada foi muito divertida! E eu gostei do final. Tudo que ele precisava era de um ponto final. E conseguiu.