Operação Perfeito

Operação Perfeito Rachel Joyce

Resenhas - Operação Perfeito

Ju Oliveira 17/03/2015

Leitura comovente!
Em 1972, Byron Hemming, 12 anos, acredita que por uma força maior, o tempo sofreu uma mudança, um acréscimo de dois segundos. E foi justamente por conta desses dois segundos que sua vida mudou completamente. Ele acredita que no exato momento do acréscimo dos segundos, sua mãe Diana, tenha causado um acidente de carro, atropelado uma criança. Mas apenas ele vê, ninguém mais percebe o ocorrido. Apavorado com a ideia de sua mãe ter se omitido a ajudar a menina, ele decide que precisa defendê-la de qualquer consequência que ela possa vir a sofrer.

Relutantemente Byron cria coragem e conta a ela o que aconteceu no momento do acréscimo dos segundos. Diana fica apavorada e decide procurar a família da criança que foi atropelada, para se desculpar e prestar qualquer tipo de ajuda. Dia após dia a mãe vai se fechando em seu próprio mundo de segredos do passado. Percebendo que a mãe está em apuros, Byron e seu melhor amigo James criam a Operação Perfeito, uma série de dicas e planos para tentar solucionar o problema.

Paralelamente, também conhecemos a história de Jim, que se passa nos dias de hoje. Jim é um homem perturbado, marcado por acontecimentos do passado. Sofre de TOC e no momento trabalha em um café de um supermercado, após vários anos de internação em clínicas psiquiátricas. Quando Jim conhece Eileen, passa a ver o mundo com outros olhos, a enxergar a beleza nas pequenas coisas.

Operação Perfeito não me fisgou logo nas primeiras páginas. Confesso que demorei para me conectar com a história, achei o começo bastante lento e cansativo. Mas a partir de um certo momento, a narrativa toma um novo rumo, tão cativante, tão emocionante que é impossível parar de ler. O amor do filho pela mãe é tocante, sua ânsia de defendê-la a qualquer custo é comovente. A certa altura da trama, as histórias de 1972 vão se fundir com a vida de Jim, no presente. E é ai que a autora Rachel Joyce ganha o leitor de vez.

Este é o tipo de livro que deixa muitos questionamentos, muitos "E se..." Os caminhos que o destino nos tem levado, teria sido diferente com o acréscimo de apenas dois segundos em certa altura de nossas vidas? É o tipo de livro que deixa o leitor querendo saber o que acontece quando acaba. Os personagens são muito bem construídos, não saem fácil da cabeça. Um livro triste mas extremamente lindo, com cenários incríveis e diálogos marcantes. Me emocionei muito no final da leitura. Terminei o livro com um aperto no peito, uma leitura que me marcou demais! Super recomendo!

site: http://juoliveira.com/cantinho/

Chm_Henrique 19/02/2020

Final emocionante!
Vale a pena cada página arrastada kkkkk

Raquel.Euphrasio 23/06/2020

Sei lá... não me importei com as coisas como deveria, acho que não consegui me conectar para sentir as emoções.

Thaís Furlan 23/04/2020

Pesado, daqueles que chocam
A narrativa intercala entre a adolescência de Byron na década de 70, e a velhice de Jim, cerca de 40 anos depois.
Eles moram na mesma região, mas em décadas diferentes.
Um é jovem, o outro é um senhor.
E acidentes de carros os unem

No decorrer da leitura, você vai construindo as relações entre entre essas duas pessoas.
É uma leitura densa, que te comove mas te consome.

Em alguns momentos a inocência e a falta de atitude personagens da década de 70 se tornam totalmente irritantes e até mesmo forçadas.
O desenrolar da história de Jim é cansativo, várias situações são narradas diversas vezes mas com palavras diferentes. Mas eu queria saber o final rs.

O final surpreende, comove e dói.
Chorei muito com a dor do personagem. O livro grudou em mim de tal forma que eu precisei escrever a resenha pra me livrar dele.

Karoline88 27/12/2022

Perda de tempo
Achei uma leitura bem arrastada, não me conectei com a história, não quis desistir do livro e esperei que pelo menos tivesse um plot no final, mas nada de surpreendente aconteceu, simplesmente não gostei, não achei comovente e não indicaria!!

BrunoTS 07/08/2023

Inesperado e comovente!
A história não me perdeu de início, mas conforme as coisas vão acontecendo, a proporção que 2 segundos toma na vida de Byron e sua mãe, simplesmente fica difícil largar.
O final é inesperado e comovente!

Recomendo navegar nessas páginas!

Eduarda Stitch 26/10/2021

Eu não sei o que dizer...
É um livro que abandonei no início,aí entrei numa ressaca literária e quando senti vontade de ler novamente eu só tinha ele.A história é cheia de pequenos mistérios que nos prende e quando começa a chegar no final acontece um monte de tragédias (destruiu meu coraçãozinho),o que mais gostei nele é sua história simples e doce,seus personagens com passados,dificuldades e defeitos, é lindo e emocionante!

Laura.Priori 04/02/2016

Não gostei!!!
Ah, gente!! Não gostei mesmo!!! Achei o Byron um tremendo de um mala, que atrapalha tudo o tempo todo com suas paranóias. O que me fez ler até o fim foi o mistério em torno do Jim, que me causou até um pouco de surpresa quando desvendado. Mas em geral, o livro me causou muita agonia e raiva... Enfim... Não gostei...
Alessandra.Andrade 30/11/2018minha estante
Ufa, até que enfim alguém que pensa como eu! Já estava me achando má por sentir raiva do Byron, kkkkkk

aulitska 06/11/2021

Melhor do que esperava
No começo, parecia um livro infanto juvenil, achei meio bobo. Ficou mais interessante do meio para final, na terceira e última parte principalmente. Tem um plot twist bem interessante. No geral, gostei, mas achei que a história fica com muitas pontas soltas.

Juh 01/02/2022

Intenso!
Um livro tão delicado, tão triste...
Ler esse livro me trouxe uma mistura de emoções. É uma leitura que choca, que te faz refletir e sentir a dor dos personagens.

Vale a pena ser lido

TroqueLeitura 16/06/2020

Gostei MUITO desse livro e indicaria ele demais! Achei a história muito bem desenvolvida e o final incrível. Recomendo !!

PRiX 18/08/2015

Nada
Um livro que nunca engrena. Você espera o ápice da história chegar, que nunca aparece satisfatoriamente, com a emoção merecida. Leia o livro até, mas leia com os olhos de uma criança, inocente.