Paraíso Reconquistado

Paraíso Reconquistado John Milton

Resenhas - O Paraíso Reconquistado

Carol 22/08/2020

"Minha ascese é tua queda, E minha promoção, tua ruína."
No seu Paraíso Reconquistado Milton nos traz o episódio das tentações de Cristo por Satã, que são três: ceder à fome ingerindo alimentos trazidos por ele; aceder à glória; e lançar-se do alto do pináculo do templo de Jerusalém.

Continuação de Paraíso Perdido, essa obra tem algumas diferenças, tais como o número reduzido de versos em comparação com o primeiro, e também ao sair dos moldes da poesia épica, valorizando mais o embate filosófico e o dialogismo.

Nisso vemos influências do Livro de Jó, presente na Bíblia, e também da Divina Comédia, onde Dante dialoga com seus guias. Quanto ao título, enquanto o paraíso foi perdido tanto para Adão quanto para Satã (já que ambos caíram) ele foi posteriormente reconquistado porque Jesus vence as tentações de Satã e reconquista o direito ao paraíso para Adão e sua descendência.

Gostei muito dessa leitura, e a edição está de parabéns, além de ser bilíngue conta com ótimos textos de apoio sobre o autor, sua obra, como foi feita a tradução, análises do próprio texto e da tradição épica, e também com ilustrações criadas por William Blake. Recomendo a leitura!

Rogerio39 14/01/2023

Um clássico que merece ser conhecido
Paraíso Reconquistado é um clássico que merece ser conhecido, Milton nesse poema épico consegue transformar a passagem de Jesus pelo deserto em uma batalha não física, mas filosófica e argumentativa. Traz nos seus versos um Cristo diferente de Paraíso Perdido, que em muito foi subestimado por Satã. Do batismo até às tentação sofridas no deserto os diálogos são ricos e emocionante. As notas da edição são bem escritas e trazem as informações necessárias para a compreensão do poema. As ilustrações de William Blake feitas inspirada na obra enriquece nosso imaginário e ilustra a leitura.
Ressalva especial para introdução que fala sobre a vida e obra do autor e sobre o processo de tradução da obra e o método usado. Essas informações enriquecem a leitura oferece ao leitor um nível maior de compressão do poema.
O Posfácio: " Da Perda a Reconquista" revisita Paraíso Perdido fazendo uma ligação direta a Paraíso Reconquistado, destrinchando partes importantes da obra trazendo explicação importante sobre a mesma.

Recomendo para a leitura o seguintes podcast

Ella Lê Livros

É um podcast de leitura comentada. O link abaixo leva para o Primeiro áudio de Paraíso Reconquistado.

Nele também você vai encontrar o Playlist de Paraíso Perdido.

Jonathas dos Santos Benvindo 14/06/2022

Mais uma obra de Milton impressionante! Já tinha lido o PP mas fiquei ainda mais surpreso com o talento dele com esse PR, e já até comprei um livro que nem sabia que existia dele, o Sansão Agonista. Só leiam a obra de Milton! É riquíssima!

Franciely Soares 16/02/2024

Um tanto difícil sem as notas de rodapé como têm na edição de PP, como não conheço todas as passagens e evangelhos, por algumas linhas me senti desorientada; o ritmo do poema aqui também é outro, mas não deixa de ser bom.
Hoje eu não teria comprado, minha experiência com PP foi muito melhor

Ana Paula Avila 25/02/2020

Uma obra prima
Após a queda de satã do céu para o inferno e a expulsão de Adão e Eva do paraíso em Paraíso Perdido, vemos agora a reconquista do homem pela vida eterna a partir do embate entre Jesus e satã no deserto, após uma série de três tentações.