Ruína e Ascensão

Ruína e Ascensão Leigh Bardugo

Resenhas - Ruína e Ascensão

Sofia545 18/02/2024

Ruína e Ascenção
Acho que dos três esse foi o meu favorito. Eu amei conhecer mais dos personagens, principalmente a Baghra e o maravilhoso do Nikolai???. E também gostei muito da quantidade acontecimentos desse livro (o que esteve em falta no segundo, que pra mim, acontecia sempre a mesma coisa - Maly e Alina brigando).
E falando a verdade, eu já sabia do plot principal, pq fui procurar informações no Google e acabei descobrindo. Sobre o final, acredito que esse era o melhor jeito de acabar, embora eu quisesse que acabasse de um jeito melhor pro Darkling (mesmo que eu tenha odiado ele quase ele livro todo pelo o que ele fez com o Nikolai).
No geral eu gostei da série e pretendo continuar, inclusive tô animada pra ler Six of Crows e eu recomendo, mas eu não ia querer reler a trilogia.

"Não estou arruinada. Eu sou a ruína."

Alani0 17/02/2024

Ruína e ascensão
Já adianto que dos 3, esse foi o melhor da coleção.
começo, meio e fim intrigante, sem aquela coisa arrastada e enrolação que eu senti que tinha nos outros livros. ação presente quase sempre, e quando não tinha, aparecia aquelas cenas de deixar o coração quentinho vendo todos eles reunidos mesmo arruinados. a decisão entre nikolai e maly ficou bem dividida durante o desenrolar, fiquei realmente em dúvida em qual ela escolheria, mas no fim o coração dela falou mais alto. e por incrível que pareça, o maly não tava chato no 3° livro, diferente do 2° que toda vez que ele abria a boca eu queria dar uma panelada nele.
apesar de tudo, o fim da alina e de todo o grupo grisha que acompanhou ela na trajetória foi ótimo, com finais felizes (pra alguns apenas?), mas senti que eles mereciam mesmo.
tenho pouco pra falar, mas saibam que senti cada palavra e emoção dessa triologia.
????????,5/5

bia 17/02/2024

Finalmente acabou!
Esse foi, sem dúvida o melhor dentre os três livros. Mas estou ansiosa mesmo é por ler Six of Crows, que é a razão pela qual eu li Sombra e Ossos.
Não é uma trilogia ruim mas não é das melhores, não leria novamente.
O desfecho do livro foi muito diferente do que eu acredito que as pessoas esperavam que fosse. Eu estava muito em dúvida sobre o que ia acontecer, mas acho que não poderia haver final melhor.

?? ALERTA SPOILER!!!
Acontecimentos:

O livro inicia-se na Catedral subterrânea. Eles vão para a terra firme para caçar o pássaro de fogo.
Nikolao os salva de uma enrascada e os leva para o Zodíaco. O Darkling ataca o Zodíaco.
A busca pelo pássaro de fogo continua. Maly.
Eles voltam para a borda oeste da Dobra. Se encontram com o Darkling.
Alina usa os três amplificadores juntos. Seu poder é multiplicado em milhares de corpos que não o seu.
O garoto e a garota voltam para o orfanato e vivem felizes para sempre (final de conto de fadas pq sim).

Akta 16/02/2024

Não somos nós todas as cosias?
Eu terminei a trilogia em 4 dias, pq queria saber como acabava
Mas Alina não me cativou tanto, Maly apesar de eu gostar dele também não me surgiu o mesmo encanto
David com Genya tinha mais química os dois
Amei o Nikolai e sua evolução, assim
O livro é bom, mas achei o final corrido e meio simples, serviu o que queriam mas ficou uma sensação de podia ter sido mais aproveitado

Thais.Carvalho 14/02/2024

Alina se prepara para o confronto final e passa por muitos desafios com seus aliados e amigos em busca do pássaro de fogo.

Julia.Dentz 14/02/2024

A leitura é fluida e tem uma progressão agradável. Os pontos paralelos da narrativa tem uma conclusão majoritáriamente satisfatória, e embora o final tenha me causado pouco senso de consequência, ainda assim fez juz ao que havia sido estabelecido e foi, principalmente, digno.

Cristiane.fp 14/02/2024

Uauu!!
Foi uma das melhores sagas que eu li, ler essa história me deixou feliz, triste, com raiva e surpresa com cada detalhe e plot que tinha.
Amei muito e recomendo demais, espero ler sagas iguais a essa??.

fabb1998 13/02/2024

Não estou arruinada, eu sou a ruína
A leitura foi bem mais interessante do que o livro anterior, mesmo sendo cansativa e não valendo o desperdício de tempo.

Nikolai tem todo o meu coração, de longe o único personagem interessante, gosto do sarcasmo e esperança dele, além disso é o único que me cativou desde o início, mas tenho a sensação de que não ficou tudo tranquilo pra ele.

Alina? Continuou sendo uma chata.
Maly? O cachorrinho dela
Senti resquícios de pena do Darkling, mas já passou.

Wendy.Rodrigues 16/02/2024minha estante
Nikolai é o maior, não tem como

renata :) 13/02/2024

Que livro BOM
simplesmente amei, o melhor da trilogia
Foi uma experiência incrível! Senti ódio, raiva, tristeza, alegria, felicidade? ri horrores e chorei horrores, as vezes ri e chorei ao mesmo tempo KKKKKK?
Mas é mt bom! Adorei os diálogos, o desenvolvimento dos personagens e o desenvolvimento da amizade e união entre eles, achei tão lindo, foi de aquecer o
coração!! Kkkkk
Fiquei surpresa com os ?plots? da história e gostei.
O final me surpreendeu e foi o momento em que eu mais chorei (q nem nos outros livros) mas eu chorei TANTO, q raiva, mas fiquei feliz com o final!!
A autora arrasa demais, estou ansiosa para ler os próximos e descobrir oq será de Ravka daqui pra frente!! ????

Maria16742 12/02/2024

Legalzinho
Não posso dizer que é incrível ou que eu amei, mas foi uma boa experiência! Foi uma leitura divertida, porém demorei um pouco.
Em muitos momentos eu perdia o interesse mas era só ler mais um pouco que ficava bom de novo.
A protagonista era sim um pouco chata e entediante, ela demorava para entender coisas simples e quando percebia tinha que explicar, tirava um pouco da sensação boa que é ler com a confiança do autor.
O darkling não parecia um vilão durante o livro porque ele não aparece direito, mas quando aparecia eu tinha surtos!
Fiquei triste com o que aconteceu com o Nikolai, mas rendeu um bom passado para a história dele no próximo livro!
Teve reviravoltas que eu realmente não esperava, adorei a criatividade e dei 4.5 estrelas porque eu gostei da experiência, só não ganhou 5 por causa da chatice da Alina e algumas coisas.
Mas foi um livro bom, uma ótima história, bem desenvolvido, recomendaria para alguém que quer ler devagar e ligar pequenos detalhes.

Gustavo195 11/02/2024

Ruína e Ascenção
Me dói muito ter que dar 3 estrelas e meia pra esse livro, principalmente pq eu amei o segundo livro com todas as minhas forças.
Enquanto eu lia, eu tinha certeza que seria uma leitura 4 estrelas, o começo foi extremamente bem executado e me deixou ansioso pelo que estava por vir no restante, me prendeu de um jeito absurdo, mas conforme foi passando eu senti como se o livro estivesse com pressa de acabar, tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo.
Os últimos 30% do livro são o motivo de eu ter dado 3 estrelas, eu não consegui gostar do final, o plot me deixou muito surpreso realmente e eu gostei de como foi executado mas o final em si me deixou com uma sensação de "é isso???" Foi tão anticlimático e, pra mim pessoalmente, odiei o que aconteceu com a Alina.
Apesar de tudo foi um leitura incrível, que eu recomendaria pra qualquer pessoa buscando uma saga de fantasia pra ler, não me arrependo de ter lido esses livros e leria de novo.

Ceci 11/02/2024

Uma vida comum cheia de coisas comuns
O último livro de sombra e ossos vem com aquilo que é tratado durante toda a trilogia, o trabalho de Alina para destruir (finalmente) a Dobra e encontrar o tão falado pássaro de fogo
tem muitas reviravoltas que chocam o leitor, mas caso você veja a série tudo isso é falado (e distorcido) na segunda temporada
Alina passa pelo tão esperado amadurecimento que ela precisava desde o começo da série
O final não poderia ser melhor e mais fantástico, qualquer um além dele seria forçar a barra quanto a tudo que foi desenvolvido durante a trilogia. É necessário comentar o quanto a oscilação de interesses amorosos durante o livro (durante a trilogia inteira para ser sincera) é chato pois é de se presumir com quem a personagem principal termina

Excelente fantasia, muito bem escrita e desenvolvida em termos de magia, amor e política

Bia 09/02/2024

Li com não sei que vontade
Um livro chato de capítulos enormes.

Teve pontos muito melhores que os outros livros, cenas que me fizeram sentir alguma coisa além de tédio, mas também e pontos muito piores, que só não abandonei pelo pensamento de "já cheguei até aqui".

A leitura só fluía quando o Nikolai estava por perto, e a autora conseguiu fazer ele sumir por metade do livro, então foi uma leitura bem arrastada.

Eu até agora não entendi esse negócio do Morozova, ficou confuso e não me importei o suficiente para tentar entender.

Gostei de focou em outros personagens além dos principais, um ponto positivo. Quase não tem romance, mas esse não é o problema, o problema é que o que tem é ruim. Um ponto negativo.

Vi bastante gente reclamando do final. Eu achei condizente com o resto dos livros: ruim, mas poderia ser pior. Ela de certa forma encontrou paz, por mim já é o suficiente.

Sinto como se um peso tivesse sido tirado das minhas costas ao terminar esse livro. Agora finalmente vejo meu caminho livre sem culpa para começar Six of Crows. Espero que valha o esforço.