O Gaúcho - O Tronco do Ipê

O Gaúcho - O Tronco do Ipê José de Alencar

Resenhas - O Gaúcho - O Tronco do Ipê

Law 09/10/2021

Dois meninos e duas histórias.
O livro trata-se de dois romances escritos por José de Alencar. Nas duas histórias temos meninos que perderam seus pais muito cedo e que isso transforma a vida dessas crianças totalmente.
Em O Gaúcho, o personagem principal é um homem ao redor dos 20 (vinte) anos, que ao ver seu pai morrer, jura vingar sua morte. Ele cresce uma criança totalmente fria e desconectada de qualquer sentimento a pessoas, sentimentos no qual ele deposita em cavalos, ele os entende e consegue até mesmo conversar com eles.
Já em O Tronco do Ipê, temos Mario, um menino que também perdeu seu pai quando ele tinha apenas 2 anos, a tal morte é um mistério a todos, pois ninguém entende como ele pode ter morrido e o corpo simplesmente desaparecido. Assim Mario tenta descobrir qual a verdadeira história da morte de seu pai e se existe um assassino por trás disto.
Apesar de parecer ter a mesma linha de pensamento nas duas histórias, elas nem se quer parece ter sido escritas pelo mesmo autor. O Gaúcho traz um aspecto mais frio e direto, em quanto O Tronco de Ipê por se ter os personagens principais como crianças, que apesar de ter um fundo tristes e sombrio, traz uma história um pouco mais leve de se ler.
José de Alencar possui uma característica propria que se encontra nos dois romances, a descrição longa, demorada e detalhista de cenários e personagens, o que dividi muito os leitores, pois existem os que amam e os que não gostam.