Joana e Maurício

Joana e Maurício Igraínne Marques

Resenhas - Joana e Maurício

Sarah 02/02/2019

Joana e Maurício
Igra é formada em Letras pela UERJ e graduanda em Jornalismo pela UFRJ e ?Joana e Maurício? foi o primeiro livro escrito por ela.
Para começar, preciso dizer que esse não é muito meu tipo de leitura. O livro é todo escrito em formato de cartas trocadas entre os protagonistas que dão nome ao livro. A escrita é absurdamente linda e extremamente poética, que é onde o livro ?me perde? um pouco. Nunca tive muito contato com poesia sem ser por obrigação na escola, nunca me atraiu muito, especialmente por eu quase nunca conseguir entender ou ter força de vontade pra decifrar os significados escondidos. Admito que sou mais fã do óbvio e direto. Até em narrativas prefiro as coisas sem muitos rodeios, direto ao ponto.
Dessa forma, minha resenha é leiga, poesia não é comigo.
Mas não posso deixar de exaltar a escrita e todo o conteúdo reflexivo levantado por Joana e Maurício no meio de uma quase relação um tanto quanto complicada. Em alguns momentos quis sacudir os dois para que tomassem as rédeas das próprias vidas em vez de só reclamarem por meio de cartas.
Ao terminar a leitura, cheguei a conclusão de que esse não foi um livro feito para ser lido todo de uma vez, mas sim aos poucos, apreciando e pensando com cada uma das cartas. Acredito que isso dá um novo significado a toda a história, mas isso vai contra todo o meu histórico de ansiedade.

Rodrigo Dias 13/04/2017

Tenso e intenso
Um livro fantástico! A intensidade dos sentimentos que são esparramados por ele todo, a cada carta, extravasa e nos atinge! O livro é capaz de deixar-nos com o coração na mão. Literalmente. É um romance do inamor; um entrechoque de duas pessoas que não conseguem se completar por serem completas em si mesmas

Fernanda 29/03/2017

Não deixo de recomendar, mas não me apaixonei
O livro é inteiramente escrito na forma de cartas trocadas entre Joana e Maurício. Todas as cartas são recheadas com poesias e refletem algo de filosófico, reflexivo e introspectivo nos personagens. Poesia não é o meu gênero favorito (Na verdade, eu não gosto mesmo - Me julguem!!!). Mas me arrisco a ler vez por outra. Talvez para os leitores mais familiarizados com o tema essa seja uma leitura mais prazerosa, mas a verdade é que eu não gostei muito do livro.
A ausência de uma localização clara no tempo me incomodou muuuuito. Joana cita uma guerra nas cartas, mas não há qualquer indicativo de qual guerra pode ser. Não fica claro se trata-se de uma guerra mundial ou de uma incursão dos dias atuais. O vocabulário rebuscado dos personagens também traz pouca indicação sobre o tempo escolhido, uma vez que logo no início ambos deixam claro que escrevem as cartas usando termos mais ricos apenas por diversão ou meramente senso de oportunidade.
Outra coisa que não gostei foi que não ficou claro para mim a personalidade de cada um dos personagens. Em minha opinião, todas as cartas parecem ser escritas pela mesma pessoa! Não foi muito bem explorado que Joana teria uma forma de escrever diferente de Maurício. Se não houvesse a saudação no início, seria impossível saber quem estava escrevendo. Já li outro livro nesse formato de cartas: "Querida Sue" e nele fica óbvio que está escrevendo, mesmo que não houvesse saudação ou assinatura. As personalidade de Sue e David são muito bem exploradas, cada um com seus medos e anseios.
O que gostei foi a treta final (hahaha não tinha outra palavra para expressar). Gostei do mistério que ficou no ar ao estilo Machado de Assis em Dom Casmurro. E também de algumas passagens das cartas como por exemplo o "duradouro" que foi tantas vezes repetido. Duradouro, duro como ouro. Gostei de pensar nessa palavra dessa forma. Duro como ouro, duradouro. Não é eterno, visto que pode ser derretido pelo fogo, mas é valioso se bem cuidado.
O livro é fininho e pode ser facilmente lido em um único dia. A capa ficou lindo também. Eu posso estar sendo injusta com a autora, já que não sou muito fã de poesia, mas eu dei apenas 2 estrela no Skoob. Não deixo de recomendar a leitura, acredito que eu fui um pouco rígida na avaliação, mas também não ponha a expectativa lá em cima.

site: http://prateleirasdafe.blogspot.com.br/

Lorrane Fortunato 20/02/2016

Resenha Joana e Maurício / Dreams & Books
"Eu tento fugir. Mas, eu sempre me alcanço."

Conheci a Igra na Bienal. Fui aos autógrafos dela e logo já estávamos conversando e firmamos parceria.

O que me fez querer ler J&M em primeiro lugar foi o fato da história ser toda contada através de cartas. Eu amo cartas! Já li alguns livros escritos somente assim e todos me agradaram. E então, veio Joana e Maurício.

A segunda coisa que me fez querer ler esse livro foi a capa, confesso. Me encantei por essa capa que é simples, mas, lindissima! Esse livro tem duas capas, a maioria é a amarela e só há 15 exemplares da rosa. (O meu exemplar é rosa, chupa!)

Falando sobre a aparência do livro... Como eu já disse: a capa é linda! As folhas são amareladas e as fontes dos meses são muito fofas! O livro está lindo em todos aspectos.

"Não é culpa sua.
Mas, talvez seja se você escolher ser muda em um mundo que implora por voz."

Assim que chegou a vez de ler J&M eu o peguei e a vontade era de não largar mais!
O livro me envolveu e Tive que me controlar muito pra dividir a leitura em etapas e ler um pouco a cada noite antes de dormir e não, de uma vez só.

“Eu quero dizer adeus, mas meus dedos não me permitem.”

Se me pedissem pra definir J&M eu usaria apenas uma palavra: poético.
E apesar de ser uma palavra tão pequena, seria mais que suficiente. Por que esse livro exala e transborda poesia.

Mesmo meses após ter concluído a leitura, não consigo falar sobre poesia sem que esse livro venha a minha mente.

Eu o desfrutei e ele deixou um gosto amargo de poesia em minha boca mesmo após tantos dias e livros e sabores esse gosto permanece. E está aqui, as vezes é ofuscado para outros, mas, permanece paciente aguardando o momento em que ele é o ofuscador. E acredite, isso acontece mais vezes do que você possa imaginar.

"A prisão das palavras é a pior cela que há nesse mundo.
Não ter voz é não ter chão."

A escrita da autora com certeza é o ponto forte desse livro. Podia ser só mais uma história de amor, podiam ser só mais algumas cartas ou só mais um livro. Poderia, mas, não foi.

A forma de escrever da autora Igraínne, cheia de frases tocantes, marcantes e reflexivas acariciam a alma. Suas metáforas se fixam no coração.
Essa é uma ótima dica para os apreciadores da língua, os apreciadores de uma escrita madura e cativante. Se você deseja que o gosto amargo de poesia também se fixe em sua língua, leia Joana e Maurício!

"Eu me perdi em escombros.
Você se recompôs em cicatrizes."

site: dreamsandbooks.com

Bruno Luiz 04/10/2015

SENSACIONAL
Acho incrível a forma como a Igra mistura Poesia, Cartas e narrativas na estrutura do livro. Super indico.