The Phantom of the Opera

The Phantom of the Opera Gaston Leroux

Resenhas - The Phantom of the Opera

Lisboa Richthofen 03/04/2024

In sleep he sang to me/In dreams he came
A ambientação dos cenários e a caracterização das personagens, juntamente com a influência que o musical da Broadway exerceu na minha interpretação dos fatos, me proporcionaram uma viagem à Opera Garnier e ofereceram um bom aperitivo de como funcionava a elite consumidora dessa arte no início do século XX.

É um livro divertido e de fácil acesso no quesito escrita.

aelinlantsov_ 18/01/2024

The Phantom of the Opera
I found it a bit confusing at times, although the story is great, and Leroux definitely impossibilitated me to hate Eric.
A dark, complicated romance, where you can clearly see the difference of love and obsession, result of pure rejection and loneliness throughout the entirety of Eric's life.

Bren 04/01/2024

Obsessão e música
Todo mundo nesse livro é chato (principalmente o Raoul, ô homem insuportável), mas eu gostei da leitura e é um clássico que vale a pena ler!

Ronan 21/12/2023

"Uma noite quente de primavera os cercava. Nuvens que acabavam de receber do poente sua leve túnica de ouro e púrpura passavam lentamente, deixando-a arrastar-se acima dos dois jovens. Christine disse a Raoul:
- Logo estaremos indo mais longe e depressa do que as nuvens, até o fim do mundo, e então você me abandonará, Raoul. Mas, quando chegar o momento de você me raptar, se eu não consentir mais em segui-lo, pois bem, Raoul, carregue-me com você!
Com que força, que parecia dirigida contra si mesma, ela disse isso, enquanto aconchegava nervosamente contra ele..."

Tão triste e tão lindo...

gabytes 12/07/2023

Love is letting go ??
Lindo, lindo!
Primeiramente, me surpreendi com a narrativa de teor investigativo, logo de início o autor já define que as revelações que está prestes a fazer não são fictícias. É escrito de maneira tão convincente que por um momento realmente acreditei ter sido baseado em acontecimentos reais, até fui pesquisar hahah

O leitor é apresentado aos mistérios por meio de uma série de relatos, cada um sob uma perspectiva diferente, o que torna um pouco confuso no começo mas aos poucos as peças se encaixam até o desvendar de (quase) todos os acontecimentos. Eu amei os diálogos, são MTO dramáticos de maneira bonita mas não acho que chega a ser teatral ou exagerado.

A minha segunda surpresa foi com a perspectiva do Raoul, que eu achava um chato e intrometido no filme, sob seu ponto de vista podemos entender como os acontecimentos ao redor da Christine eram extremamente (!!!) suspeitos pra quem vê de fora e qualquer um no lugar dele teriam atitudes semelhantes, também podemos entender a profundidade dos seus sentimentos por ela. Sob sua perspectiva, junto de Christine, a presença onipresente do Fantasma é tão ameaçadora que chega a ser quase aterrorizante em algumas partes, em especial os momentos que levam até o terraço da Casa da Ópera! Nessa parte eu me peguei roendo as unhas de suspense: a ingenuidade do casal, a perseguição silenciosa do Fantasma, as revelações proibidas...

Por fim, o último relato é o do Persa, o personagem que tem a melhor visão geral dos acontecimentos e do vilão trágico ?Pobre e infeliz [Fantasma]! Devemos lastimá-lo? Amaldiçoá-lo? Ele só pedia para ser alguém como todo mundo!"

Eu não era particularmente fã do filme/musical, apesar de amar as músicas e estética, a trama em si nunca chamou muito minha atenção. A única coisa é que eu tinha um crush no Fantasma do filme de 2004(fui enganada por Hollywood, o Fantasma não é suposto ser galã) e sempre achei as escolhas da Christine muito burras! Mas lendo o livro descobri que não é um romance. Sim, se trata sobre o amor, mas sobre como ele pode ser tóxico e obssessivo... E principalmente, como precisamos receber amor pra saber como oferecê-lo, não deve ser forçado nem reprimido.

Larissa3225 28/06/2023

Joker, but make it french
Comecei a leitura de O Fantasma da Ópera sem nenhuma expectativa e, talvez por isso, me surpreendi muito. Estou completamente apaixonada por esse livro!

A primeira surpresa já veio logo de cara com a forma como a estória é contada. O narrador (que é o autor) nos conta a estória como se ela realmente tivesse ocorrido e o caminho que ele percorreu investigando os relatos. Assim, o livro tem um gostinho de não-ficção; um ar de podcast de true crime investigativo. E eu amei isso.

Outra ponto que eu adorei no livro foi a sua atmosfera. Eu já havia lido livros góticos antes, mas isso nunca havia me impactado de forma tão clara. É uma ambientação bastante sombria. Não chega a dar medo, mas é impossível não se ver preso nesse clima de mistério.

E, por fim, é impossível elogiar esse livro e não falar da estória em si. É maravilhosa! Não a vejo como uma estória de amor, como outros leitores. Para mim, o mistério é muito maior e foi o que me deixou presa à narrativa. Apesar de ter gostado da leitura desde o começo, foi a parte final que me fez favoritar o livro. A partir do momento em que acompanhamos os relatos do Persa, o livro ganha um novo ritmo e foi quase impossível para mim parar a leitura. Amei acompanhar os eventos pela perspectiva dele e ver as explicações para os mistérios. E considero essas explicações muito boas.

Outro aspecto da estória que chama atenção são as reflexões que podemos fazer a partir das motivações do vilão. Não tem como falar muito sem dar spoilers, mas são reflexões muito atuais e que mantêm a relevância do livro.

Em relação à linguagem, tive dificuldade em alguns momentos por conta do inglês mais antigo e de alguns termos mais específicos que eu desconhecia.

Não sei como esse livro performa para fãs do musical/filme. Apesar de já ter assistido, não me considero fã dos mesmos. Mas, para quem desconhece a estória ou não tem um apego muito grande a eles, o livro é uma boa opção. Ele é muito diferente do musical/filme e surpreende até quem já conhece a estória.

Enfim... Não esperava nada; recebi tudo.

LC Ler Antes de Morrer

Rogerio.Flores 24/05/2023

Fantasma da ópera
Ler um texto tão difundido através de filmes, musicais, desenhos animados e outras midias traz uma carga de expectativa grande para o leitor. Talvez justamente esta expectativa acabe por produzir uma ansiedade que se desfaça rapidamente quando a realidade inicial não alcança o patamar esperado. A primeira vez que perdi a oportunidade de contato com a obra foi quando não fui assistir à peça que estava sendo encenada na Broadway na primeira vez que lá estive. Já fiquei curioso e aumentou muito a minha vontade de conhecer a obra. Muitos anos depois resolvi ler o texto original, esperando uma clássico dramático e de grande suspense. Não chega a tanto. O início é bastante sofrido, de tal forma qie resolvi até dar um tempo e alternar com outras leituras, para então ajustar o meu ritmo e respeitar o trabalho do autor. Sendo austero e direto, trata-se de um bom livro. Um drama que nos remete a uma outra época da França, com grande riqueza de detalhes e referências importantes a obras tradicionais. Uma historia bem contada, não extremamente longa, apesar de um pouco morosa em alguns momentos, com um final justo e relativamente previsível. Vale a leitura, mas sem esperar demais dela.

charlie54 04/05/2023

Meu deus que livro chato, a escrita completamente sem graça e o enredo que não faz sentido nenhum. tava me arrastando lendo esse.
lareS2 04/05/2023minha estante
Nossa amgg, achei até mais ou menos kkkkkkk

Fefa 04/03/2023

Fantasma da Ópera
Fantasma da Ópera é conhecido mundialmente pelo clássico filme e pelo musical da Broadway (que vai fechar e não consegui ver ?), por isso decidi ler e essa versão da Amazon é de graça e é em inglês.
O inglês é antigo então tinha algumas palavras ou expressões que não estava entendendo e aí a leitura não foi fluída tão bem.
Tirando isso foi legal ler essa história que é considerada um clássico e pesquisar sobre a Casa de Ópera (que é foi a inspiração do autor escrever essa história)

Starmum 04/03/2023

Faz um tempinho que eu li então não vou lembrar tudo certinho. Demorei muito pra ler MAS gostei da história bastante, quero ver o filme agora pra entender melhor algumas cenas SKSKSKS

Maria 20/01/2023

Incrível do começo ao fim!
A história é super interessante e o livro atiça sua curiosidade que te faz querer ler e ler só para chegar ao final. Simplesmente magnífico

nanda 09/08/2022

the phantom of the opera
muito entediante! demorei 11 meses (sim, ONZE MESES) pra ler um livro q não tem nem 100 págs!!! eh bem chatinho