Homem Livre

Homem Livre Gisele Mirabai

Resenhas - Homem Livre

Gabriel Seixas 16/07/2023

Da vontade de se conhecer surgiu uma viagem pelo mundo.
Como é gostoso ler um relato de viagem. A gente entra nas histórias e vai acompanhando o passar dos dias e das cidades novas visitadas. E nessa, em particular, muitas coisas diferentes aconteceram. “Antes de partir do Brasil, um amigo me perguntou: - Por que você está fazendo essa viagem? Eu disse que queria conhecer o mundo, movido pelo meu próprio esforço físico, vendo de perto os costumes e as culturas dos povos do planeta. Também buscava experimentar a liberdade plena do ser e provar na pele a simples essência de estar vivo. Mas, sobretudo, o que eu queria era embarcar numa jornada onde não havia outro destino, a não ser conhecer a mim mesmo.”

A ideia do Danilo era dar a volta ao mundo de bicicleta em 3 anos e registrar sua aventura o máximo que conseguisse. E ao passar pelos países, culturas e povos diferentes encontrou muito mais que uma jornada física de deslocamento. Pode-se dizer que ele viveu intensamente tudo que uma viagam de bike pode proporcionar, desde suas coisas boas até seus perrengues e dores. Uma passagem que me chamou a atenção foi a diferença que ele percebeu ao entrar no leste europeu e depois no Oriente Médio - aqui ele sofreu demais com os problemas e a burocracia e cultura conservadora dos países, a ponto de quase ser preso ou extraditado.

Viajar de bicicleta é muito bom e se você também gosta, assim como eu, leia este livro. Viaje com o Danilo pelo mundo. “Faltava apenas uma página para acabar o caderno e eu quis escrever algo sobre a viagem, também prestes a completar as suas últimas folhas... Eu sentia que, de tudo, tinham ficado três coisas: a maioria das pessoas é boa, a vida é um sopro de vento em que você não sabe de onde vem, nem para onde vai, e no universo existe uma conexão perfeita e harmônica, onde o grande maestro é a sua mente.”

#resenhaliteraria  #leitura  #livros  #literatura  #poesia  #historiaemquadrinhos  #mangá
 #literaturanacional  #literaturainternacional  #kindle  #kindlebrasil

Enzo.Ciolin 19/12/2021

Livro excelente!!!
Um livro muito bom que fala sobre a viagem pelo mundo do Danilo, uma experiência incrível ler esse livro, e viajar junto por diversas culturas do mundo tudo

52fernandes 05/10/2021

Pedalar pelo mundo para conhece-lo pelos próprios olhos, é o objetivo do Danilo com esse livro e com certeza inspira o leitor a fazer o mesmo. Recomendo a visita ao site do projeto homem livre, onde contém todas as imagens da viagem e com isso ilustra a leitura.

Aécio de Paula 30/07/2021

O brasileiro Danilo percorreu 59 países em uma bicicleta por mais de 3 anos. Ele começou na Europa, Asia, America do Norte e depois do sul. Uma leitura simplesmente incrível. O leitor acaba viajando também e conhecendo as impressões culturais dos países. Eu fiz uma viagem também, sofri, fiquei aflito e sorri muito! Não foi fácil todo o percurso. Esse livro me ensinou muita coisa e eu agradeço ao autor ao me proporcionar essa viagem sem sair de casa! Eu resumo esse livro em uma palavra: liberdade.
Duana Rocha 30/07/2021minha estante
Não conhecia, agora já quero ler :D

Aécio de Paula 31/07/2021minha estante
Gostei muito, recomendo. Eu usava o Google mapa pra ter ideia de onde ficava o país. Espero q goste

almeidalewis 23/03/2021

Todo sonho vale a pena
Um pensamento tinha criado um sonho,e um sonho tinha criado um mundo.com essas palavras Danilo termina a descrição da sua aventura.Naturalmente vamos conhecer através da narrativa do Danilo as diferentes culturas, religiões, costumes suas observações e impressões de todos os povos e países que foi por ele percorrido ( mais de 50 ) no seu projeto Homem livre que teve uma duração de mais de 3 anos.
Em 2010 eu tinha lido a história do Olinto de uma saga tb de dá a volta ao mundo numa Bike descrito em no Guidão da liberdade ( livro ) uma curiosidade bem interessante é que a viagem do Olinto foi bem analógica e de certa forma primitiva,pois na época ele não tinha a disposição tantas tecnologias como o Danilo teve acesso então, a viagem com Danilo é curiosamente mais moderna e tecnológica ( não que a do Olinto seja ruim ! Longe disso )...enfim vale muito a pena ambos de serem lidas .

Particulamente foi maravilhoso dá a volta ( através das suas descrições,reflexões e impressões) ao mundo com Danilo.
Kelly Oliveira Barbosa 23/03/2021minha estante
Bem interessante...

almeidalewis 24/03/2021minha estante
Sim Kelly, bastante interessante nos percorremos o mundo através da uma narrativa de quem vivenciou a experiência de mais de 3 anos.

Victor Hugo 22/06/2020

Inevitável não se deslumbrar com a história, mas algumas coisas me incomodaram, como, por exemplo, a recorrente visão romantizada do mundo e de algumas experiências, influência da falta de autocrítica do autor a respeito dos seus inúmeros privilégios (sobretudo financeiros).

Também senti falta de mais detalhes sobre alguns países, que passaram de forma apressada. Mas tudo bem, foi o método escolhido e respeito, sobretudo pra conhecer e não repetí-lo rs

Daniel Lucca 14/05/2020

Homem Livre
Como diria o próprio Danilo:

"Uma sutileza tomou conta do meu ser e eu sentia a simples essência de estar vivo, de ser apenas uma gota no grande rio da vida, onde eu fazia parte do todo e o todo fazia parte de mim."

Brasil Vermelho 21/04/2020

Culturas do mundo
Estava procurando um livro sobre as diferentes culturas pelo mundo. Tem alguns bons falando das diferentes religiões, tem livros sobre o que fazer em tal país (guias turísticos). Mas um que seja o "Norvana e reúna todas as tribos" em um livro eu não encontrei.

Até que li esse livro. Maravilhoso, cinco estrelas, favorito da vida. Não é para quem é ciclista, nem pra quem busca aventura. Mas pra quem quer conhecer as culturas pelo mundo. Não é um turista contando, o que vê só a parte bonita da cidade, os melhores restaurantes.

São relatos magníficos de como funciona a cultura de cada país, como os habitantes são no dia-a-dia. Cada capítulo um país. É muito fácil de ler e muito agradável.

É um diário, então tem algumas partes pessoais, que melhoram o livro é te dá uma aproximação muito grande com o herói. É uma pessoa descrevendo o que vê. :)

Fiquei muito feliz em ter lido, a concelho à qualquer um ler. Capítulos pequenos, sem presa de acabar.

Bah Peruchena 08/04/2020

Sensacional
Uma leitura leve, muito gostoso acompanhar e ver o mundo através do olhos do Danilo. Uma aventura e tanto

Samuel 05/04/2020

Surpreendente e motivador
Uma narrativa incrível sobre a jornada de um homem em busca de conhecer o mundo, com suas ricas e variadas culturas, pessoas, mazelas e virtudes. Através dos olhos do autor a sensação é a de que viajamos juntos nessa aventura, da qual podemos sentir um gostinho de desbravamento e liberdade. O relato tem o potencial de instigar a vivência de algum tipo parecido de experiência por muitos leitores, sobretudo aqueles ávidos por enriquecer a sua visão de mundo e o conhecimento de si mesmo. A leitura é bem leve, mesmo sendo possível vislumbrar os perigos e perrengues vividos pelo autor. A estruturação do livro pelas fases do projeto e pelos países desbravados evita que seja uma leitura maçante. Leitura recomendada.

Erika 01/04/2020

Para inquietar o espírito aventureiro.
Fantástico acompanhar essa jornada inspiradora! São relatos para vivenciar e se arrepiar!

Tiarajú 05/02/2020

Ótima leitura para ciclistas
Muito legal a forma como ele conta. Em alguns países descreve mais, em outros traz apenas poucas informações, mas em todos o autor dá suas impressões sobre o que achou. Interessante a forma como é bem recebido por algumas pessoas e ignorado por outras. Vale a leitura, especialmente para quem é ciclista ou simpatizante do cicloturismo.

Marlon.Cordeiro 21/01/2020

Lição de vida
Excelente escrita, leve, fluida e principalmente significativa. A forma como o autor descreve os locais, suas experiências e seu respeito por todas as pessoas merece destaque. Um livro importante para ser lido com calma e compreendido por todas as almas livres que já se imaginaram largando tudo e caindo na estrada.

Edméia 13/11/2019

* Uma mente aberta , uma bicicleta e o mundo !!!
*Resenha do e-book : Homem Livre – Ao redor do mundo sobre uma bicicleta.
*Autor : Danilo Perrotti Machado e Gisele Mirabai.
*Editora : Ciao Ciao Editorial.

Homem Livre foi um projeto de um rapaz mineiro de Belo Horizonte que viajou pelo mundo pedalando uma bicicleta ! Ele se chama Danilo Perrotti Machado e saiu de BH no dia 08 de Agosto de 2008 e voltou no dia 11 de Novembro de 2011 ! Foram três anos e três meses e três dias de viagem !!!
Gostei do livro porque fiquei muito admirada com a proteção divina que ele teve durante toda essa longa jornada – que ele , às vezes , denomina de “uma grande reunião comigo mesmo “ ! - ; com a coragem dele e em constatar como as pessoas sempre são AS MESMAS independente da cidade , do estado, do país, do continente que elas moram ! A nossa ESSÊNCIA é mesmo IMUTÁVEL.
Danilo vai pedalando , se empolgando com a natureza , refletindo sobre a vida, as pessoas ; a vida dele , as pessoas que o rodeiam ... e eu gostei de fazer este “passeio” com ele através deste livro que ele decidiu editar e no qual teve o significativo auxílio da escritora GISELE MIRABAI !
*Digo que ele foi muito corajoso porque nem de brincadeira , pedalando uma bicicleta, comendo miojo, dormindo em vários lugares totalmente desconfortáveis – e , muitas vezes , perigosos ! – eu me veria viajando assim !!!
*Gostei – entre tantas constatações !!! – da visão clara que ele teve de COMO a EDUCAÇÃO ou a falta dela influencia a vida das pessoas !!!
Fiquei também admirada de como ele conseguiu se sair bem em países cujo a língua ele não conhecia e em como o Brasil se faz conhecido quando você cita o nome Pelé !!! Também gostei de ter a certeza de que aprender a língua inglesa é realmente algo MUITO IMPORTANTE !!!
*Destaquei um total de 144 trechos de texto durante toda a minha leitura e escolherei apenas 07 para citá-los aqui :

*Trecho 1 - (Posição 468 ) :

Quando alinhamos o nosso coração com o tempo do mundo, a pressa desaparece e uma mágica acontece. Ao fazermos o que gostamos, seguindo a nossa vocação, as batidas do coração se harmonizam com o ritmo de todas as coisas, e por isso acontece algo inusitado: a vida passa a dar certo.

*Trecho 2 - (Posição 1110 ) :

Assim que terminamos de colocar os alforjes na bicicleta, eu a abracei e ela ficou triste, fazendo cara de choro. O menino ficou rindo demais, nervoso e agitado. Incrível como, em uma única noite, uma família pode te dar tanto amor, como se fosse a sua própria. Muito obrigado, Bósnia, eu disse, mas era preciso seguir em frente.

*Trecho 3 - (Posição 1251 ) :

De passagem, dá para sentir as pessoas, a arquitetura, a paisagem como um único bolsão de informação, e notar como tudo isso afeta você. Quem está dentro daquela realidade, com o embotamento causado pela rotina, não percebe, mas aquele que passa consegue sentir como as características de um ambiente interferem na sua maneira de pensar, ser e agir.

Já há algum tempo, eu vinha pensando sobre isso. Sobre essa conexão do interno com o externo. Ainda não sabia o que vinha primeiro, se era o tempo e o espaço que influenciavam a mente, ou se a mente que criava aquela atmosfera. Sabia apenas que, com a mente lavada por causa do banho no lago macedônio, percebi como a correria, a poluição e o cheiro de esgoto vieram como uma porrada no meu edifício de pensamentos. E algo desmoronou.

*Trecho 4 - (Posição 1359 ) :

Pedalando debaixo daquela chuva chata, eu pensava sobre a natureza humana. A maioria dos homens gira no reino do vício, sexo, dinheiro e poder.

*Trecho 5 - (Posição 1367 ) :

No Brasil, a religião era uma ferramenta efetiva para tirar os homens do álcool e das drogas. Usava-se, por exemplo, uma expressão “encontrei Jesus”, para um homem que deixasse de beber e passasse a frequentar a Igreja. E o homem busca essa proteção porque nada é mais difícil do que ter responsabilidade sobre si mesmo. Além do mais, essa escolha do que é melhor para si não é estimulada pelos órgãos dominantes. Como é difícil para o homem ser livre. Como é difícil para um homem saber que é dono de sua própria escolha e usá-la de uma forma consciente que liberte a si mesmo. E quem sabe a outros homens.

*Trecho 6 - (Posição 1390 ) :

A ilha de Corfu, um pequeno pedaço de terra cercado de montanhas, encontrava-se com todas as suas portas fechadas por causa do inverno europeu. Grandes hotéis trancados, ruas vazias, carros parados e empoeirados. Como estava bastante adiantado no cronograma, decidi passar uns dias na ilha, onde o que não faltava era lugar para acampar. Pedalava pouco por dia, descansava bastante e, num desses pequenos passeios, vi uma plaquinha apontando para o caminho entre duas praias, dizendo que ali havia uma Igreja. Fui seguindo pela trilha, com o mar batendo dos dois lados e um rochedo por onde a espuma entrava e depois saía, com o movimento das águas. O silêncio do entorno e o ir e vir das ondas pareciam mesmo guardar aquele lugar sagrado no Mediterrâneo. No fim do caminho, encontrei a pequena capela encravada numa rocha. Uma igrejinha branca e vazia, com a porta fechada com uma corda. Abri a porta e apenas o ranger da madeira ecoou pelo espaço, que logo voltou a ocupar a imensidão do silêncio. Pelas janelas, a luz do sol entrava, formando rastros de poeira que dançavam pelo ar, mostrando que aquele lugar há muito não era visitado. Nas paredes, fotos de santos católicos, uma mesa com restos de velas e um chapéu com um monte de moedas de euro. Moedas velhas e enferrujadas. Vi as moedas e pensei que precisava de dinheiro para continuar a minha viagem, enquanto a Igreja Católica já tinha um monte dele, há séculos. Então peguei quatorze euros em moedas de dois, um e cinquenta centavos. Senti na hora a energia carregada daquelas pequenas rodas de metal, uma atribuição de valor densa que vinha desde a Idade Media, aliás, desde muito antes, e pensei: vou transformar toda essa energia pesada em liberdade. Vida eterna ao homem livre, disse dentro da capela. Vida eterna ao homem que se responsabiliza por seus próprios atos e percebe que ele é o criador de si mesmo. Ao homem dono de seus pensamentos, que escolhe como construir a própria realidade. Era nisso que eu acreditava. E me deitei na grama de frente para a praia, com a Igreja ao fundo, pensando no meu ato e em tudo que tinha vivido até ali. Aquelas moedas eram o meu pote de ouro no final do arco-íris. Não pelo valor, que era muito pouco, mas pelo caminho que eu tinha percorrido até então. Senti que o Projeto Homem Livre ia ganhando mais força. Eu era só um homem e aquela era só uma capela, mas sentia que tinha acabado de peitar a Igreja Católica, um grande poder que rege há milênios parte da humanidade. Que já tinha causado tantas guerras, mortes, tanta destruição em nome de Jesus que, com certeza, não tinha sonhado com um mundo assim, com tanto sangue derramado em seu nome. Me levantei e fui pedalando sozinho pela trilha, no meio do mar e das montanhas. Esperava também que aquele pote de ouro se transformasse em dinheiro de verdade. Eu tinha planejado e elaborado um projeto que vinha com todo cuidado sendo executado, mas não estava sendo nada fácil realizá-lo, assim, sem dinheiro. Difícil exercer seu direito de liberdade sem a prosperidade. Na pausa de fim de ano com minha família, ficaria uns dias na internet, entrando em contato com as empresas e tentando mais uma vez o recurso financeiro. Sim, como o arco-íris no fim da autopista da Alemanha, ele haveria de surgir.

*Trecho 7 - ( Posição 1697 ) :

Para conhecer o mundo, basta conhecer as pessoas que o habitam. Mas é preciso estar aberto para cada pequeno encontro do dia-a-dia, o que só acontece se você larga mão dos seus próprios tormentos mentais e deixa a vida acontecer.

*Países que o Danilo passeou pedalando uma bicicleta :

58- Peru.

*Parte 8 -

59- Brasil.

* * *

*Dou nota 08 para o livro e recomendo. É um rico passeio sem sair de cima da cama do seu quarto.
*Guaratinguetá – Novembro de 2019.

site: www.mesadeestudo.blogspot.com