O Despertar do Paladino

Sario Ferreira

Resenhas - O Despertar do Paladino

Lurya1 27/10/2023

Uma aventura!
Peço desculpas a Sagrarius desde já mas a simpatia de Kirion me conquistou desde o início.
A vida de Sag foi baseada em uma vingança de uma guerra que foi lançada sobre seu povo muito antes dele nascer. E assim ele teve toda a vida foi baseada em guerras, conflitos e ódio muito bem descritos, onde ao fechar os olhos é possível escutar o barulho das espadas e dos corpos indo ao chão de tão realista, personagens bem descritos e completamente diferente dos vistos por ai com personalidades e peculiaridades ímpares, deliciosos de serem lidos.
Com diálogos precisos e intensos de uma guerra que dizimou um povo.
Em toda a narrativa vemos a fé e a dedicação por sua Deusa sendo enfatizado a cada linha de um povo que perdeu muito menos sua fé!
O vocabulário de Kirion foi o alívio cômico dessa história deliciosa de ser lida, A amizade de Sag, Kirion e Yumura foi um amadurecimento gostoso de acompanhar ansiosa para começar o próximo.
Que Mainna os abençoe!

OKarina Of Time 17/03/2023

Uma aventura maravilhosa!
Nesse livro eu encontrei uma história cheia de propósito e recheada de aventuras. Pude conhecer Sagrarius, Kirion, Yumura e muitos outros personagens que tornaram esse caminho bom de percorrer pro meu faro de leitora. Se você gosta de aventura, RPG e histórias bem amarradas não pode deixar de conferir essa!

Agradecemos pela sua avaliação

Antigo 23/08/2022

Uma das melhores Sagas de Fantasias que já li!
O primeiro livro dessa saga incrível já começa de forma espetacular! Com um enredo bem construído e envolvente o autor nos apresenta uma história rica e impressionante em todos só detalhes.

A experiência de ler esse livro foi única, o universo criado é fantástico, o autor nos dá as peças desse quebra cabeça para irmos montando aos poucos tornando a experiência tão imersiva que somos capazes de viver cada detalhe dos acontecimentos!

leiturasda_le 03/03/2022

Incrível
Confesso que de início não conseguia manter um ritmo de leitura, mas ao longo do enredo surgiu um ritmo incrível e eu não quis mais largar o livro.

Sadio Ferreira sabe mesmo como surpreender o leitor e prender sua atenção, com uma história muito rica em detalhes que se a leitura não for feita com atenção você deixará passar pontos importantíssimos e vai acabar se perdendo um pouco no contexto.

Esse é um livro para quem ama história épicas, com bastante aventuras , lutas, tragédias para dar e vender, chega a certo ponto que fico suplicando por um pouco de paz na vida dos personagens, porém no meu ver com isso Sagrarius aprendeu mais e mais ao longo da narrativa.

O livro tem uma pontada de religiosidade mas nada de discussão religiosa e somente nos mostra que os personagens são extremamente devotos de Mainna, mostrando em diversas partes a fé deles.

O livro é incrível, mas não vão ler achando que vai ser uma leitura de 2 dias , eu mesma levei mais do que o habitual para poder terminar o livro e inclusive fiz algo que nunca fiz que foi intercalar com outros livros.

Maduf 07/10/2021

IMPRESSIONANTE!
Necessito avisar que Kirion é meu personagem favorito e nada no mundo irá mudar isso!
A criação de todo um universo teve um resultado esplêndido!

Amei como ele tratou sobre a fé cega que os seres tem em membros do clero e de como isso pode levar para caminhos injustos . Em momento algum ele discriminou outras religiões, até por que esse é um livro de fantasia onde sequer o catolicismo é citado, mas não pude deixar de refletir sobre o assunto.

Sobre os personagens, temos anões-sacerdotes (EU VIVI PRA LER ISSO), paladinos, espadachins, demônios... Esse livro é um misto de tudo o que os leitores de fantasia gostam: mapas, aventuras e todos os personagens que citei acima (existem outros, mas sem spoiler, né).

Os personagens foram muito bem desenvolvidos e cada um parece ter vontade própria. Eles são realmente fiéis às características de suas raças e personalidades. O que une todos eles é Mainna, a Deusa representada por uma árvore que recebeu a essência de uma dos Ryas (Tureza) e que representa a vida. De todos, o personagem que mais me tocou foi o Barão Hedrick. O sacrifício dele foi emocionante demais!

Outro assunto que foi abordado do início ao fim, e tem relação direta com a missão do protagonista, Sagrarius, é o racismo. Mas não entre as raças que citei antes. A discriminação vem pela cor da pele. Os sombrios são seres de pele escura que se tornaram alvo de perseguição por parte de uma organização que contradiz todos os ensinamentos e princípios de Mainna, a Deusa da Vida.

Aventura após aventura, Sagrarius aprende, evolui e ganha ainda mais determinação para cumprir o destino que foi reservado para ele.

Quennick 28/09/2021

Blog Eureka Mundo
Adentrando a história deste livro vamos embarcar no reino de Zophar. Este reino trava uma guerra que se pendura há 60 anos com os povos sombrios e um dos generais é Sagrarius e este está empenhado em conquistar junto com os exércitos do reino a última fortaleza sombria. Mas, quando tudo ia se encaixando uma lança é a causadora de trazer o caos novamente a esse reino. Sagrarius, foi ferido e mesmo que esteja vivo, não pode mais ser o general. Por isso, movido pela vontade de vingar todas as vidas ceifadas após o fatídico dia que mudou sua história, ele parte do reino em busca de redenção e força. Com o passar das páginas, somos apresentados aos outros personagens, como um jovem humano e um anão que juntos são entrelaçados pelos caminhos do destino com o ex-general e agora a vida dos três não será mais a mesma. O que será que o futuro reserva a essa união inesperada? Será que os três conseguirão enfrentar uma nova ameaça que surge a sua frente? Eles terão forças para conseguir desvendar os segredos e mistérios que são apresentados? Essas e outras perguntas que surgirão vocês só conseguirão responder conhecendo este livro incrível! Com uma linguagem envolvente e riqueza de detalhes esta fantasia nacional vai te surpreender, vale muito a apena conhecer!!!

site: https://eurekamundobook.blogspot.com/2021/09/o-despertar-do-paladino.html

Detetive ð 28/09/2021

Resenha
"O Despertar do Paladino" cumpriu o que foi prometido na sinopse.
A história foi bem construída, uma narrativa fluída e fascinante.

O despertar do paladino é aquele tipo de história em que a gente vai se apaixonando aos poucos pelos personagens e acontecimentos. Os personagens foram bem caracterizados me encantei pela forma em que o escritor escreveu essa história, foi uma experiência nova.

O final da história foi muito bom, mas com certeza os próximos livros devem estar ainda mais surpreendentes! O livro não possui pontas soltas, o diálogo entre os personagens foram convincentes e ambientação da história é fantástica e com certeza você vai amar as aventuras que tem nessa história.

Quero muito ler a continuação da saga Sagraerya, e recomendo essa história para todos os leitores!!
???

Lary 18/05/2018

High Fantasy de qualidade
Bom, esse livro não é de leitura rápida. Acredito até mesmo que ler ele de forma muito rápida faz com que se perca muito da história. Ele é um livro que precisa de tempo pra ser absorvido e tem um ritmo de leitura naturalmente mais lendo, com muitas informações e muita coisa acontecendo ao mesmo tempo.No prólogo dele ficamos sabendo sobre uma guerra bem da sem sentido entre os "iluminados" e os "sombrios". Ai temos uma crítica social bem pesada. Como devem imaginar, os sombrios são negros e são considerados vindos das profundezas. Eles vivem no deserto, que é dito como um guardião dos sombrios, visto que esconde muitos animais perigosos.
Enfim, durante essa guerra toda nasce um menino a quem é dado o nome de Sagrarius, pois acreditam que ele será capaz de pôr fim a essa grande guerra. Quando Sagrarius vai ao deserto com sua tropa atacar os sombrios, ele é atingido, curado e ai começa a grande explicação que vai mudar sua vida. É apresentado a ele o verdadeiro significado de ser um paladino de Mainna, a árvore da vida. A partir desse momento sua verdadeira missão se inicia. E isso tudo acontece em um único capítulo, minha gente. Devido as circunstâncias, Sagrarius decide que precisa entender melhor qual o seu papel nessa guerra e ai ele vai pro continente vizinho. E lá é onde a verdadeira aventura começa.
Amoras, que livro maravilhoso. Pra quem curte histórias épicas, tipo Senhor dos anéis e Game of Thrones vai adorar. Tem aventura pra dar e vender e, conforme eu fui lendo e vendo o tanto de desgraça que acontece com nossos aventureiros eu ficava imaginando que o autor escrevia com dados de RPG na mão, ia jogando e, de acordo com os números, a tragédia seria maior ou menor. Já aviso que acontece tragédia atrás de tragédia.
O Sagrarius sempre tem ajuda em suas empreitadas, mas isso pra mim não é mostra de fraqueza, mostra que ele tem amigos e conhece suas limitações. Afinal de contas, nós também temos ajuda na nossa vida. Tem várias criaturas fantásticas que são novas, criadas para esse universo, e achei isso muito legal. Gente, o Kyrion, um anão resmungão e servidor de Mainna é tipo, o melhor personagem. Adoro as tiradas dele e a forma que ele tem de encarar as coisas. É maravilhoso.
O "grande vilão", digamos assim, surge na história porque está atrás de Yumura, o outro aventureiro que se junta e formam o trio. Yumura é um herdeiro que tem o poder de fazer funcionar a fenda das eras. E tem gente importante e malvada atrás dele pra que consigam fazer isso. Claro que ele não sabe disso no início e abrir essa fenda vai lhe custar a vida.
O livro trás também várias discussões sobre religião, mas sem ser um livro religioso. Tipo, nossos três aventureiros são devotos de Mainna e diversas vezes isso é citado, sobre a fé deles e tals. Mas tem discussões bem bacanas sobre o que a religião realmente significa, qual o poder da fé e coisas assim. Achei o máximo.
Como eu disse no começo, não foi um livro que eu li super rápido. Na verdade li bem calmamente, li outros livros intercalados com ele, fui lendo no meu ritmo, sem me forçar a ler. Tem cenas muito tensas, magias pesadas e trevas pra todo lado.
Aqui eu falo o que falei pro autor. Fiquei com muita dó dos personagens em quase todo o livro. Sempre tem alguma coisa de ruim acontecendo com eles. Não tem um segundo de calmaria na vida dos pobres coitados. Uma coisa curiosa é que, durante a passagem do livro, eles ficam aparentemente muitos dias sem comer, sem banho e sem ir ao banheiro. Não sei como me sinto com relação a isso.
A edição do livro está okay. Quase não encontrei erros de revisão. A fonte é bem pequena, considerando que é um livro longo, acredito que isso foi feito pra poupar custos de produção. A capa é bem bonita e tem a ver com a história. Mainna, a árvore da vida está representada com a espada dourada de Krisb saindo dela. Gosto muito da arte. É simples e bonita.
Concluindo: Uma high Fantasy muito bem feita, com um mundo bem construído e com suas particularidades incríveis. Personagens cativantes, muita ação, aventura, perrengues e vilões que vão ficando piores a medida que a história avança. Demorei pra ler? Demorei, mas quero a continuação e, mesmo que eu demore pra ler, sei que vou me encantar com a história dos nossos aventureiros. Terminei a leitura com mais perguntas que respostas, o que é ótimo porque é uma série, então tem que dar essa vontade mesmo de ler o próximo. Mas realmente espero que, no próximo, eu encontre algumas respostas.

site: http://vidasempretoebranco.blogspot.com.br/2018/05/despertar-do-paladino-resenha.html

Danilo Sarcinelli 20/06/2017

RPG e Literatura
Faz muitos anos que não jogo RPG e ler O Despertar do Paladino me foi um alento.
Seguimos os passos de um paladino em busca de redenção, que acaba se envolvendo em uma sequencia de aventuras, uma mais emocionante que a outra. A história acaba com um gancho que me deixou louco para saber o que o autor aprontará em seguida. Por sorte, a espera já pode acabar, pois a obra já dispõe de continuação =D

CICERO - N.C.S 01/10/2016

Um novo épico de fantasia fantastica
Paladino é um guerreiro sagrado que costuma seguir um código de honra, na maioria das vezes costumam seguir o caminho da justiça. Prestam culto a tipo de deus para conseguirem proteção e recuperação instatânea dos ferimentos.

E neste livro a estória do Paladino Sagrarius é contada. Que no seu passado foi um exímio general do reino de Zophar. Devido sua grandes habilidades conseguiu crescer de forma rápida por ser um guerriro acima da média. Capacidade notável em campo de batalha. O seu reino passa por uma guerra que dura mais de 60 anos contra os inimigos denominados "Os Sombrios".

Após ser ferido fortemente numa batalha, O general Sagrarius recebe um dislumbre da deusa Mainná que mostra que tudo que ele achava ser o certo, não era totalmente a verdade. Ele começa perceber o outro lado da história sobre essa guerra que ele desconhecia. A partir daí então, com todas as sua convicções abaladas. Sagrarius abandona seu alto posto no exercito de Zophar e aceita o seu chamado para se tornar um paladino.

O livro é dinâmico por causa do seu foco que se comcentra sempre no personagem principal. Desta forma a leitura ocorre mais fluída. É claro que no decorrrer da leitura aparecem outros personagens, que são bem feitos em seus desenvolvimentos. Entre eles o ferrero Krisb, que aparenta (pra mim) mais do que é. O espadachim Yumura que tem perfil mais oriental e maneira serena de lutar e o meu preferido desse livro o anão clérigo Kirion, um desbocado de primeira, que não mede palavras pra dizer o que pensa.

Quero frisar o capítulo de "Torneio de Espadáurea" onde começa ser formada a trinca dos personagens dessa aventura. SAGRARIUS, YUMURA e KIRION, que me remeteu ao trio de outro livro que eu gosto, ARAGORN, LEGOLAS e GIMLI do Senhor dos Anéis. Esses três personagens do livro O DESPERTAR do PALADINO são a base dessa aventura fantástica. Ao ler, você se importa com eles e com a jornada que eles buscam nesse livro.

O que me incomodou um pouco foi os códigos de conduta do Paladino Sagrarius. Por estar disposto a fazer o que é certo, ele acaba sendo um personagem que se cobra muito. Mas lembrando do passado errante do ex-general de Zophar é justicável por causa da sua redenção. Um cara que está a todo custo querendo consertar os seus erros.

No livro O DESPERTAR do PALADINO do autor Sario Ferreira você encontra todas as referências que você pode imaginar numa ficção fantástica. Está tudo lá. O herói, as batalhas e as motivações para seguir está jornada. O caminho é bem conhecido com certeza, mas no decorrer da leitura você se vê bem colocado nesse mundo nas convicções e dúvidas do personagem principal Sagrarius, que através da morte de seu pai e da perda de sua amada, se isola numa jornada de redenção.

Mas essa história ainda continua...

Cicero Durães
01/10/2016

site: http://CASTELOdeMARCAS.blogspot.com.br

WanGo's Lain 08/06/2015

Uma verdadeira aventura!
O Despertar do Paladino (Sagraerya, livro 1) me envolveu completamente em uma jornada épica.

A narrativa é dinâmica e imersiva, fazendo-me caminhar ou disparar em velocidade por florestas antigas e cavernas escuras, sentindo o calor do sol ou a umidade claustrofóbica das paredes cavernosas e masmorras assombradas. Sobretudo imersiva nas muitas batalhas, onde pude ouvir o próprio aço cantando no choque das espadas e sentir a ânsia do sangue resultante. Há muito não me sentia tão envolvido numa narrativa, como me senti ao ler Sagraerya, e tal muito me maravilhou e fez-me perceber meu rosto por muitas vezes junto ao monitor do dispositivo de leitura.

Os personagens são muito carismáticos e verdadeiros, com suas preocupações e reflexões, e a amizade e companheirismo é uma vertente notável e provocadora de muito divertimento. A luta guiada por caminhos equivocados da personagem Sagrarius Dastinour é o ponto inicial de sua desgraça desonrosa, e sua luta por redenção e justiça o fazem enfrentar um mundo de provações e sofrimento, e sua fé em Mainna, a Essência da Vida, é constantemente colocada à prova.

Eu tenho de destacar aqui, também, uma personagem singular e misteriosa, cujas pretensões vão de oposição ao Bem. Uma criatura detentora de poderes assombrosos e terrificantes, perseguidora dos desventurados companheiros. Para mim, em harmonia com o vasto leque de personagens, foi uma personagem extremamente bem desenvolvida, com um raciocínio frio e perspicaz, tornando seus desejos e ambições uma verdadeira “pedra” no caminho de seus inimigos.

A mitologia é sempre um ponto que me atrai muito em mundos fantásticos, e em Sagraerya vemos uma mitologia muito bem desenvolvida e convincente, pois se percebe fácil o quão entranhada ela está no cotidiano das personagens e dos vários lugares apresentados. Templos erguem-se imponentes, seja em grandes cidades ou em aldeias e povoados, representando a Divindade Maior dos justos e humildes: Mainna, A Essência da Vida e supra-Deusa de Arya (o Mundo resultante de batalhas divinas ocorridas há muitas Eras).

Durante toda a leitura, o mistério cerca nossos aventureiros e medos e terrores antigos tramam suas vinganças e traçam seus planos ocultos em névoas.

Se você, igual a mim, ama se envolver em aventuras divertidas e instigantes por lugares novos e desconhecidos, há em O Despertar do Paladino uma oportunidade que não pode ser ignorada. Não por nós, os que são guiados pelos ventos fortes.

Wanderson Gomes.