Demelza

Demelza Winston Graham

Resenhas - Demelza

Betina.Iser 03/11/2021

Demelza Poldark
O livro é uma continuação da saga, e eu sou tremendamente apaixonada pelo enredo. Já havia assistido a série, e exceto por algumas divergências, o que fora escrito é seguido. Me envolvo mais na relação de Ross e Demelza, porém todos os acontecimentos circundantes são interessantes.
Bea ou Bia 03/11/2021minha estante
Oiii! Eu fiquei interessada na série, mas queria saber se tem conteúdo adulto +18

Betina.Iser 03/11/2021minha estante
Teria que ver a classificação, tem violência mas cenas de sexo não. Neste ponto é bem tranquilo

Bea ou Bia 03/11/2021minha estante
Obrigada pela ajuda ;)

Betina.Iser 03/11/2021minha estante
Imagina, um prazer ajudar.

Kelly Viana 25/02/2021

Uma maravilhosa supresa
Nesse livro conhecemos mais de Demelza, e confesso que devorei esse livro.
Demelza não é mais a garota que Ross encontrou na feira em Redruth anos antes, é uma mulher determinada e com um charme capaz de enfeitiçar qualquer homem.
O amor de Demelza e Ross é tão lindo! O amadurecimento e a sintonia que existe entre eles é algo maravilhoso.
Temos também personagens secundários que nos envolvem e nos emocionam. Um desses personagens é Verity a prima de Ross, que se torna uma grande amiga de Demelza.
Esse não é um simples romance, é na verdade uma história que nos fala de coisas que são realmente importantes, como amizade, lealdade e amor.
Enfim, esse leitura é uma maravilhosa surpresa. O que me resta é esperar que os outros não demorem.

Cris Paiva 22/02/2021

Tempos difíceis
Eu já amei Poldark, mas Demelza consegue ser melhor que o primeiro livro.
Aqui, já estamos mais acostumados com a história e personalidades dos personagens. Ross ainda é mais esquentadinho e cabeça-dura, e a sua luta pela sobrevivência é ainda mais dura. Quando ele pensa que finalmente as coisas estão entrando no trilho, elas desandam de novo e ele se vê lutando contra banqueiros, o preço injusto do cobre, os parentes, injustiças sociais diversas e até a fome.
A Demelza, aqui, é catalisadora de várias situações, algumas boas e outras nem tanto. Ela está as voltas com o nascimento da filha e lutando para entrar no mundo do marido, o que não é nem um pouco fácil, visto que antes de se casar ela era das classes sociais mais baixas, mas Demelza tem um força de vontade insuperáveis, e toda essa gana dela vai ser posta à prova.
Tempos difíceis esperam pelos Poldarks nesse livro, e não sei se no próximo as coisas vão melhorar. Espero que sim...

Tamires 04/04/2019

Poldark: Demelza, de Winston Graham
ATENÇÃO: Esta resenha pode conter spoilers sobre o primeiro livro da série, Ross Poldark. Mas nada que vá comprometer muito seriamente a sua experiência de leitura, isso eu garanto!

Poldark: Demelza, segundo volume da série Poldark, de Winston Graham, retoma a história do livro anterior no momento do nascimento da filha de Ross e Demelza, Julia. Esse segundo livro, como mostra o título, é centrado em Demelza e este romance consegue ser ainda mais envolvente que a história anterior.

Demelza precisa se posicionar como Sra. Poldark de Namparra, e para isso precisa deixar de lado suas inseguranças sobre sua origem, mas, sobretudo, precisa constantemente superar a espécie de competição subentendida que existe entre ela e Elizabeth. É interessante perceber que a Demelza que ascendeu socialmente não deixou de lado a sua visão de mundo e sua personalidade. Seus modos vão ficando cada vez mais refinados à medida que o tempo vai passando, mas ela não poderia ser irônica ou dissimulada como algumas das moças nascidas em berço nobre que aparecem no livro. Demelza aprecia a liberdade que ganha com o ócio, pois quando era pobre precisava trabalhar sem descanso durante todo o dia e boa parte da noite. Ao mesmo tempo, não consegue tocar a sineta e simplesmente esperar que os empregados venham em seu encontro, por exemplo. Demelza é uma personagem de muitas camadas, cada uma mais interessante que a outra.

O casamento dela e de Ross não poderia estar melhor. Com a chegada da primogênita Julia, o companheirismo entre os dois e os negócios com as minas em pleno desenvolvimento, os Poldarks de Namparra teriam tudo para viverem felizes para sempre, mas… se a vida fosse simples assim a literatura não teria muita fonte de inspiração (ou a série Poldark, 12 livros)! Demelza é um livro com muita história, muitos conflitos e muita coisa acontecendo simultaneamente.

O interessante desta série é que, embora cada livro direcione o holofote para um personagem, a leitura não fica maçante ou repetitiva. Em alguns capítulos personagens secundários roubam a cena e isso contribui para que o romance fique extremamente realista. Sabe aquele fascínio pela Cornualha que eu disse antes? Ele permanece, é claro, mas a fome e a pobreza são tão presentes neste livro que a admiração vai dividindo espaço com a pena. Os séculos passados podem até nos deslumbrar na literatura, mas Demelza mostra que não era nada fácil ser pobre no frio da Cornualha de 1788-1790.

“– Só há um problema com os Poldarks – disse após um momento. – Não conseguem lidar com a derrota.
– E só há um problema com os Warleggans – replicou Ross. – Nunca reconhecem quando são indesejados.
George ficou ainda mais corado.
– Mas eles podem reconhecer e se lembrar de um insulto.
– Bem, espero que se lembre deste.
Ross se virou e desceu os degraus da taverna.”

Enquanto Ross rivaliza com George Warleggan nos negócios, Demelza ajuda Verity a reencontrar sua felicidade. Ela não aceita que a prima possa ser feliz como solteirona, restrita aos afazeres domésticos da casa de Francis e Elizabeth. Esse plano romântico, obviamente, é desconhecido por Ross (e pela própria Verity, no início).

Demelza tem seu ponto alto, em minha opinião, quando consegue romper as barreiras da animosidade e ajuda Francis e Elizabeth quando estes são acometidos por uma grave doença. Foi a personalidade espontânea e amorosa de Demelza que mostrou a todos que família é família, é a quem sempre podemos recorrer em caso de necessidade.

“Apenas há dois anos, ela viera a esta casa pela primeira vez, quando Julia estava a caminho, estivera com náuseas, tomara cinco taças de vinho do Porto e cantara para um monte de senhoras e cavalheiros que nunca havia visto antes. John Treneglos estivera lá, alegre com o vinho, Ruth, como a esposa rancorosa, George Warleggan e a querida Verity. Esta casa estava cintilante à luz de velas naquela época, enorme e impressionante para ela como um palácio de contos de fada. Desde então, conhecera a casa na cidade dos Warleggans, os salões de baile e a Werry House. Ela havia ganhado experiência, amadurecido e era uma adulta agora, mas fora mais feliz naquele tempo.”

Demelza é um romance histórico para ninguém botar defeito. É impossível não devorar as páginas desse livro, e eu realmente torço para que essa série faça cada vez mais sucesso no Brasil, para que possamos ter logo todos os livros traduzidos para o português.

“Havia algum elemento nela que tornava a sua natureza feliz. Ela havia nascido assim e não podia mudar. Ele agradecia a Deus por isso.”

site: https://www.tamiresdecarvalho.com/resenha-poldark-demelza-de-winston-graham/

Maitê 13/05/2018

Melhor do que o livro anterior, de uma forma que eu não sei explicar. Mas me surpreendeu como a serie conseguiu adaptar esse livro perfeitamente, não há nada que tenha aqui que não esteja na serie, e de uma forma até melhor.

Denise 11/05/2018

Apaixonante
Que maravilha de livro!! Que história sensacional!
Nesse livro não temos nada de felizes para sempre o autor mostra a adaptação do casal e o amadurecimento da relação deles e é lindo! Durante uma das crises que eles tiveram o autor mostrou tão bem o ponto de vista de cada um que não consegui tomar partido por nenhum e eu sempre tomo partido 😂
E os personagens secundários 😍😍
Verity ❤️
Mark Daniel 💔💔💔
E sigo morando na Cornualha no século XVIII

Nadja 11/05/2018minha estante
Preciso começar a ler essa série porém vou sempre adiando.

Denise 12/05/2018minha estante
Estou gostando muito

Cynthia.Theodoro 04/06/2018minha estante
Me surpreendi com seu comentário "E sigo morando na Cornualha no século XVIII". Estamos morando na mesma região Denise, rs! Desde que comecei a assistir a série (ainda não o livro) vivo fazendo pesquisas sobre todos os livros e personagens e até mesmo os atores. Meu encanto estar nos valores dos personagens, suas escolhas e até mesmo a grande chance de Demelza em ter sido "resgatada" ao tempo em que "resgata" o desejo de amar de seu defensor!

Denise 20/06/2018minha estante
Cynthia.Theodoro se não for para ficar assim eu nem quero ler. Estou completamente apaixonada por essa história.

Peregrina 28/05/2016

Grandioso!
"Demelza" começa poucos meses após o final do primeiro livro da série. É o dia do nascimento de Julia, a primeira filha de Ross e Demelza.

Se o primeiro livro da série foi focado em Ross Poldark, o segundo segue o que o título sugere e é centrado em sua esposa. Demelza não é mais a garota que Ross encontrou na feira em Redruth anos antes, é uma mulher com charme e gênio capazes de enfeitiçar qualquer um do sexo oposto num raio de dez milhas. Neste livro, o autor nos mostra, pelo ponto de vista de sua protagonista, o novo e perigoso empreendimento no qual Ross embarca com alguns homens de confiança a fim de fazer com que o preço do cobre seja valorizado e o monopólio das companhias de fundição seja quebrado, mas, para que esse novo esquema seja um sucesso, tudo deve ser mantido em segredo, caso contrário George viria com toda a força para destruir os companheiros de Ross que têm dívidas com os Warleggans.

Entre os Poldarks, Francis e Elizabeth estão cada vez mais distantes devido às traições de Francis, aos seus jogos de azar que estão tirando o pouco que ainda lhes resta e à sua constante embriaguez; Verity está sempre ali para apoiar Demelza, ser o suporte que ela precisa, mas continua infeliz por não conseguir esquecer Andrew Blamey. Toda essa situação emaranhada em que vivem os Poldarks de Trenwith acabará afetando os Poldarks de Nampara profundamente ainda mais porque Demelza se recusa a ver sua mais fiel amiga descontente.

É incrível ver como o Ross e a Demelza amadurecem neste livro, não só em idade, mas em sabedoria, como seres humanos independentes e como casal. Demelza se tornou uma de minhas personagens literárias favoritas. Ela é adorável e determinada ao mesmo tempo que é humilde, dedicada e generosa. Ela é o equilíbrio do qual o temperamento difícil do Ross precisa e mais: ela vê o que realmente importa na vida enquanto todos os outros estão se preocupando com assuntos triviais, triviais se comparados a valores como amizade, lealdade e amor ao invés de dinheiro, poder e brigas por assuntos estúpidos e fúteis. Amo o modo como ela desabrocha neste livro, tornando-se uma mulher sábia, bela e corajosa, esposa e mãe e como ela conserva ao que ela possui de melhor dentro de si: sua paixão pela vida, seu bom humor e sua determinação para lutar pelo que acredita ser certo, sempre humilde e gentilmente.

Esta é uma história de amores perdidos, traições, perdas e reencontros em que a lealdade é posta à prova, o afeto e o futuro de famílias inteiras são colocados como objetos de aposta sobre as mesas de carteado e os riscos de perder tudo são elevadíssimos. Mais uma vez, mesmo conhecendo os rumos da história, nada poderia ter me preparado para o espetáculo de escrita de Graham. Por vezes pensei que "Demelza" não poderia ser tão bom quanto o primeiro livro da série, mas ao final da leitura percebi que estava vergonhosamente enganada. Ele não só foi tão admiravelmente bom quanto "Ross Poldark", como foi grandioso em todos os aspectos que uma obra literária pode ser.

"Demelza sabia que, quando Julia crescesse, ela seria orgulhosa de seu pai; mas não lhe havia ocorrido que ela também pudesse ter orgulho de sua mãe. Um pensamento esplêndido que brilhou em sua mente como o sol sobre o mar. Ela faria tudo que pudesse para isso. Aprender a ser uma dama, aprender a envelhecer com graça e charme. Ela era nova ainda, então tinha chance de aprender."

Rebeca 29/05/2016minha estante
Acho que nós devemos mesmo tentar com as editoras! Esses livros precisam ser publicados!

Peregrina 29/05/2016minha estante
Precisam mesmo! Vamos tentar sim!

Liza 06/07/2016minha estante
Poderíamos fazer o abaixo assinado, além de mobilizar grupos em diferentes mídias. Organizando uma forma de chegar as editoras de forma unificada.