The Honest Truth About Dishonesty

The Honest Truth About Dishonesty Dan Ariely

Resenhas - The Honest Truth About Dishonesty

Carlos398 14/02/2022

Como mentimos para nós mesmos?
Os experimentos feitos pelo Dan Ariely foram sensacionais na identificação de padrões de desonestidade no comportamento humano. Durante o livro ele vai nos guiando a partir de ideias que seu grupo de estudo teve, e eles testam essa ideia para ver se tal variável é ou não importante para levar a pessoa a cometer tal ato.
Fiz ótimas anotações sobre isso, que com certeza são muito úteis principalmente em como nós nos enganamos, ou mentimos para nós mesmos, e talvez ideias para evitar isso.
Acho esse livro bem necessário, principalmente para refletirmos sobre a ética na nossa sociedade, e como justificamos certos "jeitinhos", nos convencendo que é inofensivo.
Alguns dos resultados que o professor Dan teve, mostram que temos tendência a "roubar" ou "mentir" em pouca quantidade, o suficiente para que ainda consigamos nos justificar; que estamos mais propensos a cair nessas tentações quando estamos com a mente cansada; um ato desonesto leva a outro etc.
Recomendo a leitura!

Suelen Fernandes 26/08/2021

bem legal toda a ideia de que o ser humano sempre vai ser mentir ou trapacear quando lhe for dada a oportunidade e a única coisa que vai medir isso é o entendimento do próprio indivíduo sobre o q é certo ou errado, amei todas os experimentos sociais especialmente os envolvendo religioso quem diria né q eles seriam trapaceiros kkkkk massa mas faltou um pouco de explicação teórica, entendi os experimentos mas queria umas explicações melhores do pq desses comportamentos