Pai sem terno e gravata Cristina Agostinho

Resenhas - Pai sem terno e gravata

Yasmin 12/02/2024

Pai sem terno e gravata
No livro mostra Dedeia (Andréia), uma garota de 10 anos que nos conta o acontecido. Me senti ali, com aquela família, me coloquei no lugar deles. Tantas famílias passam ou passaram por isso. Interessante ler um livro que representa esse tipo de coisa. É um livro tão simples e com poucas páginas, mas ao mesmo tempo tão real, sobre crises financeiras, um pai e uma mãe preocupados em como irão seguir suas vidas normalmente e alimentar seus filhos por causa da tal crise. Como o desemprego pode mudar tudo de uma hora para outra. Um livro tão pequeno, com poucas palavras, poucas páginas, mas ao mesmo tempo essas "poucas..." dizem tanta coisa.

Rosana Oliveira 10/11/2023

Minha primeira leitura, meu primeiro livro, aos 9 anos em 1996. Uma vida atrás e ainda me lembro da sensação medonha de saber que o desemprego pode mudar pra sempre a vida de uma família.

ValquAria.Balleste 08/07/2023

Pai sem terno e gravata
É um ótimo livro com temas muito atuais e uma leitura muito gostosa além de ter várias lições de vida .

LuS.0 08/06/2023

Pai sem terno e gravata
É um livro muito fofo, é uma criança que está narrando a história que se basea na vida da família dele.
A leitura e rápida e fácil, bom para pessoas com ressaca literária.

@leituras_damay 10/12/2022

Lembro de ser emocionante ...
Mas preciso reler pq li a anos ,acredito ate ser um dos primeiros livros que li =B
recomendo!
10/10

Viky.Lorenna 28/07/2022

É um livro infantojuvenil...
Sim, mas pra mim ele tem cheiro de pai, gosto de infância, cor de saudade.
Esse livro é responsável por eu me tornar uma leitora.
Meu pai, mestre de obras, voltou para a 5a série quando tinha quase 40 anos.
No supletivo, mandaram ele ler esse livro, assim que ele leu, me deu para eu ler...
O engraçado é que nas minhas lembranças ele era muito maior, mais completo...
Enfim, sou muito grata a autora Cristina Agostinho por esse presente de vida!!!

Fiz um ranking dos 20 mais - 25.05.2023:
Esse é o número 1!!!

Lu_fll 21/03/2022

aliteratura também salva.
Li quando tinha mais ou menos uns 8 anos. Meu coração se preencheu com a escrita que mesmo sem nada ter de semelhante a minha realidade me comoveu. Me vi ali, sem sequer haver algo parecido em minha vida. Toda criança deveria ter acesso a esse livro.

Bárbara 08/07/2020

Um dos melhores livros que já li atualmente.
Um livro que retrata bem nossa realidade atual, passado pela visão de uma criança de 10 anos mas muito bem retratado.
Conta como os pais perderam dela o emprego e a motivação, como mudaram de vida rápido e como aceitaram isso. Um livro gostoso e fácil de ser lido.

Ana 02/12/2017

A força de uma família unida em uma situação adversa
Pai sem terno e gravata conta a história de uma família que sofre um impacto nas suas finanças quando os pais ficam subitamente desempregados, o que causa muitos transtornos em especial ao pai, Otávio, que fica muito deprimido quando a empresa em que trabalhou por muito tempo, o despede por contenção de despesas. A história é contada pela ótica infantil de Andréia, também conhecida como Dedéia, de dez anos, e filha de Otávio. Um tema interessante e diferente a ser tratado com crianças. O que fazer quando a crise surge, mesmo aos olhos de uma criança? O que achei bonito nessa história foi o fato de a família se unir ainda mais para tentar superar essa fase.

Laura 02/02/2017

É uma história bem interessante que explica para uma criança sobre a crise e como lidar com coisas ela e outras coisas que não esperamos na vida. Achei muito bom e acho que sempre será um tema atual.

vsc bibliotecária 13/06/2016

Quando o desemprego bate à porta...
O livro é narrado em primeira pessoa por Dedeia, a caçula de uma família de classe média. Quando a mãe é demitida por "contenção de despesas", a família precisa se adaptar e reajustar seus gastos para poder conviver com uma crise financeira. E o pai também não foge à regra, quando perde um importante cargo e também precisa se adaptar pela sobrevivência financeira da família.
O livro é curtinho, eu li em uma hora dentro da Livraria Cultura, e nos mostra como devemos nos comportar e nos readaptar ao desemprego.

amanda leite 01/09/2011

A mãe da menina chega mas sedo em casa,ela trabalhava em um escritório e foi mandada em bora.
Quando a menina chega em casa depois da aula de natação e ninguém tia jantado na quele dia,ela ficou apavorada por que sempre que ela chegava todo mundo já estava jantado, a mãe dela sempre deixava um prato de comida para ela jantar, dias de pois opai da menina também foi mandado em bora,na quela noite o pai

SrtaPlens 15/03/2011

Simples e Marcante
Este foi uns dos primeiros livros de ficção que li. Ainda lembro dele lá na biblioteca rústica da minha escola, a menina sentada envolta em um paletó e com aquele cabelo chamativo XD.
Para uma criança que eu era naquele tempo, o livro me fez estar ao lado da garota, ali vendo suas aulas de natação, suas bolachas recheadas suas dúvidas e sua inocência. Eu li ele com uma fome descomunal pra uma criança daquele tempo (tá bem, tá bem, eu sempre fui comedora de páginas mesmo >.<
Eu reli ele depois e percebi que mesmo a garota tendo passado por tudo aquilo ela continuou com aquela alegria característica das crianças.

A linguagem do livro é simples, mas mesmo assim, não deixa de ser íncrível!

Brenda675 30/09/2010

É muito bom, serve bem pra quem tá saindo da infância e entrando pra adolescência. É encantador, retrata a realidade de muitas famílias e isso nos ensina a se virar com o que temos e como o apoio da família é importante em nossas vidas nos momentos dificeis.