Os Filhos de Odin

Os Filhos de Odin Padraic Colum

Resenhas - Os Filhos de Odin

@APassional 15/05/2015

* Resenha por: Samantha Culceag * Arquivo Passional
***Acesse o link ao final da resenha e participe do SORTEIO deste livro até 31/05/15.

Não é sempre que livros sobre Mitologia Nórdica são lançados, principalmente com a história original, mostrando os mitos do jeitinho como os nórdicos acreditavam, contos de deuses poderosos, armas incríveis e monstros assustadores. “Os Filhos de Odin” é uma ótima oportunidade para qualquer um aprender sobre essa mitologia tão diferente e cheia de magia!

O livro é dividido em quatro partes: “Os Habitantes de Asgard”, “O Coração da Bruxa”, “Odin, o Andarilho” e “A Espada Flamejante e o Crepúsculo dos Deuses”. Dentro de cada uma dessas partes se encontram várias histórias menores e bem rápidas, o ideal é que sejam lidas na ordem, pois uma leva à outra e os fatos se entrelaçam.

Os três deuses que mais aparecem no livro são Loki (os contos em que ele aparece são cheios de enganação e trapaça, Loki é muito inteligente), Thor (que vive histórias com perigos que só um deus muito poderoso como ele poderia vencer) e Odin (com seus problemas e sua busca por conhecimento).

“Os filhos de Loki e da bruxa Angerboda não eram como os filhos dos homens: eram sem forma como a água, o ar ou o fogo, mas foi dado a cada um deles tomar a forma que era mais próxima das próprias ganâncias.”

O personagem que teve as histórias mais legais foi o Loki, segundo os nórdicos, ele é um agente do bem e do mal, concordo plenamente com isso. Constantemente Loki apronta e em seguida, vendo a fúria dos deuses caindo sobre ele, tenta consertar seu erro e na hora de fazer isso, sua genialidade traz vários benefícios aos AEsir e Vanir (deuses) levando-os a esquecer, por certo tempo, do erro ou traição.

Mesmo com essa mitologia sendo um pouco complexa, o livro é super bem escrito, a narrativa não é pesada e a compreensão da história é clara e tranquila, até mesmo na hora dos fatos mais absurdos e incríveis. A diagramação do livro está show, amei a capa, pessoalmente parece que o martelo do Thor (Miölnir) está saltando para fora, assim como os raios. No interior, a fonte tem um tamanho ótimo, a página é amarelada e todo começo de conto apresenta uma letra enfeitada.

Asgard, a cidade dos deuses, é bastante citada, porém nem todos os contos se passam nela, os que são por lá nos dão uma boa ideia de como deve ser o lugar, as descrições do autor me deixaram imaginando, desde a árvore de maçãs de Iduna, até Bifrost, a Ponte do Arco-Íris guardada por Heimdall.

Minha parte preferida foi o final que conta sobre o Ragnarök, o Crepúsculo dos Deuses, é muito interessante ouvir a história de como os deuses surgiram e morreram (com milênios de anos e milhares de acontecimentos separando esses dois eventos).

Para vocês que já leram alguma obra baseada na mitologia nórdica ou já viram algum filme da Marvel em que tenham aparecido alguns de seus deuses, é interessante fazer a leitura deste livro e conhecer a história na íntegra e nos mínimos detalhes, eu curti muito essa experiência e recomendo!

Resenha publicada no Blog Arquivo Passional em 15/05/2015.

site: http://www.arquivopassional.com/2015/05/resenha-os-filhos-de-odin.html

Siliane.Ferrari 22/08/2023

Excelente
Eu adoro Mitologia Nórdica, foi uma delícia esse livro.
Muitos detalhes e o texto bem cativante. Valeu a pena e super recomendo.

Gabii 07/03/2015

Uma surpresa agradável do catalogo da Editora Única, Os Filhos de Odin é um livro de mitologia, que abrange principalmente o declínio de Asgard, ou Ragnarök.

Eu pessoalmente gosto muito de mitologia – tenho um amor especial pela Celta – e por isso achei meio triste o argumento de capa para a compra do livro: “Os mitos que deram origem aos quadrinhos e filmes da MARVEL”. Poxa, é um livro de mitologia Nórdica, a um preço acessível, eu não tenho nada contra a Marvel, eu amo a Marvel, mas achei o argumento bem superficial. Pois bem, o livro é dividido em 4 partes: na primeira parte são apresentados os personagens, seus parceiros, e algumas estórias sobre eles; na segunda parte ocorrem alguns fatos ligados que começam a preocupar Odin, é também nessa parte que Odin perde o olho em busca de sabedoria; na terceira parte existe um declínio mais acentuado do poder de Asgard, graças a fatos anteriores um morador indesejado passa a viver próximo aos deuses, e também nesta parte que as valquírias são introduzidas na estória; na quarta parte os deuses quase não aparecem, voltando somente no ultimo conto, quem predomina este trecho do livro é Sigurd – a estória dele foi escrita também por J. R. R. Tolkien, e já foi lançada aqui no Brasil – e todo o período em que viveu.

É interessante como uma parte da estória de Sigurd parece muito com a lenda da Bela Adormecida, e muito provavelmente uma deriva da outra. É também importante frisar que por serem lendas antigas muitas vezes elas não batem entre si – tanto a Nórdica a Celta e até mesmo a Grega – ou seja, dentro de uma única mitologia podemos encontrar varias versões da mesma estória, e variações ainda maiores nos deuses e em personagens.

Mais do que tudo, livros que tratam sobre mitologia Nórdica me fazem pensar no quanto as coisas são finitas e como elas podem ser inevitáveis: desde o começo Odin sabia sobre o Ragnarök, e sabia quais seriam os sinais e os deuses que seriam mais decisivos para a sua concretização, e mesmo assim ele não agiu contra o que ocorreria. Talvez seja necessária muita força de vontade para mudar o inevitável, e mais força ainda para admitir que algo que se ama deve deixar de existir para no lugar nascer algo melhor.

site: http://embuscadelivrosperdidos.blogspot.com/2015/03/os-filhos-de-odin-padraic-colum.html

C. Aguiar 11/03/2015

Quando soube que a editora iria lançar esse livro foi uma verdadeira surpresa, pois é muito raro ver algo sobre a mitologia nórdica nos tempos atuais. Apesar do enorme "boom" que o filme do Thor fez eu não vi nada assim na época (o que é uma pena).

O livro narra diversas histórias sobre os deuses e como eles lutarem contra os gigantes, suas lendas antigas e diversas fatos que eu não imaginava estarem ligados uns aos outros.

O livro é dividido em quatro partes e cada uma delas vemos a evolução dos fatos até chegarem ao seu ápice, e percebemos desde o começo que Odin (O pai de todos) já sabia que o Ragnarök chegaria (o final dos tempos para os Deuses) e ainda sim acho que ele poderia ter tido ações diferentes para adiar o trágico acontecimento.

Descobri como Odin perdeu seu olho, como Thor ganhou o seu famoso martelo, como as muralhas de Asgard foram construídas, como Freya conseguiu seu belo colar, dentre outras coisas. O livro é rico em detalhes em relação a mitologia nórdica e apesar disso você pode pesquisar uma lenda e achar descrita de forma diferente da qual está escrita neste livro. Afinal as lendas são contadas em várias versões de acordo com a sua época.

Vemos muitas histórias sobre Loki no decorrer da leitura e com certeza apesar de Odin ser seu pai e amá-lo ele teve o que merecia em algumas situações que ele próprio cavou, porém na leitura percebemos que os deuses de Argard gostam de restituir as perdas, por isso Loki sempre se "dava bem" utilizando de sua astúcia para conseguir o que queria. Resolvendo assim, o próprio problema que ele criou.

O livro possuí uma diagramação linda e ao mesmo tempo simples, com certeza foi uma boa escolha da editora. Cada capítulo começa com uma letra que me lembra um pouco a cultura Celta!
Infelizmente achei um pequeno erro durante a leitura, mas nada que vá atrapalhar o leitor (foi apenas uma letra faltando e nem me recordo em qual página foi).

No mais é um livro que eu super indico para o amantes de mitologia e quem deseja conhecer as aventuras dos deuses nórdicos.

E lá permaneceu o Olho de Odin, brilhante através da água, um aviso do preço que o Pai dos Deuses havia pago por sua sabedoria.

site: http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/

stsluciano 20/03/2015

Graças à Marvel e suas franquias de filmes, a mitologia nórdica está novamente a todo vapor. Citando uma referência um tanto menos conhecida, a extremamente bela série “Vikings” também trouxe o assunto novamente à tona, e este livro é uma bela oportunidade de se conhecer mais detalhes sobre personagens que ou são protagonistas destas histórias, ou influenciam de perto a vida deles.

O livro conta histórias sobre os deuses nórdicos, lendas de seus atos e de como as coisas aconteciam naquela época, onde deuses ainda estavam vivos e sua influência no reino dos humanos – Midgard – era mais direta. Para quem tem um pouco de conhecimento sobre os deuses gregos, é impossível não traçar alguns paralelos, como a morada sobre uma montanha e um alimento sagrado que os mantinha sempre jovens, além da fonte de poder de diversos desses seres, mas nem por isso deixa de ser interessante.

O que mais gostei nos relatos foi o modelo narrativo utilizado pelo autor, Padraic Colum. Ele por diversas vezes fala com o leitor, o trás “para dentro” da história, e exemplifica ao máximo o que está falando, o que dá ao texto uma cara de tradição oral que todas as lendas sobre deuses em todos os lugares do mundo têm. Pois assim são: antes relatos passados oralmente, é mais do que louvável um autor que consegue, através da escrita, repassar ao leitor as mesmas sensações que um ouvinte – de todas as épocas – teria ao ouvir esses relatos.

Após ler o livro, passei a ter mais empatia com Loki do que tenho nos filmes – e descontando o fato de que não gosto muito dos títulos da Marvel, sou um cara que lê muito mais DC, que fique claro. E isso é meio complicado de admitir por ser Loki uma figura astuta – nas fábulas de Esopo, ele seria a raposa, com certeza – orgulhosa, mas inteligente e ardil ao extremo. Como não gostar de um personagem que desafia a autoridade mesmo de Odin, que consegue sair das maiores enrascadas muitas vezes causadas por ele mesmo?

O livro trás todas as figuras clássicas, Odin, Thor, Loki, Freya, os gigantes, então não há uma página que se passe sem que se cruze com alguém conhecido, sobre quem vamos conhecendo maiores detalhes. Para quem acompanha a série de tv “Viking”, o livro é indispensável para conhecer melhor os deuses que regem aquele povo, que guiam Ragnar Lothbrok em sua jornada de conquistador pela Bretanha – um personagem tão humano e justo por quem é difícil não se apaixonar – e que faziam dos nórdicos guerreiros tão destemidos em campo de batalha.

site: http://www.pontolivro.com/2015/03/os-filhos-de-odin-de-padraic-colum.html?showComment=1426872679749#c3599795237968198051

Juliana 23/03/2015

Resenha originalmente publicada no blog Livros e Flores
Sou uma pessoa que adora mitologia nórdica. Desse modo, tudo acerca do assunto me chama a atenção. Então, é evidente que quando vi esse livro nos lançamentos da Única Editora eu enlouqueci de felicidade!

“Os Filhos de Odin” foi escrito por Padraic Colum e traduzido por Santiago Nazarian. A diagramação apesar de simples é bem linda. O espaçamento e tamanho da fonte são ideais. As páginas são amareladas. Além disso, a capa é muito perfeita. Amei MUITO!

A obra possui páginas 220, divididas em quatro partes e essas partes são subdivididas em capítulos curtos – o que ajuda a leitura a fluir melhor. O livro foi publicado em pela Única Editora e foi gentilmente cedido ao blog em parceria com a Editora de mesmo nome.

Padraic Colum, autor de “Os Filhos de Odin” e nascido em 1881, foi um poeta, romancista, dramaturgo, biógrafo e pesquisador do folclore irlandês. Além disso, foi uma das figuras-chave da Renascença Céltica. Quando solicitei o livro, eu não conhecia o autor e imaginei que Colum fosse um autor contemporâneo. Apesar de saber que o conteúdo do livro não é algo atual, fiquei bem animada e surpresa ao saber que o autor nasceu há 134 anos.

“Os Filhos de Odin” é um livro puramente sobre mitologia nórdica. A capa afirma erroneamente que os mitos deram ORIGEM aos quadrinhos da Marvel, porém é evidente que serviram apenas como INSPIRAÇÃO. Então, tenha em mente essa diferença caso espere algo parecido com o enredo da Marvel.

Cada capítulo da obra conta uma lenda/mito Viking em ordem cronológica. As histórias contadas vão desde a criação de Asgard, até o Crepúsculo dos Deuses - mais conhecido como Ragnarök.
Apesar da linguagem infantil, eu AMEI o livro. A temática da obra me fascina muito! Após a leitura da obra de Colum pude entender claramente muitas cenas e hábitos dos personagens do seriado Vikings.

Padraic Colum escreve de maneira simples. Sua obra é divertida e instrutiva. Apesar de tratar o conteúdo de maneira concisa, a narrativa é totalmente válida e verdadeira. É impossível não se divertir com as cenas constrangedoras de Thor vestido de mulher. Impossível não sentir raiva das traições de Loki e definitivamente impossível não se encantar por esse mundo que envolve elfos, gigantes, humanos e deuses.

Eu recomendo muito essa leitura a todos que se interessam pelo assunto. A linguagem infantil passa despercebida diante da grandeza de seu conteúdo. Com certeza é um livro que levarei pra vida toda, pois amo livros que me trazem aprendizado tanto quanto essa obra me trouxe. Amei MESMO! Além disso, não encontrei nenhum erro de digitação ou ortográfico.

site: http://www.livroseflores.com/2015/03/resenha-os-filhos-de-odin-padraic-colum.html

ricardo_22 11/04/2015

Resenha para o blog Over Shock
Os Filhos de Odin, Padraic Colum, tradução de Santiago Nazarian, 1ª edição, São Paulo-SP: Única, 2015, 224 páginas.

Apesar de não conhecer a mitologia nórdica por completo, ela sempre se mostrou tão interessante quanto todas aquelas que estamos acostumados a conhecer nas aulas de história e nas diversas produções da indústria do entretenimento. A importância dela também deve ser levada em consideração, sobretudo pelos fãs de um dos mais adorados super-heróis da Marvel. Esses vão se interessar por Os Filhos de Odin instantaneamente.

Padraic Colum é considerado um dos principais representantes da chamada Renascença Céltica, movimento que impulsionou a criação literária inspirada na cultura celta. O fato de Colum ser pesquisador do folclore irlandês explica o modo como a obra em questão é escrita, reunindo histórias dos heróis e deuses que até então desconhecia ou que haviam sido apresentados apenas pelos quadrinhos e os recentes filmes de sucesso.

No entanto, como era de se esperar, o livro apenas revela as referências utilizadas na criação dos quadrinhos — inclusive explicando fatos importantes. A essência é exatamente oposta. Ao publicar sua obra, em 1920, o autor tinha a intenção de tirar do esquecimento os nomes da mitologia nórdica e consequentemente revelar os mínimos detalhes de tudo o que está por trás de cada personagem. Você está redondamente enganado se pensa que conhece Odin, Thor e principalmente Loki. Os três têm muito mais a transmitir.

Dividido em quatro partes bem distintas, com cada capítulo apresentando uma lenda, Os Filhos de Odin mostra uma série de acontecimentos anteriores ao chamado Ragnarök, o Crepúsculo dos Deuses. As aventuras de Odin e seus filhos, que aconteceram muito antes de o mundo se tornar como o conhecemos, ressaltam o poder dos deuses e mostram seus encontros com outros seres, como dragões e gigantes, no tempo em que esses andavam livremente.

Se levar apenas o enredo em consideração, a mitologia nórdica é de uma criatividade sem igual. Até o mais insignificante fato pode ter uma importância gigantesca, se não para a construção da personalidade dos seres em questão, ao menos para as possíveis intrigas que podem por ventura surgir cedo ou tarde. Por isso a afirmação anterior de que sem um estudo maior, ninguém pode dizer que conhece verdadeiramente os deuses da mitologia nórdica.

site: http://www.overshockblog.com.br/2015/04/resenha-319-os-filhos-de-odin.html

Mirian286 12/04/2015

Um pouco dos deuses e seres da Mitologia Nórdica que todo mundo deveria conhecer. A história de Odin, Thor, Loki e mais ...
Nessa edição encontraremos uma narração divertida e diferente de Padraic Colum, que aborda um pouco da vida dos deuses habitantes de Asgard. Nela o autor conversa diretamente com o leitor, e está sempre lhe alertando para os fatos que irá relatar em seguida. Você irá conhecer a origem e história de Odin, Pai de Todos, Thor e Loki, como Asgard foi construída, a origem do muro que rodeia o Local do Deuses, o que estava escondido durante o Ragnarök, o Crepúsculo dos Deuses, entre outras coisas que com somente as informações dos filmes da Marvel você não saberia.

" Uma época em que os ventos terríveis que sopravam nivelaram florestas, morros e moradias. Que veio o fogo e queimou a terra. E que houve uma completa escuridão, porque o Sol e a Lua tinham sido devorados. Os Deuses encontraram condenação. E a época em que tudo isso aconteceu foi chamada de Ragnarök, o Crepúsculo dos Deuses. "

Vamos conhecer Thor que defendeu Asgard, o Local dos Deuses, e a origem do seu martelo Miölnir. E é claro nos aventurar nas peripécias de Loki, o agente do bem e do mal, que constantemente entra em encrencas não só com deuses mas também com outros seres. Loki sem sombra de dúvidas é um dos melhores personagens abordados, e é ótimo ler sobre suas inúmeras aventuras e o caos que ele gera em Asgard, que depois ele mesmo tem que reparar.

Para aqueles que já assistiram aos filmes da Marvel, vamos nos deparar com muitos personagens e seres conhecidos,e conhecer um pouco mais a relação mais próximas dos deuses com Midgard (o reino dos homens), elfos, anões, gigantes, entre outros.

O livro é dividido em quatro partes, e em cada parte temos a abordagem de uma época em Asgard. Os capítulos são curtos e podemos considerar como contos. Podem ser lidos de forma aleatória? Podem sim. Mas cada pequeno conto, mesmo que nos apresente algum acontecimento diferente, possui uma conexão com o capítulo anterior. É um livro que eu recomendo pra quem gosta dos deuses e da mitologia nórdica.

A escrita do Padraic Colum me agradou bastante, e ela varia de terceira e segunda pessoa. Achei super legal o autor dialogar com o leitor, nos deparamos com: "Agora eu vou contar pra você outra parte da história, uma que se passou em uma época diferente... " , não vemos isso em muitos livros, é mais comum em livros de RPG, games e gêneros afins. Nesse ponto, Padraic cresceu bastante no meu conceito, porque ele abusou de um tipo de narrativa não muito comum e fez do livro uma obra super interessante. Recomendo a leitura, tanto para os fãs de mitologias, deuses e afins, como também para aqueles que curtem HQ's e principalmente os filmes e séries da Marvel. Quem já leu? Gostou da leitura?

Ricardo1z 01/04/2016minha estante
Sem dúvida um tema fascinante. Gosto mt de mitologia no geral e a mitologia nórdica é encantadora. É maravilhoso ler os dois livros Eddas, a explicação sobre a origem do mundo e as guerras entre os deuses Vanir e Aesir.

AndyinhA 22/04/2015

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Quando pedi esse livro para leitura, o fiz por dois motivos:
1 – Conheço pouco da mitologia nórdica e queria aprender/conhecer mais;
2 – Queria conhecer outros autores que misturassem aventuras com mitologia.

Afinal, hoje em dia a grande referência é o Rick Riordan com seu mundo dos deuses gregos e uma pequena série falando dos deuses egípcios, mas acredito que por mais que as aventuras sejam um pouco semelhantes, essa mistura entre História e aventura deu super certo.

O primeiro item foi ok, mas o segundo item não aconteceu da forma esperada já que o livro não narra uma história e sim traz contos/fábulas/pedaços da história dos deuses de Asgard, contado em pequenos momentos e quando chegamos ao final do livro que entendemos melhor a mitologia. Na verdade, ele está mais para pegada de ‘Livro de Ouro da Mitologia’.

Não digo que isso foi ruim para leitura ou que os contos sejam ruins, foi diferente no início, a gente espera uma coisa e vem outra, mas fiquei animada em conhecer melhor os deuses nórdicos, suas relações de parentesco, como funciona a ideia de céu e inferno, a criação do mundo segundo os conceitos deles, o quem é quem.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2015/03/poison-books-os-filhos-de-odin-padraic.html

estantedasuh 03/05/2015

Os Filhos de Odin - Blog Era Uma Vez o Livro
Em Os Filhos de Odin, podemos conhecer um pouco mais da História de Thor, Loki e outros Deuses da cidade de Asgard. Para quem gosta desse tipo de leitura ou gostam de mitologia. Esse livro ira te levar para um mundo magnífico.

Ele nos conta como o Sol e a Lua que era conhecida como Mani foram destruídas, e as coisas terríveis que aconteceram antes disso, a neve que caiu nos quatro cantos da terra e os sobreviventes que acabaram lutando entre si. Irmão matando irmão e na época que esses desastres aconteceram deram o nome de Ragnarok, o Crepúsculo dos Deuses.

Surpreendi-me com a história sobre Loki. Ele era muito astuto e sempre tinha uma forma de conseguir o que ele queria. Podemos conhecer um pouco mais sobre os gigantes e sobre os outros moradores de Asgard.

Para quem é fã desses poderosos Deuses e da mitologia Nórdica esse livro é um prato cheio, que leva o leitor para um mundo fantástico e cheio de criaturas mágicas. Fiquei encantada com as histórias sobre esse povo e acho que é uma leitura que vale super a pena. O livro é cheio de detalhes e com certeza não consegui fazer jus a história. Mas deem uma oportunidade e assim como eu se deixem fascinar com a história. E com certeza vocês não irão se arrepender.

site: http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/2015/05/resenha-os-filhos-de-odin-de-padraic.html

Leticia | @bardaliteraria 21/05/2015

Filhos de Odin
Em março a editora única divulgou o lançamento de Filhos de Odin, fiquei bem ansiosa e queria muito ler o livro e saber um pouco mais sobre a mitologia nórdica, então já devem imaginar a alegria que foi quando a editora me enviou o livro. Filhos de Odin traz vários contos sobre os famosos deuses nórdico ( incluindo o famoso Thor e seu irmão Loki, além é claro de Odin, o pai de todos) nos mostrando outro lado dos deuses e suas histórias. Alguns contos são interessantes pois contam algo que muitos de nós - eu por exemplo-, não sabíamos, como a história por trás do famoso martelo de Thor, o indestrutível muro de Asgard, como Odin perdeu perdeu seu olho entre outros contos.
Divido em 4 partes o livro conta histórias sempre interligadas e que vão mostrando a trajetória de vários deuses até o Ragnarök (conhecido como crepúsculo dos deuses ) o dia em que todos os deuses teriam seu fim, o livro é bem diferente do que vemos nos filmes da marvel, então se espera ver o corajoso Thor em toda sua honra e glória esse não é o livro certo mas se quer ler algumas histórias engraçadas sobre ele, achou o melhor livro possível, o único deus com certa semelhança com a história vista nos filmes é Loki que como sempre é astucioso e maldoso em tudo que faz e em algumas ocasiões paga por isso mas na maioria acaba saindo ileso.
Gostei dos contos, cada um trazia uma história diferente e muitas vezes situações engraçada de alguns deuses, não é um livro cômico mas essas situações acabam levando os leitores a boas risadas.
O livro é um infanto-juvenil o que torna sua leitura muito simples, fácil e rápida, a diagramação do livro foi muito bem feita e cada começo de capítulo tem uma letra que me remete a ideia de épocas medievais, o único ponto negativo que encontrei no livro é que em certos momentos houveram algumas repetições de palavras que me incomodaram um pouco, talvez por ser um livro mais juvenil o autor tenha pecado nesse excesso de cuidado com algumas informações e acabou tornando elas repetitivas.
Filhos de Odin traz de forma muito simples histórias desconhecidas por muitos, e apesar de alguns momentos trágicos a leitura não se torna pesada, recomendo o livro para aqueles que amam conhecer um pouco mais da mitologia nórdica e seu mundo incrível onde deuses, homens,anões, gigantes e elfos convivem até o fim dos tempos.

site: http://mylittlegardenofideas.blogspot.com.br/

Lina DC 24/05/2015

"Os filhos de Odin" de Padraic Colum é um livro dividido em quatro partes e narrado em terceira pessoa. O leitor é levado à Asgard, onde irá conhecer seus habitantes e termina a longa jornada na era conhecida como Crepúsculo dos Deuses.
Na primeira parte somos apresentados a diversos personagens, como Lef, Iduna, a responsável pela macieira que concede longevidade e os personagens mais populares, como Odin, Thor e Loki.
Entendemos que existe uma guerra entre os Gigantes e os Deuses; a ambiguidade do comportamento de Loki, o agente do bem e do mão e conhecemos a história da criação do martelo de Thor.
São pequenas histórias contadas que encantam o leitor. Em cada uma delas um evento espetacular acontece e ficamos surpreendidos com os Aesir, Asynuir e Vanir da história.
Na segunda parte do livro temos o início da jornada de Odin propriamente dita. Odin se transforma em Vegtam, o Errante e viaja rumo à Midgard, o Mundo dos Homens, na tentativa de salvar Asgard. No caminho, ele passa por inúmeras aventuras, como entrar em Jotunheim, o reino dos gigantes, e ir até o Poço de Mimir a procura de respostas.
A terceira parte do livro apresenta os efeitos das ações de Loki e como isso irá impactar os reinos.
E é claro, a quarta parte irá trazer o desfecho e discutirá o crepúsculo dos deuses.
As histórias contadas não são lineares, porém a ordem escolhida permite ao leitor entender suas relações. Como todas as histórias de deuses, existe uma lição moral ou um aprendizado enraizado em cada uma delas.
A narrativa é fluida e o ritmo é cativante. A maneira como foi construída permite que o leitor sinta-se confortável para ler o livro do início ao fim de uma única vez.
Para aqueles que não conhecem muito bem a história dos deuses da mitologia nórdica, sem dúvida, "Os filhos de Odin" é uma leitura super recomendada por seu conteúdo claro e explicativo.
O trabalho da editora também foi muito bem feito. Apesar de simples, a escolha da letra inicial de cada capítulo foi o suficiente para enriquecer a obra.
A capa chama a atenção e tem alguns dos famosos elementos das histórias.

Emanuel 09/07/2015

Totalmente fascinado pela história de cada um dos personagens.
Digam-me se existe alguém que não seja apaixonado pelos personagens Thor e Loki? Eu definitivamente sou, principalmente pelo vilão Loki. Dos filmes aos quadrinhos, Thor, Loki e os outros deuses da mitologia nórdica vêm ganhando destaque entre o público e parece agradar cada vez mais. Os Filhos de Odin é um livro que só vem para confirmar ainda mais essa ideia. Assim que os direitos foram adquiridos pela editora e foi anunciado seu lançamento aqui no Brasil, este livro entrou direto para a minha lista de próximas leituras.

Neste livro, iremos encontrar diversos contos sobre vários personagens nas mais diversas situações. Ou seja, o foco não será apenas nos deuses mais conhecidos mas envolverá também os personagens mais diferentes possíveis. Por mais que sejam contos e possam ser lidos de forma independente e da maneira que você quiser, o autor distribuiu eles de uma forma cronológica, então se você ler na sequência pré-disposta pelo autor, você poderá até mesmo acompanhar uma história linear de vários personagens e com começo meio e fim.

Então vamos lá, vocês querem saber o por quê desse livro valer tanto a pena? Porque é nele que vamos descobrir as lendas antigas, conhecer melhor os Gigantes, saber porque realmente Odin perdeu seu olho, como Thor conseguiu seu martelo, como Freya adquiriu seu belo colar, saber mais sobre o início de Asgard e o que faz seu muro ser tão poderosamente forte, entre outras coisas. Nunca tive um contato tão grande com essa mitologia, já que a Grega e Romana são bem mais "famosas" do que ela, mas graças aos filmes da Marvel, a mitologia Nórdica está começando a ganhar destaque. Se você já é apaixonado por esse tipo de mitologia ou – assim como eu – ao menos quer conhecer melhor, esta é a maneira certa de começar. De qualquer maneira, essa é uma leitura obrigatória.

São muitos personagens, mas você não precisa obrigatoriamente decorar o nome de todos, muitas vezes determinado personagem aparecerá uma ou duas vezes. Os mais conhecidos serão explorados mais a fundo e, aliás, vocês vão amar odiar o Loki. Mesmo em um livro repleto de personagens, Loki se destaca entre todos eles. Sim, ele pode ser o vilão da história e sempre agir como o cara mau, mas no fundo, Loki sempre teve uma péssima sorte e acabou se envolvendo em grandes encrencas, mas também sempre foi esperto o bastante para conseguir escapar de todas elas.

Um agradecimento gigantesco porque a editora não só mudou a capa original que era beeeem simples, como fez uma das capas mais lindas que eu já vi. Eu amei. Acho que não poderiam ter escolhido uma capa melhor. Por dentro, a diagramação segue o mesmo padrão de quem já conhece os livros da editora, ou seja, folhas amareladas e com fonte, espaçamento e margem de um tamanho adequado.

Fazendo-me mergulhar em um mundo novo e totalmente surpreendente, Os Filhos de Odin foi como um guia da mitologia nórdica que, no momento, está em ascensão. Trazendo de volta à memória personagens já bastante conhecidos como Thor, Loki, Odin e outros, somos também apresentados a mais uma infinidade deles e ainda assim, ficamos totalmente fascinados por cada história de cada um deles. Os Filhos de Odin foi escrito por Padraic Colum e não faz parte de trilogias ou sagas.

site: http://eomundoterminouemlivros.blogspot.com.br/2015/04/os-filhos-de-odin-de-padraic-colum.html

Samantha @degraudeletras 10/07/2015

COLUM, P. Os filhos de Odim. 1 ed. São Paulo: Única, 2015.
Eu, reles mortal, mal conhecia a mitologia Nórdica, nada muito além do básicão Thor, Asgard, Odim, Loki.... Então aproveitei quando vi que a Única lançaria esse livro.

"Os filhos de Odim" é uma compilação de contos que conta um pouco sobre as lendas dos deuses nórdicos, o livro está dividido em quatro partes e inicia com a construção dos muros de Asgard e segue até o Crepúsculo dos Deuses (Ragnarok).

A escrita de Padraic Colum é bem simples, contos de poucas páginas compostos por frases curtas. Em alguns momentos há certo floreio na narrativa e dá aquela impressão de um bardo nos contando histórias passadas numa noite festiva. Os contos seguem uma sequência cronológica e são constantemente referidos ao longo do livro.

Com esse livro o leitor pode conhecer um pouco mais sobre os deuses nórdicos e suas principais características e suas estórias. Achei muito bacana ver a fraqueza e a maldade de alguns, comprovação de que nem nessa outra mitologia os deuses são tão perfeitos quanto o que muitas vezes se idealiza de figuras superiores. Outro ponto que chamou minha atenção foi a diferença dos deus gregos para os nórdicos, os gregos constantemente focam sua atenção aos habitantes da Terra e até fazem as maiores palhaçadas por aqui, mas os nórdicos aparentam maiores preocupações com a chegada de Ragnarok, o dia em que enfrentarão a revolta dos gigantes.

As lendas são bem mais fantasiosas do que as que eu estava acostumada a ver na mitologia grega, como o barco mágico de Frey, o Skidbladnir, que suportaria todos os deuses e armaduras e ainda poderia ser dobrado até caber no bolso. Ainda sobre itens mágicos, é apresentado em um dos contos a criação do Mjölnir, o famoso martelo do Thor. Para quem gosta do Loki... Loki, suas maldades e artimanhas é o que não faz falta.

"Os filhos de Odim" não é um manual completo sobre a mitologia nórdica, então não vá com tantas expectativas assim para essa leitura, mas se você quiser algo mais leve sobre o assunto, esse livro é o ideal. Encontrei alguns errinhos de digitação ao longo do livro, mas como não conheço outros títulos com a mesma proposta, continuarei a indicá-lo. :)

site: http://www.wordinmybag.com.br/

Portal JuLund 17/07/2015

Os Filhos de Odin, resenha, @UnicaEditora
Estou totalmente encantada com esse livro, é incrível e viciante. Pode até ser clichê, mas a verdade é que eu estou sem palavras para descrevê-lo, porém está mais do que claro que eu amei ele!

Ele não tem uma história em si, é como se fossem contos que se complementassem, como se um conto levasse ao outro. Achei simplesmente perfeita e inusitada essa forma de escrita, e apesar de parecer difícil ou complexa, é muito fácil e bem desenvolvida.

Leia a resenha completa em nosso portal!

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/os-filhos-de-odin-resenha-editoragente